Conheça 25 Profissões em Expansão na Crise

25 Profissões em Expansão na Crise

Nesse post, tratamos sobre as profissões em expansão na crise, mesmo diante das dificuldades de manutenção do emprego de milhões de pessoas.

A profissão de algumas pessoas tem sofrido mudanças nesse momento de pandemia. Um exemplo disso, são os médicos e enfermeiros, profissionais que estão atuando na linha de frente na área da saúde.

Mesmo assim, a Covid-19 desencadeou a maior crise no mercado de trabalho desde a Segunda Guerra Mundial. Praticamente 40% dos profissionais no mundo todo fazem parte de setores paralisados.

Isso aconteceu para conter a transmissão da doença. Só que essa parada brusca nas atividades pode ter como consequência um número alto de demissões nos próximos meses, além de uma maior quebra na economia.

São profissionais de muitos setores, como turismo, hotelaria, varejo e indústria. O Brasil, por exemplo, já sente os efeitos colaterais do isolamento social. Mas, se ele não for cumprido, o sistema de saúde entra em colapso e o número de contaminações pode aumentar.

Só que em meio a todo esse colapso, muitas mudanças surgiram no mercado de trabalho em muitos setores. Isso tem beneficiado profissionais que agora são considerados indispensáveis. Mas quais são essas áreas?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre algumas profissões em alta durante a pandemia, que vão além dos profissionais de saúde. Desde o setor alimentício até o de comércio on-line, profissões que se reinventaram nesse cenário.

Além do setor da saúde

Mesmo em meio à crise, muitos setores continuam contratando. Um exemplo disso são os supermercados, que tiveram sua demanda aumentada com as compras por meio de aplicativos, por exemplo.

Algumas redes de hipermercados maiores, por exemplo, chegam a abrir centenas de vagas em um único mês.

Eles precisam dar conta da alta demanda, pois além de pessoas que pesquisam sobre portão de aço galvanizado de correr preço, tem muita gente atrás dos itens de supermercado para preparar seus alimentos em casa.

Dentre as principais vagas de trabalho nas redes de supermercado, os profissionais mais procurados por esses estabelecimentos são:

  • Operadores de loja;
  • Auxiliares de perecíveis;
  • Agentes de prevenção;
  • Recepcionistas de caixa;
  • Padeiros;
  • Peixeiros;
  • Técnicos em manutenção;
  • Açougueiros;
  • Operadores de centro de distribuição;
  • Vendedores de eletrodomésticos.

Só que, ao mesmo tempo em que existe muita vaga disponível, também tem muita gente precisando trabalhar.

São pessoas que já trabalharam em muitos setores, como queimador a gás industrial e que chegam a enfrentar uma concorrência de 30 pessoas por vaga.

O varejo de alimentos tem sido a principal oportunidade para quem precisa trabalhar. É um setor que se mantém aquecido e que sempre oferece novos postos de trabalho.

Outro segmento com muitas oportunidades são as farmácias. Elas têm contratado tanto farmacêuticos quanto atendentes. 

O mercado também precisa de profissionais de logística, motoristas de caminhão e outros profissionais para movimentação de cargas.

Já as empresas de contabilidade e dor ramo financeiro estão com vagas, uma vez que elas atuam junto com setores indispensáveis no momento.

O mesmo pode ser dito em relação a depósitos de materiais de construção.

Profissões em expansão na crise

Sem dúvidas, o setor de saúde teve um alto crescimento de demanda em comparação a outros setores, como empresas de impermeabilização laje exposta, por exemplo.

Além de ter suas funções básicas aumentadas, como médicos e enfermeiros, os hospitais também precisam de outros profissionais, como os de limpeza, de manutenção predial, cozinheiros, nutricionistas, entre outros.

Uma parte da indústria também está produzindo mais durante a pandemia. É o caso dos fabricantes de materiais hospitalares e produtos de higiene.

Se no começo da pandemia era difícil encontrar máscaras e álcool em gel, por exemplo, atualmente não é mais, por conta da alta na produção dessas mercadorias.

Esses setores estão trabalhando tanto que já têm seu estoque vendido para os próximos meses. E isso acaba exigindo a contratação de profissionais para mão de obra e manutenção de maquinário, como assistência técnica de empilhadeira.

Ademais, as medidas adotadas pelo distanciamento social fez com que as pessoas evitassem sair de casa para muitas necessidades, optando pelo delivery e sistema de entregas dos estabelecimentos.

Além dos profissionais base para essas atividades, como os motoboys, outras profissões também estão sendo muito requisitadas, como programadores e designers de aplicativos.

Ao mesmo tempo em que esses profissionais estão sendo demitidos de startups de tecnologia, outros setores estão precisando cada vez mais deles.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – O comércio virtual

Não é de hoje que o comércio virtual tem feito a diferença na vida das pessoas e caiu na preferência dos consumidores por conta das facilidades que oferece. As plataformas e-commerce são um exemplo disso. 

Por meio delas, os consumidores conseguem comprar qualquer coisa, produtos e serviços variados, como escoramento de laje maciça de maneira rápida, fácil e a qualquer momento do dia ou da noite.

Com o fechamento do comércio considerado não essencial, muitas lojas se viram diante de uma escolha: ou vendem pela internet ou fecham as portas. 

As vendas pela internet transformaram-se na oportunidade de se manter ativo e se salvar durante esse período.

Só que deu tão certo para algumas marcas que a ideia é manter as plataformas mesmo após a pandemia. Tudo isso gerou uma demanda maior por designers e criadores de sites e aplicativos, que vão continuar com esses negócios quando tudo se normalizar.

Há outra modalidade de trabalho também tem sido muito requisitada. Por exemplo, uma fabricante de imã para alto falante que tenha pouca ou nenhuma presença na internet estão em buscas de vendedores virtuais.

São profissionais que se dedicam a anunciar produtos e serviços nos marketplaces, que são sites dedicados à compra e venda de produtos e serviços variados. 

Além de sites individuais, redes sociais como o Facebook e Instagram, também possuem um espaço de vendas.

Dessa forma, funções como consultor de vendas, vendedor e representante comercial estão em alta para vagas home office. E por falar nessa modalidade de trabalho, ela cresceu quase 40% em abril deste ano.

São milhares de oportunidades de trabalho home office, que abrangem áreas diferentes, como:

  • Vendas;
  • Áreas jurídicas;
  • Telecomunicações;
  • Marketing;
  • Telemarketing.

As áreas de informática também se destacam, que saem na frente até mesmo do setor de saúde, que é seguido por outros como logística, segurança, indústria e transportes.

Os estados brasileiros que mais abriram vagas para esses profissionais são Piauí, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

2 – Vagas operacionais e administrativas

Até mesmo uma clínica de ultrassom veterinário com doppler tem seu setor operacional e administrativo. Só que, neste período de quarentena, as vagas operacionais têm crescido enquanto ocorrem muitas demissões na administrativa.

Tudo isso acontece devido a uma forte queda na receita, uma vez que o consumo de muitos produtos e serviços está parado. As pessoas estão priorizando o básico e esperando o momento ideal para outras aquisições.

Devido a isso, as empresas também procuram manter somente o essencial para sobreviverem. 

As contratações foram congeladas em alguns setores, e as contratações que estão correntes, são feitas de maneira totalmente remota.

Quanto aos jovens, estes também têm algumas oportunidades durante a crise da pandemia. Além de empresas como creche hotelzinho, as startups são as que mais contratam os jovens para muitos setores.

A indústria de papel e celulose também abriu vagas para muitos profissionais, que podem ser encaixados em setores administrativo, financeiro, produção e manutenção.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Mudanças no mercado profissional

Mesmo com tantos setores contratando, a recessão, sem dúvidas, vai elevar o desemprego no Brasil, uma consequência presente no mundo todo. 

Este também é um impacto negativo para os trabalhadores informais, pois muitos agora dependem de auxílio.

A crise vem afetando de maneira desproporcional negócios de diferentes tamanhos, principalmente as micro, pequenas e médias empresas. Estas terão maior dificuldade em lidar com uma queda dramática nas receitas.

O problema é que elas geram mais empregos do que as grandes empresas, com trabalhadores devidamente registrados e com seus direitos assegurados.

Isso acaba por reduzir a renda desses trabalhadores e até mesmo a demissão em massa. Para tanto, são necessárias algumas medidas emergenciais para reduzir o impacto da crise na população mais vulnerável.

O foco agora, além de atender às demandas desses setores que ainda geram oportunidades de trabalho, é estimular a economia, apoiar as empresas, proteger os trabalhadores e tentar manter a renda.

Por meio do diálogo com diversos setores da sociedade, é possível estabelecer uma linha que reduza as influências negativas do momento, tanto para as empresas, quanto para os profissionais.

Conclusão

A pandemia trouxe muitos problemas, mas também beneficia alguns setores, como os mencionados neste artigo. 

O momento é desses profissionais mostrarem sua importância para o bom andamento da economia atual, bem como mostrar que mesmo em meio a uma crise, é possível se expandir.

O cenário pós pandemia ainda é incerto, mas, de qualquer forma, ainda levará um tempo para que tudo se normalize. E esses profissionais precisam estar atentos para aproveitar as oportunidades.

E por falar em oportunidade, se você é um pequeno comerciante ou um profissional que precisa de propaganda gratuita na internet, veja isso!

Cadastre-se para um cartão de visita online gratuito.

Uma página de informações personalizadas com bom destaque nas buscas do Google.

Crie um perfil de negócios para você, gratuitamente, neste link

.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!