Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha
  • Save

Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha


O Conceito‌ ‌Criativo‌ trata-se do resultado do conjunto de orientações da comunicação visual e verbal que guiam, padronizadas por um tema, o plano geral para criação de uma estratégia consistente de marketing. Ou seja, ao mesmo tempo em que flexibiliza a criação, também impõe os limites que a campanha publicitária deve respeitar.

Num processo de criação, é a etapa onde é possível unir a mensagem ao design do anúncio. 

Esse casamento de informações geralmente é a chave para o sucesso de uma campanha.

Neste artigo, você vai ver muitas dicas sobre como desenvolver esse conceito e qual sua importância dentro do processo de criação.

Está preparado para ver o mundo através das lentes da criatividade?

Acompanhe a leitura!

Conceito criativo o que é

Na abordagem da publicidade, um conceito criativo claro e reconhecível não é apenas a base para campanhas bem-sucedidas, mas também para produtos e serviços digitais bem-sucedidos.

Um conceito de criatividade e inovação é uma ideia abrangente que garante reconhecimento e união.

É também, um cabideiro no qual você pode pendurar todas as suas comunicações.

Entendendo o conceito criativo

O primeiro passo é compreender a amplitude desse termo e vê-lo pelo ângulo semiótico que possui, ou seja, seu papel no processo de construção do significado, que pode ser universalmente aplicado.

Uma  construção comercial, por exemplo, é um conceito criativo que representa o que há de mais inovador e descontraído na criação de espaços de trabalho. 

Entendendo a relação entre a criação de um conceito (no caso, um espaço de coworking) e o que ele representa (inovação e descontração) dentro de sua realidade (ambiente de trabalho), fica simples aplicá-lo nos mais diversos segmentos, inclusive no marketing.

A criatividade é a habilidade que garantiu a adaptação do ser humano aos quatro cantos do planeta. 

Encontrar formas simples, rápidas e eficientes para a resolução de um problema, ainda hoje, principalmente no ambiente corporativo e mercantil, continua sendo uma característica muito valorizada.

Quando falamos exclusivamente do mercado publicitário então, a inovação é o pré-requisito para o sucesso de qualquer ação. Afinal, o que é igual ao que já existe não desperta o interesse de ninguém.

Como qualquer habilidade, algumas pessoas têm mais ou menos facilidade que outras, mas independente disso, qualquer indivíduo pode trabalhar, estimular e desenvolver seu senso criativo. 

A boa notícia é que, com o tempo e o devido desenvolvimento, isso deixa de ser apenas uma habilidade e se torna um hábito/estilo de vida, tornando-se cada vez mais natural da personalidade do indivíduo. 

Você perceberá que já não precisa mais querer ou tentar ser criativo para que possa ter ideias inovadoras. Elas simplesmente virão, com toda a naturalidade, sempre que você se dispor a encontrar a solução de um problema.

O processo criativo é algo totalmente individual e único, sendo uma experiência muito particular e dependendo das características de cada um. 

No entanto, adotar alguns hábitos (que podem ser muito divertidos e, de quebra, gerarem uma excelente qualidade de vida) pode fazer com que você se surpreenda. 

Logo, colocar algumas práticas em seu dia a dia podem ser essenciais para estimular a criatividade, a começar lendo muito e sobre todo tipo de assunto. 

A leitura é um exercício extremamente completo para a criatividade que, além de trazer informações relevantes, expande nossos horizontes e forma nosso senso crítico.

Em acréscimo, busque fazer algo novo todos os dias, seja experimentando formas de fazer atividades rotineiras ou com experiências completamente novas. Aqui você pode se permitir.

Também faça brainstorms individualmente ou em grupo. Esse exercício, que significa literalmente uma “tempestade de ideias”, explora todo o potencial criativo de uma pessoa ou equipe. Neste momento não existe certo ou errado, basta ter ideias.

Além disso, frequente ambientes culturais e centros criativos, e estimule-se para ter uma real vontade de criar ou de ter novas perspectivas sobre algo. 

Por fim, se você tem dúvidas sobre algum assunto, pergunte, afinal, dúvida “besta” é aquela que não é esclarecida Elencado a isso, questione a si mesmo com frequência. 

Os autoquestionamentos podem ser mais esclarecedores do que você imagina. Não se contente com as primeiras respostas ou soluções que surgirem em sua mente.

Com o tempo, você vai perceber que não é preciso muito esforço, e cada vez mais suas ideias vão fluir, e, possivelmente, toda a forma com que você interpreta o mundo a sua volta vai se transformar.

Não se surpreenda se, um belo dia, ao observar um adesivo decorativo de parede cozinha com um formato inusitado, você tenha uma ideia genial para seu slogan, que há tanto tempo tentava criar, por exemplo.

Quando aplicado ao marketing, o conceito criativo engloba todos os aspectos que envolvem a comunicação de uma marca, e todos os seguintes pontos devem ser considerados no processo de desenvolvimento, a começar pela identidade visual:

  • Modelos gráficos audiovisuais (imagem e vídeo);
  • Estilo fotográfico e filtros;
  • Cores e fontes;
  • Iconografia.

Já quanto à identidade verbal, deve-se levar em consideração questões como o tom de voz, estilo de conteúdo e a criação de slogans. Na argumentação comercial, considere seus benefícios, bem como os seus diferenciais.

O conceito criativo pode ser elaborado com base nos mais diversos aspectos e oportunidades, podendo explorar desde uma data comemorativa, um slogan especial, uma premiação recebida, até uma promoção temática — como a Black Friday. 

São diversas as possibilidades. Imagine como uma empresa de demolicao com retroescavadeira pode se beneficiar de datas comemorativas que normalmente passariam despercebidas, como o Dia do Trabalhador da Construção Civil, em 26 de outubro.

Quanto mais estruturado é o conceito criativo, mais fácil é aplicá-lo, acelerando e otimizando o processo e os custos envolvidos na produção de campanhas publicitárias.

Uma vez que ele funciona como um roteiro dos padrões que devem ser aplicados por toda equipe, facilitando a articulação das partes e evitando retrabalhos.

Trabalhando em cima disso, é possível criar até mesmo uma “Biblioteca de Conceitos Criativos” para sua marca. 

Dessa forma, fica mais fácil observar e aprender sobre quais variações são mais eficazes para cada estratégia, repetindo-as ou recorrendo às experiências anteriores quando necessário.

Uma instituição de educacao infantil bercario pode perceber e se beneficiar muito do aprendizado quando uma de suas campanhas atinge mais as crianças do que as mães, por exemplo. 

Nesse caso, sua aplicação e desenvolvimento deve ser repensada para as próximas ações, pois como o negócio se trata de um berçário, o grande poder de decisão está nos pais, e não nos filhos. Essa compreensão otimiza o Retorno sobre o Investimento (ROI) feito.

A importância do processo de criação e aplicação na prática

É certo que se você chegou até aqui, já entendeu que a criação e aplicação de um conceito criativo bem trabalhado traz muitas vantagens para o processo de produção publicitária. 

Se ainda resta alguma dúvida da sua importância, segue o resumo dos principais benefícios:

  • Guia o processo, garantindo facilidade, agilidade e evitando retrabalhos; 
  • Flexibilização do processo de criação, mas assegurando seus limites;
  • Padronização por temas;
  • Otimização do ROI em marketing.

Na prática, o briefing é um documento com um resumo detalhado a ser seguido por toda a equipe de produção de uma campanha publicitária, desde redatores e responsáveis pela arte e diagramação, até mesmo os modelos ou atores que venham a representar a marca. 

Antes de entender como escrever um conceito criativo, veja alguns exemplos práticos com algumas diretrizes clássicas:

conceito criativo exemplo 1

O conceito de criatividade no empreendedorismo abrange muito mais do que a administração inteligente do negócio. Ela envolve, desde a dinâmica da comunicação, chegando a esfera da publicidade do negócio como um todo.

Qual é a sua proposta, sua missão, sua visão? Qual é a mensagem que você quer passar?

Um conceito criativo demonstra o efeito da sua mensagem, oferece comparações, mostra os benefícios da sua marca ou conecta emoções à sua marca.

Traduzir a essência da história da sua marca em um conceito criativo autêntico pode diferenciar a sua marca.

Veja o exemplo de conceito criativo, na prática;

O Airbnb, em 2013, entrou num mercado dominado por Booking.com e TripAdvisor. Com o conceito de ‘Estar em casa em qualquer lugar’, eles prometeram que você pode se sentir em casa em qualquer lugar e transformaram toda a indústria de viagens.

Basta ver o que aconteceu no mercado, após essa estratégia.

Toda marca pode criar um conceito como este: basta procurar o valor exclusivo de sua marca.

Conceito criativo exemplo 2: festa de aniversário

Uma fabrica de concreto especial, em uma campanha publicitária que tem como tema a comemoração aos seus 10 anos de fundação, define que será aplicada uma personalização sobre a marca e o slogan com a frase “10 anos”.

Isso será feito usando fonte grande e dourada, além de imagens de balões de aniversário.

A aplicação deve ser feita em todas as comunicações durante o mês de aniversário, sejam elas nos meios digitais ou físicos, como um banner com foto.

Exemplo 3: promoção direcionada

Uma loja distribuidora de materiais de construção define que utilizará uma personalização no design de suas mídias com o texto “frete grátis” com letras grandes, em formato carimbado com a cor vermelha, e o uso de um ícone de caminhão. 

Como o objetivo é impulsionar uma campanha promocional de frete gratuito aplicado a um produto em particular, como a tela alambrado galvanizada, a ação só deve ocorrer sobre materiais que divulguem esse produto, exclusivamente.

Exemplo 4: Black Friday

Em uma campanha direcionada para a Black Friday, em uma promoção generalizada dos produtos, uma empresa especializada em serviços de pintura predial pode utilizar o termo na fonte da marca, com letra dourada em fundo preto e animações de fogos de artifício. 

Funcionando como uma mensagem de alerta que cria um cenário de ofertas diversificadas, é bem provável que parte dos clientes que tinham o interesse inicial de apenas contratar impermeabilizacao das paredes, acabem optando por um serviço adicional de pintura. 

Esses foram exemplos de conceito criativo básicos, que remetem à conceitos que apresentam padrões já testados e amplamente replicados.

Para como criar um conceito criativo, o céu é o limite para o surgimento de novas ideias e a lapidação das antigas.

Aliás, como está seu processo de criatividade?

O termo “pensar fora da caixa” é uma novidade para você?

Com as dicas que demos neste artigo, certamente você conseguirá explorar muito mais suas habilidades para a criação de uma campanha.

Na dúvida, busque mais informações com uma empresa que faz criativos digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rvs3d - Soluções em Engenharia reversa - Digitalização 3d - Scaners 3d
  • Save
Rvs3d – Soluções em Engenharia Reversa – Digitalização 3d – Scaners 3d
cabral coberturas e decoracoes
  • Save
Locação de coberturas para eventos
opcoes-coberturas-e-eventos
  • Save
As malhores opções em coberturas para festas
Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha 1
  • Save
Campus Coberturas para festas e eventos – Locação e montagem
Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha 2
  • Save
CNG Portões residenciais e comerciais
Campanha Explosão de Vendas
  • Save
Campanha Explosão de Vendas – Promova a sua e mude os seus resultados
Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link