Reputação da Marca: entenda qual é a sua relevância

reputação de marca

A reputação da marca é um dos ativos mais importantes para uma empresa, independentemente de seu setor ou tamanho. O negócio também precisa saber administrar sua reputação para melhorar sua imagem comercial.

Esse é um trabalho que envolve gestão de marca, que por sua vez abrange estratégias relacionadas ao envolvimento consistente e ativo da companhia na mídia.

Como marca, o gestor precisa saber administrar a reputação da empresa e de que maneira ela vai impactar o público.

Mas, antes de ter uma boa reputação, primeiro é necessário alcançá-la.

Uma pessoa, como consumidora, prefere comprar com empresas de confiança, que cumprem o que prometem, que cobram um preço justo e que realmente se preocupam com a satisfação de seus clientes.

Essas e outras características formam a reputação da marca e quando estão presentes, convencem o cliente de que ele vai encontrar o que precisa e ainda contar com o apoio e respaldo que vier a precisar.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, compreenda o conceito de reputação da marca, sua importância e a diferença entre marca e reputação.

O que é reputação da marca?

A reputação da marca é um assunto tão importante que pode simplesmente afundar ou destacar o negócio no mercado em que atua.

Trata-se da opinião das pessoas em relação a uma empresa, sendo a forma como a companhia é vista pelos consumidores.

Porém, não se trata de algo construído apenas de acordo com a visão da corporação, muito pelo contrário.

A verdadeira reputação do negócio não vai se embasar apenas no que ele fala sobre si mesmo, mas em suas ações e seus impactos na vida dos consumidores.

Hoje é um dia, quando alguém quer comprar proteção para pintura automotiva, basta fazer uma pesquisa na internet para conhecer as empresas que oferecem o serviço, o valor cobrado e o que outras pessoas pensam sobre ela.

Ao fazer essa avaliação, vários quesitos também são observados e, dentre aqueles que os consumidores mais analisam, estão:

  • Problemas;
  • Soluções;
  • Reclamações;
  • Elogios.

No entanto, essas questões não estão relacionadas apenas à experiência dos consumidores, visto que a reputação também se constrói a partir do impacto da companhia na sociedade e no meio ambiente.

Também estão relacionadas à sua cultura organizacional e aos fornecedores com os quais faz negócios.

O consumidor moderno quer a garantia de que está comprando algo de uma marca com boa reputação.

Esse ponto é tão importante que se tornou um dos aspectos mais relevantes na hora de comprar um produto ou serviço.

Garantir que sua empresa tenha uma boa imagem é essencial para conquistar clientes, manter um bom relacionamento com eles e até mesmo para atrair e reter talentos.

Importância da reputação de marca

A reputação da marca é importante por diversas razões. Uma delas é o fato de que ela está muito além da formação da imagem pela empresa.

Criar e preservar uma boa reputação é algo que deve fazer parte das estratégias de crescimento.

Por meio dela, o negócio conquista mais participação no mercado, o que acaba por formar um relacionamento mais sólido com os clientes.

A razão para isso é que as pessoas terão a certeza de que uma confecção de uniforme hospitalar verde vai entregar exatamente aquilo que foi prometido.

Quando os consumidores se sentem satisfeitos, falam sobre suas experiências com outras pessoas e isso ajuda a atrair novos clientes.

A reputação é algo conquistado ao longo do tempo e vai se refletir no posicionamento do negócio e no crescimento em longo prazo.

Na prática, seus resultados são vistos e sentidos e influencia diretamente no crescimento do negócio.

Ela também ajuda a empresa a atravessar tempos de crise porque os clientes são mais fiéis, ou seja, vão continuar comprando com ela mesmo em períodos desfavoráveis.

A partir do momento em que um fabricante de persiana double vision cinza é visto com bons olhos pelos clientes, investidores, fornecedores e profissionais, saberão que uma crise é um momento passageiro.

Justamente por isso, marcas com boa reputação costumam superar rapidamente um período difícil, independentemente de quais sejam as causas.

Por fim, ter uma boa reputação é importante porque gera impactos positivos na relação entre a organização e seus clientes.

Mais do que isso, consegue se relacionar bem com o público em geral, o que inclui colaboradores, fornecedores, dentre outros grupos envolvidos com a companhia de alguma forma.

São empresas que garantem a entrega daquilo que prometeram, aumentando sua credibilidade e confiabilidade.

Diferença entre marca e reputação

Uma marca forte ajuda a construir uma reputação positiva, assim como uma boa reputação ajuda a construir a marca da empresa.

Devido ao fato de estarem interligadas, muitos gestores têm dificuldades para gerenciar a marca e a reputação.

Contudo, um fabricante de guarda corpo de vidro fumê deve fazer um gerenciamento de comunicação consistente para alcançar esse objetivo.

Para entender as diferenças entre os dois conceitos, primeiro é necessário defini-los.

Uma marca se refere à soma de percepções desenvolvidas pelos clientes e potenciais clientes sobre os produtos e serviços de uma empresa.

Também está relacionada com a promessa da companhia e das soluções que oferece aos consumidores.

Procura tratar a relevância e a diferenciação da empresa e sua força depende de como ela entrega o que promete.

A marca também é algo emocional, faz com que as pessoas procurem a empresa e traduz sua história para o público, sendo aquilo que fala sobre si mesma.

Em linhas gerais, a marca é aquilo que a companhia faz.

A reputação de um fabricante de película de controle solar transparente, por sua vez, é o resultado das percepções sobre suas ações e o grau em que as promessas são entregues e percebidas pelas pessoas.

Refere-se à legitimidade da corporação perante o público e sua força depende de vários fatores, como desempenho financeiro, inovação de empresas, responsabilidade social e imagem de marca.

Constrói-se por meio de experiências e se forma racionalmente, ajuda a impor respeito e faz com que os clientes sejam fiéis a uma marca, seus produtos e serviços.

A reputação conta a história do ponto de vista dos consumidores, por isso, representa exatamente aquilo que a empresa é.

 

Como gerenciar a reputação do negócio

Para garantir que seu negócio tenha uma boa reputação, é fundamental saber gerenciá-la, e algumas dicas para fazer isso, são:

Monitorar a marca

Monitorar tudo sobre a marca é o primeiro passo para fazer uma boa gestão de reputação. Porém, alguns gestores acham que fazer esse acompanhamento é uma tarefa complexa e difícil.

A boa notícia é que um fabricante de máquina de café para lanchonete pode usar ferramentas que localizam menções em várias plataformas, como no caso das redes sociais.

Acompanhar as redes sociais

A confiança é a base para que qualquer negócio alcance o sucesso, e para construir uma marca, primeiro é necessário conquistar a confiança dos clientes.

Para monitorar as redes sociais, seu negócio precisa estar onde as pessoas estão e usar essas plataformas como vitrines da empresa.

É assim que ela vai identificar e reagir no momento certo a qualquer notícia envolvendo seu nome. Com isso, a confiança do público em seus produtos e serviços aumenta ainda mais.

Analisar os sentimentos

O fluxo de informações na internet cresce o tempo todo, assim como as redes sociais usadas por um estúdio especializado em ensaio fotográfico de aniversário.

Nesse cenário, as companhias podem contar com ferramentas poderosas para gerenciar sua reputação. Uma das formas de fazer isso e entender o que os clientes estão dizendo é prestar atenção às críticas e analisar os sentimentos.

A análise de sentimento é um processo que se baseia na captação qualitativa feita por monitores e especialistas de mídia. Mas, para que seja ainda mais precisa, é indispensável usar um bom software.

Com esse auxílio, uma empresa de higienização de colchões hotelaria consegue entender como o nome de sua marca está sendo mencionada e ainda descobrir o que as pessoas falam sobre ela.

Considerações finais

O mercado está cada vez mais concorrido, e não importa qual é o segmento ou o tamanho do negócio.

Para se destacar, atrair clientes e se manter competitiva, a empresa precisa cuidar de sua reputação.

Sua marca pode ser prejudicada em meio aos clientes se não tiver uma reputação boa o suficiente ou se ela for ferida por alguma razão.

Gestores e empreendedores precisam estar atentos nesse sentido, assim, mais do que atrair clientes, vão atrair investidores, fornecedores e talentos que desejam trabalhar para uma empresa de valor e que entrega o que promete.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: