Como saber qual o conteúdo ideal para o seu blog?

blog

O blog é uma página online, que precisa ser atualizada frequentemente por pessoas e empresas, por isso, é uma forma de comunicação com o mundo.

Os indivíduos podem compartilhar suas paixões e pensamentos, enquanto as empresas voltam sua atenção para os desejos, interesses e necessidades do público.

Independentemente do tipo de negócio, essa plataforma consegue se adaptar às necessidades e ao segmento de atuação.

Para fins educacionais, é correto afirmar que o blog forma um conjunto de páginas atualizadas frequentemente e que atuam da mesma forma como o site institucional.

Só que dentro do site, o foco são os produtos e serviços, a história da empresa e as vendas, enquanto o blog é voltado para os assuntos do interesse do público e que estejam relacionados ao mercado da organização.

O consumidor moderno não quer apenas saber sobre preço e qualidade, ele precisa confiar na empresa e estabelecer um relacionamento positivo com ela, e uma das formas de fazer isso é por meio da publicação de conteúdos relevantes.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar como desenvolver conteúdos para blog, como conhecer o tipo de publicação para um site empresarial e mostrar as vantagens da criação de conteúdo.

Como desenvolver conteúdos para o blog?

Para desenvolver bons materiais para o blog, primeiro a empresa precisa saber com quem está falando, visto que não é possível criar conteúdos sem conhecer o que as pessoas querem saber.

É necessário criar a persona da marca, para representar o perfil de cliente ideal, o que se resume em informações, como:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Metas;
  • Problemas;
  • Necessidades.

Com base nessas informações, um fabricante de adesivo personalizado para vidro consegue criar materiais que atraiam as pessoas e geram conversões.

Outro ponto importante é não desviar do assunto, visto que dependendo do tema, é possível trabalhar diferentes abordagens.

Para não perder o foco, define os objetivos e metas e compreenda como funciona o funil de vendas da sua marca, pois isso vai mostrar de que maneira o conteúdo se encaixa no planejamento.

Também é necessário organizar de que maneira o conteúdo será escrito, considerando a maneira como as perguntas serão respondidas e o modo como o material vai ajudar a persona.

Existem várias maneiras de saber o tipo de conteúdo mais recomendável, como escolher assuntos que geram engajamento, páginas que recebem mais visitas, posição do assunto nos trends do Google e o uso do Google Analytics.

Feito isso, um fabricante de agenda escolar personalizada deve criar briefings para os redatores que vão escrever os conteúdos, sempre tendo em mente a estratégia da organização.

Depois é necessário organizar a estrutura do material, considerando o seu tamanho e seu objetivo. Independentemente do formato, é necessário manter a clareza e a coesão e organizar os tópicos mais importantes.

Por falar em formato, lembre-se de que as pessoas são diferentes, por isso podem procurar diferentes tipos de materiais, como textos, vídeos, áudios, imagens, entre outros.

Variar o formato do conteúdo é uma forma de agradar a todo tipo de público e potencializar a entrega da sua estratégia.

Como escolher o tipo de conteúdo para o site?

Para escolher o tipo de conteúdo para o site da empresa, é necessário levar alguns pontos em consideração. Um deles é a capacidade de produção, pois ela está diretamente relacionada à qualidade dos materiais.

De nada adianta publicar um vídeo se a empresa não tem condições de fazer uma produção de qualidade, com áudio e iluminação adequados.

É necessário analisar o site como um todo, indo muito além da escolha do conteúdo e pensando no melhor local para publicar.

Isso significa que um fabricante de letra caixa com LED interno deve escolher uma seção e layout para não prejudicar o design da página e facilitar a localização e a navegação.

Lembre-se de que o visitante precisa encontrar as respostas que procura, esclarecer suas dúvidas e se sentir satisfeito com as informações.

Tudo isso desencadeia a necessidade de se preocupar com a velocidade do carregamento, o modo como os elementos são posicionados, a facilidade de navegação e a existência de páginas com links quebrados.

Na hora de produzir os materiais, pense na qualidade da visualização para dispositivos móveis e desktops, visto que textos e imagens precisam ser visualizados de maneira clara e confortável para os visitantes.

Para garantir todos esses aspectos, a melhor estratégia é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que otimizam a página do site ou blog, para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Essa ação exige a escolha de boas palavras-chave, metadados, descrição de imagens, dentre outras ações importantes.

Sites que vendem algum tipo de produto ou serviço, como squeeze personalizado atacado, precisam trabalhar a descrição das ofertas de maneira clara e objetiva.

As pessoas não passam horas lendo o conteúdo de um site, por essa razão, é necessário evidenciar as especificações das soluções, de maneira objetiva e lembrando que o visitante pode acessar a plataforma por meio de dispositivo móvel.

O uso do blog, assim como um folheto explicativo ou uma página específica é uma boa alternativa para detalhar informações sobre um produto ou serviço.

Enxergue o site como uma vitrine que precisa atrair a atenção dos leitores rapidamente e despertar o interesse deles.

Outro tipo de conteúdo ideal para o site institucional são dicas e informações que as pessoas precisam saber antes do atendimento prestado pela empresa.

Por exemplo, no caso de uma gráfica que faz banner personalizado para eventos, recomenda-se detalhar as informações que devem ser enviadas para a criação do banner, como data e hora do evento, entre outras.

Por fim, relate casos de sucesso, pois eles garantem mais credibilidade e transmitem segurança para os visitantes e pessoas que nunca compraram com o seu negócio.

Esses casos precisam ser relevantes, evidenciar uma solução e apresentar números para a compra do produto ou contratação do serviço.

Vantagens dos conteúdos para portais

Criar conteúdos para as páginas do seu negócio traz muitos benefícios. Um deles é a possibilidade que a marca encontra de educar melhor o seu mercado, algo fundamental para empresas de segmentos pouco conhecidos.

Por meio da criação de materiais online, a companhia compartilha informações que ajudam as pessoas a compreenderem a relevância de suas soluções, tanto de maneira direta quanto indireta.

Um dos maiores objetivos das companhias é atrair visitantes para o site, mas essa tarefa não é tão simples, tendo em vista o ambiente competitivo da internet.

Mas se uma gráfica de impressão e encadernação de livros investe em conteúdos hospedados em seu domínio e links dentro dos materiais, conseguirá gerar mais tráfego para o seu portal.

Quanto mais pessoas visitam sua página, mais conhecido será o negócio, o que traz oportunidades de vendas e leva a marca para uma quantidade maior de consumidores.

Os materiais de qualidade transmitem confiança e credibilidade aos visitantes, fazendo com que a empresa se transforme em referência naquilo que faz.

Uma boa reputação é crucial para conquistar a confiança das pessoas, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo, onde os consumidores podem comprar o mesmo produto ou serviço com diferentes empresas.

Uma imobiliária especializada em locação de sala compartilhada pode criar conteúdos para capturar leads. Quando os materiais têm qualidade e são gratuitos, as chances de transformar visitantes em potenciais clientes são muito grandes.

A companhia deve investir em diferentes formatos, principalmente em conteúdos extensos, como no caso do e-book, pois ele funciona como moeda de troca para ter acesso a informações sobre os visitantes.

Coletar o nome e e-mail dessas pessoas é a melhor forma de estabelecer um relacionamento com elas, nutri-las e avançá-las dentro do funil de vendas.

Quanto mais pessoas se informam sobre os produtos e serviços e a maneira como elas são capazes de suprir suas necessidades, mais fácil fica convertê-las em clientes.

As visitas aumentam porque os conteúdos de qualidade são bem posicionados nos resultados de pesquisa, e os usuários sabem que podem confiar nos primeiros links oferecidos como resposta.

Por fim, para um fabricante de letreiro LED personalizado, conteúdo de qualidade para o portal também é sinônimo de redução de custos.

Essa estratégia traz resultados de longo prazo, sem que para isso seja necessário investir muitos recursos financeiros, como no caso dos anúncios.

 

Considerações finais

Embora as companhias precisem ter seu próprio site ou blog, essas plataformas não fazem seu trabalho sozinhas. São os conteúdos publicados nelas que atraem as pessoas e despertam o interesse pelos produtos e serviços.

Seguindo nossas dicas, sua empresa será capaz de desenvolver materiais de qualidade e que vão fazer a diferença tanto para os clientes quanto para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: