Marketplace: Por que ele pode ser importante para uma empresa | 5 motivos para utilizar
  • Save

Marketplace: Por que ele pode ser importante para uma empresa | 5 motivos para utilizar


O marketplace é um dos modelos mais procurados em negócios desde sua instalação no Brasil, pois se trata de uma ferramenta poderosa de engajamento.

Ele permite que você monte sua loja virtual sem precisar de toda a infraestrutura necessária para a criação de um e-commerce.

Além disso, o marketplace também é muito vantajoso para o consumidor, uma vez que reúne uma série de marcas e lojas diferentes em um mesmo lugar. 

Dessa forma, o consumidor tem muito mais opções de compra e venda dentro de suas possibilidades.

Uma pessoa que está procurando uma lima dental tem grandes chances de ir primeiro em um marketplace procurar o produto do que em uma loja específica, a menos que já seja um cliente.

Atualmente, algumas empresas grandes no mercado têm adotado a estratégia de criar um marketplace para conseguir aumentar as vendas e utilizar de seu reconhecimento no mercado para explorar melhor as oportunidades de vendas.

Veja o caso do marketplace Facebook, ondo qualquer pessoa pode cadastrar e vender ofertas, ou encontrar algo de interesse próprio.

Em um resumo, o marketplace é muito similar a um shopping center ou uma galeria de compras.

Se você está iniciando sua carreira no mercado digital, é uma excelente ferramenta para você conseguir iniciar suas vendas.

Por isso, vender divisora de massa em um marketplace pode acabar conquistando muito mais clientes para sua empresa.

Marketplace por que ele pode ser importante para uma empresa apresentacao de modelo de slide de venda
  • Save

Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de utilizar um marketplace. 

A resposta depende de suas necessidades e sua estrutura para iniciar um e-commerce, mas existem algumas vantagens que devem ser destacadas quando você estiver na fase de planejamento.

Assim, quando você tomar a decisão final, ela será muito mais assertiva, uma vez que você saberá todos os elementos que podem levá-lo a escolher o marketplace ou identificar vantagens que o levem para a decisão de um e-commerce novo.

Maior visibilidade

Os marketplaces costumam ter um bom renome, alguns deles sendo acessados por milhões de pessoas diariamente. 

Por isso, quanto mais você quiser ser reconhecido e identificado, maior a chance de um marketplace ser o caminho para isso.

É preciso se atentar a diversos detalhes para tornar seus produtos e sua loja mais atrativos para o público, mas uma vez que você se engaje, as possibilidades geradas pelo marketplace são gigantescas.

Se você trabalha com atividades de estimulação sensorial, a visibilidade do marketplace pode ser ideal para alcançar um público maior.

Além disso, mesmo que você seja novo no mercado, e ainda não tenha um público fiel, o marketplace pode acabar conseguindo abrir novas portas e novas oportunidades para suas vendas.

Uma vez que você comece a vender no marketplace, a credibilidade de sua empresa começará a aumentar.

Quanto mais você tiver referências e boas experiências de usuários anteriores, mais poderá planejar uma expansão de sua empresa.

Por isso, muitos negócios acabam utilizando um bom tempo dos marketplaces antes de se sentirem confiantes o bastante para abrir uma loja própria em sua página na web.

É importante, entretanto, pensar em formas de se destacar da concorrência, como o serviço de entregas rápidas, por exemplo.

Menor custo de utilização

Uma das principais vantagens do marketplace são os custos para você manter e abrir sua loja. Isso porque eles são praticamente inexistentes na maioria das plataformas.

Para você conseguir montar sua loja, basta separar os produtos ou serviços que vai oferecer.

Estas ferramentas sobrevivem cobrando pequenas taxas nas transações efetuadas. 

Portanto, calculando corretamente, você consegue manter sua margem de lucro sem perder o preço competitivo e incluindo a taxa na venda.

Neste caso, você só precisa pagar quando vender uma locação de pista de vidro para eventos, por exemplo.

Dessa forma, você consegue criar uma loja de forma gratuita, e ainda consegue um dinheiro para investir em sua loja.

Isso porque os marketplaces possuem ferramentas de engajamento, que podem ser muito úteis.

Ao pagar pelo impulsionamento de um produto em particular, ele começará a ser anunciado em outras pesquisas e subirá na lista de produtos apresentados, alcançando assim um público muito maior.

A alternativa do e-commerce próprio conta com uma série de pequenos custos que podem tornar muito mais difícil criar estratégias de engajamento. 

É preciso se atentar a:

  • Domínio;
  • Hospedagem de site;
  • Ferramentas de pagamento;
  • Investimento em mídia.

Já com o marketplace, você consegue explorar os recursos de forma muito mais natural.

É importante levar em consideração o quanto essas ferramentas acabam sendo úteis, uma vez que o retorno pode vir muito mais rapidamente.

Assim, o serviço que você oferece acaba alcançando muito mais pessoas.

Aumento em suas vendas

Enquanto um e-commerce tem que lutar para fazer seu nome e começar a vender, os marketplaces estão muito bem estabelecidos no mercado e possuem consumidores vinte e quatro horas por dia.

Por isso, estar em um marketplace aumenta consideravelmente suas chances de conversão, principalmente se você tiver algum produto ou serviço que as pessoas estejam buscando.

Uma vez que você tem acesso a preços e prazos que sua concorrência está oferecendo, acaba conseguindo criar estratégias muito mais competitivas para suas vendas, alcançando um público ainda maior.

Todo o trabalho de construção de identidade visual e marca acaba sendo muito mais simples quando você tem um suporte para lidar com qualquer problema que possa surgir no meio do caminho.

Dessa forma, você se torna uma referência em recarregar extintores, se essa é a sua área de atuação.

Dessa forma, você estará vendendo enquanto cria um nome para sua empresa, e a tendência é só aumentar. 

Isso porque quanto mais vendas você fizer, mais notoriedade conseguirá, aumentando a quantidade de clientes e pessoas que confiam em seus serviços.

Fazendo SEO

O SEO é um conjunto de ferramentas que tem como objetivo melhorar seu ranqueamento em plataformas de busca. 

A sigla significa Search Engine Optimization e lida com uma série de pequenos detalhes em sua publicação que acabam se tornando muito mais interessantes.

Os robôs e algoritmos de sites de busca, incluindo os buscadores de produtos de um determinado marketplace, procuram informações relevantes aos termos que o cliente digitou.

Uma palavra-chave correta então é muito necessária para que você consiga explorar todo o potencial de um produto em particular. Isso porque é por meio dela que o consumidor irá encontrar o que precisa.

Quanto mais você oferecer para o público, melhor qualificado ficará. Por isso, o serviço de motoboy urgente para a entrega pode te colocar no topo das vendas, por exemplo.

Com o SEO, você consegue explorar seus resultados para subir no nível de pesquisa, uma vez que as pessoas costumam encontrar o que precisam logo nos primeiros links.

Diversificando seu público

Em suas estratégias de marketing, é importante buscar o máximo de efetividade possível. 

Para que isso aconteça, muitas vezes você determina seu público-alvo por meio de pesquisas e informações de qualidade obtidas em experiências anteriores.

Além disso, você pode criar personas, que são como idealizações de clientes, para ter uma resposta mais direta e complexa sobre as estratégias que está procurando fazer.

Entretanto, muitas vezes isso acaba te prendendo em uma bolha, tornando mais difícil encontrar novas possibilidades de engajamento.

No caso dos marketplaces, por lidarem com inúmeros tipos de produtos e serviços, acabam atraindo um público muito mais diverso.

Assim, as chances de você ser encontrado por alguém de fora de seu público-alvo que pode acabar se interessando pelo seu conteúdo é muito maior, atingindo novos patamares de venda e construindo um posicionamento mais sólido em sua empresa.

Embora existam inúmeras vantagens na utilização do marketplace, é importante ter em mente que algumas situações podem acabar sendo desfavoráveis a longo prazo, e você precisa identificar se estes problemas podem ser complicados para sua empresa.

A personalidade da marca é uma delas. Isso porque você está constantemente rodeado de outras empresas, então na mente do consumidor é muito mais fácil ele falar que comprou um produto no marketplace do que em sua loja especificamente.

Isso abre margem para que pessoas comprem com seus concorrentes, diminuindo assim sua capacidade de vendas.

Além disso, as facilidades do marketplace podem acabar se tornando cômodas, criando uma espécie de dependência da plataforma. 

Se sua loja funciona somente por meio de um marketplace específico, você fica sujeito às vontades da ferramenta.

Isso significa que aumentos de tarifas, taxas e outras mudanças que podem dificultar seu trabalho acabarão obrigatoriamente sendo aceitas, uma vez que você não tem uma alternativa para continuar a vender.

A situação se agrava ainda mais se o marketplace decidir fechar as portas, uma vez que a empresa não terá uma solução para recorrer. 

Por isso, é importante ter em mente muito bem estruturado suas possibilidades quando decidir abrir uma loja.

Embora não haja um modelo certo ou errado de como abrir sua empresa, certamente o marketplace oferece uma série de vantagens para tornar seu e-commerce competitivo desde o dia um.

Por isso, aproveite todas as possibilidades que esta ferramenta oferece para conseguir engajar muito mais clientes e gerar oportunidades de vendas com poucos gastos para iniciar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketplace: Por que ele pode ser importante para uma empresa | 5 motivos para utilizar via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link