Publicidade Online x Offline: qual vale mais a pena?

Publicidade Online x Offline anuncios-de-midia-social-campanha-promocional-de-brindes-publicidade-interativa-analise-de-engajamento-de-clientes-conceito-de-servicos-de-marketing-

A publicidade é importante e deve fazer parte dos investimentos de qualquer empresa. E hoje em dia, existem dois caminhos para trabalhar com ela, sendo dentro e fora da internet.

Muito se ouve falar sobre marketing digital e os recursos digitais para divulgar uma marca, seus produtos e serviços.

Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e é necessário se comunicar com elas digitalmente.

Só que o mundo offline também existe e ele está presente em nossas vidas de muitas maneiras. Em vista disso, muitas estratégias de publicidade offline continuam válidas e têm suas vantagens.

Também não podemos deixar de destacar o fato de que qualquer organização precisa saber trabalhar essas duas hipóteses de comunicação, equilibrando-as entre si.

A não ser que você seja uma plataforma e-commerce, é preciso sair um pouco do virtual para abraçar a realidade do seu público-alvo.

Para alcançar o ponto de equilíbrio entre a publicidade online e offline, é necessário entender o conceito de cada uma delas e suas vantagens individuais também.

Portanto, é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, então, se você tem alguma dúvida, acompanhe nosso texto até o fim.

Fazer publicidade pela internet é uma estratégia com foco em influenciar uma decisão de compra, por meio de anúncios veiculados na internet. Ela ajuda tanto a construir a marca quanto a divulgar seus produtos e serviços.

Fazer anúncios pela internet se caracteriza, hoje, como a modalidade mais barata, se comparada a outras opções, como rádio e TV.

Uma empresa de manutencao de bateria de empilhadeiras recondicionada também pode melhorar o seu retorno sobre investimentos, visto que esse tipo de publicidade tem como foco um público bem delimitado, com custo reduzido.

Mesmo que você encontre diversos formatos de publicidade online, a maioria conta com recursos poderosos para alcançar as pessoas certas.

Dentro do marketing digital isso é conhecido como segmentação, fazendo com que cada ação seja mais assertiva, o que ajuda a aumentar as conversões.

Existem diferentes maneiras de anunciar na internet, e cada uma possui suas próprias características. 

Dentre as mais comuns estão:

  • Banner;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • Links patrocinados.

Os banners são os pioneiros da publicidade online e todo mundo já teve contato com pelo menos um. São anúncios localizados em espaços estratégicos em páginas da web.

No blog, além das modalidades que já conhecemos, existem algumas mais novas, como branded content, em que a publicidade é camuflada por um conteúdo relevante.

Quanto ao e-mail marketing, no meio publicitário online ele está relacionado ao envio de mensagens amigáveis que contam com anúncios e promoções, também camuflados.

Entretanto, são os links patrocinados que mais se destacam, visto que são aplicados por todo tipo de negócio, desde empresas de conserto de persiana de enrolar até um loja e-commerce.

São anúncios em formato de texto simples que aparecem logo após o usuário realizar uma busca. Eles podem aparecer nos buscadores, redes sociais e outras plataformas.

A publicidade online traz muitas vantagens para as organizações, o que a caracteriza como um investimento necessário. 

Uma delas é o aumento do alcance de marca, visto que existem cerca de 4,19 bilhões de usuários de internet.

Se mais da metade da população mundial está conectada, seu negócio certamente vai atingir um número grande de pessoas.

Outra vantagem é a precisão, pois a publicidade online permite que uma empresa de locação de kit de som para eventos chegue até as pessoas que realmente se interessam pelo seu serviço.  

Isso acontece devido à segmentação de anúncios, o que aumenta as chances de conversão. 

Além disso, os resultados de suas campanhas podem ser mensurados em tempo real.

Com isso, fica mais fácil ajustar as estratégias para chegar ao objetivo proposto, gerando mais oportunidades de negócio.

Outra vantagem é que por ser mais barata do que outras ações, a publicidade online está acessível para qualquer tamanho de negócio, inclusive os que estão começando agora.

Não existe valor mínimo para começar a fazer seus anúncios na internet, em quaisquer modalidades. 

Consequentemente, você tem mais controle do seu orçamento, respeitando o valor destinado.

Agora que você já sabe o que é publicidade online, vamos falar um pouco sobre a modalidade offline. 

Ela engloba estratégias de mídias que estão fora da internet, como:

  • Rádio;
  • TV;
  • Jornais;
  • Revistas.

Dentre os principais tipos de publicidade offline que existem hoje, algumas das estratégias mais comuns usadas pelas empresas estão:

  • Propaganda impressa;
  • Cartão de visita;
  • Participação em eventos;
  • Anúncios e propagandas.

A propaganda impressa é quando, por exemplo, uma academia de aula de pilates divulga seus serviços em banners, outdoors, jornais, cartazes, revistas, dentre outros.

Se a mídia impressa é bem executada, consegue impactar as pessoas nos meios em que elas estão presentes. 

Sendo assim, analise cuidadosamente o local onde vai inserir a propaganda, para chegar ao seu público-alvo.

O cartão de visita é um dos modelos mais antigos para divulgar empresas e profissionais. Trata-se de uma ação de baixo custo, mas que mesmo assim sempre traz bons retornos.

Marcar presença em eventos onde seu público-alvo estará presente também é um bom exemplo de publicidade offline.

Por exemplo, em uma feira de animais e produtos para pet, um hotel cachorro pode montar seu stand e divulgar seus serviços. 

Dessa forma, ele consegue se aproximar do consumidor e influenciar em sua decisão de compra.

Por fim, os anúncios e propagandas veiculados no rádio e na TV são muito comuns, além de outras opções como carros de som.

Agora que você já conhece o conceito de publicidade offline e algumas de suas estratégias, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens.

Uma delas é o maior alcance, principalmente, se você optar por meios mais extensos, como a TV e o rádio. 

No Brasil, uma parte da população ainda não possui acesso à internet ou tem conexão de baixa qualidade.

Além disso, se o seu público-alvo são os idosos, como no caso de uma auto escola especializada em CNH especial, encontra na publicidade offline um meio para falar com eles, já que são pessoas pouco familiarizadas com tecnologia.

Também é uma forma de você aumentar a credibilidade do seu negócio. Os consumidores sabem que os golpistas jamais vão anunciar TV, no rádio, em um outdoor ou até mesmo por panfletos.

Ao contrário da internet, onde podemos encontrar anúncios e pessoas e falsas empresas com intenções duvidosas. 

Se a sua marca está na mídia offline, automaticamente a credibilidade dela frente ao público melhora.

A publicidade offline também tem como vantagem a oportunidade de manter um relacionamento mais próximo com os consumidores, já que seu negócio pode participar de eventos e compartilhar um espaço com seu público.

Até mesmo as suas estratégias online podem ser beneficiadas. Por exemplo, um fabricante de uniforme obra, pode colocar o endereço do seu site em um panfleto, e assim aumentar o tráfego em seu site institucional.

Os negócios locais se beneficiam muito da publicidade offline porque encontram nela o canal para se comunicar com os consumidores locais.

Por exemplo, uma pequena loja de massas e congelados coloca em circulação um carro de som em todo o bairro onde atua, chamando a atenção dos moradores. Ele pode, inclusive, estender a circulação do veículo em bairros vizinhos.

Com relação às estratégias de mídia impressa, existem até estudos de neurociência que comprovam os benefícios desse tipo de estratégia.

Um estudo conduzido por uma empresa de neuromarketing do Canadá, mostrou que estratégias como mala direta são mais fáceis de serem processadas mentalmente pelas pessoas, o que melhora o recall da marca.  

Isso acontece porque o esforço cognitivo feito pelo receptor é 21% menor do que o necessário para processar uma campanha de mídia digital. 

Portanto, ele entende e memoriza muito melhor uma campanha de publicidade offline.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Uma empresa de embalagem de madeira para exportação utiliza tanto as estratégias online quanto offline, visto que dessa forma consegue impactar o seu público de forma abrangente.

Além disso, é uma forma de aproveitar os benefícios dessas duas esferas, que como vimos aqui, são muitas. 

Apesar de estarmos vivendo na era digital, as pessoas ainda consomem conteúdos e materiais fora da web.

Sendo assim, as duas oferecem possibilidades que podem ser aproveitadas pelo seu negócio. O segredo é saber aplicar cada uma do jeito certo e dentro de um bom planejamento.

Com o conhecimento em sobre o que é publicidade online e offline, pode escolher com qual delas trabalhar, se uma ou ambas, e aproveitar os ótimos resultados que estão por vir. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!