E-mail marketing: Confira 10 benefícios para o seu negócio?
  • Save

E-mail marketing: Confira 10 benefícios para o seu negócio?


O e-mail marketing é uma das mais mencionadas estratégias de publicidade na web, empregada em larga escala por empresas de vários setores. 

Atualmente, quase qualquer cadastro em plataformas virtuais exige a disponibilização de um endereço de email. Para além do login, esse dado de contato é inserido em listas de envio de mensagens periódicas com links de artigos e produtos em catálogo. 

Esse artigo vai apresentar o que pode ser ganho com a técnica e como trabalhá-la da melhor maneira. 

Leia também:

Qualificação do público-alvo

Com a adesão em massa das empresas à internet, os gestores comerciais enfrentaram um mercado inédito em termos de extensão geográfica e quantitativa. A fusão gerada pela comunicação sem fronteiras da web multiplicou o número de agentes econômicos. 

Em meio às multidões, cabe ao marketing identificar corretamente qual é a face de seu público-alvo, ou seja, as características que fazem seu perfil. O email marketing proporciona uma comunicação próxima e uma filtragem orgânica de público-alvo e consumidor geral.

Maior conversão de vendas

Sua proposta de adequação aos interesses do cliente torna o email marketing uma excelente forma de aumentar o número de vendas efetivas por cada campanha. 

Alguns indicadores de desempenho ajudam a mensurar essa relação, como o ROI

A capacidade de gerar mais receita com a mesma quantidade de recursos utilizados é um ganho de produtividade precioso para as organizações que competem no mercado virtual, repleto de empresas com maior infraestrutura e posições de autoridade. 

Uma empresa de arquitetura, na oferta de uma sala planejada apartamento, por exemplo, pode aumentar sua carteira de clientes com o email marketing, segmentando sua audiência com base no nível de afinidade com a proposta da marca, redirecionando esforços. 

Expansão da base de dados

Toda empresa que deseja sobreviver ao mercado contemporâneo deve inserir o conceito de dados em suas atividades ordinárias. 

A capacidade de coletar, armazenar, proteger e tratar grandes grupos de informação é essencial para montar estratégias e ciclos de trabalho. 

De acordo com as teorias da administração, a organização do espaço corporativo é ditada por três níveis de hierarquia: o nível estratégico, também chamado de planejamento estratégico, o nível tático e o operacional. 

No nível estratégico, onde se concentram gestores maiores, como diretores e analistas, as operações de uma indústria de placas de sinalização de segurança do trabalho construção civil são traçadas em um período de anos. 

Neste plano de ações, estas questões são respondidas: 

  • Qual é a identidade da marca
  • Qual é a missão da empresa
  • Quais os valores que devem permear o ambiente de trabalho?
  • Como devem ser organizados os ciclos de produção? 
  • Qual será a estrutura de cargos? 
  • Como serão formadas as equipes? 
  • Quais os equipamentos e habilidades necessárias? 
  • Quais soft skills devem ser buscadas no recrutamento? 

Essas perguntas definem o diferencial de uma empresa diante de suas concorrentes, e ajudam a identificar os interesses e necessidades não supridas do consumidor e oferecer pistas para que as questões sejam respondidas da maneira mais eficaz possível. 

O e-mail marketing, por exigir uma estrutura que guarda informações disponibilizadas pelo usuário, expande a base de dados da empresa sobre o consumidor, o que permite amostras de pesquisa maiores e resultados mais livres de vieses cognitivos, por isso, mais precisos. 

Identificação ágil de oportunidades e demandas

As oportunidades de mercado consistem em demandas do público-alvo que ainda não foram supridas pelos demais fornecedores do produto. Um dos pontos que causa insatisfação no consumidor é o atendimento. 

E-mail marketing é, sobretudo, uma medida de atendimento ao cliente, uma vez que oferece serviços que auxiliam na navegação de catálogo, na atualização de estoque e de informações sobre a mercadoria que o consumidor deseja adquirir. 

A identificação dessas oportunidades, decisivas para a consolidação de marcas recém-chegadas, é facilitada pelos dados colhidos no email marketing, permitindo medidas mais ágeis para aprimorar a produção de pelicula de carro, por exemplo. 

Personalização do atendimento

O atendimento ao público sofre ainda com o problema da padronização, isto é, da aplicação de uma abordagem pré-programada para todas as interações de venda. Esse tipo de postura prejudica o aproveitamento das oportunidades comerciais. 

Personalizar o atendimento é de extrema importância no mundo globalizado, marcado por veículos de comunicação que adaptam sua interface às preferências do usuário. No mercado de produtos não-duráveis, a questão é ainda mais importante. 

O e-mail marketing permite que cada oportunidade de venda seja trabalhada de forma exclusiva, sem com isso perder a escalabilidade do atendimento. 

Uma empresa de marketing, com isso, aumenta seus índices de satisfação.

Informação atualizada

Entre as principais razões para o cadastro nas plataformas de e-mail marketing está a busca por atualizações no catálogo de produtos, como a data de reabastecimento de determinado estoque. Além disso, recomendações personalizadas também são comuns neste serviço. 

Portanto, um dos usos mais importantes do e-mail marketing, para o consumidor, é a atualização das informações disponibilizadas no site ou blog institucional de uma marca. Para a empresa, esse boletim de dados aumenta as chances de venda. 

Versatilidade inter-departamental

O e-mail marketing é uma fonte de dados para alimentação de bancos que podem ser usados por todos os departamentos da empresa, especialmente em nível estratégico e tático. Um exemplo de área anexa ao setor de vendas é a logística. 

O departamento de logística pode utilizar empresas diversas para calibrar o transporte de produtos, o armazenamento e o envio de pacotes para os clientes. 

Um exemplo é a alocação de postos de coleta para baterias.

Pelos bancos de dados de e-mail marketing, é possível rastrear a localização do público mais interessado na sua marca, bem como dos consumidores que de fato convergem em vendas, esta inferência modifica a organização da cadeia logística. 

Criação de valor pelo atendimento

O atendimento ao cliente é um dos segmentos com as maiores taxas de reclamação por parte do consumidor, sendo muitas delas voltadas para a lentidão dos serviços ou pela falta de informações sobre o produto adquirido. 

Ao realizar uma pesquisa de mercado, uma empresa de eventos busca por focos de insatisfação que não foram solucionados ou mesmo foram criados pelas empresas concorrentes, um desses focos é o atendimento. 

O email marketing permite trabalhar esse aspecto com maior atenção, uma ferramenta que otimiza o trabalho de equipes e fomenta valor pela resposta às demandas encontradas, aumentando a geração de receita e a reputação da marca. 

Custos reduzidos

A infraestrutura necessária para e-mail marketing é simples e pode ser implementada com poucos softwares e ferramentas. Sua manipulação pode ser remota, o que facilita a criação de regimes de contratação alternativos. 

Por ser um recurso 100% digital, onde sua base está em plataformas de terceiros, o e-mail marketing pode ser implementado por microempresas, uma vez que não compromete o orçamento, esse aspecto cria escalabilidade. 

Como criar uma campanha de email marketing?

O e-mail marketing é a etapa seguinte do conhecido funil de vendas, uma estratégia de marketing digital que consiste na atração do cliente pelo envio de conteúdo relevante para o consumidor, de forma a persuadi-lo para comprar o produto. 

A estratégia é o que está por trás de caixas de cadastro de email em newsletters ou perfis em plataformas fechadas. 

A partir do momento em que o usuário oferece seus dados de contato, ele é incluído na base de dados da empresa. 

Um empreendimento especializado, com auxílio do e-mail marketing, pode monitorar o nível de interesse da audiência em seu produto. Com uma caixa de resposta simples, é possível segmentar leads por interesse. 

Portanto, ao instalar uma estrutura de e-mail marketing efetiva, certifique-se de informar ao usuário o que será feito com seu endereço de email e quais os tipos de dados que o consumidor deseja receber por mensagem. 

Esses detalhes contribuem para manter o interesse do consumidor por um longo tempo, melhorando o aproveitamento das mensagens e reduzindo o índice de cancelamento. 

Em planilhas, defina o cronograma de frequência e conteúdo de cada mensagem, por grupo. 

O que não fazer?

O e-mail marketing é uma ferramenta efetiva de aproximação do cliente, mas não deve ser usada de maneira irresponsável. 

Abaixo estão algumas ações que devem ser evitadas a todo custo com essa estratégia. 

Spamming

O spam é uma mensagem repetitiva, irritante, que se multiplica na caixa de mensagens do usuário e é enviada de maneira automática. 

Como os sistemas de email marketing usam automação, há um risco de que sua mensagem seja considerada spam. 

Para evitar que isso aconteça, personalize suas mensagens e controle a quantidade de emails que serão enviados por semana. 

O funil de vendas também pode ser usado de base para segmentar cadastrados por interesse em determinado produto ou serviço. 

Captura ou exposição de dados sem autorização

Utilizar dados de contato do cliente sem autorização não só é desagradável, como pode gerar consequências judiciais. 

Considere que o efeito de importunar o consumidor é torná-lo avesso a sua marca, criando uma reputação negativa. 

Considerações finais

Resumindo, o e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas de publicidade via internet, mantendo-se em evidência após o desenvolvimento de muitas outras plataformas na web. 

A resiliência do recurso é um sinal de sua efetividade, uma vez que o email é usado até hoje como ferramenta profissional para envio de mensagens longas e detalhadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E-mail marketing: Confira 10 benefícios para o seu negócio? via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link