O que é mídia Out of Home?

Out of home

A mídia Out of Home que tem como tradução “fora de casa” é uma das estratégias mais utilizadas dentro da publicidade.

Sendo considerada, ainda, uma das mais antigas do mercado,como o caso da Times Square, que existe há pelo menos um século.

Esse tipo de comunicação se dá por meio de propaganda de empresas em espaços de ampla circulação de pessoas, dentro de diferentes formatos de visualização.

Ainda que hoje em dia as redes sociais e sites na internet sejam as principais formas de comunicação entre empresas e seus clientes, o poder do anúncio presencial ainda é potente, ajudando negócios de construtora de galpões a se tornarem mais populares.

Além da alta visualização feita por pedestres, motoristas e qualquer outra pessoa que passe por mídias Out of Home, outros benefícios podem ser construídos e bem utilizados, como:

  • Alcance;
  • Experiência do cliente;
  • Conexão com nichos;
  • Custo-benefício.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que são essas mídias, quais as vantagens que ela permite às empresas de transporte de mudanças e as dicas para concretizar uma campanha publicitária nesses espaços com o máximo impacto.

Out of home: conheça melhor essa mídia

A mídia Out of Home é aquela que vemos em meio a espaços públicos de grande movimento, como escadas rolantes em shoppings, em meio a grandes centros comerciais, nas paradas e dentro de ônibus, em painéis de metrôs e aeroportos, dentre outros.

De modo geral, podemos entender que essa comunicação está presente nos lugares por onde andamos todos os dias, ainda que não tenhamos solicitado por aquela presença.

Essa é uma forma de contato com o cliente, por parte de empresas de máquinas industriais que existe há muitos anos.

Desde os tempos antigos, mas principalmente após o boom da propaganda, ocorrido na década de 20 no surgimento de grandes multinacionais.

Desde sua criação e popularização até os dias de hoje, a mídia Out of Home viu diferentes transformações no mercado e na sociedade, como é o caso da estreia do mundo digital.

Por essa razão, muitas pessoas e até mesmo profissionais de comunicação e marketing dentro de empresas de limpeza de fachada predial passaram a entender que essa estratégia poderia estar defasada, algo que pode ser visto como uma verdade parcial.

Isso porque, apesar de existirem de fato formas mais interessantes e até mesmo mais impactantes de comunicação de estratégias, o Out of Home ainda se faz precioso.

Afinal, ainda que as redes sociais sejam altamente importantes no dia a dia, possibilitando um tipo de conexão entre pessoas, bem como a partir de marcas, elas ainda não são possíveis de forma física, em comparação com outdoors, banners e painéis de anúncios.

Além disso, a mídia Out of Home, como o próprio nome sugere, está presente nos espaços de maior circulação de pessoas, estando em contato direto com a visão destas pelas ruas.

Essas mídias podem ser vistas de forma digital e física, dentro de formatos mais tradicionais, como pôsteres e backbus e em maneiras pouco comuns, como empena, projeções e painéis interativos, como o caso de monitores de realidade aumentada.

O principal foco de sua utilização, nos dias de hoje, é se aliar a outras estratégias tão interessantes, como uma campanha online ou até mesmo propagandas em televisão.

Os benefícios que ela agrega

Como dito acima, a mídia Out of Home segue sendo utilizada desde as grandes até as menores empresas, justamente porque entrega benefícios interessantes, e considerados importantes dentro da comunicação entre marca e cliente além dos espaços presenciais.

Abaixo, vamos entregar alguns desses pontos, que podem te convencer a investir hoje mesmo nessa opção para o seu negócio:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Custo-benefício

O custo benefício do Out of Home é dos melhores, apesar de não parecer. O aluguel de espaços públicos, onde a publicidade de uma empresa de limpeza empresarial pode ficar visível por um tempo determinado é acessível e vale para vários tamanhos de negócio.

Isso se relaciona com a potência dos resultados que são trazidos às empresas, em questão de participação do público com as estratégias de comunicação criadas pelas equipes.

Em comparação com um comercial de televisão, e até mesmo o investimento de uma equipe de marketing dentro da sua empresa de laudo AVCB, o Out of Home pode sair mais em conta, além de ser um trâmite muito mais prático de ser concretizado pelo negócio.

Ótimo alcance

O alcance dessas mídias são os maiores possíveis dentro dos canais de comunicação utilizados em anúncios publicitários. 

Afinal, pelo menos dentro das grandes metrópoles, a movimentação de pessoas em determinados lugares pode ser bem proveitosa para marcas.

Uma boa forma de garantir essa informação de forma precisa é por meio de dados públicos sobre a movimentação nos espaços onde sua empresa pagou por uma mídia do tipo.

Além disso, alguns tipos de tecnologias, como o caso de um Wi-Fi próprio para um determinado espaço de mídia Out of Home pode indicar a quantidade de pessoas que passaram por uma propaganda de uma empresa de piso de concreto polido.

Alcance de nichos

Os resultados provenientes de estratégias com mídias out of home são ainda mais significativos quando falamos em nichos de mercado.

No caso, empresas que trabalham com públicos de segmentos específicos, como moda praia ou limpeza de carpete.

Isso se torna ainda mais potente porque os espaços destinados à publicidade podem ser dentro de áreas onde o cliente ideal desse nicho se movimenta em meio às suas atividades.

Aliando esse ponto à continuidade de campanhas pré-existentes, seja em redes sociais e até mesmo dentro dos sites da marca de reposição de vidro, a potência dos resultados podem ser ainda mais significativas para as empresas. 

Reforça mensagens

Como dito acima, o Out of Home, utilizado em parceira com outras estratégias, fora desse espaço presencial, pode se tornar ainda mais potente. 

Um bom exemplo disso é a continuidade de uma ação que começa dentro de anúncios no Instagram e Facebook.

Tudo isso acaba reforçando uma mensagem que já é dita, e até mesmo fazendo com que aquele consumidor se lembre do que a empresa vem dizendo ao longo deste tempo.

Dicas para elaboração de campanhas

A seguir vamos entender melhor de que forma você pode concretizar uma campanha de mídia Out of Home para a sua empresa, considerando pontos que nos dias de hoje podem agregar maior alcance e engajamento, dentro e fora dos espaços físicos.

Opte pelo conteúdo dinâmico

O dinamismo dos conteúdos dentro dos anúncios desse tipo de mídia acontecem, principalmente, em painéis digitais, fazendo com que a comunicação se torne muito mais versátil, chamando a atenção e entregando formas interessantes de contato.

Um bom exemplo disso são vídeos que ficam passando em painéis de aeroportos, trazendo informações de um jeito descontraído, dando uma continuidade para a atenção do público.

Faça pontes com o mundo digital

Com a integração de um anúncio dentro de um espaço físico, com aquele que é feito no canal digital da mesma marca, o cliente consegue ver uma continuidade da mensagem, mas também considera ter algum tipo de ação que possa de fato unir os dois lados.

Um bom exemplo disso são mídias que propõe uma conexão entre redes por meio de um QR code ou até mesmo a partir de um @ da conta da empresa, que pode ser acessado.

Permitir essa brincadeira e troca dentre os tipos de canais torna a comunicação muito mais versátil, atingindo pontos máximos de interação e fazendo com que a marca não se prenda a um único espaço, trazendo mais pessoas para o interesse da sua estratégia.

Forme boas experiências

Uma das possibilidades mais interessantes das mídias Out of Home é a possibilidade da marca conversar com seu consumidor de forma mais criativa, propondo experiências que podem ser interessantes, chamando a atenção até mesmo de outro tipo de audiência.

Uma dica é fazer com que a comunicação dentro daquele espaço possa propor uma troca fora dali, por meio, por exemplo, de um cupom de desconto que pode ser aplicado na loja.

O ideal é fazer com que a pessoa que está nesses espaços públicos possa realmente parar para dar uma atenção a mais para a comunicação dentro da mídia.

Considerações finais 

As mídias Out of Home representam uma forma de comunicação entre marcas e seu público-alvo, por meio de anúncios que acontecem em paineis digitais ou até mesmo em banners, alocados em espaços de grande movimentação de pessoas.

Essa forma de contato, aliada a outras, como estratégias em redes sociais, pode propor uma maior popularização da marca e viabilização de ações importantes para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!