O que são algoritmos? As 4 vantagens em conhecer os algoritmos

O que são algoritmos fluxo-de-design-de-codigo-binario

O marketing digital é um conjunto de estratégias importantes para qualquer tipo de empresa, e dentre elas destaca-se o SEO. Este tem como objetivo otimizar o site da marca para que ele seja bem posicionado nos resultados de uma busca.

Investir em Search Engine Optimization é fundamental para que o site do seu negócio seja visto como relevante pelo Google e pelos usuários.

Para obter um bom resultado com essa técnica, é necessário conhecer os algoritmos dos buscadores. Eles contribuíram muito para a evolução tecnológica e estão a cada dia mais complexos.

O objetivo deles é entender como as pessoas se comportam na web, principalmente nas redes sociais, outro canal muito importante para as estratégias de marketing digital.  

Conhecer os algoritmos é a melhor forma de aprimorar os conceitos digitais da marca. A partir disso, ela pode pensar em ações promissoras, capazes de entregar um resultado muito melhor.

O objetivo das organizações, ao trabalharem com marketing, é conquistar os melhores resultados. Portanto, conhecer os algoritmos é uma maneira de pular barreiras ao longo do caminho.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, como funcionam e quais são as vantagens de conhecê-los. Acompanhe a leitura até o final!

Os algoritmos podem ser entendidos como uma sequência de raciocínios, instruções ou operações, que têm um objetivo. Para isso, os passos são finitos e operados de maneira sistemática.

No nosso dia a dia, conhecemos vários tipos de algoritmos, e muitas vezes nem nos damos conta. São eles:

  • Manuais de instrução;
  • Receitas culinárias;
  • Páginas da web;
  • Funções matemáticas;
  • Entre muitos outros.

No caso de manual de instruções de um relógio de ponto digital, por exemplo, temos orientações em relação ao modo como ele funciona, como deve ser usado, como configurá-lo, como cadastrar os colaboradores, dentre outras informações.

O algoritmo conta com entrada e saída (input e output) de informações mediadas por instruções. Ele se justifica pelo resultado que pretende alcançar. Sendo assim, é regra que todo algoritmo possui um objetivo específico.

Só que uma sequência simples pode se tornar mais complexa à medida que considera outras situações. Dessa forma, o próprio algoritmo cresce para que possa abranger outros cenários.

Sua estrutura segue uma lógica sistemática, então se alguma etapa é negligenciada, o resultado é impactado de maneira negativa. Sendo assim, temos duas estruturas nos algoritmos, sendo as variáveis e o comando de repetição.

As variáveis são as informações de entrada que determinam aonde levam os algoritmos, e as mais comuns são texto, inteiro, lógico e real.

Os comandos de repetição são os usos de “enquanto” e “se”, que mostram o que o algoritmo deve fazer quando alguns processos ocorrerem ou se mudarem.

É por meio dessas estruturas que ele fica mais completo e capaz de abranger várias situações, levando até o resultado esperado.

É importante que as empresas, como uma de plano diretor de cidades, entendam como os algoritmos funcionam, tanto nas redes sociais quanto nos buscadores.

Nas redes sociais, eles são frequentemente acusados de atrapalhar o engajamento orgânico. Isso se deve ao crescimento da base de usuários no Facebook, que passou a priorizar determinadas publicações.

Essa plataforma determina que publicações de amigos são mais relevantes para os usuários do que as das marcas. Logo, este se tornou o principal critério para determinar o que vai ser exibido no feed de cada usuário.

Contudo, outros também são considerados, como o desempenho da publicação em geral, nível de envolvimento do usuário com a conta que publicou, engajamento dos amigos com a postagem e tipo de conteúdo que o usuário interage mais.

Então, se uma empresa de entrega de encomendas com motoboy quer ter um bom desempenho, precisa produzir conteúdos mais relevantes, ou optar pelas campanhas pagas do Facebook Ads.

A mesma situação se aplica a outras plataformas, como o Instagram, LinkedIn e Twitter. Gostando ou não, as redes sociais vão priorizar aquilo que é mais relevante para seus usuários, considerando seu perfil, comportamento e preferências.

Os algoritmos do Google, por sua vez, também são pautas de discussão entre os profissionais que atuam com marketing digital.

O objetivo do buscador é tornar a busca orgânica cada vez mais positiva para os internautas. É por isso que ele considera fatores de ranqueamento, escolhendo quais links devem aparecer na página de resultados, de acordo com a relevância dos conteúdos.

Outros fatores considerados são a correspondência com a palavra-chave pesquisada, qualidade e originalidade do material, usabilidade do domínio, qualidade dos links direcionados a ele, além de localização e histórico de navegação.

É importante dizer que o Google atualiza seus algoritmos constantemente, para rebaixar sites de baixa qualidade. 

Dessa forma, é possível melhorar o posicionamento de conteúdos de qualidade, seja de uma empresa de injecao aluminio sob pressao ou de uma loja de cosméticos.

Isso acaba por afetar o posicionamento de muitas marcas, e estas passam a enxergar o buscador de maneira preocupante. No entanto, seu objetivo é oferecer cada vez mais a melhor experiência para o usuário.

Quando uma organização conhece bem os algoritmos, têm acesso a uma série de benefícios em suas estratégias de marketing digital. São eles:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Acompanhar as atualizações

As mudanças constantes nos algoritmos têm como objetivo melhorar a experiência do usuário e evitar práticas negativas. Para se ter uma ideia da frequência dessas mudanças, o Google chega a fazer mais de 500 alterações por ano.

Empresa alguma conhece todas as mudanças feitas, no entanto, as mais importantes são divulgadas pelas plataformas.

É importante que os profissionais de marketing de uma empresa de entrega de documentos de motoboy para empresas conheçam as alterações para aprimorar as estratégias, adequando-as de modo a não perder ao alcance de resultados.

Ao se pensar nos algoritmos, é preciso interpretá-los como um sistema lógico, que realiza estratégias sequenciais até atingir o resultado esperado.

Os modelos mais modernos são mais complexos, mas apesar disso, é imprescindível entender como eles funcionam, para assim compreender seus impactos no planejamento e nas ações de marketing digital.

2 – Escolher canais mais adequados

O papel do gestor de marketing é conhecer a estratégia da empresa e os critérios dos algoritmos de diferentes plataformas. É dessa forma que ele vai decidir em quais canais digitais as ações serão mais eficazes, e consequentemente, alcançar bons resultados.

Por exemplo, se uma empresa para sonorizacao de sala planejada tem sua estratégia voltada para o engajamento, então o Facebook se torna a melhor opção.

Por outro lado, se ela deseja fazer uma série de publicações com caráter mais urgente, o Twitter é o canal mais indicado.

Em linhas gerais, é necessário conhecer o funcionamento de cada canal, bem como outros critérios, para saber qual deles, de fato, contribuem com a presença digital da organização.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

3 – Criar conteúdos de qualidade

Toda empresa, independentemente de seu porte, segmento ou canal usado, tem como objetivo melhorar a experiência do usuário.

Sendo assim, é imprescindível que os conteúdos produzidos tenham relevância e qualidade, independentemente da plataforma em que serão publicados. Ademais, é necessário considerar as estratégias de SEO na hora de criá-los.

Assim sendo, se uma indústria de automacao de maquina vai divulgar uma campanha no Facebook, precisa considerar as particularidades dessa plataforma em relação aos seus algoritmos.

É dessa forma que cada material publicado se torna mais interessante para os usuários, ganhando muito mais destaque.

4 – Melhorar as estratégias de SEO

Por fim, conhecer a fundo o funcionamento dos algoritmos, tanto do Google quanto das redes sociais, beneficia as estratégias de SEO das organizações.

As buscas orgânicas são as mais importantes, uma vez que é a partir delas que os usuários encontram respostas para suas perguntas, e para estar entre as primeiras posições, uma fabricante de caderno personalizado aniversario investe em SEO.

Essa otimização funciona porque considera os algoritmos do Google, então, se o seu negócio os conhece bem e está atento a eles, vai incorporar às práticas de SEO os fatores de ranqueamento mais importantes do buscador.

Isso quer dizer que cada parte do site será otimizado de modo a oferecer a melhor experiência ao usuário, e o Google reconhece esse esforço.

Os algoritmos são a fórmula para que as estratégias de marketing digital de qualquer negócio atinjam resultados excepcionais.

Conhecê-los e, mais do que isso, compreendê-los, é a melhor forma de adaptar suas práticas àquilo que os canais de mídia consideram valioso e positivo para as pessoas.

Toda estratégia de marketing digital precisa ser bem planejada e feita de modo direcionado, e sem as especificações dos algoritmos a presença digital de uma organização se torna obsoleta.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma isso pode beneficiar suas estratégias de marketing. Agora fica mais fácil investir em campanhas assertivas e com resultados surpreendentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!