Conheça a evolução do Marketing Digital

marketing digital

Quem está começando um novo empreendimento nos dias de hoje ou que está pensando em investir em marketing pode achar que o marketing sempre teve os mesmos processos que hoje, mas, em especial, o Marketing Digital realizou grandes mudanças nessa área. 

Compreender o contexto anterior do marketing pode até parecer algo desnecessário, mas entender como esse mercado se desenvolveu pode melhorar a ambientação de um profissional ou de uma empresa e também gerar novos insights relevantes no dia a dia. 

Muita gente pode até pensar que o marketing digital surgiu junto com os anúncios digitais, redes sociais e outras plataformas, mas desde os anos noventa a tecnologia já está integrada ao marketing otimizando suas atividades. 

É impossível tratar das transformações do marketing digital sem ressaltar que o marketing evoluiu ao ponto de boa parte das suas atividades se darem dentro dos ambientes virtuais conectados, onde as empresas conseguem mais qualidade e intensidade de comunicação. 

Ao mesmo tempo em que o marketing se tornou muito mais democrático e eficiente, uma empresa de zeladoria e portaria deve saber que esse investimento já não pode ser feito de improviso. É muito importante conhecer o seu mercado e criar estratégias robustas. 

Por muito tempo, ter acesso e conhecimento aos recursos do marketing digital foi um diferencial competitivo relevante, enquanto nos dias de hoje é praticamente uma norma de sobrevivência para empresas que querem manter sua sustentabilidade e faturamento. 

Não existe nenhuma grande receita de bolo ou grande recurso que pode ser utilizado para garantir sucesso no marketing digital, isso porque essa área é tão ampla que existem ferramentas para as mais diversas demandas de momento e mercado

Marketing Digital: o que é?

O marketing digital pode ser compreendido como um grande conjunto de estratégias voltadas para que uma empresa de jaqueta bordada personalizada e de qualquer outro segmento consiga promover seus produtos e serviços nos meios digitais. 

Contudo, nem sempre foram as redes sociais e a automação que guiaram o volume de vendas das empresas, e o marketing mudou demais desde a formulação do seu conceito até os dias atuais, criando muitas vertentes e possibilidades de fazê-lo.

Esse elemento permite que as empresas atuem em diferentes canais de comunicação com métodos nativos de cada plataforma e estratégias melhor definidas, para que os empreendimentos ganhem nas frentes que eles observam mais necessidade. 

Para entender o que é o marketing e como ele influencia a vida das pessoas e a tomada de decisões de compra no dia a dia, é possível olhar para a própria rotina, por mais que pareça que diversas decisões pessoais das pessoas são muito influenciáveis. 

Isso se torna cada vez mais sensível quando se olha para o marketing digital e sobre como os meios digitais como redes sociais e sites estão muito mais presentes na rotina das pessoas, oferecendo diferentes modelos de publicidade. 

Uma das questões mais sensíveis e que mais fazem do marketing digital uma ferramenta viável é a capacidade de segmentar conteúdo. 

Isso significa que suas ferramentas permitem direcionar o investimento para o público mais interessado e com maior potencial de venda. 

Para uma pequena empresa como uma loja conserto celular samsung a presença do marketing digital significa a possibilidade de mesmo com um orçamento reduzido chegar a bons resultados e a possibilidade de rastrear o investimento e o seu retorno. 

Como o Marketing Digital evolui?

O marketing digital muitas vezes é tratado como um recurso e uma área de ferramenta do futuro, mas além dele ser cada vez mais presente e essencial, é preciso dar alguns passos para trás a fim de conseguir visualizar de maneira mais precisa o que o fez chegar até aqui. 

Pode-se definir o primeiro uso do marketing como os discursos de vendedores na porta dos seus comércios ainda na antiguidade. Até hoje os feirantes e comerciantes trazem consigo essa ferramenta para chamar a atenção e a tradição desse talento. 

Por mais que pareça simples e distante dos recursos e estratégias de marketing presentes hoje, é possível traçar nesses primeiros movimentos de venda de produtos pessoalmente como uma chopeira elétrica profissional características de Inbound Marketing. 

Isso porque, com a prática a partir do próprio traquejo do vendedor, as empresas deixam de falar apenas do seu produto para buscar elementos em comum e motivações que conectem a empresa com o seu consumidor criando assim um relacionamento de confiança. 

A criação das redes sociais é só mais um acontecimento histórico que afetou o marketing ao abrir novas portas para as empresas se comunicarem com o seu consumidor em potencial. O mesmo acontece quando a imprensa surge criando os jornais. 

Sempre que uma nova tecnologia se desenvolve, empresas de arquivo de aço 5 gavetas ou qualquer outra área de ação vão investir para a partir desse novo suporte chegar de forma mais eficiente e barata ao seu consumidor. 

Hoje, as empresas que investem em marketing gozam de um controle bastante amplo de diferentes frentes e métricas que determinam o sucesso de sua campanha, quando se pode controlar a quem chega a publicidade e o seu conteúdo os resultados tendem a aparecer. 

Junto com suas potencialidades, o marketing que chega nos dias de hoje exige uma rotina muito dinâmica no dia a dia e um planejamento cuidadoso levando todos os elementos como estratégicos para chegar até os resultados. 

Quais são as estratégias de Marketing mais efetivas hoje

Depois de falar sobre como o marketing digital se desenvolveu ao longo do tempo, é interessante retratar como as empresas atuam nesse meio nos dias de hoje. Afinal, os movimentos atuais são aqueles que tendem a apresentar os melhores resultados. 

Um ponto que é bastante importante de ser entendido é que ações isoladas ou grandes investimentos repentinos não são as melhores escolhas. Por existir muita concorrência e disputa de espaço, algumas estratégias para garantir ganhos são: 

  • Uso estratégico do marketing de conteúdo
  • Presença ativa e humanizada de redes sociais; 
  • Trabalho de SEO e geração de tráfego orgânico; 
  • Investimento em mídia paga com anúncios; 
  • Maior conexão com o consumidor com Inbound Marketing. 

Não necessariamente uma empresa que realiza exame de sangue admissional e quer investir em marketing digital precisa ter esses cinco pontos atendidos. O marketing digital tem muitas ferramentas e é importante saber qual cabe dentro da demanda da empresa. 

O marketing de conteúdo é uma das grandes ferramentas do marketing digital atual, ao oferecer um conteúdo de valor a empresa ganha credibilidade no mercado e tende a vender de forma mais eficiente. 

As redes sociais se colocam como um canal de relacionamento extremamente eficiente, quando uma empresa marca presença neste recurso, ela passa a ganhar seguidores que podem se tornar compradores em potencial ao longo do tempo.

Uma empresa de restauração deck madeira que quer investir em marketing precisa dominar o tráfego, esse recurso é responsável por levar usuários até os canais de contato para iniciar uma conexão e pode ser feito de forma paga ou orgânica. 

 

Considerações finais

O marketing muitas vezes é tratado apenas como uma ferramenta que as empresas utilizam para vender mais, mas a função dessa área de estudo e de atividade vai muito além disso, e, conforme o tempo passa, essa função pode ganhar novas características. 

Sem dúvidas, é possível dividir  de maneira bastante sensível o marketing digital e o marketing tradicional, mas apenas essa separação não resume, de forma mais definitiva, cada transformação por que essa área do conhecimento passou. 

O estudioso Philip Kotler dividiu as transformações do marketing em quatro fases diferentes; em um primeiro momento, o marketing se baseou na venda de produtos a partir da sua funcionalidade e padrão de qualidade, sem nenhuma conexão com o público. 

Em um segundo momento, o marketing 2.0 fez com que empresas de cabeamento estruturado cftv e de outros ramos passassem a pensar em como atrair o seu consumidor, criando assim novas técnicas de vendas ao longo do tempo e no dia a dia de trabalho. 

É incrível pensar como o marketing foi afetado pela vida humana, e seu salto mais sensível se deu a partir do fim da segunda guerra. 

Após esse processo, as empresas passaram a ter o seu consumidor como figura principal do seu processo de venda e esse se tornou mais inteligente. 

Com essas transformações em cena, chega o momento em que a mudança é mais relevante. Com a internet chegando ao marketing, ele caminhou para o seu estado atual, em que hábitos de consumo e diferenciais são essenciais para garantir mais vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#marketingdigital #estrategiasdemarketing #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: