Como trabalhar o videomarketing?

videomarketing

O videomarketing tem conseguido ocupar um espaço importante dentro das estratégias empresariais.

Tendo em vista que mostra uma tendência dentro da sociedade: a utilização de ferramentas de comunicação, como computadores, tablets e principalmente celulares.

Em meio a esses espaços o que mais prevalece é o conteúdo em formato de vídeo, algo projetado inclusive por aplicativos, seja aqueles de conversa ou de interações sociais.

Neste sentido, cada vez mais estamos nos acostumando em entender mensagens enviadas por meio de um estilo de comunicação audiovisual.

Isto que entre todas as opções, vem sendo visto como a forma mais cativante, prática de executar e fácil de compreender.

Dessa forma, para uma loja de cortina romana para quarto trabalhar com essa forma de conteúdo se faz mais do que necessária para chamar a atenção do público.

No artigo a seguir vamos entender mais um pouco sobre o vídeo marketing, sabendo mais sobre a importância desse recurso e de que forma você pode começar a colocar em prática.   

Entenda mais sobre o que é vídeo marketing

O formato de vídeo é uma das maneiras mais interessantes de consumir conteúdos, e prova disso é a popularidade que a televisão, o cinema e os vídeos digitais tiveram desde o começo, e seguem tendo dentro dos principais canais de comunicação existentes.

Nos últimos tempos esse tem sido o principal formato dentro dos espaços de interação, como redes sociais, onde podemos ter contato tanto com amigos quanto com empresas.

Nos aplicativos dessas redes, como o caso do Instagram, Facebook e WhatsApp, a visualização de vídeos tem sido cada vez mais reforçada, tornando enfática a forma de consumo que privilegia mensagens rápidas, por meio de vídeos e áudios.

Dentro dessa situação, nasce o vídeo marketing, um modelo de criação de conteúdo e ação comunicacional utilizada pelas empresas de engenharia e manutenção hospitalar que foca na criação de vídeos para estabelecer a máxima conexão, interação e viralização.

Esse conceito permite aos negócios que toda comunicação que é projetada para o seu público-alvo, independente do foco, seja concretizada e disseminada em vídeos.

Dessa forma, temos em mãos a utilização de vídeos institucionais, cursos online, apresentação dos bastidores de um lançamento de projeto estrutura metálica, conteúdos que ajudam a educar o consumidor sobre a importância da companhia, entre outros.

O ponto-chave dentro do vídeo marketing é a potência que o formato de conteúdo agrega a uma ação específica, que pode ser essencial para a sobrevivência do negócio, não apenas no universo online, mas em outras esferas tão importantes, quanto em compras presenciais.

Por qual motivo esse recurso é importante?

Até aqui você entendeu o quanto o vídeo marketing é popular nos dias de hoje, pois mexe com uma tendência certa de consumo de conteúdo, enquanto viabiliza estratégias importantes para empresas de chaveiro de automóvel e outras instituições.

No entanto, alguns outros pontos igualmente importantes conseguem ser alcançados com essa estratégia, contribuindo para o crescimento empresarial, da imagem e do valor.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Mais chances de viralização

Por serem práticos em meio ao consumo feito pelos usuários de canais de comunicação, algo trazido com as atualizações dentro dessas ferramentas, os vídeos alcançam mais chances de viralização, o que significa o alcance máximo de pessoas ao que foi criado.

Esses vídeos são representados por aquelas ações que mais deram certo nas empresas, indo além da compreensão e consumo dos clientes, chegando a outros públicos.

Imagens e áudios, ainda que bem desenvolvidos e populares por meio de redes sociais e outros canais de comunicação, seguem abaixo dos vídeos em relação à viralização, o que propõe às empresas de troca de óleo câmbio automático uma oportunidade única.

Compreensão máxima

O vídeo inclui em sua constituição a presença de imagens e vozes, dois tipos de linguagens de comunicação, que juntas, impulsionam explicações e evitam ao máximo os ruídos, o que pode ser interessante para a comunicação perfeita entre emissor e receptor.

Neste sentido, o cliente de uma empresa que utiliza o vídeo marketing para falar sobre o lançamento de uma consultoria de especialista em alumínio compreende tudo facilmente.

Para negócios que têm em mãos campanhas importantes, que precisam ser bem avaliadas pelo público, ou melhor, impulsionar ações imediatas, como a procura por um produto ou um engajamento nas redes, o vídeo é de longe a melhor opção possível.

Melhor ranqueamento online

O ranqueamento online diz respeito ao posicionamento que uma página online, seja um site, uma rede social ou até mesmo um blog ocupa dentro dos buscadores, agregando uma localização privilegiada para pessoas que buscam por determinados assuntos.

Quando o vídeo em um Youtube é viralizado e tende a ser bem visualizado pela rede, ele aparece em destaque, é o mesmo acontece nas redes sociais e dentro de páginas online.

Dessa forma, uma loja de painel solar 350w que propõe em um vídeo o tutorial de montagem do equipamento, e torna o conteúdo viral, acaba sendo cada vez mais encontrada online, gerando uma popularidade e um valor até então menor.

Máximo retorno sobre investimento

Em muitos casos de ações de marketing dentro de empresas, existe um investimento em relação à disseminação do material.

Bem como o pagamento de profissionais que criam vídeos, roteiros e outras partes de uma estratégia para uma especialista em pisos.

Com o alcance de uma exemplar disseminação de vídeos, o retorno sobre o investimento acaba sendo positivo, impulsionando empresas e profissionais a trabalharem juntos.

Sugestões para colocar em prática

São muitas as opções para colocar em prática um vídeo marketing, tendo em vista que para cada ação estratégica de uma empresa existe um propósito, logo, um conteúdo que pode ser criado nos moldes corretos para que alcance relevância com o público.

Sobre isso, vamos apresentar abaixo algumas ideias interessantes para o seu negócio, o que pode ser feito de forma prática, evitando criações longas e complicadas.

  1. Bastidores

Os bastidores de uma empresa são pontos que interessam os clientes, não apenas por ser algo que aproxima essas duas frentes, mas porque grande parte dos consumidores deseja conhecer de perto os processos que levam à criação de um produto, como:

  • Um evento;
  • Uma campanha de marketing;
  • A fabricação de uma tecnologia;
  • A escolha de tema para uma revista.

Dessa forma, entendemos que esse pode ser um formato de vídeo que vem a dar certo com grande parte dos segmentos de atuação, mostrando um lado interessante e inédito.

Uma dica interessante é utilizar a imagem e até mesmo voz de funcionários, pessoas que se envolvem em partes importantes dentro do negócio, como na tomada de decisões.

  1. Tutoriais

Os tutoriais são importantes para os negócios, tanto para educar um possível cliente sobre as formas de utilização de um produto, quanto para mostrar a pessoas que possam se interessar em uma compra como é de fato o processo, chamando uma boa atenção.

No caso de uma marca de coletores menstruais, por exemplo, um tutorial pode tirar dúvidas de quem não conhece a ação do produto, mas também de quem o tem e não sabe usar.

Além disso, a prática de algo sendo exemplificado pode ajudar a gerar curiosidade, um dos pontos que prometem a viralização do conteúdo dentro dos canais de comunicação.

  1. Institucional

Os vídeos institucionais, como o próprio nome sugere, trabalham agregando valor aos feitos de uma empresa, seja uma conquista, atualização, nova contratação e até mesmo a mudança de um posicionamento, focado sempre no contato com clientes e parceiros.

Dessa forma, ele pode ser adequado para uma mensagem externa ou interna, que responda pela empresa como um todo, e possa enfatizar uma estratégia desejada.

  1. Entrevistas

As entrevistas são interessantes formas de conteúdos, pois trazem pessoas em espaços de conexão direta com espectadores, respondendo às suas dúvidas e até mesmo expondo curiosidades, o que rapidamente gera a atenção do público.

Para o caso de uma estratégia empresarial, o convite a especialistas e profissionais de importância dentro da corporação para entrevistas pode ser uma boa pedida.

No entanto, é preciso pensar em formas de entregar um conteúdo que esteja dentro das principais características dos produtos de vídeo marketing, fazendo prevalecer a rapidez e a fluidez de um conteúdo que está sendo comunicado.

Considerações finais 

Entrar na onda dos vídeos, por meio de estratégias de marketing, pode proporcionar às empresas uma maior conexão com seus clientes, ao mesmo tempo que estabelecem a criação de uma audiência fiel e interessada, aumentando as chances de viralização.

Neste sentido, escolher os canais de comunicação corretos e tipos de conteúdo em vídeo, como tutoriais e bastidores, é uma maneira prática de começar a colocar em ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.