Inteligência artificial no marketing: saiba como pode ser aplicado

inteligência artificial

Muito se discute sobre inteligência artificial hoje em dia, mas até pouco tempo atrás, a IA, como também é conhecida, era apenas uma ficção, algo que só estava presente em livros e filmes de ficção.

As pessoas não acreditavam que as máquinas pudessem ter um nível de inteligência humano, pois o cérebro era considerado analítico, emocional, criativo e completamente diferente da tecnologia.

Com o tempo, as máquinas substituíram o trabalho manual, aumentando a eficiência e diminuindo os custos para as empresas.

Isso levou as máquinas a assumir um potencial crescente e já estão sendo empregadas em empreendimentos intelectuais. No entanto, isso não significa que eles possuam inteligência, pois a inteligência artificial ainda é distinta da inteligência humana.

Com isso, essa tecnologia já faz parte do cotidiano e a busca pelo entendimento de seus mecanismos e possíveis usos é cada vez maior, tornando-se um dos temas mais procurados quando o assunto é tecnologia.

Este artigo discutirá a importância da inteligência artificial, quais benefícios ela oferece para empresas e indivíduos e como ela pode ser utilizada nos negócios.

Como as IAs podem ajudar no marketing?

Com o tempo, a automação passou a fazer parte da sociedade como um todo, assim como do mercado, fazendo com que procedimentos como o de calibração de manômetros periodicidade se tornassem mais ágeis.

Essa percepção de aceleração facilitou a introdução da inteligência artificial em outras áreas além da produção, como no caso do marketing digital e, ao longo do tempo, auxiliou os empreendimentos de forma mais sustentável.

Isso é crucial para a eficácia da tecnologia ou, de fato, para sua utilização superior, que implica o seu conhecimento mais efetivo.

É essencial entender os formatos e sua importância para o marketing digital, aprimorando as formas de aplicação e oferecendo os resultados desejados, conquistando mais consumidores e tendo uma segmentação mais estável dentro dos limites do mercado. 

Com isso, a importância e os benefícios da utilização dessa tecnologia no marketing digital ficam evidentes em ações como:

  • Auxiliar a tomada de decisões;
  • Facilidade nas operações;
  • Segmentação de público mais precisa;
  • Velocidade no atendimento;
  • Menor custo operacional;

Além disso, a aplicação da inteligência artificial no mercado pode assumir diversas formas, e em um departamento de marketing que possui conexões com o digital, há ainda mais potencial de aplicações.

Um método é por meio da mídia programática, com a ajuda do Machine Learning, a empresa pode criar anúncios ou outro conteúdo que é enviado aos consumidores imediatamente após a determinação de determinados fatores.

Por exemplo, a localização do aparelho ou o histórico de compras associado a um treinamento para habilitados particular, é importante garantir que os canais corretos e os momentos favoráveis ​​sejam utilizados para gerar ainda mais resultados para o negócio.

A eficácia das campanhas de uma empresa no mercado depende de quão relevantes elas são para o mercado. Como resultado, quanto mais slots de mídia forem utilizados, melhores serão os resultados.

Outra maneira de utilizar a inteligência artificial no marketing é criar a mensagem mais apropriada, principalmente porque está alinhada com o direcionamento dos clientes apropriados.

Seja em uma estratégia de mídia social ou via e-mail marketing, a mensagem correta tem um efeito positivo na organização se bem executada.

Essa opção se torna ainda mais poderosa em uma empresa terceirizada serviços gerais com dados de inteligência artificial.

Se existe uma personalização para o consumidor, isso demonstra que, apesar de toda a tecnologia existente no mercado, ainda existe uma humanização por parte da marca.

Isso, por sua vez, leva a um maior destaque dentro do processo de desenvolvimento e, com isso, o cliente fica sabendo com qual empresa entrar em contato caso haja uma nova necessidade de um laudo ergonômico esocial.

Outra forma de utilizar a inteligência artificial é por meio dos chatbots, canais de atendimento já programados com as mensagens enviadas, que facilitam a automatização de processos considerados simples.

No entanto, a atualização e as formas de utilização do chatbot devem ser monitoradas pela empresa para não estragar a experiência do consumidor e, ao contrário, apresentar benefícios.

Continua depois da listagem de artigos relevantes…

6 aplicações de IA no marketing digital

A inteligência artificial é significativa para o marketing digital, porque elimina a necessidade de aprendizado repetitivo e a capacidade de descobrir novas informações a partir dos dados.

Com isso, o machine learning é uma habilidade das IAs em aprender sem necessidade de programação. Esse aprendizado vem da identificação de padrões de uma quantidade volumosa de dados.

E é a partir dessas informações que as máquinas fazem previsões com uma precisão bem alta, demonstrando isso com base em algoritmos e técnicas estatísticas.

Com isso, o machine learning pode ajudar empresas de diversos setores a agilizar processos, melhorar atendimento e até entender o comportamento dos usuários, consumidores e público-alvo.

Esse tipo de tecnologia já é usada em diversos segmentos e pode ser observada em quase toda interação com o meio online, pois é algo que vem se tornando cada vez mais comum

É diferente da automação robótica que utiliza hardware, em vez disso, ela se concentra na execução de tarefas frequentes e grandes, desde que sejam computadorizadas de maneira confiável e pode ser aplicada de diversas formas. As principais são estas:

1. Segmentação e qualificação de leads

Medir as contribuições da equipe de marketing para aumentar a receita da empresa está se tornando mais preciso e eficiente. Compreender as principais fontes de leads de marketing e vendas é um dos muitos benefícios do machine learning.

Com ela, a Inteligência Artificial auxilia a identificação de potenciais clientes e listas com extrema precisão utilizando informações relevantes online. Eles podem construir um perfil de cliente perfeito (ICP).

Cada transação em uma empresa de instalação de divisórias eucatex gera dados que são atualizados, isso melhora a probabilidade de novas vendas, pré-vendedores e vendedores podem economizar tempo.

Como resultado, eles podem se concentrar nos leads mais qualificados e direcionar os esforços de vendas para os locais e estratégias mais eficazes.

 

2. Criação de anúncios personalizados

A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para criar anúncios mais personalizados, esses anúncios são adaptados especificamente para um único indivíduo.

Os dados que são fornecidos para criar os anúncios são usados ​​pelo Machine Learning para determinar qual combinação é mais adequada para um perfil de cliente específico, com base nas informações fornecidas pelos consumidores.

Isso abrange informações dos usuários, bem como seu comportamento on-line, incluindo os sites que ele visita, os cliques que faz, entre outras informações.

Importante lembrar, empresas como o Convidar.Net (nós, é claro) também oferecem serviços de criação de anúncios, embora sejam feitos com o direcionamento e análise de um profissional de marketing. Vale a pena conferir!

3. Criação de chatbots

Chatbots amigáveis ​​e prestativos já são predominantes on-line. Eles também utilizam machine learning para ajudar os visitantes em um determinado site.

Os bots de atendimento ao cliente utilizam processamento de linguagem natural e dados do cliente para fornecer serviços. Como resultado, eles abordam consultas comuns, o que melhora a qualidade dessas respostas ao longo do tempo.

Esses chatbots podem ser utilizados em serviços de atendimento como o de uma empresa que faz escurecimento de madeira para decoração residencial.

4. Criação de conteúdo

O machine learning pode ser empregado para analisar dados, gerar novas ideias e desenvolver uma estratégia de conteúdo personalizada.

Isso porque os profissionais responsáveis pelo marketing de uma fornecedora de retífica de motor diesel podem estar mais inclinados a produzir conteúdos mais eficazes e personalizados que gerem mais valor.

Adicionalmente, facilita a descoberta do conteúdo pelos motores de busca e assim, os usuários têm as informações que precisam quando pesquisam, podendo ser direcionados ao site da empresa.

5. Mostrar recomendações

Os serviços de streaming e os vídeos no Youtube nem sempre acertam, mas a verdade é que os mecanismos de recomendação utilizados por estas plataformas são exemplos de como se implementa o Machine Learning.

Esse tipo de inteligência artificial é baseado em dados coletados de milhões de usuários e compradores que se interessam pelos mais diversos assuntos.

Dessa forma, ele pode antecipar os itens que o usuário vai gostar com base em suas compras anteriores, hábitos de visualização e associações mais comuns entre outros usuários.

6. Evitar churn

O processo de rotatividade também pode ser benéfico. Em vez de empregar métodos caros e demorados para minimizar o churn, o machine learning utiliza modelos que prevêem os efeitos das ações destinadas a evitá-lo.

Com isso, os profissionais de Customer Success de uma distribuidora de disco de polimento para furadeira, por exemplo, podem pensar quando e como intervir para diminuir a probabilidade de churn, bem como calcular o valor de um cliente ao longo do tempo (CLV).

Considerações finais

De modo geral, é possível dizer que o marketing digital tem muito a ganhar com o desenvolvimento tecnológicos das inteligências artificiais, pois possibilita uma assertividade maior nos resultados das estratégias e campanhas realizadas.

Com isso, as empresas têm muito a se beneficiar ao investir nas IAs e machine learning e reduzem, assim, as chances de erros e se mantêm competitivas no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: