Canais de Comunicação: 4 Dicas Incrivelmente Úteis Para Empresas e Negócios

Canais de Comunicação

Hoje em dia são muitos os canais de comunicação à nossa disposição, apresentando oportunidades de captação de informações e conteúdos. Quer saber como aproveitar isso no seu negócio?

É possível entender e planejar de acordo com as características de cada tipo de público, o que se faz interessante para estratégias empresariais.

Afinal, os negócios utilizam esses espaços como meio de envio de mensagens, desde aquelas que impulsionam a compras ou até a participação em ações de marketing.

No entanto, para encontrar a melhor opção para um negócio de clínica para pets, por exemplo, é necessário entender, principalmente, o público-alvo, que é de fato a representação do cliente ideal da companhia, que deve se interessar pelo canal.

Um bom exemplo disso são jovens, que quase sempre estão atrelados a redes sociais novas, com um viés tecnológico forte, focando em vídeos de rápida visualização.

Neste sentido, essa seria a melhor opção para uma empresa de CNH especial para moto  que deseja focar em clientes mais novos, que logo após os 18 se interessam pela direção.

Abaixo, vamos entender mais sobre o que são os canais de comunicação, em seguida, compreender a melhor forma de encontrar aquele que é perfeito para ações de marketing.

Saiba mais sobre canais de comunicação

Os canais de comunicação são conhecidos como espaços de contato entre emissores e receptores, sendo este primeiro aquele que envia uma informação, e o outro, aquele capaz de recebê-la, entendendo exatamente aquilo que foi direcionado por meio de linguagens.

Vai muito além de um site para aluguel de coberturas para festas.

Esse conceito básico determina aquilo que vemos todos os dias em nossa rotina, desde a hora de acordar até o momento em que dormimos, seja em volta ou dentro do dia a dia.

Por exemplo, todos os dias somos receptores de informações enviadas por meio de canais de comunicação digital, como televisão e rádio, por meio de emissores, como empresas de comunicação e até mesmo os programas que fazem parte delas, de diferentes segmentos.

Além disso, podemos ser, ainda, emissores de nossas próprias mensagens, por meio de uma conversa em aplicativo de mensagem, onde enviamos algo para um familiar ou amigo.

Sendo assim, em praticamente todas as esferas estamos utilizando os canais de comunicação.

Sobretudo, estando em contato com diferentes tipos de ferramentas que eles possuem, bem como as linguagens determinadas em meio a cada um deles, estrategicamente.

Neste sentido, podemos dizer que dentro do formato digital, temos alguns tipos de canais de comunicação do segmento das redes sociais, como:

  • Instagram;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • TikTok.

Ainda que todos façam parte de um tipo de canal, cada um desses espaços possui um tipo de formato de conteúdo possível, um formato de linguagem e um público determinante.

A exemplo disso, podemos ter, dentro de um viés presenciais, jornais, folhetins. No quesito analógico temos televisões e rádios. 

A quantidade de formatos de canais de comunicação são variados, podendo ser escolhidos por empresas de demolição e terraplanagem e muitas outras.

Escolhendo para uma estratégia de marketing

Agora que sabemos mais sobre os canais de comunicação, e que existem diversidades englobadas nesse assunto, fica mais fácil entender que dentro de uma estratégia de marketing de uma empresa, é preciso fazer uma escolha estratégica e consciente.

A primeira questão é pensar nas pessoas que vão de fato utilizar esse canal, e que podem vir a ter contato com um negócio de chaveiro para carros e suas mensagens.

Neste sentido, preparamos abaixo algumas formas de determinar o espaço certo, baseando-se em pontos que podem fazer toda a diferença na hora da escolha.  

  1. Idade

A idade do público-alvo de uma empresa tem extrema importância na hora da escolha de um canal de comunicação para concretizar uma estratégia de marketing.

Embora a comunicação integrada de marketing possa nos auxiliar nesse aspecto.

Visto que as faixas etárias podem ser bem misturadas, mas igualmente, bem distribuídas em sua maioria.

Por exemplo, redes sociais são os canais mais utilizados por jovens, ao contrário de pessoas mais velhas, que ainda possuem um apego com meios tradicionais, como jornais.

O ideal, nesse caso, é procurar pesquisas dentro de relatórios, levantamentos e até mesmo em informações vindas dos próprios clientes da sua empresa de placas de homenagem.

Depois disso, definir qual a faixa etária destes, e de que forma isso pode orientar a melhor escolha para o objetivo pretendido.

  1. Linguagem

A linguagem pode ser entendida como o formato em que a mensagem é colocada em prática por seu emissor, desde a utilização de comunicação textual, comunicação visual e utilizações próprias que vão estabelecer um imediato contato e entendimento com quem recebe.

Em meio a uma escolha de canal de comunicação mercadológica para disseminar uma ideia de venda de concreto usinado laje é preciso entender de que forma o público costuma se comunicar.

A comunicação de venda precisa ser intuitiva e também assertiva.

Ea pode ocorrer por meio da escrita, no caso de conteúdos textuais, dentro de vídeos ou podcasts, de forma presencial, e por meio de linguagem de sinais.

Tudo vai depender da determinação encontrada dentro do conceito do público-alvo da empresa.

  1. Ferramentas

Como citado no tópico anterior, as linguagens podem ser feitas a partir de pontos de compreensão humana, como vídeos, imagens, sons, tudo o que possa ser codificado. 

Neste sentido, temos canais de comunicação que trabalham com alguns tipos dessa ferramentas, e outros que seguem outra linha. 

Nas redes sociais, mais especificamente no Youtube, a ferramentas utilizada por criadores é o vídeo, ou seja, um formato audiovisual.

É importante que o negócio de cilindro de GNV entenda qual ferramenta pode levar um consumidor a se entender melhor com suas informações, o que também depende de pontos de características dele, mas que podem ser observadas a partir de sua experiência.

  1. Tendências

As tendências, apesar de um tanto empíricas, podem ajudar negócios a determinarem seus os espaços de comunicação institucional de melhor contato com seus clientes.

Um bom exemplo disso são canais que estão no ápice de sua utilização por grande parte das audiências.

Dessa forma, fica mais prático saber que muitas pessoas estão naquele espaço, e que seria interessante tentar o envio de mensagens ali, enfatizando o objetivo da empresa.

Grande parte das pessoas que se envolvem nessa prática procuram a potência dos canais, como o podcast, que recentemente vem sendo consumido por grandes públicos, abrindo espaço para empresas de cabine primária colocarem em prática suas campanhas.

Os mais populares canais empresariais

Até aqui já sabemos as principais formas de determinar o melhor canal de comunicação para uma empresa que está concretizando uma ação de marketing.

Principalmente, com intuito de chegar a um resultado que impacte positivamente pontos dentro da empresa, como as vendas.

Sendo assim, neste momento é interessante conhecermos de perto alguns dos principais canais utilizados pelos negócios nos dias de hoje, considerados essenciais para qualquer início de estratégia.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Redes sociais

As redes sociais são canais amplamente utilizados nos dias de hoje, muito por conta das evoluções tecnológicas, que permitiram a popularização dos aparelhos eletrônicos.

Os públicos são os mais diversos dentro deste espaço, apesar de bem povoado por jovens.

Segundo a psicóloga norte-americana Jean M. Twenge, a geração smartphone, nascida após 1985, passa em média 4,5 horas por dia trocando mensagens ou em jogos online

O interessante dessa opção são as possibilidades de ferramentas que podem ser utilizadas, aguçando lados criativos e atraindo de forma prática um cliente dentro de uma ação.

SMS

O SMS é um tipo de ferramenta voltada para mensagens dentro de celulares, o que por muitos anos foi uma das únicas formas de conversa quase que instantânea. 

Ainda que não tenha mais a mesma utilização de antes, é uma das principais escolhas de empresas.

Isso por que, ela ainda é uma forma de conexão rápida com pessoas que usam celulares, e esse número vem crescendo cada vez mais, ano após ano, indicando pontos positivos, como rápida abertura de mensagens e impulsionamento de promoções especiais.

Blogs

Os blogs são plataformas online voltadas para conteúdos textuais, a famosa comunicação escrita.

O intuito principal desse canal é de prevalecer um contato quase que pessoal entre emissor e receptor.

É definida, quase sempre, por um assunto em comum, que pode ser desde moda até eletrônicos.

Para negócios, é interessante estabelecer um contato por meio de blogs, trazendo um olhar mais informal, além de assuntos valiosos, que podem interessar os seus usuários.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das escolhas de canais voltadas a empresas que desejam acompanhar o seu cliente desde o primeiro momento de uma interação com o negócio, acompanhando-o por todo o processo de encantamento de um produto ou serviço.

Por meio do e-mail é possível estabelecer uma conexão que propõe ações rápidas, como compras, participação de promoções, engajamento nas redes e download de documentos.

Considerações finais 

Os canais de comunicação podem ser os mais diversos, tanto em questão da linguagem, público ou formato da mensagem. 

Para empresas que desejam chegar perto de seus clientes e viabilizar ações de marketing, escolher o meio certo é essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!