Consegue Enumerar 5 Vantagens de Ter um Chatbot?

chatbot

Ter um chatbot como parte da sua estratégia de marketing digital tornou-se algo praticamente obrigatório para as empresas que desejam se destacar.

Quantas vezes você já não mandou uma mensagem pelas redes sociais, ou pelo canal de atendimento online de um site, e foi recebido por uma resposta automática, ou até mesmo um robô que simula a interação humana?

Com certeza, muitas vezes. Isso acontece porque o chatbot é capaz de melhorar o atendimento e suporte ao cliente, além de trazer muitas outras vantagens para os negócios.

No artigo de hoje, conheça quais as vantagens de ter um chatbot e saiba como aplicar essa tecnologia no site de sua empresa.

Acompanhe a leitura!

O chatbot nada mais é que um software capaz de manter uma conversa com usuário humano, em uma linguagem mais natural possível, que pode ser aplicado em apps de mensagens, sites, entre outras plataformas digitais.

Inclusive, hoje em dia é possível se deparar com chatbots em diversos tipos de aplicativos. Entre eles, destacam-se:

  • Facebook Messenger;
  • WhatsApp Business;
  • Telegram;
  • Sistemas de call centers;
  • Entre outros.

Atualmente, dá até para contratar um motoboy expresso através de recursos automáticos de aplicativos, que utilizam chatbots.

Além de oferecer um atendimento imediato, esses softwares garantem a qualidade do diálogo, reduzindo a necessidade de manutenção das equipes, para que os colaboradores possam se concentrar em tarefas mais importantes.

Em resumo, o objetivo dos chatbots é permitir que o atendimento ao cliente seja mais escalável e contribua positivamente com a experiência do cliente.

Os chatbots funcionam com uma tecnologia de ponta, que é resultado do desenvolvimento da NLP (processamento de linguagem natural), que utiliza a automação de conversas para manter a interação com os consumidores.

Por serem automáticos, eles podem responder os usuários durante 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, os chatbots não têm limitação física, o que torna a sua aplicação muito atrativa para empresas online, ou organizações sem recursos financeiros suficientes.

Muitas pessoas pensam que os bots só funcionam com inteligência artificial (IA), mas isso não é verdade. A tecnologia também pode operar através do estabelecimento de diretrizes, em um tipo de programação mais básica.

Assim, uma empresa de locação de espaço comercial pode programar o chatbot para responder os usuários que entram em contato fora do horário comercial, com uma resposta padronizada para todos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, cerca de 85% das interações com os clientes já são feitas sem contato humano. Isto é, grande parte dos atendimentos é intermediado por chatbots.

Em conjunto a isso, vale destacar que 80% dos clientes acreditam que a experiência de atendimento é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços, segundo a Salesforce.

Quer dizer que se uma pessoa está procurando um brinquedo estimulação sensorial, por exemplo, o atendimento fornecido também conta muito na decisão de compra.

Sendo assim, aplicar chatbots é uma maneira eficiente de melhorar a experiência de atendimento, além de oferecer soluções rápidas para as necessidades e problemas dos consumidores.

A seguir, conheça outras vantagens dos chatbots.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Melhor otimização dos processos

Os chatbots promovem a melhor otimização dos processos, dessa forma, a sua equipe de colaboradores pode parar de realizar tarefas repetitivas e se concentrar em coisas que realmente importam.

Por exemplo, fazer a gestão patrimonial dos negócios, bem como contribuir com a melhoria dos processos estratégicos, entre outros.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

2 – Clientes fiéis e satisfeitos

A aplicação dos chatbots torna a experiência de atendimento ao cliente muito mais positiva, já que o diálogo e a resolução de problemas são muito mais rápidos. 

Com isso, ele tem uma satisfação maior com a marca e se torna um consumidor fiel.

3 – Maior escalabilidade de atendimento

Os atendentes humanos são capazes de atender um único cliente por vez, enquanto os chatbots podem conversar com centenas de pessoas.

Ou seja, o software oferece uma melhor escalabilidade de atendimento. Como consequência, o desempenho da sua empresa é muito maior, permitindo que várias pessoas possam interagir com a sua marca.

Quanto maior é a escalabilidade de atendimento, maiores são as chances de fechar uma venda e, até mesmo, garantir a fidelidade do cliente.

4 – Redução de custos

Além da escalabilidade, o chabot também ajuda a reduzir custos para o seu negócio.

Com essa tecnologia, não é necessário manter uma equipe de atendimento fixa. Assim, um chaveiro de carros 24 horas, por exemplo, não precisa despender maiores custos a fim de manter a excelência na interação com o consumidor.

5 – Melhor experiência para o cliente

Cerca de 70% das pessoas preferem se relacionar por meio de mensagens de texto do que por chamadas telefônicas. Sendo assim, o uso de chatbots é uma forma de acompanhar esse novo comportamento do consumidor atual.

Dessa forma, o cliente tem uma melhor experiência de atendimento, que contribui positivamente com as vendas.

Além disso, há uma significativa redução no tempo de espera e solução eficiente para os casos de suporte. Esses aspectos também tornam os consumidores mais fiéis e satisfeitos.

Engana-se quem pensa que os chatbots podem ser usados somente para o atendimento ao cliente. Ao contrário, eles têm muitas utilidades e podem ser aplicados em todos os tipos de negócios, sendo possível olhar um catálogo de empresas para escolher a melhor solução.

Abaixo, conheça os principais tipos de chatbots disponíveis no mercado.

Marketing

O chatbot para marketing tem como principal intenção aumentar o engajamento do público que se relaciona com a sua empresa, bem como aumentar a conversão dos usuários em leads (potenciais clientes).

Para termos uma ideia, a taxa de abertura de mensagens enviadas pelo WhatsApp Business é de 98%. Ou seja, há grandes chances que o seu lead conheça o seu produto com uma estratégia de marketing por chatbot.

Desse modo, você pode enviar uma mensagem automática convidando o seu cliente para renovar avcb, por exemplo.

Além do mais, o chatbot é um ótimo recurso para coletar dados a respeito do público e, dessa maneira, orientar melhor as estratégias de marketing.

As possibilidades são tantas que até mesmo uma clínica de psiquiatria pode utilizar para estudar o interesse dos seus pacientes.

Vendas

O chatbot também pode ser usado para vendas, atuando em várias frentes, até mesmo na etapa pós-venda.

Por exemplo, você pode programar o envio de uma mensagem ao cliente perguntando o que ele achou do novo sistema de distribuição de energia elétrica recém-adquirido.

Dessa forma, é possível ter uma noção maior da satisfação do cliente.

Atendimento

Finalmente, o atendimento. Esse é o chatbot mais usado pelas empresas, já que ele oferece suporte integral ao cliente.

Também é possível usar o chatbot para atendimento como forma de orientar os atendentes humanos nas melhores práticas de abordagem. 

Afinal de contas, o atendimento por chatbots não irá substituir o atendimento humano, mas pode otimizá-lo, para orientar as pessoas que realmente precisam de uma assistência mais aprofundada e com vendedores.

Recomendações e sugestões

Os chatbots também podem recomendar produtos, serviços, opções de entretenimento, empresas, entre outras coisas. 

Normalmente, esse tipo de ação é realizada com base em dados prévios sobre o usuário, direcionando os melhores anúncios, conforme o comportamento de compra.

Através das recomendações e sugestões, os bots abrem um espaço para o diálogo, algo que melhora o engajamento com o público.

Pesquisas

As pesquisas são fundamentais para sistematizar as iniciativas de marketing. Por esse motivo, é importante aplicá-las da melhor forma, para que a empresa perceba quais são as preferências, objeções e opiniões dos consumidores.

Ou seja, é possível desenvolver um chatbot específico para coletar dados a respeito do seu público e compor informações específicas para a sua estratégia de marketing.

Reservas e pedidos

Já dá para fazer pedidos e reservas com o auxílio de chatbots. Desse modo, não é preciso ligar para um estabelecimento, basta usar um aplicativo e, de maneira simples, obter o seu produto ou serviço.

Inclusive, grande parte dos chatbots é integrada com um sistema de agendamento de reservas. Com isso, não há riscos de fazer agendamentos duplicados, comprometendo a experiência do cliente com o seu estabelecimento.

Conclusão

Os chatbots são softwares altamente inteligentes, que funcionam com base em diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial para manter uma interação com o usuário.

Hoje em dia, eles são usados em muitas finalidades, incluindo atendimento, marketing e vendas, bem como, reservas e pedidos de produtos ou serviços.

O artigo de hoje trouxe algumas das principais vantagens de aplicar um chatbot no seu negócio, permitindo a otimização dos processos, maior qualidade de atendimento, facilidade na resolução de problemas, entre outros benefícios.

Por esse motivo, é cada vez mais comum a aplicação dos chatbots – para quem ainda não aplicou o recurso, vale a pena conhecer mais sobre essa tecnologia.

E por falar em inovações que beneficiam o seu negócio, o que você tem feito em relação a propaganda na internet?

Conheça o plano de marketing ideal para divulgar melhor a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!