Palavra-chave: por que realizar este tipo de estudo? – Confira 6 dicas!
  • Save

Palavra-chave: por que realizar este tipo de estudo? – Confira 6 dicas!


Se tem algo que revolucionou o marketing e a publicidade dos últimos anos, são os grandes motores de busca e a palavra-chave. Sabe porquê? Leia os detalhes no artigo!

É bom deixar claro que, poucos empresários e gestores entendem como o uso da palavra-chave certa entra nesse universo.

De fato, o brasileiro já está acostumado a navegar pelos buscadores, como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país. 

Isso inclui tanto quem usa pelo computador (desktop ou laptop), quanto pelo celular (mobile).

As empresas, por sua vez, também já levam isso em conta, basta pesquisarmos algo como casa de repouso em Santo André para verificarmos que todo tipo de solução pode ser encontrada por ali, de maneira cada vez maior e melhor.

Sendo assim, a experiência de navegar e pesquisar por essas plataformas também evolui, justamente por isso conquistando multidões de usuários. 

Um exemplo é a geolocalização, que indica os produtos ou serviços mais próximos de quem faz a busca.

Outro seria o do voice search, que é uma funcionalidade que já tem começado a se disseminar também, justamente em função da tecnologia mobile

Com ela o usuário já não digita as palavras da sua busca, apenas fala e o buscador já pesquisa.

O que também pode trazer algumas diferenças no uso, como ao pronunciar algo como portão deslizante automatizado, que pode acabar gerando uma interpretação diferente por parte da plataforma, algo que deve ser previsto pelo desenvolvedor.

É justamente aí que entra o papel da palavra-chave, como elemento fundamental de qualquer estratégia de marketing digital de hoje. 

Ela é a responsável pelo bom posicionamento de um site na primeira página dos motores de busca.

Afinal, quando seu cliente em potencial for pesquisar os assuntos que remetem ao seu produto ou serviço, você precisa aparecer bem ranqueado. 

Por isso, é preciso fazer pesquisas e realizar todo um estudo para não ficar para trás.

Também por isso decidimos escrever este artigo, mostrando como uma palavra-chave como “piso deck para eventos” pode atrair muito mais gente. 

Realmente, alguns serviços de cunho emergencial estão entre os itens mais procurados do mundo todo.

Porém, qualquer simples errinho estratégico já pode evitar que seu site receba o destaque necessário. 

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como evitar que isso ocorra, realizando os estudos certos para suas palavras-chave, siga adiante.

O que são as keywords?

Também chamadas keywords, é o significado de palavra-chave, nada mais são do que o termo que os usuários dos motores de busca escrevem na barra de pesquisa quando vão procurar por algo, cotar um produto ou serviço ou tirar uma dúvida.

Um ponto interessantíssimo é que essa palavra-chave não necessariamente segue regras ortográficas, gramaticais ou mesmo sintáticas (podendo ser algo como um resumo adaptado do termo em questão), mas há uma espécie de consenso instintivo.

Dito de outro modo, pode haver várias maneiras de pesquisar por um produto como bateria 60 AM, mas a tendência é que, intuitivamente, as pessoas acabam escrevendo sempre do mesmo modo.

Temos exemplos práticos de como isso funciona em nosso tutorial de classificados gratuitos.

É muito interessante levar isso em conta, até por que, já aponta para a psicologia do seu público-alvo, ajudando a desvendar como ele pensa. 

Nesse sentido, podemos falar das keywords por dois ângulos.

  • O primeiro é esse, que remete ao internauta que tende a se expressar com certa uniformidade. 
  • Já o segundo modo remete ao desenvolvedor de páginas, para quem as palavras-chave são a matéria-prima do seu trabalho.

De fato, como a palavra-chave é o foco de qualquer pesquisa, não adianta você ter um site bonito, conteúdos ricos e até um produto ou serviço diferenciado. Tudo vai depender do seu ranqueamento nas páginas de busca.

O fenômeno da Google

Não é possível falar sobre palavra-chave e motores de busca sem citar a importância da plataforma Google, que é o maior motor de busca do mundo.

Em termos históricos, ele não é o primeiro a surgir no cenário (o primeiro foi o Yahoo, ainda em 1994), mas foi ele quem revolucionou tudo, fazendo algo que ainda hoje é importante para entendermos melhor as keywords.

Ocorre que antes dos algoritmos do Google o padrão de indexação das páginas era mais ou menos como um menu ou sumário de um livro.

Assim, ao publicar uma página sobre venda de gerador, automaticamente sua página ia para o fim da fila, já que V é uma das últimas palavras do nosso alfabeto.

Outros sites usavam como critério a data de publicação, deixando as mais antigas ou mais novas com destaque na primeira página. 

Enfim, foi o Google quem criou algoritmos que “leem” o seu conteúdo, para eleger e ranquear só os melhores.

Aí é que as palavras-chave começaram a se tornar tão importantes, pois elas são um dos primeiros pontos que serão lidos pelos algoritmos ou parâmetros da plataforma.

Além disso, é importante compreender desde já que, só o que esse filtro que a plataforma realiza o que ela pretende é gerar uma boa experiência para o usuário.

Em outras palavras, o objetivo do Google é entregar o que as pessoas digitam no seu campo de busca. Nesse contexto, os melhores resultados aparecem sempre entre os primeiros.

Portanto, as páginas melhor posicionadas são sempre aquelas que podem agregar mais valor, o que começa com a assertividade do conteúdo em relação às palavras-chave, e pode ir até questões como escaneabilidade ou responsividade do site.

Como estudar a palavra-chave?

Após a revolução dos algoritmos que interagem com cada novo conteúdo indexado nos grandes motores de busca, o esforço dos programadores e de quem desenvolve sites passou a ser o de compreender melhor essas exigências para encontrar e elaborar o estudo da palavra-chave .

Voltamos a frisar que, nesse sentido, a primeira de todas é a palavra-chave, pois se você não utilizar o termo com assertividade, não será localizado com eficiência.

Assim, para saber se a keyword “produtos de limpeza hospitalar” é uma opção melhor do que o mesmo termo no singular (“produto”), você precisa fazer uma pesquisa.

Em outros casos a variação pode ser mais complexa, como termos sinônimos. Igual mandioca, aipim e macaxeira, que são três palavras para o mesmo produto.

E aí, como saber qual delas utilizar afinal?

Hoje a maior plataforma para estudo de palavras-chave é a Keyword Google Planner.

Você pode acessá-la gratuitamente, basta fazer uma conta no Gmail, depois toda a usabilidade do programa é bastante intuitiva, e indica quais as melhores keywords do seu segmento.

Por dentro do SEO

Quando falamos em escolher a palavra-chave mais assertiva, já estamos falando sobre um esforço que se chama otimização, que é o de tornar sua página compatível com os algoritmos.

Do inglês Search Engine Optimization, o SEO é justamente o que faz a Otimização de Páginas para Motores de Busca. 

Ele tem muitas funcionalidades, já que os parâmetros de um buscador podem chegar às centenas de exigências.

Ou seja, quando o internauta buscar painéis elétricos, a página que aparecer nas melhores posições deverá ser a que conseguiu cumprir mais números de algoritmos.

Então, se a sua keyword for concorrida, será mais difícil.

Em termos de palavras-chave, você pode otimizar sua página fazendo ela aparecer nos lugares certos e do jeito certo. 

Basicamente, esses são os pontos de inclusão:

  • No título do artigo;
  • No primeiro parágrafo;
  • No título das fotos;
  • Na meta-description;
  • Na URL das páginas.

Enfim, são esses pontos que vão indicar do que sua página está falando. 

Aí é que entra aquilo que dissemos, você pode fazer um conteúdo incrível, com excelente texto, fotos bonitas e até vídeos em alta qualidade, mas se não cumprir isso, não será encontrado.

Para melhor introdução no tema das keywords, você pode baixar o e-book gratuito O Poder das Palavras-chave.

Como aparecer de graça?

Além do SEO e da otimização que ensinamos a fazer acima, você pode dar um passo a mais caso queira que os grandes motores de busca indiquem seu conteúdo de graça.

Essa indicação nada mais é do que o ranqueamento, já que se você aparecer nos primeiros lugares obviamente terá um resultado muito melhor em termos de marketing digital.

Entretanto, isso funciona como uma troca, já que os buscadores só querem que seus usuários encontrem o melhor conteúdo. 

Por exemplo, a melhor página sobre medicina do trabalho, a mais completa e que melhor atende as dúvidas sobre esse universo.

O mais bacana é que a forma de fazer isso é o marketing de conteúdo.

Ele já se tornou uma tendência entre as maiores marcas do mundo, que hoje atuam por meio de blogs, artigos, e-books, infográficos e muito mais, sempre em torno da keyword desejada.

Entenda os patrocínios

Além da otimização de páginas, também é possível conseguir destaque nos buscadores pagando por isso. 

São os famosos Links Patrocinados, como a modalidade de PPC (Pay-Per-Click), que você paga para cada clique recebido.

Há vários modos distintos de pagar para aparecer, mas o ponto fundamental aqui é que nenhum deles pode prescindir ou dispensar a importância da palavra-chave.

Isso quer dizer que, mesmo pagando para ser ranqueado, você deve seguir as boas práticas do SEO e até mesmo do marketing de conteúdo, só assim conseguindo se consagrar em seu segmento.

Conclusão

Portanto, falar em palavras-chave é falar em um dos principais pontos do marketing digital da atualidade, já que envolve os motores de busca.

Além de aprender a realizar esse tipo de estudo que ajuda no ranqueamento das suas páginas, é preciso entender os conceitos e conselhos mais práticos que demos acima.

Assim você consegue criar páginas eficientes em termos de posicionamento, e agradáveis para o seu público, aumentando ainda mais seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Palavra-chave: por que realizar este tipo de estudo? – Confira 6 dicas! via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link