Buscadores: Saiba Por Que é Importante Conhecer os Mecanismos de Busca

Buscadores Mecanismos de busca

Os buscadores são sistemas online, como o Google, Yahoo e Bing, que ajudam os usuários a obterem respostas para suas pesquisas nos servidores da internet. Veja como eles funcionam a seu favor.

É por meio deles que são encontrados conteúdos organizados sobre absolutamente qualquer assunto. Em vista disso, as empresas enxergaram neles uma ferramenta para que pudessem ser encontradas pelo seu público-alvo.

No entanto, para poder aproveitar o potencial desses mecanismos de busca, é necessário entender o seu funcionamento e respeitar suas regras. Com isso, uma marca é encontrada, avaliada, indexada e apontada como relevante a cada nova pesquisa.

Para acompanhar a mecânica desses sites, surgiram as estratégias em SEO. São práticas de marketing digital que acompanham as diretrizes dos buscadores, mais especificamente o Google, para que os potenciais clientes encontrem as empresas que desejam.

Só que, mesmo que você utilize as melhores estratégias em Search Engine Optimization em suas páginas, é importante entender como os buscadores funcionam. Assim, suas ações terão mais fundamento e sua empresa vai conseguir obter os melhores resultados.

O sistema de busca do Google é só a ponta do iceberg, pois existem muitas funcionalidades por trás dele. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a importância de entender o funcionamento dos buscadores, como eles ajudam os negócios e as vantagens de conhecê-los. Acompanhe!

Os sites de busca têm como funções primárias o rastreamento das páginas, a indexação de seus conteúdos, ranqueamento de acordo com sua relevância e apresentação de resultados, respectivamente.

Eles também possuem motores conhecidos como spider e crawlers, responsáveis por fazer uma varredura na web, em busca de novos sites e conteúdos.

Quando uma fabricante de stand feira investe em estratégias SEO, passa a produzir conteúdos relevantes, otimizar suas páginas e executar outras funções que se baseiam na usabilidade dos buscadores.

A partir disso, seu site será rastreado, indexado, ranqueado e apresentado nos resultados de pesquisa.

É importante entender o funcionamento dos mecanismos de busca para saber como estruturar os conteúdos que serão publicados na internet.

Por exemplo, tendo esse conhecimento, é possível estruturar melhor os códigos do seu site, saber se ele está bom para ser encontrado pelos robôs de rastreamento e implementar a organização necessária para garantir uma boa experiência aos usuários.

Também é fundamental entender como o Google funciona para assimilar melhor as orientações passadas por ele. Por exemplo, ele recomenda que os conteúdos não devem ser criados apenas pensando em posicionar a página em primeiro lugar.

O certo é fazer como uma empresa de manutenção de aeronaves que se preocupa em oferecer o melhor resultado para os usuários que pesquisam materiais relacionados ao seu segmento.

Agora que você já entende a importância de conhecer o funcionamento dos buscadores, no próximo tópico, vamos mostrar como eles ajudam as empresas.

A internet se tornou o principal lugar para pesquisar produtos e serviços dos mais variados tipos. Ela ajuda a encontrar aquilo que o usuário deseja comprar, mas também facilita outros processos, como a comparação de preços.

Não estar na web, hoje em dia, é ser uma empresa nula, desconhecida e ignorada pelos clientes. Mais do que isso, a ausência de um site e de pelo menos um perfil nas redes sociais é motivo de desconfiança e pode prejudicar a credibilidade da marca.

O consumidor moderno é assim: se ele está reformando sua casa, acessa o Google e pesquisa sobre piso laminado escuro

Ali ele contra todo tipo de informação, como:

  • Conteúdos;
  • Preços;
  • Endereços de lojas;
  • Depoimentos de clientes.

Segundo uma pesquisa realizada em novembro de 2018, 96% dos brasileiros pesquisam na web produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.

Os mecanismos de busca fazem uma ponte entre os consumidores e as companhias, portanto, fazem com que inúmeras empresas fiquem na cabeça de seus clientes.

No entanto, a concorrência nesses espaços é grande. Dessa forma, os negócios que se destacam conseguem conquistar mais consumidores e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.

Pensando no crescimento de empresas dos mais variados tipos, como uma voltada para a locação de salas para cursos, o Google desenvolveu diversos recursos.

Um deles é o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite que as organizações gerenciem sua presença online nas buscas e até no Google Maps.

Por meio desse recurso, o empreendedor pode cadastrar informações importantes como seu endereço, telefone, horário de funcionamento e ainda pode inserir algumas fotos do estabelecimento.

Deixando esses dados acessíveis, mais pessoas vão encontrar o negócio e se interessar pelas soluções que ele tem a oferecer.

Essa ferramenta ainda permite a interação entre a empresa e seus clientes, uma vez que é possível responder a perguntas e comentários.

Também é possível criar um site totalmente gratuito, e todas as informações e fotos cadastradas pelo usuário são usadas nessa criação.

Ele já vem otimizado para acesso pelo computador e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, além de permitir que seja personalizado.

Mais de 600 mil empresas brasileiras, como uma loja de capa de violão acolchoada, já criaram o seu site por meio do Google Meu Negócio.

Além desse recurso, as organizações também podem impulsionar suas vendas por meio de campanhas de publicidade online.

O Google Ads trabalha com os recursos do machine learning, para que empresas de pequeno e médio porte possam criar campanhas de publicidade.

Estas são feitas de maneira personalizada, de acordo com os objetivos do negócio e os interesses do público-alvo. Dessa forma, é possível aumentar as oportunidades de venda, atrair mais clientes e ainda gerar mais visitas no site.

Entendendo como os mecanismos de busca, principalmente o Google, ajudam as empresas, a seguir vamos mostrar as vantagens de conhecê-los melhor.

Existem muitos benefícios para os negócios que procuram conhecer e entender o funcionamento dos mecanismos de busca.

Por exemplo, com essas informações em mãos, uma empresa consegue aumentar o tráfego em seu site. Isso porque ele será trabalhado para ser amigável, ter bons conteúdos e oferecer a melhor experiência para o usuário.

Essas são premissas básicas que fazem o Google ranquear as páginas entre seus primeiros resultados. Consequentemente, as pessoas certas vão acessar o site, o que ajuda a aumentar o número de leads.

Se alguém pesquisar sobre panfleto inauguração, por exemplo, vai chegar ao site de empresas que fornecem esse produto por meio dos buscadores.

Aliás, é válido dizer que a maioria dos visitantes de uma página são provenientes dos buscadores. Portanto, conhecendo bem o seu funcionamento, vai permitir que ela adeque sua página corretamente e seja posicionada entre os primeiros resultados.

Como consequência, há mais visitas, mais chances de gerar leads, ou seja, pessoas que podem realizar um cadastro, solicitar envio de conteúdo, dentre outras possibilidades.

Há ainda maiores chances de aumento de vendas, visto que o número de visitantes aumentou. É dessa forma que as oportunidades de negócio para um pet shop de cachorro banho e tosa apresentam um progresso considerável.

Se uma empresa conhece a mecânica de funcionamento dos sites de busca, fará com que suas páginas apareçam nos resultados orgânicos.

Em linhas gerais, os usuários preferem comprar de empresas que aparecem em sua pesquisa organicamente do que aquelas que aparecem pelos links patrocinados.

Só que os consumidores só vão encontrar as páginas do seu negócio de maneira orgânica se elas aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.

Mesmo que você ofereça o melhor produto e pelo melhor preço, se não souber como os buscadores funcionam para aplicar suas diretrizes em suas páginas, não vai aparecer na primeira página e muito menos conquistar oportunidades de vendas.

Por outro lado, o site de uma empresa de restauração de fachada predial que seja amigável, bem organizado, mobile friendly e com bons conteúdos vai chamar a atenção do usuário.

Isso coloca a sua página em destaque, o que fortalece a reputação da sua marca. O Google leva vários fatores em consideração para ranquear um conteúdo, daí a necessidade de conhecê-los para agradar o mecanismo.

Cada um deles será avaliado minuciosamente antes de a plataforma considerar que determinado site merece estar entre as primeiras posições.

Não é apenas o buscador que sabe disso, mas os usuários também, e se a sua empresa se destacar nas buscas, com certeza será vista com bons olhos e sua credibilidade ganhará muitos pontos.

Os mecanismos de busca são tão importantes que existem estratégias em marketing digital exclusivas para eles, como no caso do SEO.

Elas só passaram a existir depois que muitos profissionais começaram a entender o funcionamento dessas plataformas.

Se você tem um site na internet, por mais que ele esteja aos cuidados de outro responsável, precisa entender como os sites de busca funcionam. Assim, suas páginas serão bem avaliadas e estarão sempre em destaque nos resultados de pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Aqui cabe um pequeno e importante aparte. Graças ao conhecimento do funcionamento dos mecanismos de busca o Convidar.Net desenvolveu um trabalho muito eficiente para divulgar e promover negócios com mais facilidade.

Seu conteúdo pode ser encontrado mais facilmente pelos buscadores, você pode conhecer os detalhes em nosso Plano de marketing.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Posts SEO marketing

O Que São Mecanismos de Busca

O Que São Mecanismos de Busca?

Os mecanismos de busca são sistemas online que se encarregam de pesquisar informações armazenadas na internet. Dentre os mais conhecidos e utilizados no Brasil, encontram-se o Google, o Bing e o Yahoo.Todos os dias, são …
Leia mais
E-book - Dicas de Como Anunciar Melhor

Posts marketing online