Palavras-chave Long tail e Head Tail: Saiba como diferenciar entre as 2

long tail

Long tail e head tail são dois tipos diferentes de palavras-chave, mas que precisam ser bem empregados em uma estratégia de SEO. Você sabia disso? Bom, acompanhe o artigo que tem mais!

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português é traduzido como otimização para motores de busca.

Na verdade, é u um conjunto de estratégias cujo objetivo é otimizar as páginas para elas aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.

Estar bem posicionado é uma necessidade hoje em dia, pois é dessa forma que mais pessoas descobrem a empresa e mais chances ela terá de converter visitantes em leads.

No entanto, para que uma empresa seja encontrada na internet, ela precisa saber trabalhar com as palavras-chave, afinal, são termos usados pelas pessoas para pesquisar sobre determinado assunto na internet.

As palavras-chave podem ter diferentes tipos, como no caso das long tail, sendo mais longas, e as head tail, usadas para buscas mais gerais.

Sua escolha vai depender de uma série de fatores, é sobre isso que vamos falar neste artigo

Você vai entender o conceito de palavra long tail, o que são termos head tail e qual desses dois tipos devem ser usados nas estratégias de SEO.

Confira!


Leia também:


O que é a palavra-chave long tail?

Uma palavra-chave long tail é aquele tipo que específica mais a pesquisa, por essa razão, possui um número menor de buscas.

Mesmo assim, o ranqueamento é melhor e a concorrência é menor.

Não é novidade que a palavra-chave é um item imprescindível para uma boa estratégia de SEO, pois é por meio dela que a marca consegue se posicionar nos rankings de busca.

Só que, hoje em dia, se alguém pesquisar sobre qualquer assunto, como folder empresarial, vai encontrar uma infinidade de opções, visto que alcançar o primeiro resultado está cada vez mais difícil.

Por essa razão, muitas organizações estão procurando maneiras de especificar mais a busca, e com isso, eliminar o excesso de concorrência e conseguir um bom posicionamento.

A solução para esse problema está justamente nas palavras long tail, expressões específicas e longas, por isso menos buscadas.

Alguns exemplos são “sofá grande de couro preto” ou “sapato preto para formatura”.

Portanto, palavras-chave long tail são aquelas que possuem as seguintes características:

  • Contém mais de dois termos;
  • Recebem menos tráfego;
  • Apresentam maior número de conversão;
  • São menos concorridas;
  • Ajudam a construir autoridade de marca.

Por meio delas, é possível superar o tráfego do que usando aqueles termos mais genéricos, portanto, são mais benéficas para os negócios.

O que são palavras-chave head tail

Agora que você já sabe o que são termos de cauda longa, precisa conhecer as head tails, que nada mais são do que termos de buscas mais gerais, também são sucintas e simples e oferecem respostas curtas para perguntas.

Normalmente, são assuntos que costumam ser o foco de toda a plataforma, como no caso de um site ou blog.

Por exemplo, pesquisar sobre empresa especializada em construção de piscina, difere de pesquisar “piscina construção”.

Veja, no primeiro exemplo, o usuário vai encontrar como resultado empresas especializadas na construção desse tipo de espaço.

Com a segunda pesquisa, vai encontrar sites que ensinam a construir piscinas, que mostram construção de piscinas, e assim por diante.

Esse tipo de termo também obtém mais tráfego, levando muitos a acreditarem ser melhor focar somente nele.

No entanto, justamente por gerar mais tráfego, ele também é mais concorrido.

As taxas de conversão e cliques não são tão expressivas, assim sendo, vale a pena equilibrar esse tipo de palavras-chave com as mais longas.

Que tipo de palavras-chave usar?

Pense em uma pessoa que está navegando na internet e pesquisa sobre serviços de copa. Ela pode estar buscando uma infinidade de informações sobre o assunto, como empresas de terceirização de serviços de copa.

Também pode querer se matricular em um curso para trabalhar na área, dentre outras possibilidades que uma palavra head tail traz consigo. Ranquear esse tipo de termo dá mais trabalho, além de que não ajuda seu negócio a resolver um problema.

Isso acontece porque também não existe uma garantia de que a organização está falando com a pessoa certa. Quando a marca está criando os seus conteúdos, precisa investir em palavras mais sofisticadas e compatíveis com as necessidades da audiência.

O emprego de termos long tail ajudam a variar a palavra-chave principal e trazem mais eficiência nos resultados de busca.

Logo, se a palavra-chave principal do texto é marketing digital, os termos long tail que vão ajudar a ranquear melhor podem ser “dicas de marketing digital”, e assim em diante.

Esses termos não têm um volume de busca tão grande quanto apenas “marketing digital”, ao passo que também trazem uma competição menor e atendem a objetivos diversos.

Se um fabricante de tinta para demarcação de estacionamento quer encontrar as melhores palavras, primeiro deve pensar de que maneira seu público pesquisa informações relacionadas aos seus produtos.

Para facilitar ainda mais, recomenda-se usar algumas ferramentas, como Google Ads e SEMRush, que ajudam a analisar a performance da pesquisa.

Outra dica é utilizar sinônimos e preferir termos formados por três ou mais palavras, mas sem se estender muito. A maneira como as pessoas pesquisam influencia muito os resultados, por isso, procure pensar em como a busca aconteceria.

É importante dizer que as long tails truncadas prejudicam a construção do texto e dificultam a leitura, o que leva o algoritmo do Google a penalizar o dono do site.

Outro ponto que merece destaque é a maneira como esses termos são construídos. Por exemplo, é muito mais fácil encaixar no texto a palavra-chave limpeza de carpete empresarial.

Em linhas gerais, procure utilizar termos mais fluidos e que vão se encaixar perfeitamente aos seus materiais, sem maiores problemas.

O uso desse tipo de palavra também traz muitos benefícios para os negócios, como o custo-benefício atraente. O objetivo é obter retornos imediatos, principalmente quando a marca investe em mídia paga.

Mas para garantir um crescimento orgânico, a empresa deve considerar a quantidade de conteúdo que precisa desenvolver e o tipo de palavra que precisa ser encaixado dentro deles.

Ou seja, para escolher entre long tail e head tail, é fundamental observar o conhecimento dos profissionais em relação ao público e até mesmo o modo como seus concorrentes criam conteúdos de sucesso.

Neste caso, uma empresa de montagem de andaime tubo e braçadeira pode observar como a concorrência utiliza termos em seus conteúdos e anúncios, para ter uma base daquilo que atrai sua audiência.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois tipos de palavras também facilita o alcance dos objetivos mais rapidamente.

O gestor precisa parar para pensar qual é o objetivo de sua estratégia, o que pode ser aumentar a quantidade de leads, converter clientes, aumentar o acesso ao site, dentre outras possibilidades.

Entretanto, ao utilizar uma head tail, a companhia precisa fazer um esforço maior, mas conquista um volume de dados significativo, entretanto, nem todos eles podem ser devidamente trabalhados.

Por outro lado, ao usar uma palavra long tail, um restaurante argentino atrai um volume de tráfego menor, porém, tem acesso a leads mais qualificados. Isso significa que vai se comunicar com quem tem mais chances de se tornar cliente.

Falar com as pessoas certas e no momento mais adequado é a melhor forma de converter. Por fim, a escolha correta do tipo de termo usado ajuda a reduzir o churn nas vendas.

As estratégias de marketing digital e as etapas do funil de vendas estão todas conectadas, por exemplo, blogs e redes sociais podem ser considerados canais de aquisição de clientes, por isso, geram oportunidades para o negócio.

Se o processo de nutrição é bem feito, os leads se tornam potenciais clientes bem qualificados e mais seguros na hora de fazer uma aquisição, por isso, também tendem a se sentir mais satisfeitos após a compra.

Em contraposição, o uso indevido de uma palavra pode provocar o churn, ou seja, o cancelamento de uma compra, que acontece quando o cliente não fica feliz por muito tempo ou simplesmente desiste de comprar.

Quando isso acontece, ele pode fazer comentários ruins e simplesmente colocar a perder todo o investimento feito pela empresa.

 

Considerações finais

Quando um pet shop de banho e tosa taxi dog deseja atrair pessoas para o seu site, através de suas estratégias de SEO, precisa usar as palavras-chave adequadas, equilibrando a aplicação entre as long tail e head tail.

Esse equilíbrio ajuda a atrair as pessoas certas e no momento mais oportuno, pois os conteúdos conseguirão esclarecer suas dúvidas e despertar o interesse dos consumidores.

Aliás, caso tenha dúvidas ou queira saber mais como utilizar corretamente o seu conteúdo, baixe nosso E-book O Poder das Palavras-chave, gratuitamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#longtail #headtail #palavraschave #estrategiadeSEO #estrategia #seo




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: