Marketing digital: Por que investir nessa prática? As 5 estratégias para você usar

Marketing digital - Por que investir

Hoje em dia, é difícil até mesmo cogitar realizar uma estratégia de divulgação bem-sucedida sem pensar em marketing digital. Se valer da internet para anunciar e trazer relevância pode ter retornos maiores do que o esperado. 

O marketing digital, a princípio, corresponde a realizar propagandas, anúncios e conteúdos que fazem uma integração única que nenhum instrumento de divulgação é capaz de realizar. 

Além de ser uma forma de expor produtos e serviços com o intuito de venda, esse conceito, se bem aplicado, ajuda as empresas de delivery de medicamentos a terem boa reputação no mercado, mesmo na internet, onde ainda há uma certa relutância de algumas pessoas. 

Por isso, é importante marcar uma boa presença digital através do marketing feito de forma online.

Se você deseja saber mais sobre este assunto, acompanhe a leitura!

O marketing digital é um termo abrangente e muito usado ultimamente. Na verdade, está bastante na moda. Mas, não é porque está em voga que é só uma onda. O marketing digital não só veio para ficar que já se consolidou – e muito. 

Seu conceito é basicamente o foco de divulgação por meio de canais digitais para criar estratégias, cada vez mais elaboradas e integradas para alcançar e se conectar com possíveis interessados no seu negócio.

Seja a sua empresa que oferece serviços, como de assistencia tecnica de gerador a diesel, ou uma loja que venda produtos cosméticos.

O objetivo é muito simples: provocar a compra ou aquisição de um serviço através do impacto e da influência das comunicações de marketing digital, em algum momento da jornada de compra. 

Você deve estar se perguntando o que é essa tal de jornada de compra. É um termo essencial para você entender a importância do marketing digital. 

Hoje em dia, com o uso massivo da internet, redes sociais e afins, as pessoas migraram seus hábitos de consumo para o mundo online. 

Mas, como saber quem são os interessados no seu negócio, seja ele de automacao eletrica industrial ou em qualquer outro ramo, e como chegar a eles da melhor forma?

Esse é o grande desafio do marketing digital. Ao contrário do modelo tradicional de divulgação, em que é possível conversar e convencer o cliente por meio de um bom atendimento, o modelo online de se fazer marketing tem duas formas de abordagem. 

Uma mais direta, que geralmente é feita pelos anúncios pagos. Afinal, eles conseguem ser bem segmentados e atingir as pessoas certas e nos lugares certos.

Outra é mais indireta, que normalmente é realizada por meio de conteúdos que vão, com o tempo, convencendo e dando confiança para uma determinada pessoa comprar lanterna decorativa artesanal, conhecida como estratégia orgânica.

Essas duas formas consideram as jornadas de compra das pessoas que você impactou pelos canais de marketing que utilizadas, também chamadas de leads. Cada lead (ou potencial cliente), está em um momento de vida e tem um desejo específico. 

Ou seja, haverá pessoas que já gostariam de adquirir o produto e estão mais interessadas, estas conhecidas como leads qualificados. Outras, que querem estudar ainda o mercado, conhecer mais sua empresa e são mais relutantes em comprar. 

Então, cada um está em sua etapa de jornada de compra e, dependendo de onde um lead está, muda tudo em termos de estratégia de marketing, visto que cada uma tem um objetivo específico e funciona de forma distinta de acordo com as situações que aparecem. 

Na jornada de compra, as etapas são chamadas de funil. Cada etapa representa uma parte. Em cima, na boca larga do funil, o chamado topo, abrange a maioria das pessoas que foram impactadas pelo seu marketing. 

Isto é, o único filtro é o de acesso aos seus conteúdos. Para leads mais qualificados, os filtros vão afunilando a jornada de compra, até chegar no último, que seria o de conversão para, enfim, as compras e aquisição dos seus produtos.              

Tendo isso em mente, o marketing digital se faz muito importante, sobretudo em um mundo tão conectado à internet, uma vez que procura atender a demanda e as expectativa dos novos consumidores digitais. 

Investir nesse conceito em seu plano de negócios pode levar sua empresa para outro patamar de crescimento, credibilidade e para o alcance de novos públicos que agreguem à sua marca.

Agora que você sabe do que se trata o marketing digital, é hora de conhecer algumas das principais estratégias para implementar em sua organização, afinal, existem muitas maneiras diferentes de se fazer isso. 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – SEO

Quando as pessoas procuram por palavras, termos e frases no Google, o Search Engine Optimization (SEO), conjunto de práticas que ajudam as empresas a terem boas classificações nos principais buscadores usados na internet, começa a entrar em cena. 

O SEO também os usuários a acharem o que estão procurando, de forma fácil, segura e com boas indicações. Ao ser encontrado mais facilmente, o seu negócio cresce de forma orgânica, sem gastar um centavo. 

2 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra fonte do marketing digital que abrange vários canais por meio de materiais de valor. 

Alguns dos formatos que você pode produzir conteúdo de qualidade para oferecer aos seus potenciais clientes e fazer com que eles eventualmente comprem são:

  • Textos em blog;
  • Landing Pages;
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Existem muitas outras opções e não é preciso se limitar a um específico. Você pode, por exemplo, fazer um texto sobre um tema que também pode virar um vídeo, e integrá-los. 

Assim, a experiência do usuário foi levada em consideração porque ele pode gostar de ver mais vídeos do que ler textos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

3 – Redes sociais

Plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn são plataformas essenciais para divulgar, por meio de conteúdos e produtos em um banner academico.

Estas são bastante assertivas para interagir e fazer com que o público engaje com a marca, diferente de outras estratégias. 

As redes sociais certamente evoluíram muito por conta do contato mais remoto das famílias, de reuniões e de relacionamento no geral. Mas há uma grande parcela das pessoas que utilizam as redes sociais e acabam consumindo produtos. 

Afinal, diversas marcas têm perfis nas redes sociais justamente para isso: às vezes oferecem descontos exclusivos ou outros benefícios, durante a sua construção comercial, relacionados a produtos e serviços.

4 – Marketing de afiliados

A indústria do marketing digital cresceu tanto que surgem cada vez mais negócios focados em integrar e ser parte da estratégia das empresas. É o caso do marketing de afiliados, um modelo de trabalho baseado em comissão. 

Funciona assim: empresas contratam outras empresas e profissionais especializados para divulgarem seus produtos. Em troca, esses afiliados ganham uma comissão para cada venda.

O marketing de afiliados é benéfico porque amplia o seu alcance por um custo muito menor do que contratar um influencer, que geralmente é alguém com muito respaldo e influência nas rede sociais.

O que torna o seu serviço, seja ele de entrega de documento, um pouco “salgado” em termos de preço. 

5 – E-mail marketing

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing, apesar de ser antigo, é uma das principais estratégias utilizadas pelos profissionais e empresas atualmente. 

Isso acontece porque é uma forma mais direta de falar com as pessoas, o que faz com que ocorra a personalização da sua comunicação, e isso é fundamental do ponto de vista dos usuários, visto que eles se sentem ouvidos e privilegiados. 

A seguir, saiba as principais vantagens do marketing digital e entenda de forma mais assídua porque investir no marketing digital é tão importante para o seu negócio, seja ele uma grafica online atual card ou uma grande indústria.

Bilhões de pessoas acessando

Hoje em dia, bilhões de pessoas acessam a internet, as redes sociais e utilizam a navegação para se entreter e também para consumir.

Antigamente, era normal alcançar milhões de pessoas na TV em um horário nobre, mas você já pensou em fazer isso, por meio de vários canais, e de forma mais atrativa, personalizada e com foco no que o cliente realmente quer?

O marketing digital proporciona isso. Se você tem um negócio e não está inserido no mundo digital, você pode estar perdendo diversas oportunidades de se conectar com mais pessoas que talvez tenham interesse no que sua empresa oferece. 

Possibilidade de ganhar receita sem custos

O departamento de marketing não precisa ser custoso para uma empresa. Na verdade, há formas de conseguir bons leads e uma boa fonte de receita de forma gratuita.

Isso é permitido por, basicamente, uma estratégia em específico: o marketing de conteúdo, que fornece textos, vídeos, podcasts e vários outros formatos baseados nas jornadas de compra – e isso sem nenhum custo, somente contando com o tráfego orgânico.

A ideia é chamar atenção e levar conteúdos de valor para as pessoas, mas de forma bastante leve e indireta, o que leva os usuários a ganharem confiança e, assim, adquirir o que você recomendou de forma descompromissada. 

O marketing digital não é mais uma tendência, é uma realidade para diversas empresas que querem crescer, não importa o seu tamanho.

O crescimento na base de clientes e o aumento na credibilidade da marca são possíveis uma vez que os consumidores estão na internet e, por isso, ele tornou-se tão valioso. Você está oferecendo produtos justamente onde as pessoas estão passando seu tempo. 

Ao contrário de mídias mais tradicionais, como a televisão, rádio e revistas, que ainda têm o seu lugar, mas vão perdendo cada vez mais espaço em termos comerciais. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!