Como iniciar um canal dentro do YouTube?

youtube

O YouTube é uma das plataformas mais usadas no mundo inteiro, que colabora com as estratégias de marketing digital, mais precisamente com as estratégias de marketing de conteúdo.

Ainda assim, muitos gestores e empreendedores não sabem como criar um canal e nem por qual razão deveriam investir nesse site.

Mas para entender um pouco mais sobre sua importância, uma pesquisa mostrou que mais de 80% do tráfego na internet é proveniente dos vídeos online.

Entram nessa estimativa diferentes plataformas que oferecem esse tipo de conteúdo, como YouTube, Snapchat, Facebook, entre outros, incluindo alguns recursos pagos.

Contudo, mesmo diante de tantos sites que oferecem esse tipo de material para os usuários, sem dúvidas o YouTube é a principal rede social para compartilhar vídeos, considerando que é usado no mundo todo.

O site surgiu em 2005, em 2006 foi comprado pelo Google, e desde então vem ganhando a atenção das empresas.

A plataforma foi criada para facilitar o compartilhamento de vídeos na internet, e hoje é acessada por bilhões de pessoas.

Neste artigo, vamos explicar como criar um canal no YouTube, por que vale a pena investir nesse recurso, além de dar algumas dicas para produzir materiais nele.

Confira!

Por que apostar no YouTube?

Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de chaves codificadas, podem e devem investir no YouTube por diversas razões, visto que ele traz muitas vantagens para o negócio, como:

  • Melhora o retorno sobre os investimentos;
  • Aumenta audiência da marca;
  • Melhora a competitividade;
  • Traz liberdade criativa;
  • Aproxima o público.

Investir no YouTube é uma das melhores maneiras de divulgar os conteúdos, e de acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 87% das companhias que investiram nesse formato aumentaram o retorno sobre os investimentos.

A mesma pesquisa mostrou que 80% notaram impactos positivos nas vendas, enquanto 94% afirmam que esse formato de conteúdo é mais fácil de ser compreendido pelo público.

Diversas plataformas de vídeo, como no caso do TikTok, se tornaram febre nos últimos anos, e isso acontece porque os vídeos são os formatos mais consumidos no mundo todo.

Para se ter uma ideia, cerca de 500 horas de vídeo chegam até o YouTube a cada minuto, e de acordo com a própria plataforma, cada usuário passa, em média, 11 minutos por dia assistindo vídeos.

Se uma empresa de higienização e hidratação de bancos de couro investe nesse formato, por meio do YouTube é capaz de aumentar consideravelmente sua audiência.

O marketing digital aumentou de modo extraordinário a competitividade entre as marcas, e aquelas que ignoram a necessidade de estarem presentes nas principais plataformas, acabam perdendo espaço para os concorrentes.

Só que além de marcar presença neste canal, é fundamental criar conteúdos que respeitam os algoritmos, pois eles são os responsáveis por fazer as recomendações aos usuários.

Para ter um canal de sucesso no YouTube, é necessário criar um bom roteiro de vídeo, usar um título chamativo, gravar em um cenário bem organizado, cuidar da iluminação e saber editar os conteúdos.

Ao se atentar para esses cuidados, a empresa mostra que sabe criar vídeos de qualidade, e tudo isso demanda criatividade e organização.

No YouTube, tanto a audiência de uma empresa de serviços de higienização de ar condicionado quanto de uma loja de roupas se sente representada. Então, tudo o que as marcas precisam fazer é usar a criatividade.

Por fim, a publicação desses conteúdos aumenta a interação entre o público e as empresas, e ainda ajuda as organizações a compreenderem alguns dados demográficos de seus espectadores.

Os próprios usuários podem ajudar na criação de vídeos por meio de comentários, o que ajuda a corporação a entregar exatamente o tipo de material que eles procuram.

Criando seu próprio canal

Primeiro, é necessário criar uma conta no site, sendo esta uma etapa muito fácil.

Quem tem uma conta Google, automaticamente possui uma conta no YouTube. Você só precisa acessar a plataforma e clicar no login no canto superior direito da página.

Se o negócio já for cadastrado no Google Meu Negócio, também é possível usar essa conta para fazer a integração com a conta do YouTube.

Agora, se você não tem uma conta no Google, basta criá-la para começar o canal.

O responsável pelas estratégias de marketing de um fabricante de borracha adesiva elastomérica que vai criar o canal da marca, deve acessar o YouTube e clicar no avatar, e em seguida, em “criar canal” no menu abaixo.

O ideal é escolher a opção de nome personalizado, pois assim as pessoas terão mais facilidade para encontrar a empresa na plataforma.

Feito isso, o usuário será direcionado para o dashboard do canal recém-criado.

É possível criar o canal pelo celular, para isso, basta baixar o aplicativo do YouTube, fazer login e clicar no ícone de vídeo, na parte superior.

Os usuários que ainda não tenham canal serão direcionados automaticamente para a tela de criação. Quando quiser publicar um vídeo pelo celular, basta clicar no mesmo ícone e selecionar o vídeo para upload.

Os usuários podem gravar vídeos novos e publicá-los em seguida. Outra opção é criar um material diretamente pelo dispositivo, utilizando a câmera para gravar pelo aplicativo.

Dicas para criar conteúdos no YouTube

Para montar uma boa estratégia de conteúdo no YouTube, existem algumas dicas essenciais que toda empresa deve seguir.

São elas:

 

1 – Conhecer o seu público-alvo

A primeira coisa a se fazer é conhecer o público-alvo para saber a quem se destina os vídeos. A companhia precisa determinar seu segmento, sua identidade e quais são os assuntos que combinam com essas pessoas.

A partir dessas informações, ela compreende como deve produzir seus materiais para atrair a atenção do público.

2 – Priorizar a qualidade

Além do conteúdo ser inédito, ele precisa ser de boa qualidade, oferecer uma pauta interessante e ter um bom visual.

Ao produzir e editar seus vídeos, uma empresa de plano de manutenção preventiva ar condicionado precisa se atentar à experiência do usuário, oferecendo uma boa imagem e evitando problemas com o som.

Para fazer isso, não é necessário gastar muito, apenas usar os equipamentos necessários. Lembre-se de prestar atenção ao cenário, portanto, escolha um bom local para gravar os vídeos com boa iluminação.

3 – Montar um cronograma de postagens

Quando se fala em conteúdo para YouTube, ter um cronograma de postagem é uma das estratégias mais importantes, visto que considera a periodicidade e a diversidade dos materiais.

O cronograma facilita na hora de organizar a produção de todos os vídeos, bem como no momento de divulgá-los.

O ideal é que uma clínica de psicologia crie uma agenda semanal para decidir sua periodicidade, como a postagem de vídeos sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário.

O dia e horário devem ser seguidos à risca, pois os usuários esperam os conteúdos, com base no cronograma estipulado.

4 – Trabalhar com diferentes formatos

Como falamos anteriormente, o YouTube é uma plataforma que oferece liberdade de criação, por isso o canal do seu negócio não deve cair na mesmice.

Trabalhar o marketing no YouTube é sinônimo de inovar.

O ideal é variar os formatos, porque isso prende a atenção dos usuários e faz com que eles voltem mais vezes.

Por exemplo, em uma semana, um psicólogo pode dar dicas para as pessoas se saírem bem em uma avaliação psicológica, na outra semana, pode fazer um tutorial e na outra um vídeo um pouco mais humorado.

5 – Conhecer os concorrentes

Visite os canais de seus concorrentes para analisar o que eles estão divulgando, mas lembre-se de que suas publicações devem servir apenas como inspiração para o seu negócio, portanto, você não deve copiá-las.

Use essas informações para ter uma base sobre os assuntos que sua audiência gosta de saber, se a sua empresa está atrasada de alguma forma ou se tem alguma pauta que ainda não foi abordada em seu canal.

6 – Fazer parcerias

Um fabricante de toldo policarbonato pode fazer parcerias para disseminar seus conteúdos, tornar a marca mais conhecida e conquistar uma boa audiência.

Convide pessoas para uma entrevista ou faça gravações especiais para o canal de empresas parceiras. Inclusive, no marketing digital, essa estratégia é conhecida como guest post.

Por meio dela, sua marca se une à força de outra para conquistar um público mais amplo e impactar pessoas que não prestariam atenção à sua empresa, se ela não fizesse esse tipo de parceria.

Considerações finais

Ter um canal no YouTube é essencial hoje em dia, pois os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos pelas pessoas.

Nessa plataforma, a marca consegue se fortalecer e se comunicar com sua audiência de maneira mais próxima, e ainda consegue interagir com os usuários.

Seguindo nossas dicas, você vai produzir bons vídeos para a sua empresa e potencializar os resultados de suas estratégias de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: