O Que São Mecanismos de Busca?

O Que São Mecanismos de Busca

Os mecanismos de busca são sistemas online que se encarregam de pesquisar informações armazenadas na internet. Dentre os mais conhecidos e utilizados no Brasil, encontram-se o Google, o Bing e o Yahoo.

Todos os dias, são geradas e compartilhadas milhares de informações na internet, então para organizar todas elas, foram criados esses motores que organizam, classificam e gerenciam essa diversidade de conteúdos.

Com isso, eles acabam por facilitar a tarefa de encontrar resultados de uma pesquisa com agilidade. É uma maneira de ter acesso rápido a informações sobre os assuntos que os usuários têm interesse.

Quando nos referimos a esses interesses, apontamos para os pessoais e para os profissionais, ou seja, marcas que se promovem e geram lucros graças aos recursos que oferecem no ambiente online.

É exatamente por isso que elas precisam entender esses buscadores e a melhor maneira de usufruir de seus benefícios.

Logo, passam a usar as estratégias em SEO otimização para mecanismos de busca, para que seus materiais atendam aos parâmetros de qualidade e apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa. 

Além do Google, outras plataformas podem impulsionar uma empresa. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são os mecanismos de busca na web, como funcionam e qual sua importância nos dias de hoje. Acompanhe a leitura!

Mecanismos de busca são sites que se encarregam de pesquisar arquivos da internet, ou seja, conteúdos que estão armazenados nela.

Para encontrar os resultados, esses buscadores identificam a palavra-chave que a pessoa usou para fazer a pesquisa, e com isso entregam uma lista de resultados com sites relacionados ao assunto pesquisado.

Então, se uma pessoa pesquisar sobre instalação elétrica externa, por exemplo, vai encontrar sites de empresas que fazem esse serviço, mas também outros conteúdos, como vídeos de tutoriais que ensinam a fazer essa instalação.

Experimente digitar na barra do seu navegador, “como fazer propaganda grátis na internet” (sem as aspas) e um dos primeiros resultados certamente será esse post que criamos há um bom tempo atrás..

Este funcionamento simples serve para 3 tipos de buscadores, sendo os hierárquicos, diretórios e metabuscadores.

Os buscadores hierárquicos são interfaces de interrogação textual. Eles usam rastreadores web para revisar bancos de dados das páginas. A partir disso, coletam informações de conteúdos relacionados à pesquisa do usuário.

Depois que a consulta é feita, os resultados são classificados de acordo com sua relevância e histórico de navegação.

Os diretórios, por sua vez, são links de sites agrupados por categorias, e apesar de serem simples, necessitam de suporte e manutenção contínua.

Eles não rastreiam os sites ou armazenam os conteúdos, mas sim, agrupam os links por categoria e organizam tudo por data de publicação.

Logo, esses buscadores não funcionam por meio de relevância ou concordância com aquilo que o usuário pesquisou, como nos demais casos.

Por fim, os metabuscadores reenviam as pesquisas para vários buscadores ao mesmo tempo, portanto, ele encaminha a pesquisa a outros sites e verificam os resultados que eles apresentaram.

Dessa forma, eles conseguem ampliar a margem de resultados, mostrar suas conclusões e organizar os resultados de acordo com sua própria ordem estrutural.

Agora que você já sabe o que são e como funcionam esses buscadores, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre sua importância.

Se alguém precisa de um computador novo e digita o modelo que deseja no Google, por exemplo, com isso consegue encontrar diferentes tipos de informações sobre o produto, como:

  • Preço;
  • Reviews;
  • Opinião de outros compradores;
  • Especificações;
  • Conteúdos educativos.

Até mesmo o manual de instruções de um computador como este é possível se encontrar por meio dos buscadores. Só que, além disso, os resultados podem apresentar lojas que vendem esse produto.

Com base nisso, podemos dizer que os mecanismos de busca são a chave para que uma marca seja encontrada por seus potenciais clientes, e sendo o marketing digital a principal maneira de divulgar suas soluções, os buscadores entram como o primeiro canal.

Outro fato que explica a importância desses sites é que tanto uma grande fábrica de cosméticos que produz hidratação para cabelos cacheados e lisos, quanto um pequeno negócio podem ser encontrados.

Ou seja, estamos falando de canais democráticos que não escolhem seus resultados de busca baseando-se apenas no tamanho ou na reputação de uma empresa.

O segredo está nas estratégias que ela escolhe e na qualidade dos conteúdos que produz. 

Por meio de ferramentas como o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), o site do seu negócio chega tão longe ou mais do que seus concorrentes.

Isso porque os buscadores, quando têm provas o suficiente da otimização de uma página, a colocam entre os primeiros resultados dos motores de busca.

Consequentemente, o tráfego aumenta e isso é importante para o funil de vendas da companhia, como no caso de uma que forneça atividades de estimulação sensorial.

A primeira etapa do funil depende do quanto o seu conteúdo consegue atrair um visitante, então, ele passa a ser um apoiador do seu tráfego orgânico.

Quanto melhor for o conteúdo, melhor o buscador vai interpretá-lo e melhor será o posicionamento. Como consequência, maior será a quantidade de visitas, e quanto mais visitas você receber, mais bem posicionada estará a sua página.

Isso acontece porque os buscadores consideram uma página que recebe bastante tráfego como uma fonte confiável de informações.

Afinal, os sites de busca são inteligentes e pensam na experiência do usuário. Isso quer dizer que eles querem entregar exatamente o conteúdo que eles procuram.

Consequentemente, as páginas passam a receber tráfego qualificado, ou seja, visitantes que têm mais probabilidade de se engajar com a sua postagem, se interessar por ela e reagir a ela de alguma forma.

Quando isso acontece, a autoridade da marca melhora, visto que quando um usuário pesquisou sobre carimbo empresa, por exemplo, ele se deparou apenas com informações relevantes, que estavam nos primeiros resultados.

Só que não podemos confundir essas primeiras posições, tendo em vista que algumas são provenientes de anúncios pagos.

Vamos explicar: existem dois tipos de resultados, sendo os pagos e os orgânicos. Se a sua marca aparece entre os primeiros resultados orgânicos, ou seja, com conteúdos de valor, ela passa mais autoridade.

Isso é importante porque a maioria dos usuários do Google ou de outros buscadores preferem esses resultados, visto que a mídia paga é identificada no resultado de pesquisa.

Mas, pense bem: isso não quer dizer que uma empresa não possa investir em mídias pagas para anunciar lembrancinha maternidade menina ou quaisquer outros produtos.

Os links patrocinados (como também são conhecidos), são ótimos para ganhar tempo enquanto as estratégias orgânicas se desenvolvem na web, bem como para trabalhar quem já está no fundo do funil de vendas.

Só que quando o mesmo usuário faz várias pesquisas sobre um assunto e encontra no topo do buscador a mesma empresa como resultado orgânico, ele passa a confiar nela.

Por esse motivo, os mecanismos de busca também são essenciais para conferir mais credibilidade ao negócio, independentemente de sua área de atuação.

Isso pode gerar um impacto até mesmo na jornada de compra do consumidor. Não podemos descartar o fato de que muitas pessoas pesquisam itens na internet já na intenção de compra.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que derrubou o celular acidentalmente e acabou quebrando o aparelho, ou então ele é muito antigo e não funciona como deveria. Essa pessoa, ao pesquisar celular, tem pressa, ela precisa de um novo aparelho.

É papel das lojas que vendem esse produto criar um conteúdo otimizado, que seja bem avaliado pelo buscador para que apareça nos primeiros resultados de pesquisa e, com isso, trabalhem a intenção de compra dessa pessoa.

Essa opção é válida para qualquer organização, desde uma loja de celular até uma empresa que faça locação de sala comercial compartilhada.

Além disso, existem pesquisas que começam com a intenção de esclarecer uma dúvida, mas os conteúdos podem levar o usuário a descobrir que precisa comprar um produto ou serviço.

Portanto, os buscadores são essenciais para que os prospects te encontrem e seja possível que seu negócio trabalhe no funil de vendas.

Se o buscador classificar bem o seu site, então ele deve ter boa qualidade de navegação e oferecer uma boa experiência ao usuário.

Com isso, as taxas de conversão melhoram significativamente, afinal, ele vai entregar a sua página como resultado de pesquisa.

Estamos na era da informação e a base de tudo isso é a internet. Nela, podemos contar com os mecanismos de busca, que nos levam a outras plataformas onde podemos obter informação, esclarecer uma dúvida, interagir com outras pessoas, etc.

Além disso, podemos comprar absolutamente tudo o que precisamos pela internet, como serviços de motoboy entregador, e o primeiro passo para encontrar uma solução é pesquisar sobre ela.

Esse é o comportamento do consumidor moderno, e neste artigo você entendeu um pouco mais sobre os mecanismos de busca, que fazem parte da nossa rotina e que são o caminho para que seus clientes cheguem até o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#mecanismosdebusca #seo #seomarketing



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Posts seo marketing

Posts ferramentas web

Posts marketing digital