Você sabe o que é posicionamento de marca?

posicionamento

Se você precisa agregar valor à empresa para chegar a novos potenciais clientes, crescer e ser reconhecida, o posicionamento estratégico de marca é algo imprescindível para alcançar seus objetivos.

Um posicionamento de marca pode dizer muito a respeito do comportamento de uma empresa dentro do seu mercado de atuação.

Por certo, essa conquista de espaço também pode ajudar na conexão entre empresa e consumidores.

Há pesquisas que mostram que a maior parte dos consumidores levam em conta os valores que a empresa/marca aparenta possuir antes de adquirir um produto ou serviço.

Atualmente, existem diversas organizações no topo das preferências e até utilizam como artifício o “segundo lugar” no mercado para se posicionar, como algumas marcas de bebidas e comidas famosas.

Um exemplo prático do posicionamento de marca são algumas marcas que fabricam lona de PVC, muito utilizadas em acampamentos para proteção da chuva.

Essas empresas podem empregar como estratégia de marketing frases de efeito que enfatizam a qualidade do produto e como ele é voltado para o público que gosta de fazer trilhas e acampamentos.

Quais as vantagens de ter um bom posicionamento de marca?

Uma identidade e uma posição de marca bem concebidas e implementadas trazem uma série de vantagens à organização, que são:

  • Orientam e aperfeiçoam a estratégia de marca;
  • Proporcionam opções de expansão;
  • Melhoram a memorização da marca;
  • Dão significado e concentração para a organização;
  • Geram uma vantagem competitiva;
  • Ocupam uma posição sólida contra a concorrência;
  • Dão propriedade sobre um símbolo de comunicação;
  • Provêm eficiências em termos de custos de execução.

Uma identidade visual e uma posição de marca bem planejadas ainda podem proporcionar opções de expansão, melhorar o reconhecimento, dar significado e gerar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Posicionamento de marca não é apenas a identidade visual

Agora é o momento de destrancar esse roupeiro de aço que guarda os segredos do posicionamento de marca.

Para começar, é necessário entender que posicionar uma marca não é simplesmente aplicar uma nova identidade visual, com logotipo e slogans inovadores, e esperar que a mágica aconteça.

O posicionamento de marca é um processo contínuo, buscando sempre estar no topo do mercado.

Não basta apenas fazer um novo posicionamento, é necessário estar constantemente atento ao branding (gestão de marca).

Para dar os primeiros passos, é preciso entender qual o objetivo da marca na definição de seu posicionamento como ela gostaria de se concretizar, saindo do imaginário dos clientes para a prática.

Pense se a empresa não apresentar nada de novo, além de um simples visual descolado, por que os clientes optariam pela sua marca e não outra?

Afinal, quais são os problemas e sofrimentos que o seu problema vai resolver, ou quais são os diferenciais em relação à concorrência?

A gestão da marca também diz respeito sobre as sensações e percepções que proporciona em seus clientes e consumidores, criando conexões em seu imaginário.

Dessa maneira, para posicionar uma marca, todos os meios de comunicação e estratégias podem ser utilizados.

Não se trata apenas da identidade visual, mas também se trata da identidade visual, desde a escolha da fonte, do discurso, dos valores, dos jingles, das pessoas que representarão a empresa.

Para posicionar sua marca e garantir o reconhecimento esperado, é importante saber como abrir nossa persiana romana branca para o mundo.

Como realizar o posicionamento de marca?

Para realizar um bom posicionamento da marca, é preciso pensar em toda a estratégia e os objetivos que a marca deseja desempenhar.

Levando em consideração as questões discutidas no tópico anterior, sabendo como deseja se conectar com o cliente e quais sofrimentos consegue amenizar, chegou a hora de pensar a parte prática.

O primeiro item a ser colocado em questão é a personalidade da marca.

Se ela fosse uma pessoa, imagine como seria e quais adjetivos seriam atribuídos a ela, como se é mais descontraída e solta, ou mais recatada.

São perguntas como essa que deixarão a imagem mental de uma marca de persiana preta vertical mais clara.

Assim como o tom de voz é importante, estabeleça se o objetivo é passar total seriedade ou ser mais informal é vantajoso.

Os canais de comunicação são uma decisão fundamental a se tomar, afinal, não é necessário estar presente em todos os canais, mas apenas naqueles que desempenham um papel estratégico para o crescimento do negócio.

Inclusive, os canais são imprescindíveis para que toda a estratégia de posicionamento se comunique com os clientes.

Para isso, poderá utilizar websites, redes sociais, e-mail e assim por diante, considerando que o céu é o limite.

Estudar o mercado que sua marca está inserida e mapear quem são seus concorrentes é essencial para definir a posição que se deseja alcançar.

Identificar quais os bons pontos que a empresa quer que seja associada à sua marca, como valores, sentimentos, símbolos, entre outros.

É essencial pensar em qual o diferencial da marca em relação aos concorrentes, visto que é a partir desse diferencial que se traça uma personalidade para o empreendimento.

Em seguida, é importante também comunicar uma mensagem rápida, que resuma a essência de sua marca de cerca concertina clipada.

Por fim, pense no tipo de conteúdo.

Para ganhar autoridade no meio em que atua, é necessário ter um conteúdo de qualidade.

Se o conteúdo for relevante e de valor, os clientes assimilam coisas boas à marca.

Especialmente em marcas mais informais, é importantíssimo demonstrar profissionalismo nesses materiais.

Exemplos de posicionamento de marca bem sucedidos

É fácil lembrar de companhias que são modelo no posicionamento de marca, afinal, rapidamente vem à cabeça diversas redes de fast food, refrigerantes e tecnologia.

Mas, para entendermos como esse mecanismo atua, é vital pensarmos em nichos diferentes, níveis e estágios diferentes.

Temos exemplos de marcas que são boas, marcas que são referências, marcas que são sinônimos de seus produtos e marcas repudiadas.

Por exemplo, um motorista encontra um defeito na bateria 60 am de seu carro, ao levar para o reparo, muito provavelmente o mecânico irá falar das baterias referências no mercado e de certo renome, mas também dará a opção de outras marcas menores.

Quando a marca é referência, o mecânico normalmente dá mais ênfase ao tentar vendê-la, pois saberá que seu serviço terá menos chances de ocasionar problemas e causar alguma má impressão.

Essa propaganda extra feita pelo profissional só é possível porque determinadas marcas ganharam reconhecimento por qualidade.

Conseguir emplacar nomes que simplificam e criam uma identificação no cliente é o próximo passo.

Ou seja, mesmo que você não saiba o que de fato é ​​resina poliuretano, algumas marcas fizeram um uso do posicionamento tão primoroso que hoje em dia há marcas que viraram sinônimos de seus produtos.

Afinal, sem dúvidas é mais comum vermos as pessoas falando o nome de uma marca do que esponja de lã de aço ou para hastes flexíveis para limpeza das orelhas.

Algumas empresas, por outro lado, conseguem a proeza de posicionar a marca de forma negativa, mantendo os clientes longe, virando referência de um produto ruim ou até mesmo fazendo com que a marca seja alvo de memes.

Podemos ainda lembrar de marcas que fizeram uso de um reposicionamento para controle de danos, atuação muito comum entre profissionais de relações públicas, que, às vezes, precisam fazer a lavagem de tapetes grandes ou até mesmo pintar esses tapetes.

Associar a sua marca a algo positivo é essencial, portanto, deve-se investir em diversas formas de marketing.

É mais fácil associar a sua marca a uma história ou a imagens, o que significa que é possível produzir conteúdos audiovisuais, como propagandas de televisão, vídeos para as redes sociais, folders ilustrativos, entre outros exemplos.

É importante associar a marca da empresa a ações boas ou engraçadas, nunca a algo ruim. Afinal, é difícil desvincular a marca à sua imagem quando ela já está posicionada no mercado

Ou seja, o posicionamento no mercado pode ser bom ou ruim, portanto, a marca deve ter cuidado com as condutas de seus funcionários e gestores, além de medir sobre o que será divulgado pelo marketing.

Atualmente, propagandas engraçadas, que satirizam problemas da empresa ou do público que consome esses produtos, possuem mais chances de se posicionarem no mercado de forma boa.

Considerações finais

É importante ter em mente que o posicionamento de marca será um processo contínuo, que irá familiarizar o cliente com a marca, criando conexão e identificação.

Isso pode ser feito de uma forma que estimule o cliente a sempre lembrar da marca, o que é basicamente como os clientes reconhecem a sua marca no mercado.

De forma geral, pode trazer diversas vantagens para o empreendimento.

Aumentando o reconhecimento da empresa, pois através do posicionamento, é possível lembrar da marca com imagens, frases, vídeos e diversas outras formas.

E por falar em posicionamento, como o seu site está posicionado nas buscas?

Não sabe dizer?

Faça uma análise gratuita de posicionamento web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: