Como o e-mail marketing pode contribuir para a atração de leads?

email marketing

E-mail marketing é uma publicidade realizada por meio do envio de mensagens por correio eletrônico cuja otimização pode ser feita com base em relatórios e análises gráficas. Confira as dicas desse artigo!

Esse canal de comunicação com o cliente, seja de uma empresa fornecedora de bateria 60 ap ou de outros produtos, oferece diversas formas de estratégia de marketing digital, permitindo o envio de ofertas, newsletters, ativações e avisos referentes ao produto pesquisado no site.

O e-mail marketing, tem como objetivo, criar e manter um relacionamento mais estreito com os consumidores, gerando, dessa forma, aumento nas vendas e melhorando a retenção dos clientes.

Com ele a empresa consegue atrair a atenção do lead, que está a procurar um conteúdo relevante sobre limpeza profissional de vidros, que corresponda com sua busca e necessidade. 

Mais adiante, esse lead tende a se tornar um cliente em potencial.

Com essa prática de comunicação a empresa se conecta com o público que, no mínimo, possui um endereço de e-mail para recebimento de comunicações.


Leia também:


Como a prática do e-mail marketing ajuda na atração de leads?

Poucos ou nenhum outro canal de comunicação, como o e-mail, conseguem um bom retorno sobre os investimentos dessa modalidade.

Isso porque a grande maioria das pessoas passam muito tempo checando as mensagens, até de forma compulsiva.

Uma empresa de persiana rolo para cozinha pode atrair leads, através das seguintes ações:

  • Criação de conteúdos relevantes;
  • Preenchimento de formulários de cadastro no site;
  • Atuação nas redes sociais;
  • Cursos;
  • Newsletter.

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz que oferece grandes oportunidades para o negócio, sendo capaz de manter os leads engajados, por meio do que se chama de fluxo de nutrição.

O envio dos conteúdos por e-mail também consideram as interações que ocorrem com os clientes, durante a pesquisa e entrada no site, encaminhando-os em direção à loja virtual.

Adotando o e-mail marketing como sendo uma estratégia, a empresa consegue ter acesso aos índices de abertura das páginas do serviço de microagulhamento masculino, como saber, também, os cliques nas mensagens recebidas desse serviço. 

Vantagens do e-mail marketing na captação de leads 

O e-mail marketing é o terceiro canal de comunicação mais utilizado pelas empresas e, oferece diversas vantagens, tais como:

  • É uma ferramenta de grande alcance;
  • Pode prever o recebimento da mensagem pelo lead;
  • Tem um formato flexível com o que a empresa desejar;
  • Baixo investimento para utilização;
  • Alto volume de conversão;
  • Comunicação amigável e a longo prazo com o lead.

Uma grande parte das pessoas utilizam e-mail atualmente e o alcance para que a mensagem chegue até usuários de vidro temperado incolor é muito grande, podendo transformar o interessado em um lead em potencial.

A comunicação humanizada com o lead por meio do e-mail pode se estender a longo prazo e essa estratégia não requer um grande investimento e gera um grande volume de conversão.

Por ter um formato flexível, a empresa pode enviar mensagens por e-mail contendo links, imagens, com o layout que preferir, para quem busca por muro de vidro com alumínio.

As mensagens, então, podem ser acessadas pelos leads interessados nos conteúdos pertinentes desse produto específico, sem se interessarem em procurar outro concorrente, porque as informações correspondem com o que realmente querem.

Tipos de e-mail marketing utilizados

Os tipos de e-mail marketing são diversos e cada um deles tem objetivos diferentes para atrair leads. Vamos citar três tipos:

 

Newsletter

Ao ser assinada, o usuário de porta de aço perfurada recebe constantemente artigos, dicas e novidades da empresa e dos produtos oferecidos. 

Dessa forma o cliente sempre está atualizado com os conteúdos e fica mais próximo da marca.

Atualização do blog

Por meio do cadastramento do leitor no blog da empresa, quando entrar para pesquisas, ele nunca perde os conteúdos novos e é nesse momento que a equipe de marketing pode planejar e-mails personalizados para cada um dos cadastrados.

Nutrição de leads

Os e-mails sempre são usados para amadurecer o conhecimento do lead sobre o assunto kit masculino personalizado, que é de seu interesse.

Se alguém está interessado nesse produto, por exemplo, e preenche o formulário, acaba deixando o e-mail para receber informações a respeito e a empresa mais tarde envia informações pertinentes.

Como realizar um e-mail marketing na empresa?

Em primeiro lugar é necessário conhecer o público-alvo, para que os e-mails possam ser disparados de acordo com o interesse de cada persona.

A seguir, é primordial que a empresa tenha foco em um objetivo específico, como vender mais ou anunciar promoções e, até mesmo, nutrir os leads com conteúdo importante.

Tudo deve ser pensado e estruturado antes da produção do texto.

Não é indicado que os e-mails sejam enviados em um único dia, mas passar muito tempo sem dar notícias ao lead faz com que ele possa perder o interesse.

Portanto, é importante definir uma frequência no envio.

Observe os melhores dias para esse processo, por meio de testes que podem determinar quais são esses períodos.

Dentro dessa etapa de envio é sempre adequado que os textos sejam curtos e com imagens, para que a leitura feita pelo lead não seja cansativa e ele desista.

Esse texto deve ser como uma conversa real entre empresa e lead, com linguagem adequada para o bom entendimento das informações.

Quando o e-mail marketing é usado de forma adequada, ele se torna uma ferramenta eficiente para que o relacionamento com as pessoas seja mantido.

Seja com os clientes existentes ou com os potenciais interessados.

Esse contato traz retorno financeiro para a empresa, economizando tempo, pois as mensagens são enviadas rapidamente para o público.

O e-mail marketing permite segmentação no envio das mensagens e cada perfil de públicos diferentes deve receber o que realmente precisa e tem interesse.

Nesse caso, a taxa de engajamento se torna melhor do que e-mails de assuntos genéricos.

Esse meio de contato que está sempre nutrindo a audiência é a chave para gerar lucro nos meios digitais, atualmente.

Com isso é mais fácil começar a medir resultados das campanhas realizadas.

Os textos curtos mostram que o conteúdo enviado é a coisa mais importante e os softwares podem rastrear as taxas de abertura, cliques e conversões em tempo real.

O e-mail marketing é um dos únicos canais onde o público pede para receber informações de uma empresa, produto ou serviço.

Por estarem interessados nas mensagens enviadas, a empresa passa a falar apenas com aqueles que se cadastraram para recebê-las e que realmente já possuem interesse na marca.

As mensagens de e-mail marketing podem ser enviadas para clientes e leads inativos, que acabaram abandonando o carrinho no processo de compras.

É sempre uma boa opção ativá-los novamente, fazendo uma oferta interessante baseada naquilo que pesquisaram.

O e-mail marketing também tem papel importante para o e-commerce, para engajar e manter o relacionamento com o cliente, aumentar a taxa de conversão, divulgar notícias e novidades.

Em toda campanha de e-mail marketing vários elementos importantes não podem ser esquecidos, como o remetente, que deve ser pessoal, pois essa é a forma de contato com o consumidor.

Sempre que a mensagem for enviada nunca use “no reply”, ou seja, indicando que não existe alguém para responder do outro lado.

Isso não é prático e desestimula a leitura.

As pessoas precisam de retorno em seus questionamentos e dúvidas.

O assunto destacado no e-mail marketing deve gerar interesse, mostrar relevância e causar emoções positivas para que leve o leitor a se sentir impulsionado para abrir a mensagem.

Deve-se evitar palavras muito comerciais como grátis, promoção, de graça, compre, dentre outras. Elas são muito usadas em e-mails e geram frustração alta, fazendo com que o leitor nem perca tempo em abri-los.

Assim como, também, o assunto deve ser o mais curto possível.

Não só porque em muitos celulares a visão é cortada, caso seja longo, mas, porque ele acaba não se destacando na grande quantidade de mensagens recebidas na caixa de entrada.

Considerações finais

Como você conferiu acima, o e-mail marketing é a forma mais poderosa para a construção e o desenvolvimento de um público engajado e interessado em um negócio ou marca.

Ele permite um contato direto e a longo prazo com leads e clientes, sem ser necessário abordagem por telefone ou rede social.

Ele abre portas positivas para que o trabalho de prospecção produza resultados positivos, gerando o aumento de vendas e consequentemente aumentando a receita de uma empresa.

Os envios de mensagens não só atraem novos contatos, mas potencializam as vendas de produtos e serviços e podem, também, servir para convidar pessoas para se inscreverem em um evento.

Mais tarde isso contribui para a fidelização de um cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comente este artigo e deixe-nos conhecer a sua opinião e experiências.

Compartilhe nas suas redes sociais!




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: