Quais São as Estratégias Que Prejudicam Suas  Vendas?

Estratégias Que Prejudicam Suas  Vendas

A principal preocupação e objetivo de um empreendedor, dentro do seu trabalho, costuma ser as vendas dos produtos da marca. Afinal, se algo não vai bem em qualquer aspecto do negócio, em algum momento o índice de vendas será prejudicado.

É comum o gestor, mesmo em momentos de baixa entrega, não entender muito bem quais fatores estão afetando o movimento. Pode acontecer do clima do momento não ajudar na entrada e na saída dos produtos, mas existem ações de rotina que também podem ser responsáveis pelo impacto.

Além disso, algumas questões relativas ao marketing ou pertinentes à distribuição de tarefas do cotidiano podem afetar a manutenção de aparelho de pressão de uma empresa especializada no ramo, por exemplo.

O conteúdo abaixo foi preparado pensando justamente nisso: mostrar quais as estratégias que mais prejudicam as suas vendas, de modo que ao identificá-las você possa melhorar seus resultados. 

Fique conosco e entenda o que pode ser feito para transformar o seu negócio.

Como Aumentar as Vendas Através do Inbound Marketing

Quais as Estratégias Que Prejudicam Suas  Vendas?

  1. Não entender a persona

A persona e o seu cliente ideal. Toda marca deve pensar em um perfil de público para focar ao realizar as campanhas e vendas. 

Para isso, deve ser uma pessoa com nome, idade, hobbies, escolaridade e muitas outras funções. Quanto mais dados, melhor.

Se o seu negócio não possui uma persona bem definida, e revisada de tempos em tempos, as ações podem sofrer com falta de estratégia direcionada. 

Seja para uma empresa de solda tig inox ou uma lanchonete caseira, existe um público específico em busca do seu serviço e conhecê-lo profundamente pode fazer a diferença para todo o rumo do seu negócio.

Quanto mais detalhes na composição da persona, melhor. Quanto mais ideias sobre as preocupações, anseios, medos e curiosidades do universo buscado pela persona, mais interessante a sua marca tende a ficar.

Também é interessante ouvir o que a sua persona pensa. O que ela está pedindo? O que ele busca no seu produto? Em um mundo cada vez mais acelerado, o cliente tende até mesmo a entender mais sobre o seu produto do que a sua empresa em si.

Portanto, não menospreze o conhecimento dele. Ouça, dialogue e aplique no seu negócio.

  1. Focar apenas em vendas

O mercado está concorrido. Empresas nascem diariamente e muitas vezes oferecendo o mesmo produto da sua. Então, como disputar e aumentar as vendas? 

Saiba que se você focar apenas nesse objetivo, talvez o seu resultado seja exatamente o oposto. Por isso, é hora de desviar um pouco do assunto.

O marketing é essencial nos dias de hoje. Divulgar informações relevantes e conteúdos úteis para a sua persona tende a aproximar ainda mais ela do produto que você busca vender. Mais ainda, criar identificação com sua marca.

Esse é um dos princípios fundamentais do Marketing de Conteúdo, um método focado em entregar conteúdo relevante e de qualidade em canais digitais frequentados pelo seu público. Alguns exemplos são:

  • Artigos em blogs;
  • Conteúdo em redes sociais;
  • E-mail marketing para o e-mail do cliente;
  • Vídeos e podcasts em plataformas.

Você não precisa fazer todo tipo de ação, mas sim focar naquela mais pedida pelo seu público. Por exemplo, se você é dono de um fechamento de sacada com vidro, vale a pena investir em conteúdos sobre indústria química.

O contexto tende a variar de nicho para nicho, mas o importante é oferecer conteúdos especiais e diferentes para o seu público, para que ele entenda a sua empresa como referência e autoridade no mercado.

Outro motivo está na presença massiva da internet na vida das pessoas. Por onde o seu futuro cliente passa, ele vai encontrar o perfil da sua empresa, mantendo ela na mente e, consequentemente, pensar em comprar o seu produto no futuro.

Continua depois da listagem de artigos relevantes…

  1. Vendedor com mais de uma função

O correto a ser realizado em uma empresa é a divisão de funções entre setores e funcionários, para que cada divisão funcione adequadamente.

Se os vendedores estão exercendo funções diferentes daquelas combinadas, o trabalho pode desandar.

Quando o vendedor decide cuidar da balança médica digital, por exemplo, ele pode dedicar muito tempo em cima dessa tarefa e, futuramente, quando o setor de vendas precisar do apoio dele, o foco não será o mesmo.

Nesse sentido, o  tempo e a energia gastos em tarefas fora do trabalho principal podem afetar completamente as vendas dentro do seu negócio. 

  1. Não acompanhar as métricas

Um fator essencial para entender o que está prejudicando as suas vendas e achar o caminho correto para consertar o prejuízo é o acompanhamento das métricas. Elas são nada mais que indicadores de desempenho das ações de marketing da sua empresa.

Também é possível direcioná-las para ações específicas que envolvem as vendas e, assim, entender o que pode ser transformado para aumentá-las.

Mas, acima de tudo, é importante compreender quais são as métricas interessantes de acompanhar para os resultados que almeja, aquelas que de fato serão úteis para uma visão completa do andamento da sua marca.

As métricas podem ser aplicadas para avaliar as entregas de Limpeza química dentro de uma empresa do ramo ou o nível de engajamento nas redes sociais pelo público de uma companhia.

  1. Oferecer um atendimento generalizado

O cliente gosta de se sentir especial ao recorrer ao atendimento ou mesmo durante outras interações. Com isso, ele tende a permanecer mais tempo dentro da página de compra e escolher a sua marca em detrimento de outra.

Por isso, se a sua empresa aplica um atendimento padrão para todo tipo de cliente, algo pode dar errado.

A persona pode até ser um desenho geral do seu público, mas cada indivíduo possui características diferentes dentro da jornada de compra. Assim, a atenção às necessidades únicas no atendimento são cruciais para personalizar o contato e qualificá-lo.

Nesse sentido, investir em um atendimento diferente para cada passo da Jornada é uma ação definidora para fechar uma parceria com um cliente, vender o produto e se destacar no meio do mercado.

  1. Falta de personalidade no local

Seja o seu cliente fiel uma fábrica de peças personalizadas ou o profissional de locação de equipamentos estéticos, o seu ponto de compra deve ser especial e bem pensado para impactar a visita, experiência e mente de quem passa pelo seu comércio.

O trabalho do vendedor pode ser perfeito, mas o cenário das vendas tende a afastar a clientela se ele não possui um diferencial no ambiente. 

Nessa questão da personalização, vale destacar dois tipos de ações: a personalidade da sua marca e a decoração temática.

O primeiro ponto diz respeito às cores e símbolos que fazem a sua marca ser quem ela é. Faça com que eles estejam presentes na maioria dos espaços da sua loja, seja físico ou online. 

Quanto à decoração, é importante analisar diferentes aspectos, como sobre datas especiais relacionadas ou não com a sua marca. 

Assim, você pode ilustrar a sua empresa de instalações elétricas ou o espaço interno do ambiente com faixas, bandeiras e pôsteres que dão um toque diferente por um determinado período do ano.

  1. Ausência de metas e objetivos

Uma estratégia de vendas sem metas e objetivos bem definidos desde o início não é uma boa estratégia. Essa pode ser a causa das quedas nas vendas: a falta de um planejamento bem pensado e direcionado.

Com isso em voga, o vendedor passa a trabalhar de forma aleatória, sem foco, de acordo com o movimento do dia, sem um pensamento definido de quanto deseja alcançar e como alcançar.

O mesmo vale para outros setores da empresa. Todos devem possuir objetivos e metas bem claros para alcançar durante o trabalho.

Além disso, métodos devem ditar o período para concluir as tarefas e as ferramentas necessárias para aplicá-las.

Também é interessante manter um supervisor com uma visão de todo o planejamento para avaliar o quão bem as tarefas estão sendo entregues e se o tempo está sendo cumprido.

  1. Ignorar a concorrência

Você sabe o que o seu concorrente está fazendo? Como ele está aumentando o fluxo de vendas na loja dele? Quais estratégias o time de comunicação da concorrência aplicou para aumentar o engajamento nas redes? 

Ficar só de olho no seu negócio pode afastar o aprendizado da concorrência e deixar de absorver o que foi bem aplicado nos outros, para que o seu time possa fazer diferente e melhor.

O foco somente no seu serviço pode afastar os olhos de implementações de qualidade que poderiam complementar seu serviço, mas que a concorrência já está aplicando, como a instalação de projetos de instalações elétricas prediais essencial para auxiliar a entrada dos clientes.

É interessante fazer uma comparação entre as ações da sua marca e a da concorrência, com a intenção de observar os erros e acertos e entender o que pode ser feito de forma ainda melhor no seu espaço.

Aumenta já as suas vendas!

Depois de listarmos os principais motivos para a queda das vendas, você está pronto para aplicar novos direcionamentos na sua empresa e perceber o aumento do fluxo de clientes. Comece a pensar em novas estratégias e perceba o crescimento!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: