Publicidade dentro do Waze: Vale a pena? [Os 3 detalhes que você precisa saber]

waze customer-using-online-app-for-taxi-order-or-car-rent
  • Save

Quem tem carro, anda a pé ou de transporte público, aquele aplicativo que não pode faltar de forma alguma é o Waze, uma das empresas que mais ajudam as pessoas a transitarem pelas cidades e não se perderem por aí. 

O Waze trata-se de um aplicativo social de GPS, que conta com a possibilidade de interação entre seus usuários, além de outros recursos, como:

  • Integração com demais redes sociais;
  • Alerta de acidentes;
  • Alteração de rotas quando há trânsito;
  • Navegação por voz.

Mas, você sabia que, além da função básica do aplicativo de mobilidade, há uma enorme vantagem para as empresas que querem divulgar sua marca?

O aplicativo Waze é gratuito na totalidade das suas funções, mas pode ser muito mais eficiente que outros aplicativos de marketing e propaganda.

Assim como outros aplicativos conhecidos, como o Facebook e o Instagram, o Waze permite anúncios, o Waze Ads

Há diversas ferramentas para fazer publicidade dentro do aplicativo, impactando diversos motoristas não apenas por terem produtos que chamem atenção, como divisoria com vidro temperado, principalmente, por estarem próximas às rotas de quem está dirigindo.

  • Aliás, você sabe do que se trata a publicidade mobile?
  • Será que vale a pena anunciar no Waze maps?

Anunciar no Waze vale a pena sim, entretanto, neste artigo, apresentamos alguns pontos para você responder a estas perguntas com muita mais certeza.


Leia também:


Como funciona a publicidade mobile no Waze?

Você sabe como Waze ganha dinheiro, mesmo oferecendo serviços gratuitos?.

Com o massivo uso dos smartphones, as empresas foram obrigadas a criar cada vez mais propagandas no estilo in advertisement.

Aí é que entra o Waze Ads, plataforma de anúncios do aplicativo de GPS mais famoso do mundo. 

Diferentemente de outras redes sociais e sites para propagar sua marca, essa funcionalidade do Waze app é bastante voltada para pequenos negócios.

De acordo com a plataforma, com apenas 2 dólares por dia, já é possível ter sua marca aparecendo no aplicativo durante o uso.

Geralmente, os anúncios aparecem conforme a localização da pessoa, mas não somente.

Veja como são as funcionalidades do Waze Ads: 

1 – Pin do Waze

Em sua descrição no formato de anúncio, o Waze descreve os pins como se fossem outdoors digitais posicionados de acordo com a sua rota no aplicativo. 

A ideia principal é colocar o seu comércio, sua loja ou sua empresa na tela do aplicativo do Waze durante o seu uso, mas com um grande diferencial: estar próximo ao caminho percorrido na viagem, seja ela de 2 minutos ou 1 hora.  

Quando o motorista gosta do anúncio ele clica no pin, que é como se fosse um alfinete marcado durante o trajeto e dizendo onde sua loja está em relação à rota sugerida.

Ao fazer isso, abre-se uma tela na parte superior, sem atrapalhar a visualização do trajeto.

Nesta tela, está a sua chance de fazer, em poucas palavras, uma chamada para falar mais sobre o negócio e colocar informações básicas, como endereço completo, horário de funcionamento, formas de contato, entre outros.

Semelhante ao Google Meu Negócio.

Além dessas informações, há um botão “dirigir até lá” que pode redirecionar a rota em um leve desvio, para o usuário ir direto até o local e ver com os próprios olhos o que lhe interessou.

É possível apresentar outros CTAs (chamadas para ação), dependendo do seu objetivo, como levar a pessoa para o site ou para um link específico, salvar para ler depois, entre outras formas de chamar atenção do seu público.

Vale lembrar que a frequência que esses pins só aparecerão na tela do usuário a depender do quanto você investiu em publicidade a partir da avaliacao patrimonial a valor de mercado.

2 – Anúncio na pesquisa

Na função de pesquisa do Waze, na barra que aparece na parte superior da tela, há a possibilidade de veicular um anúncio com a sua marca, deixando-a em evidência enquanto os usuários pesquisam algum local para seguir suas rotas. 

Se sua marca que faz, por exemplo, automacao de som, aparecerá nos resultados como opção semelhante ao que o usuário digitou ou também por proximidade do local original.

Assim como acontece no Google, normalmente aparecerão os resultados orgânicos e junto deles surgirá de forma destacada o seu anúncio, conforme o seu local esteja perto do endereço digitado. 

3 – Zero Speed TakeOver

De forma inovadora, esse tipo de anúncio, conhecido como Zero Speed TakeOver, funciona conforme a velocidade do seu carro vai diminuindo, geralmente quando o veículo para ou a bateria vai se esgotando. 

A ideia é respeitar as leis de trânsito, que dizem que dirigir enquanto mexe no celular ou qualquer outro dispositivo é ilegal, podendo causar uma acidente de trânsito gravíssimo. 

Por exemplo, quando um usuário para o seu carro em um semáforo, provavelmente a empresa que contratou esse tipo de anúncio aparecerá em um banner que abre na tela enquanto o carro não entra em movimento de novo. 

Tal anúncio é veiculado basicamente da mesma forma que os outros: por localização.

Assim, quando um usuário utiliza o aplicativo para o seu carro no trânsito, se ele estiver perto do seu estabelecimento, é bem provável que veja seu anúncio em algum momento.

O Waze considera os anúncios TakeOver como um bloco de anúncios de alto impacto que também impulsiona o engajamento.

Como acontece com todos os anúncios do Waze, o Zero Speed ​​TakeOver usa o contexto do local para enviar anúncios aos usuários. 

De repente, você passa em frente a um depósito de materiais de construção, um banner com o mesmo assunto será mostrado.

Nesse caso, os Wazers veem o anúncio assim que são completamente parados no trajeto (como em um semáforo vermelho ou com trânsito intenso). 

Se a empresa anunciada estiver à frente deles e dentro de um determinado raio de sua localização, o banner aparecerá na parte superior da tela.

Tal como acontece com os outros anúncios, um botão de informações aparece abaixo do banner para revelar mais informações sobre sua empresa. 

Assim como os outros modelos de publicidade, no Waze é possível incluir diversas informações para situar o usuário sobre sua empresa e levá-lo a ação para uma página que você determinar ou para salvar depois, caso o usuário opte por isso. 

Ao salvá-lo, a pessoa é impactada em outras oportunidades como um lembrete, o que acaba sendo uma opção vantajosa para aparecer mais vezes na tela durante o uso.

Por que anunciar no Waze?

Primeiramente, a questão de ter a possibilidade de um custo muito baixo para anunciar, em relação a outras plataformas como o Facebook e o LinkedIn, já é uma grande vantagem para fazer publicidade da sua marca no Waze. 

Como dissemos, por apenas 2 dólares ao dia, é possível começar a ter sua marca estampada no aplicativo. 

Outro benefício que costuma ser esquecido para quem usa o Waze é que, se você parar para pensar, a exposição frequente no aplicativo pode ajudar a gerar um maior conhecimento de marca. 

Isso pode acontecer ainda com mais frequência no Waze por conta da geolocalização.

Se uma pessoa faz o mesmo trajeto diariamente ou periodicamente, os anúncios aparecerão várias vezes. 

Isso vai causando familiaridade com a empresa a ponto de o usuário conhecer o seu logotipo ou o nome da marca.

Além disso, ao perceber no trajeto que o seu anúncio aparece sempre, quem usa o Waze certamente saberá mais fácil a localização da sua loja. 

Caso seja um serviço que ele precise em algum momento de urgência, ele saberá aonde ir. 

Logo, se o seu empreendimento não estiver em um local privilegiado, isso é ainda mais benéfico, pois o Waze mostra onde você está sem que o motorista precise passar e ver sua fachada. 

O fato de o Waze ter essa questão do movimento e da localidade é um diferencial muito grande e distinto em relação aos anúncios convencionais de outras plataformas.

A probabilidade de uma pessoa ser impactada é muito grande, considerando que o motorista está no carro, de olho no aplicativo para ver a rota e sem muitas opções para se desvencilhar do anúncio. 


Mesmo que a conversão demore para chegar ao ideal, por ser ainda uma funcionalidade nova e menos propagada em relação às mais tradicionais, o Waze Ads é uma ótima forma para começar a ter sua marca divulgada em alguma plataforma e dar os primeiros passos. 

Geralmente, nas demais redes sociais, é preciso ter mais dinheiro para investir e conferir resultados melhores. No Waze, se você pensar em um anúncio chamativo e se a proximidade for boa para o motorista, há boas chances de haver interesse.

Dessa forma, sua marca aumenta a conscientização do público-alvo de forma geral.

Isso acaba sendo ainda mais relevante pelos anúncios serem apresentados para pessoas próximas. 

Então, a tendência de chegar ao seu estabelecimento, caso haja interesse, é praticamente natural. 

Imagine que você seja uma oficina especializada em abs.

Normalmente, esse tipo de serviço é baseado em indicações.

Dificilmente alguém vai conhecer de cabeça quem realiza esse serviço por ser algo muito específico. 


Por isso, o anúncio no Waze, por proximidade de localidade, é muito benéfico, pois traz segurança em serviços que necessitam de indicações para conferirem mais credibilidade. 

Nota: Como colocar waze em português

Dica para quem têm o aplicativo Waze em outra língua

Aprenda a alterar o idioma de exibição no Waze.

Obs: isso não afeta o idioma das orientações por voz ou do mapa.

Nomes de cidades e ruas no mapa sempre estarão no idioma local.

Toque em Meu Waze e em Configurações .
Toque em Geral.
Toque Idioma para alterar o idioma de exibição desejado.

Considerações finais

Apesar do Waze ser muito conhecido por ser um aplicativo de mobilidade urbana, ele também oferece grande vantagem com os anúncios.

As funcionalidades são muito vantajosas para negócios de qualquer porte, basta ter planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade dentro do Waze: Vale a pena? [Os 3 detalhes que você precisa saber] via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link