SEO: Por que trabalhar com esta técnica [As 3 maiores vantagens]

SEO Por que trabalhar com esta técnica motor-de-otimizacao-de-busca

Com o avanço da internet e da tecnologia em nosso dia a dia, se tornou comum que as empresas investissem em maneiras de ganhar notoriedade no mundo online e atrair mais leads. Uma delas é o SEO.

Nos dias atuais, embora todas as empresas sempre busquem o lucro e formas de expandir a sua marca, é de extrema importância também atrair novos clientes e facilitar o encontro de seu site ou página por meio desses leds, para começar a interagir com eles.

Ou seja, além de investir em conteúdo de qualidade para atrair público, oferecer um produto ou serviço relevante, manter-se atualizado tanto em tecnologia quanto em tendências, e analisar resultados obtidos, ainda é necessário investir nos mecanismos de busca.

Os mecanismos de busca são utilizados a todo momento para realizar os mais variados tipos de pesquisa, desde assuntos específicos relacionados a um TCC até mesmo um disco de lixa flap para esmerilhadeira.

Como mecanismos podemos exemplificar com o mais utilizado que é o Google, mas existem outros como o Bing e o Yahoo!, e todos eles têm a função de ranquear um site para que o usuário encontre o que busca em meio a diversas possibilidades da internet.

Pensando nisso, neste artigo, vamos entender um pouco melhor o que é SEO e como ele funciona, além das vantagens de se trabalhar com esse tipo de técnica. Acompanhe a leitura!

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em tradução literal, significa Otimização dos Mecanismos de Busca. Em poucas palavras, são diversas ações que buscam melhorar o ranqueamento de um site para os motores de busca.

Trazendo um pouco mais para o nosso cotidiano, pense em você procurando um produto que deseja muito pela internet, como um anel de ouro 18k. Dificilmente você irá adquirir ou procurar algo que esteja além da primeira ou segunda página de resultados.

Mesmo porque as empresas que possuem maior relevância, autoridade e confiança são ranqueadas para estarem entre as primeiras posições, fazendo com que o usuário se sinta mais seguro na hora de comprar.

Pense: quantas vezes você comprou algo em que o site estivesse na nona página do Google? Isso acontece principalmente pelos métodos de ranqueamento dos mecanismos que ajudam a filtrar os elementos citados no parágrafo anterior.

Para que nenhuma dúvida fique pendente, entenda a seguir um pouco melhor como funciona esse sistema de algoritmo dos mecanismos de pesquisa, fazendo com que você consiga vender, por exemplo, a sua acetona 5 litros sem dificuldades.

Continua após a listagem

Para que qualquer prática ou estratégia de negócios funcione da melhor maneira possível, é necessário um bom conhecimento das ferramentas que a envolvem e, neste caso, vamos entender um pouco mais como o algoritmo do Google classifica as buscas.

Primeiramente, é interessante entender que a pesquisa é segmentada por alguns critérios que devem ser compreendidos para melhor aplicação da ferramenta, que são:

  • Rastreamento da busca;
  • Segmentação da categoria;
  • Indexação da busca;
  • Exibição de resultados.

Logicamente que o processo de busca de um assoalho de madeira pode ter diversos elementos criteriosos, porém, o Google utiliza desses quatro elementos para apresentar o que ele considera ser o mais próximo possível do seu desejo.

O rastreamento é o processo onde os robôs do Google irão entender as páginas que devem ser enviadas aos usuários através dos índices do buscador, usando seus algoritmos para definir frequências de visitas, prioridades e indexação das páginas.

Dessa forma, ele começa a segmentar as buscas com algumas categorias que podem ser ou não atrativas para o usuário, baseando-se nas pesquisas mais frequentes relacionadas àquele assunto e as últimas notícias, podendo ou não aumentar a relevância do site.

Em seguida, os robôs começam a incluir cada uma das páginas rastreadas na pesquisa que os usuários fizeram através de critérios como quantidade de páginas, data de publicação, título, descrição, entre outros.

Supondo que a pessoa tenha realizado uma busca de serviços de alimentacao coletiva empresas, o mecanismo de busca atenderá aproximadamente duzentos critérios para ranquear o site ou página de forma correta para o usuário.

Quando tudo isso é realizado, a pesquisa é realizada e o Google mostra todas as buscas para você, baseado no que foi buscado e em todos os elementos citados. O mais impressionante é que tal ação acontece em aproximadamente um ou dois segundos.

Pensando em tudo que foi informado até o momento, algumas dicas podem ser adquiridas ao utilizar o SEO de maneira correta e efetiva. 

Afinal, você talvez esteja se perguntando como melhorar o seu ranqueamento perante os mecanismos de pesquisa, independentemente se a busca do cliente for sobre serviços de instalacao de placas de energia solar ou sobre canecas personalizadas.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Obtenha mais acessos

A quantidade de pessoas que acessam o seu site ou página influenciam não só no lucro, mas também no ranqueamento do seu site perante os mecanismos de pesquisa, pois quanto mais pessoas se interessam e comentam sobre seu conteúdo, mais influente ele é.

Ter pessoas falando sobre o seu site ou sobre a forma que você dirige a empresa pode ser a diferença em conseguir ou não se destacar dentro do meio digital que, querendo ou não, é um mercado cada vez mais competitivo.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Crie conteúdo relevante

Esse deve ser o critério que melhor atende e facilita a busca através dos mecanismos e está totalmente relacionado ao tópico anterior, afinal, para que as pessoas entrem e visitem mais o seu site ou página, é necessário que o conteúdo que você crie seja interessante.

Para tal, é importante utilizar as redes sociais e todas as outras ferramentas à sua disposição para divulgar informações, vídeos e publicações relevantes e que atraiam a atenção do seu público-alvo.

Dessa forma, independentemente se o assunto é sobre um microfone condensador ou sobre o melhor celular da atualidade, as pessoas falarão mais de você e sua marca e o resto será apenas consequência deste trabalho árduo.

Assim como qualquer prática empresarial, é necessário que tamanho investimento traga algum benefício ou melhore algum aspecto da empresa para que a ação e os esforços valeram a pena. Separamos algumas que podem ser do seu interesse:

1 – Maior democratização de acessos

Quando as ferramentas e estratégias de SEO são bem aplicadas, independentemente do tamanho da empresa, qualquer site ou página tem potencial o suficiente para liderar o topo do ranqueamento frente aos mecanismos de pesquisa do Google.

Enquanto os anúncios pagos são mais valorizados por empresas que têm muitos acessos diários, o SEO permite que sua empresa ganhe mais autoridade e relevância no mercado apenas pelo bom ranqueamento, aumentando o sucesso e investindo capital a curto prazo.

2 – Aumento no número de visitas

Se bem utilizadas, as ferramentas do SEO podem aumentar o número de visitas na sua página de blindagem capilar produtos e, consequentemente, impulsionar todos os aspectos do domínio de forma positiva e bastante relevante.

Quanto melhor posicionado e ranqueada estiver a sua página, mais acessos terá. Portanto, é algo que deve ser bem pensado e planejado para que não haja uma queda brusca, e o trabalho de qualidade constante permaneça gerando leads para a empresa. 

3 – Aumento da relevância e autoridade da marca

Conforme conteúdo de qualidade vai sendo lançado e sua marca vai sendo falada e comentada pelas redes sociais, vídeos, fóruns, blogs e no boca a boca das pessoas, de forma natural e orgânica sua empresa se torna referência naquele ramo.

Isso é muito benéfico porque, diferente do marketing e autoridade paga, a relevância orgânica atrai novas parcerias, mais clientes e leads de qualidade e, consequentemente, ganha fama no ramo que atende, se tornando cada vez mais influente.

Quanto maior a influência, maior a confiabilidade das pessoas na marca e maior será o seu lucro e alcance. Portanto, separe uma equipe que trabalhe nesse aspecto para que você consiga surfar nessa onda de fama que seu negócio conquistou.

O artigo de hoje procurou apresentar o que é SEO, como utilizar essa ferramenta, como aplicá-la no cotidiano de sua empresa e algumas dicas e vantagens da boa aplicação delas, fazendo com que seu negócio cresça de forma mais natural e orgânica.

É importante lembrar que, embora essas dicas e orientações sejam certeiras, ninguém conhece a sua companhia e o seu público-alvo melhor do que você mesmo. Sendo assim, procure adaptar todo este conteúdo para a realidade da sua marca.

Com tudo isso em mente, chegou a hora de colocar a mão na massa e investir no SEO, afinal, nunca se sabe o quanto a sua empresa pode expandir com a utilização dessa prática.

Depois disso, concentre-se na publicidade da sua marca, sem esquecer que temos um Plano de marketing ideal para todo tipo de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#seo



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Posts SEO marketing

O Que São Mecanismos de Busca

O Que São Mecanismos de Busca?

Os mecanismos de busca são sistemas online que se encarregam de pesquisar informações armazenadas na internet. Dentre os mais conhecidos e utilizados no Brasil, encontram-se o Google, o Bing e o Yahoo.Todos os dias, são …
Leia mais

Propaganda online