4 ferramentas de SEO para impulsionar sua estratégia

SEO

Se existe uma coisa que apesar de já ter crescido tanto nos últimos dois anos e ter trago sucesso aos negócios de muita gente, é o marketing digital, e dentre as mais importantes técnicas, o SEO possui grande destaque.

Essa metodologia se destaca justamente por constituir a porta pela qual todos os sites precisam passar para ter alguma relevância na internet, e aparecer nos primeiros resultados dos buscadores mais populares do momento.

Dessa maneira, se uma pessoa comum, no conforto de sua casa, resolver buscar no Google por um filtro tipo manga, não serão os resultados menos engajados que irão lhe saltar aos olhos. 

A realidade é justamente o contrário, pelo número enorme de estímulos, ruídos e informações com que o homem moderno precisa lidar que faz com que seja desejável clicar no primeiro resultado da busca.

Em outras palavras, não tem como o dono de um site que acabou de ser lançado na internet esperar que ele adquira relevância de uma hora para a outra, como em um passe de mágica.

Antes de tudo, é preciso que haja empenho no trabalho com as palavras-chave.

Para saber como fazer o bom uso desses termos na redação de um texto online e para conhecer a diversidade de táticas para bem empregá-los, será ilustrado neste post a forma de funcionamento da estratégia de SEO e como a sua aplicação é feita nos negócios.

Por último, serão listadas 4 das principais ferramentas de SEO utilizadas no mercado atual, para ser possível trazer uma simples loja de trajes profissionais do fundo para o topo dos resultados do Google, utilizando termos como uniforme eletricista NR10 risco 1 e 2, por exemplo


Leia mais:


O que significa SEO?

Para compreender porquê dessas estratégias serem tão decisivas e impactantes, é preciso entender primeiro a que SEO se refere.

Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas e estratégias feitas para otimizar os sites, com os seus blogs e páginas da internet, tendo como objetivo melhorar o posicionamento orgânico nos resultados das buscas.

Diz respeito à posição ocupada de maneira orgânica, visto que não se trata aqui de investir em tráfego pago, isto é, anúncios ou publicidade comprada. 

O SEO se preocupa única e exclusivamente com encaixar as palavras-chave responsáveis pelo ranqueamento.

Ao digitar placas no Google, o resultado obtido sempre serão páginas e sites cujos termos são encaixados estrategicamente, de maneira que esse resultado seja destacado no topo.

Em resumo, o SEO é a carta na manga para tornar um site mais visto, o que resulta em mais visitas qualificadas para comprar e mais oportunidades de conversão de clientes.

Motores de busca

Um fator fundamental neste jogo de visibilidade são os motores de busca.

Eles são sistemas constituídos por uma gama de algoritmos que possuem o objetivo de rastrear, indexar e rankear todos os conteúdos da internet para exibi-los direito nos resultados.

Para que não se pense apenas no Google, estão listados entre os muitos outros mecanismos de busca alguns mais populares, que são:

  • Bing;
  • Yahoo;
  • Baidu;
  • YouTube;
  • Pinterest.

Cada mecanismo possui o seu próprio modo de operar e os seus critérios para o rankeamento. 

Porém, o objetivo principal deverá sempre ser o de oferecer as respostas mais qualificadas para aquilo que o internauta procura.

Dessa forma, ao buscar por uma bateria heliar 60a, o buscador mostrará no primeiro resultado não apenas o site mais acessado ou mais famoso, mas também a empresa que já tenha provado a sua autoridade no segmento e a segurança das suas entregas.

Como tudo isso funciona?

O caminho é longo, mas a viagem é curta.

Trata-se de um enorme processo para que os resultados cheguem até a tela do usuário, apesar de tudo isso acontecer dentro de poucos milissegundos.

Os motores de busca funcionam, em resumo, em três etapas, que se chamam Crawling, Indexação e rankeamento.

Primeiro, os buscadores fazem o rastreio dos conteúdos da internet.

São os robôs ou spiders que realizam essa façanha.

Eles deverão seguir os caminhos que os links apontarem, em rumo às novas páginas e atualizações.

Logo em seguida, as páginas rastreadas serão indexadas. Isto é, elas deverão ir para o índice do navegador, que atua como uma grande biblioteca dos conteúdos da internet.

Uma empresa que trabalha com drenagem terá os seus resultados apresentados nas posições de mais destaque, quanto mais forem estrategicamente alocados os termos unidade de tratamento de ar comprimido, por exemplo. 

Assim, as páginas ficarão organizadas no resultado do navegador conforme as informações coletadas no rastreamento, tal como o tempo de carregamento das páginas e as palavras-chave com maior evidência.

É interessante perceber como os processos de rastreamento e indexação vão acontecendo a todo instante.

Os robôs sempre estão atuando para encontrar e organizar os conteúdos presentes na rede.

Entretanto, a ordem em que eles serão exibidos nos resultados de busca dos internautas é decidida no momento do rankeamento.

 

Importância da ferramenta

No mundo de hoje, o consumidor médio vive em um contexto em que quase a totalidade das relações e decisões comerciais são realizadas online.

Tanto pesquisas nacionais como internacionais mostraram que a grande maioria dos usuários que fecham um processo de compra passaram por um mecanismo de busca como o Google.

Outra revelação significativa é que um grande número daqueles que compram, seja online ou offline, realizaram antes pelo menos uma pesquisa na internet sobre o assunto.

Essas considerações mostram como é importante estar presente nos mecanismos de busca.

Mas, a realidade vai ainda mais profundamente no cerne da questão.

Para se obter destaque no mercado atualmente é necessário possuir uma empresa muito bem ranqueada na web.

A primeira posição sempre receberá a grande maioria do tráfego de usuários que foram parar naquela lista de resultados, com a segunda posição vindo logo atrás.

As posições seguintes sempre recebem um número quase nulo de visitas na internet.

Por essa razão, é fundamental investir em táticas de SEO para que um negócio comece a crescer em relevância na internet de maneira natural. 

Pois, os frutos a serem colhidos deste processo podem alavancar uma empresa. Entre os principais, é possível citar:

  • Conquista de autoridade;
  • Crescimento no número de visitas;
  • Melhor ranqueamento nos buscadores;
  • Aumento na conversão de clientes;
  • Otimização da experiência do usuário.

O bom uso dessas técnicas poderá possibilitar a uma loja de artigos esportivos uma receita maior no final do mês com o aumento das visitas. 

Todos aqueles que digitarem medalha comemorativa personalizada a acharão com mais facilidade.

Por isso, não se deve negligenciar o poder que a estratégia possui, nem a sua capacidade de fazer uma empresa subir ao pódio do seu mercado.

Aplicando no negócio

Entre os principais critérios adotados para aplicar com maestria uma ferramenta para fazer SEO, é possível destacar alguns que não podem faltar na lista daquele que quer obter sucesso com o método. São eles:

  • Ter um site de qualidade;
  • Possuir um conteúdo relevante;
  • Se empenhar na escolha das palavras-chave;
  • Ter alta velocidade de carregamento no site;
  • Possuir boa usabilidade móvel;
  • Ter backlinks de qualidade.

O carregamento do site é um critério que não depende apenas da conexão e da qualidade do aparelho dos usuários.

É necessário ter atenção às ferramentas usadas durante a construção do site para que tudo isso esteja em dia.

A usabilidade móvel diz respeito apenas à importância de que o site pegue bem em celulares e demais aparelhos móveis.

Por fim, os backlinks são aqueles momentos em que uma outra empresa marca o site em uma palavra-chave através do seu link. É necessário, portanto, possuir essas parcerias com pessoas com autoridade no mercado.

Principais ferramentas para aplicar no negócio

Por fim, existem diversas ferramentas para se usar durante o trabalho de SEO para um site, dos mais diversos tipos e classificações. 

Para citar duas de pesquisa de palavras-chave e duas de análise, respectivamente, é possível listar:

  1. Google Trends;
  2. Google busca;
  3. Google Analytics;
  4. Moz.

O Google Trends e busca são duas ferramentas de pesquisa e seleção das melhores palavras-chave para serem inseridas nos textos e imagens dos sites, para serem encontradas nos buscadores.

Saber que os internautas digitam termos como calça jeans uniforme masculino, sem vírgula ou outras pontuações, e não necessariamente escritas gramaticalmente corretas é necessário àquele que fará o escopo dos termos usados na estratégia.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de SEO On Page, que significa acompanhar como as palavras estão sendo colocadas nas páginas do site da própria empresa.

A separação de resíduos industriais é um exemplo, no caso da reciclagem.

Já o Moz é feito para a análise Off Page, isto é, nas páginas, blogs e sites de outras empresas em que são feitos os compartilhamentos mútuos através também das palavras-chave.

Essa tática pode ser chamada de Link Building.

Considerações finais

Sendo assim, ao buscar na internet por aluguel escritório compartilhado, as pessoas desejam achar o melhor resultado possível, através de empresas que possuam a melhor entrega.

Dessa forma, foi possível abordar a importância do uso das ferramentas de SEO para ajudar os empreendedores neste diálogo, ensinando a melhor forma de usar as melhores tácticas do mercado para obter sucesso a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: