Entenda as Diferenças de SEO e SEM no Mercado Digital

Entenda as Diferenças de SEO e SEM no Mercado Digital

É muito normal usar o Google e outros motores de busca para encontrar os principais conteúdos na internet. Se a sua empresa tem um site, tenha um plano para ela se posicionar melhor e dominar o mercado digital com SEO e SEM. Saiba como, nesse artigo!

Basicamente, existem duas maneiras de ranquear nos buscadores: investindo em SEO, gerando os chamados resultados de busca orgânica, ou contratando publicidade por meio do Google Ads.

A diferença básica entre SEO e SEM é que o último inclui o primeiro, pois inclui categorias de publicidade paga e também posicionamentos orgânicos gerados pelo SEO.

Acompanhe este texto para saber mais.

Você vai conhecer as definições de cada conceito, saber como aplicá-los, quais são as diferenças mais evidentes e qual deve escolher.


Leia também:


O que é SEO e SEM?

Antes de começar a planejar uma abordagem estratégica para melhorar a visibilidade online de sua empresa, você precisa entender a terminologia usada.

Usar descrições erradas em um plano distribuído para outras pessoas pode comprometer seu sucesso e a aprovação de orçamentos e táticas.

Vamos examinar os conceitos de SEO e SEM com um pouco mais de detalhes, olhando especificamente para o que realmente as diferencia.

O que é SEO?

SEO é a otimização de conteúdo, postagens e páginas da web em geral para obter melhor desempenho em mecanismos de busca que apontam problemas e preocupações do usuário das chaves codificadas.

O SEO é importante porque permite gerar tráfego gratuito a partir das primeiras posições dos motores de busca.

Em geral, se o conteúdo estiver bem otimizado para as necessidades do usuário, ele aparecerá no topo dos resultados da pesquisa e, assim, obterá mais cliques e tráfego.

Com SEO, os profissionais de marketing otimizam sites trabalhando com 4 pilares:

  • SEO técnico;
  • SEO on page;
  • SEO off page;
  • Criação de conteúdo.

Vamos analisar cada um dos seguintes pilares principais com mais detalhes a seguir.

SEO técnico

O SEO técnico se concentra em melhorar a estrutura de um site e encontrar maneiras de otimizar a velocidade, responsividade, escaneabilidade, uso de dados estruturados, segurança e indexação dele.

Existem muitos outros fatores, mas esses são os mais comuns.

 

SEO on page

Trata-se dos elementos de otimização na página que ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo sobre gestão condominial, por exemplo.

Também inclui o contexto, títulos e subtítulos, meta descrições e alt tags.

Criação de conteúdo

O conteúdo é um dos maiores fatores de classificação do Google e sem um ótimo material alinhado ao perfil do usuário pode ser muito difícil se classificar na primeira página.

Ter um blog é essencial para disponibilizar informações confiáveis sobre o suporte técnico para conserto de Iphone e desenvolver uma estratégia de conteúdo sólida.

SEO off page

Pode ser definido como construção de autoridade, que inclui link building e outras táticas.

Essa abordagem visa melhorar a credibilidade e a autoridade do site aos olhos dos mecanismos de pesquisa e usuários, conectando-o a outros sites relevantes.

Se os mecanismos de pesquisa identificam que os usuários confiam em um site, é mais provável que ele tenha uma classificação mais alta.

Autoridade e confiança geralmente vêm de esforços de link building, networking, guest posts e outras táticas semelhantes.

Isso geralmente requer trabalhar com profissionais em cada campo específico para ter sucesso.

O que é SEM?

O Search Engine Marketing (SEM), ou marketing de mecanismos de busca, é uma estratégia que usa ações pagas para gerar visibilidade.

Em vez de empregar técnicas de tráfego orgânico, o SEM usa plataformas de publicidade paga, como Google Ads e Bing Ads a fim de atingir o público-alvo.

Sendo uma estratégia, envolve tudo, desde configurar e otimizar anúncios pagos até gerenciar sua conta para aumentar conversões e lucros.

Os profissionais de SEM normalmente iniciam uma campanha fazendo uma pesquisa abrangente de palavras-chave e análise competitiva.

Todos eles trabalham juntos para criar campanhas bem segmentadas que mostram produtos e/ou serviços, como curso nr 10, para um público-alvo previamente determinado.

Os formatos incluem anúncios na rede de pesquisa, no YouTube, por e-mail ou no Google Shopping.

Quando os usuários pesquisam termos específicos que tenham anúncios correspondentes, eles veem um resultado personalizado, geralmente na parte superior da página. Toda vez que um anúncio é clicado, a empresa paga por isso.

Quais são as diferenças entre SEO e SEM?

A diferença entre SEO e SEM é sutil, mas importante. O SEO se concentra em otimizar sites para aparecerem mais alto nos resultados de pesquisa e, assim, gerar mais tráfego orgânico.

Por sua vez, o SEM é baseado em estratégias pagas para conquistar tráfego qualificado. Confira os tópicos a seguir com os principais pontos distintos dos dois conceitos.

Pagamento

No caso do SEM o anunciante paga cada vez que um usuário clica no anúncio (CPC ou Custo Por Clique) ou por mil impressões (CPM). Depende do tipo de campanha que o despachante online criou.

No entanto, os cliques nos resultados orgânicos, obtidos a partir dos esforços de SEO, são gratuitos.

Velocidade dos resultados

Você pode ver resultados imediatos com apenas alguns cliques ao lançar uma campanha de SEM online.

Os anúncios serão exibidos imediatamente nos resultados de pesquisa (desde que sejam aprovados e seus lances sejam altos o suficiente).

Por outro lado, as táticas de SEO podem levar tempo para mostrar os efeitos esperados, a menos que você não tenha concorrentes, o que é raro.

Identificação

Você sempre pode distinguir anúncios pagos nas SERPs pelo ícone de “Anúncio”. Os resultados orgânicos não têm essa identificação, o que significa que possuem apresentações diferentes.

Os anúncios pagos oferecem extensões que permitem aprimorar o formato padrão com links para sites, frases destacadas, números para contato e muito mais.

Dito isso, é importante lembrar que os resultados orgânicos podem aparecer no campo de rich snippets. Com as extensões de anúncio, no entanto, você tem mais controle sobre como e quando a publicidade de prostatectomia radical vai aparecer.

SEO fornece resultados cumulativos 

Outro ponto importante na otimização de sites é que, com SEO, os resultados tendem a melhorar com o tempo e o ROI é cumulativo.

Ou seja, a estratégia evoluirá com o tempo, deixando resultados duradouros. Ao investir em SEM o cenário é completamente diferente: assim que você desativa os anúncios, a visibilidade acaba. 

Testes e ajustes

Usar publicidade paga exige testes. O texto do anúncio vai precisar ser modificado, você pode encontrar novos públicos e provavelmente precisará modificar o conteúdo da landing page para que os testes funcionem.

Com os dados disponíveis, tudo isso pode ser feito rapidamente: as alterações serão feitas com agilidade e os resultados dos testes também.

Não é possível realizar os mesmos testes em campanhas de SEO, devido às características próprias do algoritmo.

É claro que o teste ainda é uma parte muito importante de uma estratégia de SEO, mas eles não funcionam da mesma forma que nas campanhas de SEM.

SEO e SEM: qual usar?

É importante notar que uma estratégia voltada para busca orgânica requer tempo para ser otimizada.

Por essa razão, os retornos de SEO são geralmente de médio a longo prazo.

No entanto, é um resultado mais barato e mais durável.

Se o tutorial sobre assinatura digital como fazer estiver formatado corretamente, for relevante e encorajar outras páginas a se vincularem, os resultados provavelmente serão consistentes.

Por outro lado, se você precisa atuar com eficácia a curto prazo, as estratégias típicas do SEM são mais indicadas.

Mas tenha em mente que isso pode exigir um investimento maior.

Nesse caso, o orçamento deve ser proporcional a quanto tempo você deseja que a campanha continue em execução.

Assim, pode-se dizer que o SEM é a opção mais completa para empresas que querem estar presentes nos motores de busca.

Inicialmente, o ideal é focar na mídia paga e conquistar uma audiência ao mesmo tempo em que coloca em prática os esforços de SEO.

Em seguida, reduzir gradualmente seus gastos com links patrocinados à medida que vê o retorno da pesquisa orgânica para fabricantes de máquinas e equipamentos industriais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

SEO e SEM estão intimamente relacionados e é importante apostar nessas estratégias em conjunto, conforme as necessidades e objetivos identificados. 

Ao utilizar técnicas que se relacionam com cada conceito de forma adequada, você cria um cenário favorável para o sucesso da sua estratégia de marketing digital, além de se beneficiar do seu retorno sobre o investimento (ROI).

Sendo assim, cabe a você avaliar as condições do seu negócio e identificar qual é o melhor formato – ou até mesmo combinar as duas estratégias, se for o caso. Otimizar o orçamento disponível é a palavra-chave nesse momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: