SEO on page x SEO off page: entenda as diferenças desses 2 tipos de SEO

SEO on page x SEO off page

As estratégias de SEO são técnicas que visam garantir que o seu conteúdo postado na web chegue a um número alto de pessoas, conforme as determinações de interesse e objetivos da marca. Contudo, para aplicá-las corretamente, é preciso saber que se dividem em SEO on e Off page.

Os dois tipos de SEO determinam a relevância de uma página da web para os algoritmos dos motores de busca, que servem para organizar o conteúdo publicado na internet diariamente.

O método como essa análise é feita não é inteiramente conhecido.

O que se sabe é que os buscadores trabalham com mais de 300 fatores.

Nesse contexto, o SEO on page é o que pode ser feito dentro dos sites controlados pelos produtores de conteúdo, garantindo uma boa leitura para os robôs e os usuários, bem como uma excelente experiência com a página.

Já o SEO off page lida com elementos externos, como a criação de teia entre diferentes páginas de relevância. Leia o texto a seguir para saber mais sobre ambos, porquê e como implementá-los.

Conheça o SEO on page

Já que se tratam de estratégias focadas nas páginas em si, as regras de SEO on page dizem respeito a certos elementos, como:

  • Título da página;
  • Meta descrição;
  • URL;
  • Hierarquia do texto.

Continue acompanhando o texto para conhecer detalhes sobre cada um deles e otimizar o portal do distribuidor de sensores de automação industrial, bem como outros nichos de atuação.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Título da página

Também chamado de meta título ou meta title, é a primeira informação do texto a que os leitores terão acesso, assim como o primeiro elemento analisado pelo algoritmo do Google para fazer o rankeamento.

Para a visualização adequada, o ideal é que o título tenha entre 40 e 60 caracteres, já para a organização na página é necessário usar palavras-chaves e informar exatamente o que as pessoas irão encontrar no conteúdo.

Meta descrição

A meta descrição é o pequeno parágrafo que aparece logo abaixo do título e da URL da página nos resultados do Google.

A função dela é dar informações básicas sobre o conteúdo do link e incentivar o leitor a clicar nele.

É importante fornecer os dados principais e usar palavras-chaves na meta descrição. 

Assim, quem está em busca de assistência técnica de balanças eletrônicas vai querer conferir o material graças à meta descrição bem escrita e que leva a entender que aquele material atende suas necessidades.

URL

A URL é o endereço de acesso da página. Ela também pode ser otimizada de acordo com os parâmetros de SEO.

Por isso, nunca deixe de editar a URL que é gerada automaticamente pelo navegador. Edite-a incluindo palavras-chaves e termos que revelam o tipo de conteúdo que ela traz.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Hierarquia do texto

O conteúdo textual produzido para a internet tem que seguir uma certa hierarquia de informações.

Por exemplo: um post de uma empresa de gerenciamento de obras SP que contenha as etapas e custos de uma obra deve separar essas informações por subtítulos.

Essa hierarquia é feita por meio das heading tags, que vão da H1 a H6, sendo a H1 o título do texto.

Conheça o SEO off page

Você pode ter um blog completo sobre diversos temas, como um curso de guardião de piscina Rio de Janeiro e ainda assim não conseguir um bom rankeamento se outras medidas para trazer mais valor à página não forem feitos.

Nesse caso é preciso olhar com cuidado para os fatores do SEO off page. Saiba mais sobre alguns deles agora.

Backlinks

São links presentes em outros sites que redirecionam o usuário para uma página externa que agrega mais informação ao conteúdo buscado – e que sejam “referência”.

Quanto mais backlinks uma página tem, melhor é a reputação dela porque indica que o conteúdo do tutorial sobre como trocar bateria Iphone, por exemplo, é realmente instrutivo.

É importante destacar que as páginas que fazem os backlinks devem ser igualmente confiáveis. Se não for o caso, sua página vai ser prejudicada.

Você sabia que no Convidar tem como conseguir Backlinks para sites e blogs de graça?

Segurança do usuário

O algoritmo do Google também leva em consideração a credibilidade dos sites na hora de fazer o rankeamento.

Existem formas de garantir uma navegação segura para os usuários, como solicitar certificados SSL ao servidor da página.

Com isso, não só os buscadores, mas também os visitantes vão ver seu site com outros olhos.

Texto âncora

O texto âncora é aquele texto azul e sublinhado que pode ser clicado para acessar os hiperlinks.

Pode parecer um detalhe sem importância, mas o algoritmo também identifica quando o texto âncora não tem relação com o link disponibilizado.

Por isso, sempre que quiser incorporar hiperlinks a posts do blog sobre terceirização de portaria presencial, lembre-se desse detalhe.

SEO Por que trabalhar com esta técnica motor-de-otimizacao-de-busca
SEO Por que trabalhar com esta técnica

Por que o SEO é importante?

De acordo com dados obtidos pela agência norte-americana imFORZA, 75% dos usuários do Google não passam da primeira página de resultados.

Ou seja, as pessoas não gostam de gastar muito tempo procurando pelo conteúdo que elas querem consumir ou para localizar as informações que acreditam precisar.

Devido a essa urgência, garantir um lugar nos primeiros resultados mostrados pelo Google é essencial para chamar a atenção dos consumidores.

Além disso, as regras de SEO contribuem de maneira decisiva para construir visibilidade orgânica.

Existem várias opções de mídia paga para divulgar a venda de salgados fritos para festa, mas elas exigem um investimento maior e, a longo prazo, podem não ser tão eficazes quanto investir nas técnicas de SEO, já que demandam o investimento conforme o período de veiculação.

Outro benefício crucial é que, com a aplicação das técnicas, as empresas passam a construir uma audiência qualificada e fiel.

Quanto melhor a qualidade do conteúdo disponibilizado, mais informados ficam os consumidores em potencial. Ou seja, eles terão mais certezas sobre o que está sendo oferecido e os valores da marca.

Essa visibilidade orgânica é o ponto principal da análise tanto do SEO on page, quanto do SEO off page.

Dicas de SEO

Por fim, chegou a hora de saber como aplicar os tipos de SEO na prática, ao longo da administração de um site.

Separamos dicas valiosas para você fazer a otimização das estratégias de marketing de conteúdo, o que pode ser aplicado em segmentos diversos, como para passeador de cachorro preço ou uma loja de roupa, para destacar na web, confira.

  1. Use as palavras-chaves como base

Todas as estratégias de SEO citadas ao longo deste texto tem as palavras-chaves como foco central.

Assim, é importante criar conteúdos que usem esses termos de um jeito natural. 

Isso garante que seu material seja achado com mais rapidez e, mais importante, atenda exatamente às necessidades de quem o lê.

Deste modo, procure fazer pesquisas de palavras-chaves com ferramentas como a Google Keyword Planner e a Keyword Overview Tool.

Por meio delas você tem a possibilidade de identificar os termos mais pesquisados de acordo com seu ramo de atuação, além de pensar em palavras-chaves secundárias.

  1. Faça URLs breves e atrativas

A otimização de URLs é extremamente vantajosa não só porque é um fator importante para o rankeamento, mas também porque não exige conhecimentos muito aprofundados.

A URL tem que conter pelo menos uma palavra-chave, ser bem clara e curta. 

Dessa forma, o algoritmo do Google vai conseguir processá-la com mais facilidade e os clientes em potencial vão entendê-la rapidamente.

  1. Estabeleça parcerias com sites confiáveis

Já explicamos a importância de ter um bom número de backlinks para construir uma reputação de autoridade na internet.

Estabelecer parcerias desse tipo exige começar relações frutíferas com sites de ramos semelhantes ao seu.

Você pode se oferecer para escrever conteúdos como autor convidado ou usar as redes sociais para fazer networking.

Preocupe-se em se associar a empresas que tenham algo a agregar ao público que você busca alcançar. Lembre-se que uma parceria desse tipo não pode ser descontextualizada.

  1. Cuide da formatação dos conteúdos

A organização e a legibilidade do conteúdo são dois pontos primordiais na hora de fazer a otimização para SEO.

Use títulos e subtítulos para hierarquizar as informações que cada texto contém.

Ao fazer isso, você ajuda os leitores e também facilita o processo de avaliação e indexação que o algoritmo realiza.

É recomendado que as frases não tenham mais de 20 palavras. Os parágrafos devem ser curtos, mas suficientemente informativos.

O consumo de materiais desse tipo pela internet é muito influenciado pela grande disponibilidade de conteúdo na web e ferramentas usadas.

  1. Atenção à velocidade de carregamento

O tempo que uma página demora para ser carregada completamente também afeta muito a pontuação SEO.

Isso acontece porque sites desse tipo tem uma taxa de rejeição mais alta, pelos mesmos motivos explicados no tópico acima deste, mas principalmente pela alta saída de usuários que clicam no link.

As razões para uma velocidade baixa em geral tem a ver com falhas no código HTML ou no design do site.

O uso do Google PageSpeed Insights, uma ferramenta gratuita dedicada a analisar a velocidade de carregamento dos sites, pode ser bastante efetiva nesse ponto.

De acordo com as informações que ela fornece, é possível saber o que tem que ser melhorado.

Conclusão

Com a leitura atenta deste texto você tem as informações básicas para aplicar o SEO on page e o SEO off page com qualidade e conhecimento em sua página para que ela alcance um público mais amplo e diverso.

Lembre-se que a otimização para mecanismos de busca é parte integrante de toda e qualquer estratégia de marketing digital. 

Afinal, conseguir ser visto por um grande número de pessoas na internet exige planejamento e técnicas específicas e se mostra crucial para que os negócios sejam efetivados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!