Processo Criativo. Confira 6 dicas para criação

Processo criativo

Considerada uma das etapas mais desafiadoras de qualquer projeto, o processo criativo é parte essencial da construção de qualquer ideia que será implementada em seu cotidiano.

É através do processo criativo que você estimula sua criatividade, criando novas estruturas a partir de seus pensamentos.

Todo ser humano, em algum momento da vida, criou algo. Seja um projeto profissional ou escolar, uma receita nova, ou mesmo um hobby que você começou a desenvolver. A criatividade é parte inerente da vida do homem.

Assim como em qualquer outra habilidade, a criatividade e habilidade para aplicar envelopamento carros, por exemplo, pode ser desenvolvida e explorada, de forma a executar o melhor resultado possível a partir de uma criação. 

Para isso, é preciso seguir alguns passos fundamentais, como:

  • Prática constante;
  • Aquisição de experiência;
  • Desejo de evolução;
  • Construção de um repertório.

Logo, a criatividade não é um dom, como muitas pessoas imaginam. É uma habilidade comum, que qualquer um pode adaptar-se e evoluir para conseguir utilizar corretamente e sem perder conteúdo na produção.

Para isso, o primeiro passo é compreender seu processo criativo e como elaborar melhor este conceito, para que seja possível executar tarefas de forma inteligente, aproveitando as oportunidades que aparecem no caminho.

Durante muito tempo, a criatividade foi taxada como um elemento de campos artísticos, como design, publicidade, artes plásticas e audiovisuais, entre outras. Entretanto, todo e qualquer setor comercial pode ser beneficiado pelo uso dela.

A tecnologia foi uma grande aliada da criatividade por muito tempo. Até mesmo processos simples, como o de um conserto de Persianas, acabam sendo resultados de um processo criativo.

Muitas empresas notaram isso, e a busca por profissionais com criativos cresceu muito, a ponto de ser uma das características mais valorizadas na hora de efetivar contratações de colaboradores para uma empresa.

Portanto, compreender o processo criativo é um elemento fundamental para você fazer bom uso de suas capacidades e se destacar no mercado de trabalho, conseguindo novas oportunidades que podem ser um grande diferencial em sua vida.

O conceito do processo criativo é basicamente a organização de seus pensamentos e ideias, com o objetivo de estimular sua criatividade. Esse tipo de processo costuma ser pessoal, e envolve uma série de detalhes importantes para o seu pensamento.

O processo criativo é um meio de direcionar seus esforços para completar cada uma das etapas de criação, otimizando todo o conceito de gerar novas ideias e soluções, sem perder a concentração no meio do caminho.

Pessoas que não tem um processo criativo bem estruturado estão propensos a sofrer mais dos chamados bloqueios criativos, onde a pessoa não consegue criar.

Esse tipo de bloqueio pode ser bastante prejudicial, principalmente quando você trabalha com prazos. Por isso, é essencial compreender algumas etapas do processo e como explorar melhor estes conceitos.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Preparação

O primeiro ponto do processo criativo demanda a compreensão do projeto, suas informações e o que você precisa estudar e pesquisar para iniciar a criação, como um andaime suspenso ou qualquer outra ferramenta. 

Neste ponto, é preciso delimitar objetivos, bem como entender caminhos e obstáculos que você pode enfrentar no caminho.

Incubação

Uma etapa oposta à anterior, aqui você precisa deixar sua mente trabalhar com calma e sozinha. É o momento de não trabalhar no elemento que você está projetando, para que você consiga permitir que seu cérebro comece a se preparar para o trabalho.

Iluminação

Uma sequência direta da incubação, a iluminação trata-se do instante em que o inconsciente começa a apresentar as ideias que surgiram durante o período de ócio.

Logo, as ideias começam a ficar mais claras e embasadas, permitindo uma exploração maior de sua criatividade.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Implementação

Esta é a vez de colocar em prática tudo aquilo que foi planejado. Você agora já possui boas ideias e conceitos que pode explorar, então é o momento de colocar a mão na massa e explorar todas as oportunidades de criação.

Embora não exista um padrão, é importante que você se atente a alguns elementos que podem ser de grande ajuda na hora de iniciar o processo criativo.

É dessa forma que você conseguirá explorar mais suas capacidades de criação e gerar melhores resultados.

Você pode pensar até mesmo em formas criativas de usar a sinalização vertical de advertência, mas deve passar por um processo para conseguir explorar melhor este conceito.

Por isso, é fundamental ter em mente que algumas atitudes podem aprimorar suas técnicas, e você pode aproveitar o quanto quiser desse tipo de recurso, uma vez que, no final, a escolha será somente sua.

1. Não se apegue a um pensamento

Normalmente, muitas pessoas entram no chamado bloqueio criativo por estarem presos a uma ideia.

Quando você toma esse tipo de ação, acaba se limitando e impedindo que novas soluções apareçam, o que pode ser bastante prejudicial.

Normalmente, quando temos uma boa ideia, como uma inovação para uma porta fórmica, acabamos ficando presos no pensamento de que ela deve ser explorada.

De fato, nenhuma boa ideia deve ser descartada, mas talvez ainda não seja o momento de utilizar esta em particular.

2. Busque soluções alternativas

Quando encontrar alguma dificuldade na criação de algo, lembre-se que nem sempre suas ideias são as únicas soluções disponíveis.

Se você deixar o orgulho de lado, verá que nem sempre seus pensamentos são as melhores soluções, ou as mais úteis.

Por isso, é importante estar sempre disposto a buscar novos caminhos e novas soluções para qualquer desafio que se apresente, para conseguir conquistar um espaço maior em seu processo criativo.

3. Entenda o projeto como um todo

Para conseguir permitir o afloramento de sua criatividade, é fundamental que tenha em mente todo o conceito do que está tentando fazer. Assim, quando precisar mudar algum rumo ou recriar uma etapa do processo, será possível, sem dificuldades.

Isso porque o processo de criar algo é muito fluido, e você deve agir de forma mutável com esta criação. Não tenha medo de recomeçar e de mudar caminhos para encontrar aquilo que mais se adapta ao que você está se propondo a fazer.

Então, você pode perceber que letra caixa iluminada acaba sendo uma grande melhoria para o projeto depois de o compreender em sua totalidade.

4. Nunca abandone uma ideia

Independente de você não levar adiante uma determinada ideia ou plano naquele momento, nenhum ponto de criação que você faça deve ser descartado.

Anote suas ideias em um papel, crie uma planilha no computador ou guarde de qualquer outra forma que preferir.

A criação é um momento único, e se uma ideia veio para você mas não se desenvolveu, é porque não era o momento dela. Continue investindo em outros projetos e, eventualmente, volte para esta ideia inicial.

Se você tiver um registro de tudo aquilo que criou, seja em um caderno ou em convites personalizados, será muito mais fácil organizar seus pensamentos e tirar do papel ideias que são boas, mas ficaram para trás.

5. Ócio é bom, excesso não

O ócio é uma parte do processo criativo. Você deve se distrair e relaxar para conseguir deixar seu inconsciente trabalhar, gerando novas ideias e suposições. Entretanto, deve-se tomar cuidado com os excessos.

Isso porque é muito fácil se perder no ócio, ficando horas sem fazer algo produtivo.

Nesse caso, você pode acabar tendo problemas de deadline e ter que finalizar o projeto às pressas, o que aumenta as chances de encontrar uma trava ou bloqueio.

Por isso, o ideal é que você sempre tenha um horário pré-definido para realizar seu trabalho e encontrar um ponto de concentração livre de distrações do dia a dia, para ser capaz de explorar sua criatividade.

6. Nenhuma ideia é absurda

Muitas vezes, durante o processo criativo, temos ideias que à primeira vista parecem bobas ou sem sentido.

Logo, se você pensou em uma inovação para o serviço de motoboy, mesmo que ele não tenha nenhuma relação com seu trabalho, é importante registrar esse tipo de ideia.

Entretanto, é importante ter em mente que qualquer ideia que você tenha pode ser aproveitada em algum momento, e aquilo que pareceu bobo à primeira vista tem potencial para ser muito benéfico em outra ocasião.

O principal elemento do processo criativo é que você deve se divertir nele, e por isso, explorar o absurdo acaba sendo uma parte essencial de todo o conceito de criação de algo novo.

O processo criativo não é uma fórmula exata. Entretanto, ele é o melhor formato de estruturação de criação que uma pessoa pode ter, e ele ajuda a estabelecer as regras para este tipo de criação.

Quanto mais você consegue explorar sua criatividade, mais facilidade você terá para utilizar este processo no futuro.

Isso porque a prática costuma levar a um aprimoramento de todo o processo, e você deve estar pronto para este tipo de interação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Posts diversidades

7 vantagens do Coworking

Conheça as 7 vantagens do Coworking

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um…
Leia mais
Vagas confidenciais - Andrea Piacquadio

O Que São Vagas Confidenciais?

As vagas confidenciais fazem parte de um estilo de seleção em que a empresa oculta seu nome e, em alguns casos, os cargos exatos, fazendo então a busca de um profissional considerada “às cegas”, mas…
Leia mais
Processo Criativo. Confira 6 dicas para criação 1

Posts organização

7 vantagens do Coworking

Conheça as 7 vantagens do Coworking

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um…
Leia mais
Como o SAC 4.0 Pode Melhorar Uma Empresa

Saiba Como o SAC 4.0 Pode Melhorar Uma Empresa

O SAC 4.0 é uma mudança no paradigma de muitas empresas baseada nas tendências atuais do mercado. O perfil do cliente moderno é completamente diferente, exigindo uma série de atualizações importantes para melhorar a comunicação…
Leia mais

Últimos posts