Como trabalhar o video marketing em 6 passos?

video marketing

Video marketing é uma estratégia muito em alta ultimamente, tendo em vista o peso que a transformação digital traz para o nosso dia a dia. 

Os seres humanos lidam com uma grande quantidade de informações e ela chega a ser superior à quantidade que pode ser absorvida.

Por conta disso, as pessoas estão em busca de informações de qualidade e passaram a escolher melhor o tipo de conteúdo que consomem. 

Entretanto, elas recebem estímulos diários, por essa razão, tendem a procurar conteúdos que possam oferecer uma interatividade maior.

A produção de conteúdo, vale dizer, é um trabalho cada vez mais valorizado e necessário para as companhias.

É dessa forma que elas transmitem informações relevantes para o seu público-alvo e estão relacionadas ao seu setor de atuação.

Os conteúdos podem assumir diferentes formatos, mas, de longe, o preferido pelos consumidores é o vídeo, visto que ele é muito mais fácil de ser absorvido, e por essa razão prende a atenção do consumidor.

Ele pode ser utilizado em diferentes estratégias de marketing, por isso, neste artigo trazemos algumas explicações importantes sobre vídeo marketing.

Vamos falar sobre o seu conceito, como a técnica pode ser realizada em todas as vantagens que esse formato traz para a marca.

Entenda o que é vídeo marketing

Chamamos de vídeo marketing o uso de materiais audiovisuais nas estratégias, com o objetivo de reter clientes e atrair a atenção das pessoas. um esse tipo de conteúdo pode ser utilizado para diversas finalidades, como:

  • Campanhas publicitárias;
  • Estratégias institucionais;
  • Educação corporativa;
  • Funil de vendas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas uma empresa especializada em cilindro de GNV pode reproduzir vídeos corporativos para diversas outras finalidades. 

Trata-se de uma estratégia flexível e que se encaixa em qualquer situação. Só que para ter bons resultados com esse tipo de conteúdo, é fundamental saber como produzi-lo, o que requer atenção a algumas práticas.

Como trabalhar com vídeo marketing

Para trabalhar com vídeo marketing, é necessário investir em algumas práticas que garantem o sucesso desta estratégia.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Estabelecer metas

Assim como em qualquer outra estratégia, o primeiro passo é estabelecer metas, ou seja, é necessário ter em mente os resultados que você pretende alcançar.

Se isso não acontecer, não conseguimos mensurar se os esforços estão alcançando os objetivos propostos ou se precisamos fazer alguma modificação.

Dentre as metas mais comuns estabelecidas pelas companhias está o aumento de tráfego, aumento de compartilhamento, gerar mais leads, melhorar as vendas, conquistar credibilidade, dentre outros.

Todo tipo de empresa, como uma oficina especializada em alinhamento balanceamento e geometria, pode trabalhar com vídeo marketing, e independentemente de qual seja o seu objetivo, é necessário tê-lo em mente.

Determinar o tema do vídeo

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que você só consegue fazer um bom vídeo se você dominar totalmente o assunto. 

Para obter um bom retorno, é necessário transmitir credibilidade, visto que as pessoas precisam entender que o seu negócio pode ajudá-las.

Agora, se você falar sobre um assunto que não domina, não consegue transmitir confiança e pode prejudicar a qualidade do material. 

Por outro lado, abordar um tema com precisão potencializa o alcance do vídeo e conquista mais oportunidades de vendas.

Ter os equipamentos certos

Você não precisa investir em equipamentos profissionais de ponta, mas também não quer dizer que seu vídeo marketing vai ficar perfeito se for filmado com o celular.

Nós sabemos que para muitas empresas, principalmente os pequenos negócios que estão começando agora, é muito importante saber fazer o melhor com aquilo que você pode investir.

Hoje em dia, podemos contar com diferentes equipamentos que ajudam a produzir vídeos de alta qualidade, como microfones, pontos de iluminação e câmeras que direcionam para várias necessidades.

Mas na hora de produzir um vídeo, uma oficina especializada em troca óleo câmbio automático deve priorizá-lo, e ela pode começar aos poucos até que possa investir em recursos profissionais.

É possível encontrar no mercado soluções mais acessíveis, como câmeras de boa qualidade em modelos mais simples.

Conhecer seu público-alvo

Em qualquer estratégia de marketing, o ponto de partida deve ser as características do seu público, pois assim você atende exatamente as necessidades dessas pessoas.

Sem você souber quem vai consumir o seu conteúdo, será capaz de escolher uma boa linguagem, temas e canais de divulgação mais apropriados.

Para isso, você precisa saber quais são os problemas dessas pessoas e de que maneira seus produtos e serviços podem ajudá-las.

Incluir chamada para ação

A chamada para ação (CTA) é um recurso utilizado para incentivar o público a realizar uma ação predeterminada por você, como preencher um formulário, fazer download de um material ou até mesmo realizar uma compra.

Para funcionar, uma empresa especializada em vistoria cautelar caminhão deve usar essa prática de maneira estratégica, uma vez que existem materiais com diferentes finalidades, portanto, o uso do CTA talvez não seja recomendável.

Um exemplo disso são os vídeos criados para aumentar a audiência da marca, nesse caso, a intenção é gerar valor para as pessoas e despertar o interesse naquilo que a organização faz.

O principal objetivo do vídeo marketing é fazer com que o usuário percorra todo funil de vendas, e por meio da chamada, você pode sugerir que as pessoas assistam outros vídeos ou baixe um conteúdo mais específico sobre a pauta abordada.

Investir em uma boa edição

Saber editar o vídeo é fundamental para ele ter uma qualidade superior.

Um fabricante de bolsa transversal feminina esportiva deve definir o objetivo, os elementos que precisam estar presentes na produção e qual é o material necessário para criá-la.

Finalmente você pode escolher um programa que corresponda às suas necessidades, levando em conta as suas habilidades de edição, o tempo que você tem disponível e os equipamentos que possui.

Você pode contar com um software pago, mas também existem versões gratuitas. Inclusive, é possível utilizar algumas ferramentas em seu smartphone ou optar por aquelas que funcionam apenas no computador.

Vantagens do vídeo marketing

Investir nessa estratégia pode trazer muitas vantagens para a organização, e uma das que mais se destaca é o fato de que os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos no mundo.

Esse tipo de material possui um alcance muito maior e são consumidos por pessoas do mundo todo. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada em 2019, praticamente 70% das pessoas preferem os vídeos.

Essa quantidade continua crescendo e podemos notá-la por meio do número de usuários presentes em plataformas como YouTube, Instagram e Tik Tok.

Outra vantagem é que materiais audiovisuais transmitem a mensagem de maneira muito mais clara. 

Um texto bem produzido por um fabricante de copos personalizados para casamento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de um consumidor.

Todavia, a verdade é que nem sempre os materiais escritos são interpretados da mesma forma. 

Por outro lado, o vídeo é muito mais fácil de compreender, independentemente do assunto que está sendo abordado.

No que diz respeito à internet, o usuário não só ouve como vê o que está sendo dito, o que possibilita que a mensagem seja muito mais clara e precisa.

Isso é bom por várias razões, mas a que mais se destaca é o fato de que o conteúdo tem uma qualidade superior, além do fato de que suas habilidades de conhecimento são muito superiores.

Exatamente pelo fato de os vídeos serem o formato mais consumido no mundo atualmente, qualquer página da empresa, como site, blog ou redes sociais terão um público muito mais engajado.

Se a pessoa reservar um tempo para assistir um vídeo sobre troca de bateria de iPhone, provavelmente ela vai curtir ou compartilhar, o que expande o alcance do seu material para outros usuários.

Isso acaba gerando um ciclo que aumenta o engajamento da sua publicação, algo muito mais afetivo do que acontece com os textos ou imagens.

Por fim, outra grande vantagem do vídeo marketing é o fato de que ele colabora com as estratégias de SEO da marca. 

Um dos aspectos mais importantes para o Google é o tempo de permanência do usuário em sua página.

O vídeo é capaz de prender a atenção das pessoas por muito mais tempo, por isso, todos os esforços em otimizar os seus canais passam a ser mais valorizados.

Consequentemente, a organização conquista uma posição muito melhor nos resultados de pesquisa, além de ser encontrada por um número maior de pessoas, como acontece com uma clínica veterinária 24h.

Conclusão

Portanto, a produção de conteúdos é muito importante para aumentar a credibilidade de uma empresa em seu mercado de atuação, pois são materiais que provam a competência e o domínio da companhia naquilo que ela faz.

Para potencializar esse resultado, podemos investir em estratégias de marketing por vídeo, um tipo de material muito mais dinâmico e que vai enriquecer ainda mais as suas estratégias e resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas…
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço