Copywriting: como se tornar um profissional de sucesso na área 

Copywriting como se tornar um profissional de sucesso na área de conteúdos de publicidades
  • Save

Impactar pessoas para gerar mais vendas é o principal objetivo do copywriting, que é uma técnica de escrita que visa estimular uma ação por meio dos mais diversos tipos de gatilhos. Quer mais detalhes? Continue conosco…

Sempre presente no ramo publicitário, esse campo foi ganhando uma nova roupagem com o passar do tempo, especialmente com o advento da tecnologia, que trouxe uma nova forma de venda e de se comunicar com o público-alvo de uma marca. 

Assim, quem deseja se especializar nessa área precisa sanar erros e colocar em prática hábitos que irão gerar textos surpreendentes e assertivos. 

O que é e qual a importância do copywriting?

Copywriting é a técnica de escrever textos com o objetivo de persuadir as pessoas a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou serviço, se inscrever em uma newsletter e outros.

É usado, principalmente, em publicidade e marketing para chamar a atenção do público-alvo e incentivá-lo a tomar uma ação. Isso pode ser feito através de anúncios, e-mails, landing pages, entre outros. 

O copywriting usa técnicas de persuasão, como a criação de urgência, a promoção de benefícios, a apresentação de provas e a criação de confiança.

Também é importante para SEO, pois ajuda a otimizar páginas para palavras-chave específicas e aumenta a relevância de um site para os mecanismos de busca.

O copywriting surgiu na década de 1920, com o crescimento da indústria publicitária nos Estados Unidos.

Anunciantes e publicitários começaram a perceber que precisavam de textos persuasivos para convencer as pessoas a comprar seus produtos e serviços, como uma empresa de coberturas para eventos em São Paulo.

Um dos primeiros profissionais de copywriting foi John E. Kennedy, que trabalhou para a agência de publicidade N.W. Ayer & Son nos anos 1920 e 1930. 

Ele desenvolveu técnicas de copywriting que ainda são usadas hoje, como a criação de urgência e a promoção de benefícios.

Ao longo dos anos, o copywriting evoluiu e se adaptou às mudanças tecnológicas e às necessidades do mercado. Hoje, o copywriting é usado em diversas mídias, como televisão, rádio, internet e impressos de portaria virtual, por exemplo.  

Além disso, o copywriting também é importante para SEO e marketing de conteúdo, e é usado para otimizar páginas para mecanismos de busca e para atrair e engajar o público-alvo.



Copywriting como se tornar um profissional de sucesso na área de conteúdos de publicidades
  • Save

Copywriting e redação publicitária

Copywriting e redação publicitária são termos relacionados, mas não são exatamente a mesma coisa.

Copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos para fins publicitários. Ele é usado para convencer as pessoas a tomar uma ação, como comprar rastreador veicular particular.

O seu objetivo principal é criar uma mensagem que chame a atenção do público-alvo e o incentive a tomar uma atitude.

Redação publicitária, por outro lado, é o processo de criar anúncios, seja para televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors ou internet.

Ela envolve a criação de um conceito publicitário, o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e a produção de uma peça publicitária.

A redação publicitária pode incluir copywriting, mas também pode incluir outras tarefas, como a criação de um conceito publicitário, a escolha de uma imagem e a escolha de uma música, entre outras.

Dessa forma, copywriting é uma técnica dentro da redação publicitária, que se concentra na escrita de textos persuasivos e otimizados para o público alvo e para os mecanismos de busca.


Copywriting e marketing de conteúdo

O copywriting e o marketing de conteúdo estão relacionados, pois ambos têm como objetivo atrair e engajar o público-alvo. No entanto, eles têm abordagens e objetivos diferentes.

Copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos para fins publicitários. Ele é usado para convencer as pessoas a tomar uma ação, como comprar um produto ou serviço, entre outros tipos de ação.

O objetivo do copywriting é criar uma mensagem que chame a atenção do público-alvo e o incentive a tomar uma ação.

Já o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste em criar e compartilhar conteúdo valioso e relevante para atrair e engajar um público-alvo específico. 


Confira alguns Hotsites de negócios feitos segundo essa estratégia:

Veja todos os hotsites


O objetivo do marketing de conteúdo é construir relacionamentos com o público-alvo e estabelecer uma marca como uma autoridade em um determinado assunto.

O copywriting pode ser usado em conjunto com o marketing de conteúdo para otimizar o conteúdo para palavras-chave específicas e para tornar o conteúdo mais atraente e persuasivo para o público-alvo. 

Além disso, o copywriting também pode ser usado para criar títulos e descrições para o conteúdo, a fim de atrair cliques e aumentar o engajamento do site que vende barra de cobre para barramento ou outro produto.

O que faz um copywriter?

Um copywriter é um profissional responsável por escrever textos persuasivos para fins publicitários. Ele pode trabalhar em várias áreas, incluindo:

  • Publicidade;
  • Marketing digital;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Vendas;
  • E-commerce;
  • Vídeos e animações. 

Cada área dessa pede uma forma diferente de colocar em prática a escrita, de forma que ela converse com o público e com o conteúdo.

Publicidade

O foco é em escrever textos para anúncios de televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors e internet de maneira abrangente.

Marketing digital

Aqui, o profissional escreve textos para landing pages, e-mails, mídias sociais e outras formas de marketing online.

SEO

O foco principal é otimizar páginas para mecanismos de busca e escrever textos para otimizar o ranqueamento de um site.

Marketing de conteúdo

Já no marketing de conteúdo o profissional escreve artigos, posts de blog e outros tipos de conteúdo para atrair e engajar o público-alvo.

Vendas

A produção realizada pelo profissional será voltada para textos para brochuras, folhetos, catálogos e outros materiais de vendas.

E-commerce

A escrita nesse nicho será voltada para as descrições de produtos e textos de vendas para sites de comércio eletrônico.

Vídeos e animações

Por fim, o profissional pode atuar escrevendo roteiros para vídeos e animações, como de treinamento designado cipa.

Dessa forma, um copywriter é responsável por escrever textos persuasivos para diversas finalidades, sua função é criar campanhas, textos e conteúdos que possam atrair a atenção do público alvo, gerando engajamento e aumentando as chances de conversão de leads.



Os principais erros de um copywriting

Muitos redatores podem realizar alguns erros no início da carreira e que precisam ser evitados para obtenham sucesso. São eles:

Falta de clareza e objetividade

Muitos copywriters tendem a usar jargões ou palavras rebuscadas, o que pode tornar o texto confuso e difícil de entender.

Falta de chamar a atenção

Se o copywriter não consegue captar a atenção do leitor logo de início, é provável que ele perca a oportunidade de converter o leitor em cliente.

Falta de personalização

O copywriter deve se comunicar com o público-alvo de forma adequada e personalizada, a fim de criar uma conexão com eles.

Falta de criatividade

Usar as mesmas técnicas e palavras chave pode tornar o texto monótono e sem graça, fazendo com que o leitor se desinteresse.

Falta de otimização para mecanismos de busca

Se o copywriter não otimizar o texto para mecanismos de busca, é provável que o site não alcance boa posição nos resultados de busca e, consequentemente, perca visitas.



Como ser um bom copywriting

Para um redator ser bom em copy, ele precisa desenvolver algumas habilidades que são cruciais para o seu trabalho. São elas:

1. Conhecer seu público-alvo

É importante entender quem é o público-alvo e o que ele quer. Isso ajuda a criar uma mensagem relevante e atraente.

2. Ser claro e objetivo

Os textos devem ser claros e objetivos, sem rodeios. O objetivo é convencer o leitor a tomar uma ação específica, como alugar uma cobertura para seu evento, por exemplo.

3. Utilizar boas técnicas de escrita

Boas técnicas de escrita, como a escrita de títulos e descrições chamativas, a escrita de listas, a escrita de perguntas e a escrita de testemunhos, podem ajudar a tornar o texto mais atraente e persuasivo.

4. Fazer uso da psicologia

A psicologia pode ser usada para criar mensagens mais eficazes e para entender como as pessoas tomam decisões.

5. Testar e aperfeiçoar

É importante testar os textos e ver como eles estão funcionando. Se eles não estão gerando resultados, é preciso aperfeiçoá-los.

6. Estudar e atualizar

É essencial estar sempre atualizado com as últimas tendências e técnicas de copywriting. Ler livros, blogs e artigos sobre o assunto, e estudar com profissionais experientes são ótimas formas de se manter atualizado.

7. Praticar

Escreva todos os dias, mesmo que não tenha nenhum projeto específico como venda de cobertura de festa para piscina. A prática é fundamental para se tornar um bom escritor.

Destaque que ser um bom copywriter é uma constante evolução e necessita de dedicação, estudo e prática, assim é possível desenvolver suas habilidades e criar textos cada vez mais persuasivos e eficazes.

Considerações finais

Ser um bom copywriter é pensar na publicidade com naturalidade, como fez John E. Kennedy – Mestre de Marketing.

Eram 18h de uma noite de maio de 1905 quando Kennedy, então um redator relativamente desconhecido, enviou uma nota a AL Thomas, chefe da agência de publicidade Lord & Thomas.

A nota dizia:

Salesmanship-In-Print

A tradução correta é “Publicidade é habilidade de vendas impressa.”

Estou no salão lá embaixo. Posso te dizer o que é publicidade. Eu sei que você não sabe. Significará muito para mim que você saiba o que é e significará muito para você. Se você quiser saber o que é publicidade, mande a palavra “sim” pelo mensageiro.

John E. Kennedy

É fundamental que o profissional esteja sempre desenvolvendo textos, lendo livros, artigos e materiais que irão ajudar a construir uma bagagem interessante de ser colocada em prática. 

Além disso, o copywriter precisa se manter atento às tendências do mercado para que possa acompanhá-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copywriting: como se tornar um profissional de sucesso na área  via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link