Blog do Convidar

Formas de evidenciar seu negócio dentro das plataformas digitais

Formas de evidenciar seu negócio dentro das plataformas digitais

Atualmente, o mundo digital é uma das principais ferramentas para evidenciar seu negócio. Assim, para se destacar da concorrência, é fundamental ter uma presença sólida e atrativa nas plataformas online. É disso que vamos falar hoje, acompanhe!

Antes de Tudo…

Que tal conhecer solução de marketing ideal para o seu negócio? Um plano de publicidades que cabe no seu bolso.

Como sabemos, é importante evidenciar as características únicas da marca para atrair potenciais clientes e aumentar a sua base de fãs. 

E isso é importante numa estratégia para obter mais visibilidade na internet?

Claro que sim.

Neste texto, vamos explorar algumas das formas mais efetivas de evidenciar o seu negócio dentro das plataformas online.

Incluindo a criação de conteúdo relevante, a otimização de sua página de negócios e a utilização de ferramentas de marketing digital

Ao aplicar tais estratégias, você poderá destacar o seu negócio e alcançar o sucesso desejado.

Confira!

Por que é importante investir em visibilidade para seu negócio?

Investir em visibilidade para o seu negócio online é importante porque é uma maneira prática de aumentar o tráfego, permite construir credibilidade e a alcançar novos clientes.

Ou seja, a visibilidade online pode tornar o seu negócio mais visível para os usuários que procuram por produtos e serviços semelhantes aos que oferece, ampliando o alcance frente ao mercado. Aliás, é exatamente isso que o Google Meu Negócio proporciona para as empresas presentes no Google Maps.

Além disso, investir em visibilidade ajuda a construir uma marca forte e a estabelecer um relacionamento com o seu público-alvo.

Leia também:

Como evidenciar um negócio nas plataformas digitais?

Por ser uma ação cada vez mais importante para o sucesso das marcas, áreas de comunicação e marketing estudam regularmente novas formas de evidenciar os negócios nas plataformas digitais.

Mais ainda, desenvolvem práticas cada vez mais efetivas para atuar junto às marcas neste ambiente, otimizando os resultados alcançados.

Por isso, de modo a auxiliá-lo a desenvolver campanhas assertivas nas redes, destacamos as principais práticas para evidenciar seu negócio online nos tópicos a seguir. Para conhecê-los, prossiga a leitura – e não deixe de contar com profissionais especializados para qualificar ainda mais os resultados!

  1. Desenvolva um site, seja um blog e/ou loja virtual

Um site é a porta de entrada para o seu negócio e o único meio pelo qual os seus clientes potenciais podem entrar em contato com o seu negócio de forma direta, reconhecendo os valores e potenciais do negócio.

Assim, é importante ter um site que seja fácil de navegar e tenha bons conteúdos, além de ser atraente e profissional. 

  1. Utilize as redes sociais

Uma das melhores formas de evidenciar o seu negócio de locação de pista de danca em cima da piscina, doces gourmet ou acessórios sob medida nas plataformas digitais é usar as redes sociais para divulgar e posicionar a marca.

Para isso, crie contas nas principais mídias e compartilhe conteúdos relevantes para a sua audiência. 

Use as plataformas para promover ofertas e produtos, bem como interaja com seus seguidores para construir relacionamento de valor. 

As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar o seu negócio online, sendo que atualmente as principais para investir são:

  • Facebook;
  • Instagram; 
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Confira mais detalhes sobre essas plataformas abaixo: 

  • Whatsapp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se comunicar com os seus clientes, pois é um meio de comunicação rápido, intuitivo e utilizado pela maior parte da população.

Dito isso, é possível usar o WhatsApp para estratégias como enviar mensagens e atender dúvidas, fazer promoções e criar grupos “vips”, bem como para destacar catálogos e a missão da empresa.

Além disso, com o WhatsApp Business, é possível criar perfis comerciais, responder mensagens automaticamente, rastrear as mensagens enviadas e segmentar os contatos. 

Exatamente por isso se destaca como uma ótima ferramenta para melhorar o atendimento ao cliente e fortalecer a comunicação da empresa.

  • Facebook

O Facebook permite posicionar o negócio de forma mais prática e intuitiva, pois existem milhões de usuários ativos e ferramentas como o shopping e comunidades que possibilitam se aproximar da audiência correta.

O Facebook também oferece uma série de recursos para ajudar as empresas a se conectarem com os seus clientes. 

Uma das principais formas de usar o Facebook para posicionar um negócio é criando uma página comercial. 

Essa página deve ser bem cuidada e atualizada, para que os usuários do Facebook possam conhecer melhor o seu negócio e encontrar as informações da marca rapidamente. Leia nesse artigo como criar uma página otimizada no Facebook.

Outra forma de usar o Facebook para posicionar um negócio é criando anúncios pagos. 

Esses anúncios permitem que você segmente o seu público-alvo de forma mais precisa, o que ajuda a aumentar o alcance da sua marca frente a um público com potencial de compra em todas as plataformas dessa rede. 

Além disso, é importante que você utilize conteúdos relevantes em sua página do Facebook, como vídeos, imagens e textos. Isso ajudará a manter os usuários engajados com o negócio.

  • Instagram

O Instagram é uma ótima ferramenta para lojas, pois é uma plataforma visual que permite que os potenciais clientes visualizem e desejem os produtos/serviços, bem como que os usuários compartilhem fotos, vídeos e histórias com seus seguidores – ampliando o poder de comunicação e marketing orgânico. 

Para isso, o Instagram oferece ferramentas que permitem promover produtos, serviços e eventos, criar publicações em parceria com outros negócios e recorrer a diferentes formatos de conteúdo para se conectar com a audiência, além de um sistema próprio de campanhas pagas.

No entanto, uma das ferramentas mais interessantes para usar o Instagram para lojas é criando conteúdos atrativos, como fotos de produtos e vídeos promocionais, aliados a boas histórias, com a marcação dos produtos para a loja na própria rede social.

Isso ajudará a atrair os usuários para sua loja e aumentar sua presença na plataforma, além de facilitar o processo de compra, sem que o usuário precise abandonar a rede para efetivar a compra. 

Além disso, é importante que você utilize hashtags para promover sua loja, pois essa é uma ótima forma de ser encontrado pelo público e direcionar os usuários certos para o seu conteúdo. Veja algumas dicas para otimizar seu perfil do Instagram.

Outra forma de usar o Instagram para lojas é criando anúncios pagos, assim como ocorre com o Facebook. Inclusive, as ações nessas plataformas podem ser vinculadas e pré-programadas.

  • Twitter

O Twitter é uma excelente opção para realizar ações de marketing online, além de ser uma excelente plataforma para análise da imagem da marca.

Isso porque essa é uma plataforma que permite que os usuários compartilhem mensagens curtas e diretas sobre suas impressões do negócio, bem como auxilia em ações mais rápidas e dinâmicas para a marca.

Dentre as funcionalidades, o Twitter oferece ferramentas para promover conteúdos e produtos, e mensurar a recepção dos usuários.

Assim como ocorre em outras plataformas, uma das principais formas de usar o Twitter para marketing é criando conteúdos interessantes. Além disso, é importante utilizar hashtags para promover a marca e direcionar os usuários certos para o seu conteúdo. 

Além disso, é importante que você responda às mensagens dos seus seguidores de forma rápida e eficiente. Isso ajudará a melhorar o relacionamento com os usuários e aumentar a confiança na sua marca.

Um destaque dessa plataforma é a velocidade – ainda maior – com a qual as notícias são propagadas, além do caráter opinativo forte na rede.

Por conta disso, é uma das principais ferramentas para realizar o social listening, ou seja, a escuta sobre o que os clientes pensam a respeito da marca. 

Assim, é possível avaliar a percepção sobre o negócio e os produtos, criando campanhas e ações para melhorar a experiência dos clientes com a empresa.

  • Pinterest

Mais dinâmica e visual que outras redes sociais, o Pinterest é uma ótima ferramenta para trabalhar insights visuais da marca e gerar engajamento com informações pertinentes para os clientes.

Por conta disso, pode ser uma importante aliada para negócios B2C e B2B.

Para desenvolver conteúdos é indicado investir em imagens de produtos, vídeos promocionais, histórias da marca e dos profissionais, ou ainda vincular conteúdos de blogs com imagens atrativas para redirecionar os usuários dessa rede para o site – trazendo apenas um resumo do material na plataforma. Confira nossas dicas para otimizar seu perfil no Pinterest nesse artigo.

  • Linkedin

O LinkedIn é uma ótima ferramenta para estabelecer o relacionamento da marca com seus stakeholders, como potenciais clientes, parceiros, fornecedores e até futuros colaboradores.

Isso ocorre porque essa é uma plataforma profissional que permite aos usuários compartilhar informações sobre suas carreiras e negócios. 

Para fortalecer a presença, crie conteúdos de valor com experiências no mercado, histórias importantes da marca, desenvolvimento de estratégias e produtos ou dicas/novidades relacionadas ao nicho de atuação.

  • Youtube

O YouTube permite evidenciar marcas de forma mais dinâmica, pois é a plataforma de vídeo mais popular do mundo. 

Por conta disso, é uma excelente ferramenta para divulgação, podendo ser utilizada para desenvolver e divulgar conteúdo personalizado para se conectar com universo consumidor, ou mesmo para veicular campanhas de vídeo em estratégias de outbound marketing – como aquelas propagandas que aparecem antes de outros vídeos.

Assim, é uma importante aliada das marcas, visto que alguns dos recursos e benefícios oferecidos pela plataforma são:

  • Criar conteúdo atraente no estilo veiculação publicitária;
  • Produzir segmentos informativos sobre os produtos e serviços;
  • Fortalecer o relacionamento com potenciais clientes;
  • Revelar histórias sobre a marca de forma atrativa.

Além disso, o marketing de vídeo do YouTube facilita a segmentação e direcionamento do público-alvo. 

Ele permite customizações baseadas em comportamento na plataforma, especificidade geográfica e interações feitas com as mensagens difundidas por meio da ferramenta. 

Outro recurso do YouTube é que possibilita medir os resultados gerados pelas campanhas promocionais trazendo insights a partir de dados como número de exibições, visualizações completas, momento de abandono do vídeo, dentre outras métricas que devem ser escolhidas conforme os objetivos do negócio.

Dessa forma é possível analisar se os consumidores estão tendendo a interagirem com frequência com a marca nos canais desenvolvidos, melhorando a presença online. 

Com isso também surge uma ótima oportunidade para avaliar quais elementos do conteúdo são mais bem recebidos entre o público-alvo da organização, e como eles se comportam com os gatilhos/informações produzidas.

  1. Invista em publicidade

Além de conteúdos e ações orgânicas nas plataformas – como a criação de conteúdo de valor -, se você quiser obter resultados rápidos, considere investir em publicidade online

Você pode usar o Google Ads ou o Facebook Ads para exibir anúncios para os usuários que estão procurando por produtos e serviços semelhantes aos que oferece, considerando outros interesses de público. 

  1. Crie conteúdo relevante 

Um dos melhores métodos para divulgar o seu negócio online é criando conteúdos relevantes e interessantes para o seu público-alvo. Isso pode incluir artigos, podcasts, webinars e e-books, considerando a jornada do cliente.

Nesse quesito, o Convidar Ads pode te ajudar, com conteúdos informativos, links de apontamento e ajustes pontuais de conteúdos que possiilitem aumentar a visibilidade do seu negócio nos meios digitais.

Mais ainda, além de ajudar a evidenciar o seu negócio, compartilhar conteúdo interessante pode aumentar o engajamento com o seu público-alvo. 

Para isso, você deve criar conteúdo em blogs, vídeos, podcasts ou outras formas de mídia para atrair tráfego para o seu negócio de forma estratégica. Ou seja, considerando seus objetivos, os interesses do público e os melhores formatos de conteúdo.

Nesse sentido, um fabricante de portões de chapa pode desenvolver um carrossel no Instagram falando sobre as vantagens desse serviço e direcionando os internautas a conhecerem mais sobre o produto no site, compartilhando um blog post ou e-book mais completo sobre o tema.

  1. Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para manter o contato com os seus clientes e divulgar o seu negócio para novos públicos-alvo. 

Aqui você pode criar campanhas de e-mail para promover ofertas, produtos e serviços, compartilhar novidades do setor e reativar antigos clientes.

  1. Utilize SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ótima ferramenta para aumentar o tráfego orgânico do seu site e melhorar a visibilidade do seu negócio online. 

Para colocá-lo em prática é preciso aplicar técnicas como uso de palavras-chave, melhorias na navegação e remoção de arquivos pesados do site.

Por meio do SEO devidamente aplicado ao site é possível aumentar a sua classificação nos motores de busca e, consequentemente, alcançar mais potenciais clientes.

  1. Otimize o perfil e estabeleça um calendário de conteúdo

Mais do que ter um perfil nas redes e um site qualificado, ou ainda desenvolver conteúdos, é preciso adaptar esses perfis e materiais aos objetivos do negócio, publicando de forma regular e estratégica. 

Para isso, um calendário de conteúdo se mostra fundamental, fortalecendo e divulgando os valores da marca e o potencial das soluções oferecidas ao público.

Um modo de alcançar esse resultado, determinando uma ação de marketing estratégico é seguindo os passos a seguir:

  • Crie perfis autênticos: Uma das melhores maneiras de criar uma imagem de negócio positiva nas redes sociais é criar perfis autênticos e evitar o uso excessivo de links e conteúdos promocionais.
  • Seja ativo: Para manter a imagem do seu negócio é importante estar ativo e responder às mensagens dos usuários, envolvendo-se com os usuários e solucionando quaisquer problemas que possam surgir.
  • Tenha um bom perfil: Seu perfil e site devem ser atraentes para reter a atenção dos usuários. Por isso as informações devem ser claras e atualizadas. Um botão para compartilhamento de conteúdos rapidamente também é uma opção interessante. 
  • Utilize as ferramentas certas: Existem muitas ferramentas e aplicativos que ajudam a otimizar os perfis nas redes sociais e qualificar as páginas de conteúdo do blog. Utilize-os para facilitar o seu trabalho e melhorar o seu desempenho online.
  1. Identifique os potenciais do co-marketing para divulgar o negócio 

Por fim, nossa última dica diz respeito à importância de estabelecer boas parcerias para divulgar o negócio online.

Essa parceria pode ocorrer por meio de campanhas de co-marketing – quando duas marcas diferentes se aliam para criar uma promoção/experiência de valor para os clientes -, ou por meio de conteúdos compartilhados nas redes e guest post em blogs.

Assim, ambas as marcas ampliam seu alcance, credibilidade e relevância no meio de atuação de forma efetiva e menos custosa.

Entre os benefícios dessa estratégia está o aumento da visibilidade, com um público mais amplo e diversificado, e a ampliação do engajamento público, que vincula a relevância e interação com a outra marca a uma potencial receptividade do seu negócio também.

Sabe onde você pode criar um perfil de negócio da sua empresa gratuitamente?

Na página inicial do Convidar.Net, no link para cadastro de empresas e negócios.

Implemente estratégias de marketing para evidenciar seu negócio

Ao longo deste conteúdo foi possível perceber a importância de contar com um posicionamento claro, efetivo e constante nos canais digitais para obter cada vez mais destaque no mercado.

Assim, recorrer a ações como a otimização de perfis e conteúdos, calendário editorial, e até mesmo à ferramentas como o Google Meu Negócio para evidenciar a marca se mostram cada vez mais necessárias.

Por isso invista nos conteúdos de valor, otimização das páginas e parcerias qualificadas, aliadas a uma identidade de marca bem estabelecida, para alcançar novos potenciais clientes e aumentar seus resultados de vendas.

Mas lembre-se: mais do que posicionamento é crucial investir em uma experiência de valor para os clientes.

Por isso, verifique se a navegação nesses canais é fluida e intuitiva e também conte com uma equipe de atendimento de venda e pós-venda especializada para ter mais sucesso.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Formas de evidenciar seu negócio dentro das plataformas digitais via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link