Como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital
  • Save

Como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital

As campanhas de marketing são uma maneira de promover produtos e serviços com o propósito de atingir uma meta específica, e elas têm uma data para começar e uma para terminar.

Na hora de criar uma campanha, é fundamental saber definir os objetivos de maneira clara e concisa, uma vez que eles podem ser simples, por exemplo, quando a organização quer aumentar sua receita em determinado mês.

Mas independentemente do grau de complexidade, é fundamental ser específico porque isso aumenta as chances de alcançar o propósito. São as especificações que ajudam a concentrar as táticas e economizar tempo.

As campanhas de marketing são mais do que meros anúncios, e quando complexas utilizam diferentes mídias, uma sequência de mensagens em um período e são capazes de suportar o posicionamento.

Também são elas que definem a experiência da marca e ajudam a organização a cumprir seus objetivos de vendas. Só que além de entender o conceito de campanha de marketing, é fundamental compreender outros aspectos do assunto.

Este artigo vai mostrar quais métricas podem ser usadas para medir o sucesso das campanhas, como definir objetivos realistas e mensuráveis e quais são as ferramentas que podem ser usadas para analisar os resultados.

Leia também:

6 dicas de neurovendas que podem impulsionar sua marca
Previsão de vendas: saiba o que é e como deve ser calculado
Como fazer conteúdo para vender mais
Gestão de vendas: saiba como fazer da forma eficaz

Métricas para medir o sucesso das campanhas

Existem muitas métricas que ajudam a medir o sucesso das campanhas de marketing, entretanto, algumas são essenciais, como:

  • Número de visitas;
  • Total de conversões;
  • Taxa de cliques;
  • Custo de aquisição de cliente.

Alguns gestores acreditam que métricas mais abrangentes, como a quantidade total de visitas do site, não são aproveitáveis, mas é errado pensar dessa forma. Para uma clínica de acupuntura sistêmica, ter essas informações é de grande ajuda.

O número de visitas não faz diferença sozinho, pois os resultados são vagos para chegar a uma conclusão assertiva. Mesmo que o número esteja elevado, não fala muito sobre a performance da estratégia de marketing.

Ele precisa ser usado em conjunto com outras métricas e só assim vai ajudar a identificar o poder que a empresa tende a atrair o público.

Converter visitantes em leads e estes sem clientes é o objetivo das campanhas de marketing, por isso o total de conversões é uma métrica muito importante.

Cada passo dado pelo visitante até se tornar cliente é considerado o tipo de conversão, por exemplo, quando ele assina a newsletter, baixa um ebook, se escreve no webinar, testa um produto ou faz uma compra.

Se o número de conversões estiver muito baixo, pode ser que a companhia tenha algum problema que está afastando os visitantes, como site mal projetado e conteúdo em profundidade.

Um escritório especializado em gestão administrativa condominial pode usar o Google Analytics para definir metas específicas e acompanhar seu alcance. Também pode selecionar os pontos de conversão e observá-los separadamente.

A taxa de cliques também é uma maneira interessante de medir o sucesso da campanha de marketing, mais especificamente de e-mail marketing e anúncios pagos.

No e-mail, ela mostra a quantidade de pessoas que clicaram no conteúdo em comparação com aquelas que abriram. É necessário saber sobre isso para determinar se as campanhas são bem recebidas pelos assinantes e otimizá-las.

No caso dos anúncios pagos, quanto maior for a taxa de cliques, menor será o custo e isso significa ter mais visitantes por um preço mais baixo.

Por fim, o custo de aquisição de clientes (CAC) mostra o quanto a organização gasta para conquistar um cliente novo. É uma métrica muito importante porque se os esforços de marketing estiverem esgotando os recursos, a companhia vai fracassar.

Para medir essa métrica, é necessário somar as despesas com marketing dentro de um período e compará-las com os resultados obtidos.

Como definir objetivos de campanhas

Como falado anteriormente, os objetivos de marketing precisam ser muito bem definidos, e para que eles sejam realistas e mensuráveis, primeiro é necessário ser específico.

Uma empresa de colocação de parabrisa precisa ser específica, porque, assim, mostra que entende para quem pretende adquirir seus produtos.

Também é fundamental acompanhar os objetivos definidos de maneira qualitativa e quantitativa, algo que depende da métrica e que pode ser feito de maneira manual ou usando uma ferramenta de marketing.

A companhia não deve definir metas que não conseguem alcançar, pois mesmo que elas tenham que ser desafiadoras, não devem ser impossíveis.

Também é muito importante criar um cronograma específico para atingir as metas de marketing, pois se a companhia não tiver um objetivo atingível, ele acaba se tornando muito grande e vai desmotivar os profissionais.

A marca sabe que quer alcançar seus objetivos e deve trabalhar para isso, mas se estiver muito difícil fazer essa definição, é interessante contar com uma consultoria.

Por fim, as metas de um refeição por kilo para suas campanhas de marketing precisam ter um prazo e ele deve ser condizente com aquilo que o negócio quer alcançar.

Um bom exemplo de objetivo é construir uma reputação positiva, e a empresa faz isso ao criar uma cultura em que os clientes são respeitados e apreciados com um atendimento eficiente.

Primeiro é fundamental avaliar o mercado, saber o que as pessoas valorizam e entregar esses valores. A corporação consegue construir uma reputação positiva para ela mesma e ainda ensina os consumidores sobre seus produtos e serviços.

Outro objetivo muito comum é fortalecer os recursos financeiros, disponibilizando capital para ajudar a corporação a investir em projetos de expansão.

Se a corporação tiver uma saúde financeira sólida, terá facilidade para acumular capital e será usado para financiar outros projetos.

Com um capital de giro consolidado, um asilo particular consegue mais sazonalidade em vendas e ainda investir em campanhas de mídia paga sem comprometer o orçamento.

Você pode gostar também:

4 formas de utilizar a internet como ferramenta de marketing
Como atrair leads ao seu e-commerce em 7 passos muito fáceis
Como aplicar o marketing invisível no dia a dia | As 3 melhores dicas de como aplicá-lo

Ferramentas para acompanhar os resultados

Mensurar os resultados das campanhas de marketing é muito importante para otimizar os investimentos e garantir que as operações estejam de acordo com os resultados esperados.

O grande diferencial do marketing digital é poder mensurar os resultados obtidos com mais facilidade, e para isso a companhia pode contar com diferentes ferramentas. Entre elas estão:

Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda a acompanhar os fluxos de navegação e as interações nas páginas da empresa, como o blog e o site.

Por meio dela, é possível saber qual é a origem dos visitantes, as pessoas que acessam com mais frequência, o fluxo de compra, entre outras informações.

Facebook Insights

Se um fabricante de película de arquitetura quiser saber qual é a reação do público em relação às interações do Facebook, esta é a melhor ferramenta.

A plataforma ajuda a compreender o alcance das publicações, a quantidade de interações, como no caso de comentários, curtidas e compartilhamentos, bem como a performance do conteúdo postado.

RD Station

Essa plataforma ajuda a monitorar os resultados provenientes de diferentes canais usados na campanha de marketing.

É muito usada para fazer a automação de estratégias, mas também é capaz de trazer uma visão precisa sobre a interação do público, número de visitantes, número de conversões, quantidade de leads, entre outros dados.

Scup

Essa ferramenta ajuda a monitorar o que as pessoas falam sobre as marcas e produtos no ambiente digital, bastando inserir os termos desejados que ela mostra o que as pessoas estão falando a respeito em plataformas online.

Com ela, uma empresa de assessoria para noivos tem uma espécie de termômetro que avalia a percepção do público em relação aos serviços oferecidos, além de poder ser usada para obter informações valiosas sobre a interação com a audiência.

MOZ

MOZ é uma aliada para as pessoas que querem transformar o conteúdo em um recurso para atrair consumidores.

É muito útil para mostrar as palavras-chave ideais nas campanhas e ainda coloca a empresa no topo dos mecanismos de busca.

Ad Servers

Se a organização investe em anúncios de rede, pode contar com essa ferramenta porque ela fornece relatórios detalhados sobre os resultados de campanhas.

Uma clínica de acupuntura vai saber qual campanha teve o maior número de cliques, os formatos que chamam a atenção dos usuários, número de conversões, entre outros.

Considerações finais

Criar boas campanhas de marketing é essencial para o sucesso do negócio, pois são elas que ajudam a divulgar os produtos e serviços, interagir com os usuários e levam a marca ao conhecimento de uma quantidade maior de consumidores.

Mas além de saber criar boas campanhas, também é fundamental analisar métricas para identificar as ações que precisam ser realizadas para otimizá-las.

Se o negócio não tiver essa visão, por melhor que seja sua ferramenta, não vai conseguir explorar o potencial de seus investimentos. O primeiro passo é definir objetivos claros e a partir disso seguir o planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link
Powered by Social Snap