Como trabalhar o marketing dentro do Youtube? Confira as 4 principais vantagens

youtube

O Youtube é considerado a maior plataforma do mundo de vídeos, por meio dele, uma empresa consegue aumentar sua visibilidade, melhorar o seu relacionamento com audiência e gerar conversões.

Só que para conseguir fazer tudo isso, é necessário saber trabalhar estratégias de marketing pelo YouTube. 

Apesar de alguns empreendedores acreditarem que esse canal é destinado apenas às grandes empresas, ele também pode ser utilizado pelos pequenos negócios.

Existem várias formas de estar presente no YouTube, como no caso das propagandas ou de um canal exclusivo para a sua marca.

Criar um canal nessa plataforma para a sua empresa é uma excelente forma de veicular conteúdos ricos e relevantes para o seu público-alvo. 

Assim como no caso do blog, ele pode fazer parte das estratégias de captação e conversão de leads.

Caso o YouTube ainda não faça parte das suas estratégias de marketing, este é um momento de repensar o seu planejamento. Você está perdendo ótimas oportunidades de aproveitar essa plataforma de vídeo vista no mundo todo.

Para te convencer, neste artigo, vamos explicar como o YouTube pode ajudar as estratégias de marketing, por que ele deve ser utilizado e quais são as vantagens de incluí-lo em seu planejamento.

Como o YouTube pode ajudar as estratégias de marketing

Antes de mostrarmos de que maneira o YouTube pode ajudar em suas estratégias de marketing, é importante entender que ele também é uma plataforma de conteúdo, ou seja, sim encaixa perfeitamente ao marketing de conteúdo.

A produção de materiais relevantes é uma tarefa que deve ser priorizada por qualquer marca, pois sem ela, não é possível engajar a audiência.

Mas, antes de criar seus conteúdos, uma loja de produtos naturais procura conhecer o seu público, e com base nas informações que coleta dele, constrói a sua persona. 

Trata se de um personagem semi fictício que reúne características como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Sonhos;
  • Problemas.

Com base nessas informações, a empresa direciona os materiais aos interesses de sua persona, aumentando as chances de cativar as pessoas e mostrar que as soluções que tem a oferecer são compatíveis com suas necessidades.

O YouTube também ajuda nas estratégias de marketing porque ele é muito mais do que uma plataforma onde os usuários publicam e assistem vídeos. 

Isso quer dizer que além de postar seus conteúdos, é necessário saber tratar bem a sua audiência.

Por meio deste site, as marcas podem interagir com os consumidores respondendo comentários, criando vídeos para responder dúvidas e interagir com as pessoas em outras redes sociais, a respeito de vídeos que foram publicados.

São ações de engajamento muito importantes para mostrar que a sua organização valoriza aqueles que acompanham seus canais. 

Dessa forma, uma empresa de instalação elétrica ar condicionado constrói uma boa reputação na web.

Outra estratégia de marketing pelo YouTube que ajuda no planejamento é a divulgação dos vídeos em outros canais.

É muito comum vermos marcas famosas e até mesmo pequenos negócios compartilhando os seus novos vídeos no YouTube em seu site, blog e redes sociais.

Os conteúdos de vídeo também podem ser otimizados por meio das estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Com isso, quando o usuário fizer uma pesquisa no Google ou no YouTube, vai encontrar os materiais que foram otimizados.

Aliás, é importante tocar nesse assunto porque o YouTube pertence ao Google e ele tem um esquema de funcionamento muito semelhante ao do buscador.

As estratégias de otimização que você utiliza em suas páginas também devem estar presentes em seus vídeos, como títulos, otimização do nome do arquivo, uso de palavras-chave, dentre outras.

Da mesma forma que é muito importante aparecer entre os primeiros resultados do Google para receber visitantes, seu vídeo precisa estar entre os primeiros resultados do YouTube para ser acessado por uma quantidade maior de usuários.

Por que utilizar o YouTube

Ao utilizar essa estratégia, um desenvolvedor de software de gestão para pequenas empresas faz uso de uma das melhores formas de aumentar o engajamento da marca.

Os vídeos são o tipo de conteúdo que mais agrada os usuários, e as pessoas passam muitas horas assistindo a esse tipo de material.

Essa preferência começou justamente depois que o YouTube começou a funcionar na internet, ou seja, desde 2005 que essa plataforma vem promovendo os vídeos na web.

Em 2006, ele foi comprado pelo Google e desde então se tornou um propulsor desse tipo de conteúdo. Atualmente, a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários, representando um terço da internet, e os números não param de crescer.

As pessoas podem pesquisar sobre assuntos dos mais diferentes tipos, desde tutorial de maquiagem até modelos de ecobag personalizada para fazer em casa.

Exatamente por essa razão o YouTube só perde para o Google em números de acesso, e aqui no Brasil ele está entre os sites preferidos dos usuários.

Levando em conta essa popularidade, dificilmente o seu público não estará presente no YouTube, mesmo porque, segundo uma pesquisa realizada, as pessoas para são cerca de 12 minutos por dia assistindo vídeos na plataforma.

Com base nessas informações, podemos considerar que o YouTube deixou de ser apenas uma mera plataforma de compartilhamento de vídeos para se tornar parte essencial dos negócios.

Ele pode ajudar no engajamento de qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de sistema de monitoramento até os mais diversos modelos.

Para não deixar dúvidas relacionadas à capacidade que o YouTube tem, pense nos influenciadores digitais que conquistaram fama e dinheiro publicando vídeos na plataforma.

E depois de todas as mudanças pelas quais ele já passou, oferece vídeos de ações, que melhoram o brand awareness e elevam a autoridade das marcas.

Vantagens do YouTube para as estratégias de marketing

Você já sabe qual é a importância de trabalhar com o YouTube em suas estratégias de marketing, mas precisa conhecer, também, as suas vantagens.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Volume de tráfego superior

Como falamos anteriormente, essa plataforma possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos, que passam cerca de 12 minutos por dia assistindo os seus conteúdos.

Mas, tanto a quantidade de usuários quanto a quantidade de tempo presente na plataforma estão aumentando.

Com base nisso, podemos dizer que uma empresa especializada em instalação de fechaduras terá a oportunidade de alcançar milhões de pessoas, e dentre elas muitas com potencial para serem convertidas em clientes.

Você vai trabalhar com uma plataforma que te ajuda a disseminar informação de maneira econômica e abrangente, superando até mesmo a televisão e o rádio.

Certamente, uma excelente oportunidade de alavancar o seu marketing digital.

Melhora a sua posição no ranking de pesquisas

O Google comprou o YouTube em 2006 para que sua presença online fosse ainda mais influente e importante.

Ao aplicar as estratégias de SEO em seus vídeos, seu negócio terá ainda mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

É importante pensar que essa prática não vai fazer apenas com que a empresa esteja entre os primeiros vídeos de uma pesquisa, mas também porque a marca vai estar entre os primeiros resultados do Google.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet sobre qualquer assunto, como avaliação de imóveis rurais, vai perceber que alguns vídeos aparecem entre os resultados.

Em outras palavras, assim como você cria textos ricos para o seu blog para aparecer entre as primeiras posições no Google, ao criar vídeos relevantes em seu canal no YouTube, também tem a chance de aparecer entre os primeiros resultados.

Possibilidade de integração

É perfeitamente possível integrar os seus vídeos no YouTube com outras mídias sociais, visto que esses materiais são muito fáceis de compartilhar.

Portanto, tudo o que você posta nessa plataforma também pode estar presente em outras, como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros.

Se você compartilha suas produções do YouTube em outras plataformas, naturalmente consegue aumentar o alcance da sua marca.

Isso também ajuda a tornar os seus materiais mais populares. No caso de um restaurante de comida fitness, por exemplo, quanto mais populares forem suas publicações, mais ele se tornará conhecido por outras pessoas.

Aumenta o alcance da marca

O YouTube está presente no mundo todo e pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, como computadores, tablets e smartphones.

Isso significa que os conteúdos que você criar nessa plataforma podem ser assistidos por pessoas de qualquer lugar do mundo, independentemente de onde elas se encontram.

Portanto, sua empresa pode impactar usuários de vários países, o que aumenta as possibilidades de negócios.

Olha como uma simples inserção de um vídeo do Youtube num site de materiais de construção em Embu das Artes mudou a aceitação dos visitantes.

Conclusão

Em resumo, o YouTube é uma das plataformas mais queridas e acessadas pelos usuários da internet, e ele traz diferentes possibilidades para você divulgar a sua marca e as soluções que ela tem a oferecer.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o potencial dessa ferramenta e a importância de ela fazer parte do seu planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!