O Que São Conteúdos Evergreen? Conheça as 6 vantagens do conteúdo de vida longa

Conteúdos Evergreen autor ou escritor de conteudo

Conteúdo evergreen, ou em português, “conteúdo perene ou duradouro”, são materiais otimizados para buscas orgânicas, com o objetivo de mantê-los sempre relevantes e atualizados para os leitores por um período maior.

Ou seja, mesmo muito tempo depois de serem publicados, esses conteúdos continuam atendendo ao público e seu tráfego só tende a crescer.

Quem administra o blog de uma marca pode abordar diferentes assuntos, e com isso, muitos questionamentos podem surgir. Só que, ao explorar uma pauta, o ideal é que o conteúdo permaneça ativo por um bom tempo.

Os posts evergreen têm essa capacidade, e é por essa e outras razões que eles valem mais investimento dentro das estratégias de Marketing de Conteúdo.

Cada nova publicação no blog da empresa passa a não ter data de validade, e as informações contidas estão sempre atualizadas por tempo indeterminado.

O conteúdo deixa de ser datado, ou seja, mesmo que tenha sido escrito há 5 anos, ele continua sendo útil e relevante para o usuário. Mas o fato é que nem todo criador de conteúdo tem essa habilidade.

Por isso, neste artigo, vamos definir o conceito de evergreen, por que seu negócio deve investir nele e quais são seus benefícios. Acompanhe a leitura!

Os conteúdos evergreen não têm prazo de validade, pois estão além de um fato ou uma notícia relacionada ao seu segmento. Sendo assim, além de a marca trazer uma novidade para seu público, ela contextualiza melhor o acontecimento.

Ademais, suas exemplificações e aprofundamento também são otimizados, o que permite que o material seja acessado por diferentes pessoas em diferentes datas.

As leituras mais enriquecedoras são aquelas provenientes de conteúdos amplos e completos. Isso não quer dizer, necessariamente, que eles sejam densos, mas que são mais profundos do que os demais.

Mesmo que os conteúdos de uma fabricante de produtos de beleza para banho de verniz cabelo cacheado estejam relacionados a fatos, os conteúdos evergreen vão se destacar porque fazem uma análise mais aguda e atemporal.

Se você der uma rápida pesquisada na internet sobre qualquer assunto, vai encontrar inúmeros sites que publicam notas rápidas sobre o tema.

Quem se desprende desse padrão e vai fundo na pauta, sem dúvidas, tem maior destaque. No entanto, a produção de conteúdos duradouros demanda tempo.

A primeira questão que você precisa ter em mente é que seus materiais não podem mais ser datados. Isso significa que tudo o que for produzido não ficará preso a datas, mas, para isso, é necessário levar em consideração como o texto está sendo escrito.

Uma das formas de fazer isso é tomar cuidado com o uso das palavras, visto que são elas que darão o sentido de atemporalidade.

A marca depende inteiramente do modo como ela se comunica com sua audiência para que seus materiais estejam sempre frescos, e algumas práticas são essenciais para alcançar esse nível.

Uma delas é usar datas concretas, evitando palavras como ontem, hoje e amanhã. São termos que entregam a hora em que o conteúdo foi produzido, e portanto, devem ser evitados.

Por exemplo, se você vai falar sobre quando a empresa lançou o arame tubular, ao invés de usar a expressão “lançou ontem”, prefira “lançado em 10 de maio”.

Os advérbios de tempo, como “atualmente” e “hoje em dia”, carregam um peso maior de defasagem dentro do texto. Para evitar, o ideal é contextualizar a época, fazendo analogias reais.

Supondo que você vai falar que o setor de turismo teve alta em sua demanda, ao invés de dizer “atualmente, a demanda no mercado de turismo aumentou”, seria melhor “com o mercado aquecido, o setor teve uma alta em sua demanda”.

Usando esse tipo de estratégia, o leitor vai compreender perfeitamente bem o texto, independentemente de quando o ler.

Existem algumas razões que mostram por qual motivo as empresas, como uma de instalacao de placas de energia solar residencial, precisam investir em conteúdos evergreen.

Uma delas é o aumento de autoridade e reconhecimento, algo valioso, tendo em vista que toda marca tem como objetivo receber o devido reconhecimento de seu público.

Elas almejam receber os devidos créditos e serem referências naquilo que fazem. A partir do momento em que o visitante acessa a página, a organização também ganha em branding e autoridade.

Não podemos nos esquecer de que um dos fatores do Google é justamente a autoridade de página, o que torna os materiais evergreen essenciais para as estratégias SEO.

A autoridade de página é influenciada pelos links de entrada vindos de outros blogs e que direcionam as pessoas para o blog em questão.

Conteúdos sempre frescos estimulam o redirecionamento, uma vez que, possivelmente, receberá uma boa quantidade de menções na web.

O tráfego orgânico também é beneficiado, pois quando uma empresa de alimentacao hospitalar investe em materiais sempre verdes, convence as pessoas a acessarem seu blog ou site.

Conteúdos ricos levam os visitantes às páginas naturalmente, sem que para isso seja necessário investimento financeiro, como no caso das campanhas pagas.

Além de aplicar os conceitos que mostramos no tópico anterior, os conteúdos evergreen se utilizam de palavras-chave adequadas.

Por fim, a geração de leads também melhora, principalmente tendo em vista que cada ação feita na internet em termos de marketing digital está conectada.

Quando se trata das estratégias voltadas ao funil de vendas, é necessário respeitar as etapas que envolvem atração, conversão e fechamento.

Vamos supor que, na primeira etapa, uma fabricante de embalagens delivery personalizadas cria conteúdos evergreen com o intuito de fazer com que as pessoas cheguem até uma página. Esses conteúdos assumem diversos formatos, como:

  • Texto;
  • Áudio;
  • Imagem;
  • Infográfico.

Na segunda etapa, por sua vez, o objetivo é conseguir informações de contato do visitante, por meio de uma newsletter, por exemplo.

Por fim, a marca consegue estabelecer um relacionamento proveitoso com esse lead, enviando por e-mail conteúdos ricos e sempre atualizados.

Agora que você já sabe por que investir em materiais evergreen, no próximo tópico, vamos mostrar suas vantagens.

O primeiro grande benefício dessa estratégia é poder contar com materiais que possam ser acessados por anos, sem perder sua qualidade. São materiais com objetivos além de uma época, como:

  • Comparativos;
  • Curiosidades;
  • Análises;
  • Estudos de caso;
  • Dicas;
  • Reflexões.

A performance da marca nos motores de busca também melhora consideravelmente, ou seja, tudo aquilo que uma empresa de sinalizacao de transito produzir hoje, poderá ser encontrado e acessado pelos próximos anos.

Uma nota pode se perder em meio a tantas com o mesmo formato e que falem sobre o mesmo assunto. Agora, quando o material é pensado para ser atemporal, será muito mais útil para as pessoas, independentemente de quando elas precisarem dele.

Se as publicações são otimizadas para o Google, as visitas no canal aumentam, o que ainda pode levar os usuários a outros conteúdos já publicados.

Uma marca que se aprofunda em um fato, trazendo informações que nenhuma outra trouxe, acaba por construir sua autoridade.

Lembre-se de que se uma pessoa pesquisar sobre determinado assunto, como por exemplo, “demolicao de casasredondo”, ela vai encontrar muitos conteúdos falando sobre isso, inclusive, muitos materiais semelhantes.

Ao acrescentar um tom de voz às publicações que abordam informações frescas e completamente novas, o conteúdo passa a ter uma identidade própria.

Consequentemente, ela vai se diferenciar da concorrência, mesmo em um ambiente tão repleto de informações, como a internet.

Quanto mais completo, exclusivo e autoral é o conteúdo, mais chances a companhia tem de ser mencionada pelos canais de outras marcas. É dessa forma que ela constrói links e tráfego de referência para os materiais que publica.

Construir backlinks é fundamental não apenas para se tornar referência em determinado mercado ou para obter prestígio, mas também para que o seu canal seja visto com bons olhos pelo Google.

Dessa forma, as chances que as postagens de uma empresa de fresadoras convencional têm de aparecer nos primeiros resultados aumentam consideravelmente, quando mais sites passam a linkar para eles.

Não é de hoje que a criação de conteúdo se tornou parte essencial das estratégias de marketing de qualquer empresa. Se você quer construir uma imagem de autoridade e ser conhecido como especialista no que faz, precisa, primeiro, levar informação de qualidade.

Para tornar cada material ainda mais rico, é essencial que eles sejam atemporais e capazes de atender às necessidades e responder às dúvidas das pessoas agora e futuramente.

Com base nesse ideal, foi desenvolvida a estratégia de conteúdo evergreen, que além de levar postagens que se adequam a qualquer tempo, faz com que sejam mais completas e relevantes.

Se a sua marca quer transcender no tempo a cada nova publicação, as estratégias de conteúdo evergreen devem fazer parte do seu planejamento de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Posts marketing de conteúdo