O Que é USP: Uma estratégia de 8 ações que você precisa conhecer para se dar bem nas vendas

USP ilustracao-do-conceito-de-compras-online

USP é uma sigla para Unique Selling Proposition, em que é feita uma breve descrição do que um negócio tem a oferecer de diferente. É dessa forma que entendemos o que representa uma empresa e a distingue da concorrência.

O mercado está cada vez mais concorrido e as marcas disputam a atenção dos consumidores o tempo todo. 

Sendo assim, encontrar maneiras de se diferenciar para conseguir mais vendas se tornou uma necessidade.

No entanto, esta não é uma tarefa simples, visto que dentro de um único segmento, muitas empresas trabalham com o mesmo produto ou serviço.

Você já parou para pensar no que diferencia uma marca da outra? É com base na resposta dessa pergunta que um negócio conquista sua persona.

Mesmo oferecendo a melhor experiência para o cliente, tentar se diferenciar sendo bom em tudo não é o melhor caminho. Você precisa saber o que destaca o seu negócio dentro do mercado em que ele atua.

É exatamente aqui que entra a estratégia USP, por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como desenvolvê-la e suas vantagens. 

Portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto ou não sabe do que se trata, leia o texto até o final.

Unique Selling Proposition é a definição concisa daquilo que torna uma companhia única para o seu público-alvo. Trata-se do que ela oferece ao consumidor e que não pode ser encontrado em outro lugar.

Em outras palavras, é o motivo pelo qual o cliente escolhe comprar com uma empresa em detrimento de outra.

Por meio dessa estratégia, um fabricante de tamboreador de joias define sua essência em uma única frase. Se for bem executada, essa ação utiliza apenas o slogan da marca e permeia suas ações e campanhas de marketing.

É aquele diferencial competitivo que você busca para destacar o seu negócio, dentro de um mercado cada vez mais agressivo, ou seja, estamos falando de sua proposta de valor.

Nós sabemos que é importante pensar na experiência do usuário, sem limitar a organização a uma qualidade apenas, já que seus concorrentes também possuem os diferenciais deles.

Quando a USP é qualificada, pode ser aplicada até mesmo na landing page, para que assim o usuário encontre a novidade ao acessar essa página.

A estratégia também pode ser aplicada no e-mail marketing, causando um impacto ainda maior no usuário.

Agora que você já sabe do que se trata essa estratégia, precisa saber como aplicá-la. Para isso, existem algumas ações que devem fazer parte dela, tais como:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Analisar a concorrência

Se você tem uma empresa de instalacao de aquecedor, veja o que os seus concorrentes estão fazendo. Qual é a USP de quem compete com o seu negócio o mesmo consumidor?

Uma companhia aérea pode focar na qualidade e na experiência dos voos, enquanto outra tenta expandir a abrangência de seus destinos.

Quando você conhece como as marcas semelhantes à sua se vendem, vai descobrir novos caminhos que podem ser trabalhados.

Listar os seus benefícios

Faça uma lista dos principais benefícios que a sua empresa oferece, sem se esquecer de que a sua persona enxerga todos eles.

A ideia desta estratégia é valorizar ainda mais o que, de fato, é importante para o consumidor. Sendo assim, coloque no papel seus diferenciais com mais impacto.

Conhecer o público

Entenda a fundo o seu público para que sua estratégia de Unique Selling Proposition faça sentido. Isso é necessário porque o diferencial a ser destacado deve ser relevante para os consumidores em potencial.

Para saber como implementar essa estratégia do jeito certo, com base no seu público-alvo, tenha em mãos informações como:

  • Preferências;
  • Necessidades;
  • Desafios;
  • Objetivos;
  • Comportamentos.

Com base nesses dados, fica mais fácil para uma confecção de camisa gola polo personalizada saber o que é mais interessante para essas pessoas.

Reduzir a lista de benefícios

Com relação àquela lista de benefícios que você fez, é necessário reduzi-la. Por mais que seu negócio ofereça vantagens variadas, o consumidor não tem tempo nem paciência para ler todos eles.

Isso quer dizer que para sua estratégia USP dar certo, você precisa ser breve e direto para prender a atenção do usuário.

Depois de priorizar os benefícios mais relevantes, você terá em mãos o que precisa para convencer o consumidor a fazer uma compra.

Descobrir como sua solução resolve os problemas da persona

Este é o momento de associar as necessidades da sua persona às soluções oferecidas pelo seu negócio.

Isso significa que uma auto escola especializada em CNH especial precisa pensar de que forma seus serviços são úteis para o consumidor.

É com base na resposta dessa pergunta que vamos direcionar a criação da USP. Um exemplo disso é um jornal que mantém o foco na profundidade de suas notícias, ao invés da velocidade com que elas são divulgadas.

Fazer e cumprir uma promessa

Aquela companhia aérea que garante voos para um número maior de destinos não pode mais restringir suas viagens para uma quantidade menor do que aquela oferecida por seus concorrentes.

Da mesma forma, uma promessa feita pelo seu negócio como forma de diferencial para a Unique Selling Proposition deve ser cumprida na prática.

Escolher o tom de voz adequado

Além de ter uma definição verdadeira, é necessário escolher o tom de voz adequado para se comunicar com a persona.

Por mais precisa que seja a sua USP, ela só vai impactar o público do jeito certo se conseguir se comunicar com as dores dessas pessoas.

Com isso, você consegue humanizar a marca do seu negócio, ao mesmo tempo em que se torna mais relevante para o usuário.

Não fazer tudo ao mesmo tempo

Um fabricante de cadeira odontológica com raio x precisa saber quais práticas devem ser adotadas, bem como os erros que não devem ser cometidos. Um erro muito comum é tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, uma loja virtual não pode querer se diferenciar por vender os melhores produtos, ter os preços mais acessíveis e a entrega mais rápida do mercado.

Isso porque todas essas vantagens dobram a necessidade de trabalho e investimento, além de aumentarem as chances de uma delas estar abaixo do esperado.

Consequentemente, sua marca não será lembrada por seus diferenciais.

Investir em Unique Selling Proposition traz uma série de benefícios para os negócios, dentre eles:

Melhora das vendas

Por meio dessa estratégia, um fabricante de madeira aparelhada para telhado consegue unir os trabalhos de vendas e marketing.

O que torna a sua empresa diferente dos concorrentes também é a forma como ela se aproxima dos consumidores, com isso, ela naturalmente aumenta as suas vendas.

Reafirma a autoridade da marca

A presença digital é uma necessidade, visto que ela ajuda a convencer o consumidor a comprar com o seu negócio ao invés de outro.

Entretanto, uma boa presença só é conquistada quando a empresa se mostra como uma autoridade em determinado assunto.

Com a ajuda da USP, uma gráfica consegue determinar sua especialidade, por exemplo, em flyer de divulgacao, um aspecto no qual ela se sobressai e se torna mais confiável.

Ilustra a diferença entre uma marca e seu concorrentes

Mais do que ser uma autoridade, qualquer empresa precisa ser diferente em seu mercado. Pense que, se um de seus concorrentes faz igual, quais motivações o cliente teria para comprar com você ou com ele?

Se uma empresa não se diferencia das demais, tanto faz para o consumidor com quem ele vai comprar, o que te leva a perder oportunidades de vendas.

Agora, se a sua marca se diferencia de maneira precisa, a Unique Selling Proposition se torna um verdadeiro argumento de convencimento.

Por exemplo, mesmo que o preço do concorrente seja menor, o consumidor vai preferir pagar um pouco mais para ter acesso àquilo que somente o seu negócio é capaz de proporcionar.

Portanto, não importa se a sua empresa trabalha com automacao de som ou vende livros, é o diferencial dela que vai influenciar na decisão de compra e na preferência das pessoas.

Hoje em dia, existe um universo de possibilidades para o consumidor. Ele pode comprar exatamente o mesmo produto ou serviço com uma infinidade de empresas.

Entretanto, na era da informação à qual estamos inseridos, o cliente se tornou mais informado e exigente, e ele quer comprar com as marcas que se destacam e oferecem vantagens únicas.

Para trabalhar os benefícios do seu negócio, é essencial investir na USP. E neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito dela, como trabalhá-la e as vantagens que ela traz para as organizações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!