Marketing 2.0: entenda quais são suas características

Marketing 2.0

A história do marketing conta com uma série de mudanças e de evoluções. E as ferramentas de análise, as redes sociais e os dispositivos móveis abriram caminho para um novo tipo, o novo marketing 2.0.

Há alguns anos, as empresas podiam controlar totalmente o processo de compras, contudo, nos dias de hoje, são os clientes que têm esse poder.

E a missão das organizações se tornou apenas dar caminho para que eles conheçam seus produtos e serviços e as soluções que eles podem dar para os problemas das pessoas.

Com isso, o artigo a seguir explicará o que é o marketing 2.0, as diferenças para o marketing que as pessoas já conhecem e mostrará como ele funciona.

Por fim, destacará também as principais características que o marketing 2.0 deve ter para ser usado em um negócio, seja ele do segmento de regularização contrapiso ou qualquer outro.

Definição de marketing 2.0

Marketing 2.0 é o nome que se deu para a segunda fase do marketing, que foi criada no decorrer deste último século.

Essa fase chamada de “Era dos Consumidores”, tem o foco em conhecer cada uma das necessidades do público com a captação de dados para desenvolver soluções para seus problemas.

Essa fase foi principalmente conhecida pela necessidade de adaptação não só dos consumidores, mas de todos os negócios do mundo.

Se pesquisas apontarem que muitas pessoas reclamam de não ter um bom disco esmeril angular para fazer o acabamento de peças, o negócio pode criar um produto com um material mais resistente.

Isso ajuda a resolver os problemas de muitos consumidores, e melhor ainda, aumenta as chances deles e de outros se tornarem clientes fiéis da empresa.

Isso significa que o Marketing 2.0 é o momento em que o relacionamento com o cliente é tão essencial, que os produtos são pensados especialmente para resolver as suas dores.

São os clientes que determinam o que será feito nas operações, não é o interesse da empresa que a leva para frente, e sim o do seu público.

Questões de relacionamento e de diferenciação de produtos foram unidas e para que o produto seja realmente útil e revolucionário ele deve ajudar as pessoas.

Para tanto, as divulgações ainda são realizadas em meios mais físicos e tradicionais. Alguns exemplos, são:

  • Jornais;
  • Rádios;
  • Outdoors;
  • Feira de eventos.

Entretanto, além desses, existem muitos outros meios de divulgação que vão desde as recusas e televisões, até flyers impressos e brindes personalizados.

Qual a diferença para o marketing já conhecido?

O marketing 1.0 ou o marketing tradicional, como conhecido, marcou a época onde o foco total de uma empresa fabricante de sacada fechada de vidro focava suas estratégias nos produtos e na quantidade.

Os produtos criados eram feitos sem levar em conta o que o público desejava, e as pessoas eram obrigadas a se adaptar a eles. Ou seja, os negócios não contavam com nenhum esforço para atender aos desejos dos seus consumidores.

Os primeiros carros fabricados no mundo são um exemplo disso, o fundador de uma famosa montadora dizia “o público pode escolher a cor que preferir para seus automóveis, desde que seja preto”.

Já na fase de evolução que levou o nome de marketing 2.0, as empresas passaram a se preocupar muito mais com o seu público.

Essa preocupação vinha da necessidade de conhecer muito bem e de satisfazer os desejos dos consumidores, que com a chegada da era da informação, começaram a notar as várias opções de produtos disponíveis para eles.

Com a segmentação de mercados, empresas como as fabricantes de agitador liquido começaram a diversificar os seus produtos e a apresentar variações deles focando sempre na qualidade de cada um.

Com isso, já se tornou possível escolher entre diversos modelos de carros com várias funções e com as mais variadas cores. E isso é o que se chama de era dos consumidores.

Como o marketing 2.0 funciona?

O marketing 2.0 surgiu junto com a novidade da transformação digital, isso significa que ele veio junto com o que chamam de a era da informação.

Esse novo marketing surgiu porque os consumidores passaram a ter muito mais noção sobre marcas, produtos, preços e qualidade. Com isso, as comparações óbvias começaram a surgir.

Qualquer fator que ajudasse as pessoas a acharem melhores produtos e serviços e que melhor atendessem às suas expectativas e necessidades começou a ser levado em consideração.

Foi então que o ditado “cliente é rei” se popularizou. Assim, o negócio de serviços de limpeza canoas focou seus esforços na fabricação de produtos a partir da opinião do público.

Isso porque o essencial é conquistar o público, seja na hora de fabricar um produto mais segmentado ou na hora de fazer a divulgação desse produto nos canais de comunicação.

O marketing 2.0 funciona para que as marcas segmentem melhor o seu público e as necessidades que cada um deles possui.

Até porque os objetos como um ultrassom portátil estética não podem mais ser fabricados apenas com o pensamento em atender uma grande quantidade de pessoas.

Eles devem ser pensados e fabricados com a ideia de que precisam levar não só a resolução dos problemas das pessoas, mas que também sejam práticos.

Por isso, as marcas focaram mais no investimento de qualidade, podendo, assim, alcançar a satisfação das pessoas que consomem seus produtos ou serviços.

As principais características da modalidade

A maior e principal característica que deve ser notada no marketing 2.0 é o foco que ele exige que seja empregado nas necessidades dos clientes.

Com a mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a ter acesso a cada uma das informações sobre os itens que queriam adquirir, e isso só foi possível graças à transformação digital, mencionada anteriormente.

Com o surgimento do marketing 2.0, os consumidores deixaram de ser dispensáveis na hora da criação e da fabricação de um produto de implante capilar não cirúrgico.

E, ao invés disso, se tornaram a peça principal para as empresas elaborarem novos produtos e também novas estratégias de venda para se destacar da concorrência e no mercado, se tornando autoridade no segmento que atua.

A segunda característica é exatamente sobre a necessidade de posicionar a marca e definir o lugar em que a organização deseja estar no mercado e na mente das pessoas.

Isso significa que o marketing 2.0 virou um elemento mais do que essencial para as estratégias e para os mercados que uma companhia trabalha.

Outra característica é a gestão de relacionamento com o cliente (CRM no inglês). Esse recurso tem foco na relação entre os consumidores e a empresa fabricante de pista fria.

Ela ajuda a suprir tudo o que os clientes pedem e os deixam mais informados e muito mais exigentes.

Então, o negócio deve sempre se atentar a cada um dos aspectos do trabalho, pois todos são importantes, e a marca que adota o marketing 2.0 em suas estratégias se mostra tendo uma capacidade adaptativa enorme.

Importância do marketing 2.0 para o futuro

O marketing 2.0 pode abrir caminhos para marketing 3.0, que foi criado com o intuito de atender o público de uma maneira totalmente personalizada, tendo em vista que cada um deles tem as suas próprias necessidades.

Também possibilitou a chegada do mais novo marketing 4.0, que veio com uma proposta de juntar cada um dos conceitos das três eras do marketing com as estratégias de marketing digital.

Isso ajudará a melhorar o atendimento dos clientes, aumentando as chances de fidelização deles e colocando a marca como referência no segmento que atua.

Considerações finais

Com todas as características do marketing 2.0 em sincronia e bem elaboradas pela empresa que usa suas características nas estratégias e campanhas de venda, é possível entender melhor os consumidores e se comunicar mais facilmente com eles.

Uma comunicação bem elaborada pode ser o grande diferencial que a empresa estava precisando para se destacar dos seus concorrentes.

Aspectos como estes garantem tudo o que uma organização busca ao criar novas estratégias, que é a fidelização de clientes.

O marketing 2.0 ajuda a melhorar a relação do cliente com a marca e, com isso, ele nota que a organização que ele recorre é a melhor para resolver seus problemas e satisfazê-lo.

Por isso, entender o que é marketing 2.0, a diferença para o marketing que já é conhecido, como ele funciona, suas principais características e sua importância para o futuro do marketing é essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: