SEO para vídeo: Saiba como funciona?

seo
  • Save

QUER VER SUA MARCA AQUI?
SAIBA MAIS
!


SEO para vídeo é uma importante estratégia para ter esses conteúdos bem ranqueados nas plataformas de busca. Muitas marcas produzem vídeos como parte de sua estratégia de divulgação, além disso, algumas utilizam esse formato para fazer marketing.

Só que é muito importante fazer com que esses materiais sejam vistos pelos potenciais clientes, e a melhor forma de fazer isso é por meio do SEO para vídeos.

seo
  • Save

Alguns gestores e empreendedores acreditam que basta criar um conteúdo excelente para que ele alcance um grande número de usuários, mas não é bem assim. Embora a qualidade do material seja essencial, existem outras coisas que precisam ser pensadas.

As estratégias de SEO reúnem todas as práticas importantes para otimizar o conteúdo e fazer com que ele apareça entre os mecanismos de busca. É necessário usar estratégias que façam o vídeo aparecer quando alguém pesquisa sobre seu tema.

Mas além de investir em otimização para vídeos, as estratégias precisam passar por todos os canais usados pelo negócio, como o blog institucional, redes sociais, entre outros.

Este artigo vai ensinar um pouco mais sobre o assunto, explicando o que é SEO para vídeo, como essa estratégia funciona, explicar como o Google classifica os vídeos e dar algumas dicas para fazer um bom planejamento de SEO.

O que é SEO para vídeos?

A cada minuto, cerca de 500 horas de conteúdos são publicadas no YouTube, ou seja, existe uma infinidade de materiais disponíveis na plataforma e ela precisa saber quais são os melhores vídeos para seus espectadores.

A decisão do YouTube acontece por meio de seu algoritmo, um recurso que faz uma série de análises para compreender os materiais que agradam o público ou não.

Uma empresa de aluguel de máquina de limpeza de piso precisa de uma boa estratégia de SEO para seus vídeos se quiser que seus materiais se posicionem da melhor forma nos resultados de pesquisa.

Se isso não for feito, mesmo que o conteúdo seja de altíssima qualidade, os resultados não serão satisfatórios. Mas é importante ter em mente que mesmo investindo em SEO, ainda assim é necessário materiais de qualidade.

Isso mostra que uma coisa está relacionada a outra, e é justamente por isso que os conteúdos de qualidade também fazem parte do SEO.

SEO para vídeos: como funciona?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, sendo um conjunto de estratégias que melhoram uma página ou conteúdo, para que apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Essa ação costuma ser utilizada em páginas e textos, mas também possui sua versão para os vídeos, só que muitos gestores e empreendedores têm dúvidas sobre como tudo isso funciona.

Quando uma empresa de aplicação de microchip vai trabalhar as estratégias de SEO em seus conteúdos, primeiro ela pensa nas palavras-chave e no modo como esses termos serão distribuídos ao longo do texto.

Eles são muito importantes porque são identificados pelos motores de busca na hora de fazer a indexação do conteúdo. Só que a palavra-chave não é o único elemento do SEO, inclusive quando se trata de conteúdo escrito.

Existem muitas outras ações que precisam fazer parte da otimização, e quando se trata de vídeo, a palavra-chave continua sendo relevante, mas de maneira diferente. Além disso, representa apenas uma parte do trabalho.

Também é importante lembrar que de nada adianta investir na melhor estratégia de utilização se a qualidade do vídeo não é boa ou se não houver regularidade na produção.

Como o Google classifica os vídeos

Para que o Google consiga entregar o melhor conteúdo para os usuários, realiza uma classificação daquilo que é mais relevante. Nesse processo, vai avaliar diversos fatores.

Por exemplo, ele vai avaliar se tanto a página quanto o vídeo apresentam a palavra-chave pesquisada pelo usuário.

Um fabricante de braseiro inox para embutir também precisa estar atento à descrição do conteúdo porque ele ajuda muito na classificação.

Isso acontece porque é como se fosse um resumo da produção, além disso, é muito importante saber incluir as informações do que o conteúdo está mostrando.

É muito comum encontrar no YouTube vídeos com títulos click bait, ou seja, algo extremamente sensacionalista que serve apenas para atrair o usuário. Quando a pessoa clica, percebe que o material não tem nada a ver com o que estava procurando.

São conteúdos com uma alta taxa de rejeição, visto que engana as pessoas e passam a ser classificados como irrelevantes ou de má qualidade.

Outra prática repudiada pelo YouTube e pelo Google é incluir palavras-chave com um alto volume de busca na descrição ou título apenas para atrair a atenção do público.

Algumas pessoas pensam que só porque as ferramentas não conseguem assistir o entender o vídeo, podem optar por esse tipo de “estratégia”, só que ao longo do tempo começam a ter muitos problemas no ranqueamento.

QUER VER SUA MARCA AQUI?
SAIBA MAIS
!


Dicas para fazer um bom SEO nos vídeos

Para planejar uma boa estratégia de SEO em seus vídeos, uma empresa de sinalização semafórica de regulamentação deve investir nas seguintes práticas:

Definir os objetivos

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing, o primeiro passo para investir em uma boa estratégia de SEO para vídeos é definir o objetivo desse trabalho. A empresa pode alcançar vários propósitos, como:

  • Fortalecer a estratégia de conteúdo;
  • Diversificar seus materiais;
  • Conseguir mais links;
  • Aumentar os compartilhamentos;
  • Gerar reconhecimento de marca;
  • Aumentar as conversões.

Dependendo de qual for o objetivo da empresa, é necessário investir em certa abordagem para o conteúdo que será produzido, além de escolher um canal de distribuição e uma forma de divulgação.

Escolher o canal e o tipo de conteúdo

Se uma empresa de coworking por hora para psicólogos já sabe qual é o objetivo de produzir vídeos em sua estratégia, então poderá determinar os melhores conteúdos e quais canais vão ajudar nessa distribuição.

Supondo que o objetivo é vender determinado produto, o ideal é criar vídeos de ofertas e publicá-los no site institucional, além do próprio YouTube.

Isso é necessário porque dentro do site é mais fácil controlar o que será publicado e quem acessa o canal, além da possibilidade de direcionar visitantes que estão no meio e no fundo do funil.

Pesquisar boas palavras-chave

Como falado anteriormente, a palavra-chave é um elemento fundamental dentro do SEO, e com base no conhecimento que o negócio já tem de sua persona, fica mais fácil pesquisar os termos usados por ela e quais são seus interesses.

Se a marca já tiver uma estratégia sólida de SEO para seu blog, pode aproveitar os mesmos termos, desde que os objetivos com os vídeos sejam similares.

Conhecer os recursos disponíveis

Uma confecção de babador para dentista pode contar com diferentes recursos, ferramentas, especialistas e práticas que ajudam a fazer um bom trabalho de otimização, só que é fundamental conhecer todos eles.

Ter conhecimento sobre as ferramentas usadas em um processo evita retrabalho e impede que o negócio siga práticas conhecidas como black hat, além de fazer com que os resultados cheguem rapidamente.

Investir no canal do YouTube

A empresa deve investir na otimização de todos os seus vídeos para fazer com que tenham uma boa performance e alcancem um fluxo de tráfego orgânico satisfatório.

Em outras palavras, uma empresa de instalação elétrica exterior deve investir no canal como um todo, indo desde o layout até o vídeo destacado, considerando as playlists e links que trazem os usuários para os outros principais canais da companhia.

Criar títulos interessantes

Depois de todo o cuidado com a qualidade do vídeo, é fundamental saber criar um título realmente capaz de atrair as pessoas interessadas. De modo geral, o título deve ser tão bom quanto o próprio conteúdo.

Para desenvolvê-lo, a organização deve pensar tanto nos algoritmos quanto nos usuários, além de inserir a palavra-chave trabalhada ao longo do material.

Fazer anotações

As anotações nos vídeos são comparadas aos links usados dentro do blog, muito úteis para aumentar o tempo de permanência do usuário e aumentar o tráfego.

Mas mesmo que o link building seja muito útil e intuitivo, uma oficina mecânica precisa ter muito cuidado ao utilizá-lo.

Não se pode colocar muitas anotações a ponto de o usuário não conseguir enxergar o vídeo direito ou desabilitar o recurso. Além disso, o excesso de anotações pode fazer com que a pessoa simplesmente desista de assistir.

Considerações finais

Reproduzir vídeos é muito importante porque as pessoas gostam de consumir conteúdos nesse formato, afinal, ele é muito mais prático e didático para o dia a dia.

Mas assim como existe muita competição no Google, também existe muita competição no YouTube, e as marcas precisam investir em SEO para vídeos, de modo que consigam se destacar e alcançar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

SEO para vídeo: Saiba como funciona? via @ConvidarNet
  • Save



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap
%d blogueiros gostam disto: