O Que é a Tecnologia ADS | 2 principais razões para você usar na sua estratégia

Ads

Se tem algo que mudou nossa vida e rotina de modo radical nos últimos anos foi o acesso à internet e às redes sociais. Quem comprova isso é o crescimento vertiginoso da tecnologia ADS, que as empresas têm aplicado cada vez mais.

Sigla para advertising (propaganda, em inglês), o que esse recurso permite é que uma empresa, um autônomo ou uma marca qualquer faça anúncios na internet, por meio das plataformas digitais mais famosas do mundo, sejam motores de busca ou redes sociais.

Lembrando que a noção de marca hoje é bem maior do que a de alguns anos atrás.

Por exemplo, um influencer digital que atua na área de tecnologia pode fazer uma propaganda de um computador novo, mesmo que ele não seja o administrador dela.

Neste caso, quem administraria a propaganda ou anúncio de venda seria a própria loja que vende computadores.

Ao passo que o influenciador atuaria mais ou menos como um ator de televisão, concedendo apenas sua imagem e poder de gerar tráfego.

Aliás, isso também serve para mostrar como a dinâmica do mundo dos negócios tem mudado nos últimos anos, graças às novidades que a esfera digital traz.

No caso do influencer, ele também poderia fazer anúncios para promover seu próprio nome.

Em todos esses casos, o mais importante é que o ADS é quem vai garantir a comunicação com o público.

Hoje, uma clínica de fisioterapia pode ampliar consideravelmente sua carteira de clientes e pacientes, apenas investindo na internet.

O que pouca gente sabe é que esses anúncios têm tantos diferenciais em relação à velha publicidade, que, em muitos casos, eles já podem se tornar a estratégia principal.

Nas redes sociais, por exemplo, já se foi o tempo onde o foco ali era pessoal.

Quer dizer, as pessoas ainda utilizam essas plataformas para trocar fotos e mensagens pessoais.

No entanto, o público gerado por elas é tão grande, e os recursos de marketing tão eficientes, que uma marca não pode deixar de aproveitar essa fatia do mercado.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui não apenas uma explicação aprofundada do que é a tecnologia de ADS, mas também os motivos que valem a pena colocá-la em prática desde já.

Além disso, também é preciso dar dicas práticas sobre como fazer, com exemplos reais que ajudam cada um no seu caso a caso, em vez de cair em generalizações.

Por fim, também falamos da importância e dos impactos no curto e longo prazo.

O mais interessante é que essas alternativas evoluíram tanto, que realmente já podem ser aplicadas a qualquer modelo de negócio.

Seja alguém da área de serviços, como criação de projeto comercial e residencial, ou da área de vendas no varejo.

Desse modo, se o que você deseja é compreender o que a tecnologia ADS pode agregar à sua empresa, fortalecendo sua marca e melhorando seus resultados no sentido mais imediato do termo, basta ler este artigo até o fim.

O conceito e a importância do Ads

Quem navega pela internet com interesse em dicas para crescimento de marca certamente já ouviu falar de estratégias de crescimento orgânico, como é o caso do marketing de conteúdo e do inbound marketing.

Trata-se de criar conteúdos originais e relevantes que chamem a atenção do público, para criar uma conexão que vai crescendo gradualmente e fortalecendo a autoridade da marca.

Tudo isso é muito importante, sem dúvidas, mas sua curva de crescimento é demorada.

Afinal, para uma empresa de brindes corporativos sofisticados tornar-se referência em seu segmento, ela pode ter de esperar alguns meses.

Por isso mesmo é importante falar também no crescimento impulsionado, que é o da tecnologia ADS.

Como vimos, são propagandas ou anúncios que uma marca pode fazer a qualquer momento.

Com isso, pagando para que suas promoções cheguem ao maior número possível de pessoas, também com a maior velocidade.

Mas não se trata de colocar uma estratégia em detrimento da outra, já que uma marca pode investir no ADS e no orgânico em simultâneo.

Desse modo, enquanto sua autoridade cresce, as vendas já começam a acontecer e gerar um caixa para você.

O maior exemplo disso é o Google, o maior buscador do mundo.

Ao fazer anúncios no Google Ads, uma firma pode começar a receber ligações no mesmo dia, ao passo que a Otimização de Páginas para Motores de Busca (SEO) vai trabalhando em paralelo, durante meses.

Nesse sentido, a importância do ADS tem a ver com a própria urgência que toda empresa tem de aumentar seu capital de giro, gerando mais receita e até mais lucratividade com o tempo, pois sem isso, nenhum negócio pode crescer ou se manter.

Por que implementar o ADS?

Podemos dizer, sem medo de errar, que o advertising ou anúncio se tornou muito mais uma questão de sobrevivência do que de diferencial.

Como referido, o diferencial é você fazer otimização e conseguir um crescimento orgânico, seja nos motores de busca ou nas redes sociais.

Já a propaganda do dia a dia pode ser uma questão de vida ou de morte para a sua empresa.

Dentre várias razões existentes e que veremos adiante, há duas que se sobressaem.

A primeira é a do fato de que sua concorrência muito provavelmente já está lá.

Ou seja, às vezes um negócio da área de açaí da fábrica pode não estar performando em sua máxima capacidade, justamente porque o concorrente tem uma ação mais engajada na internet.

Portanto, é urgente marcar presença nessa modalidade.

A segunda razão é que seus clientes também já estão lá, lembrando que o papel do marketing sempre foi o de colocar a marca onde seus consumidores estão, fazendo ela aparecer do jeito certo, na hora certa e para as pessoas certas.

Hoje esse lugar é a internet, sem sombra de dúvida.

Especialmente por conta das novas gerações, que já nascem conectadas à informática e à esfera digital, até mesmo pelo celular e pelos tablets.

As modalidades existentes

Há uma velha verdade do marketing que afirma que quem não é visto, não pode ser lembrado. Ou seja, sua marca precisa aparecer várias vezes na rotina do cliente para que, quando ele tiver necessidade da sua solução, pense em comprar de você.

Pensando nesse fenômeno, o ADS é uma tecnologia que pode impactar os clientes, visitantes e leads, em geral, de modo bastante diversificado.

Atualmente, uma das maiores iniciativas do mundo é a dos motores de busca como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país.

Mas o maior é o Google, disparado, sendo que por meio dele você pode anunciar dos seguintes modos:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Aplicativos associados;
  • Google Shopping;
  • Caixas de e-mail;
  • Rede Social YouTube.

Ou seja, uma marca que faz aluguel andaime pode aparecer em todas modalidades quando ela der início a uma campanha de ADS.

Já no caso das redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras, as funções de ADS permitem aparecer em vários campos, como feed de notícias (página inicial do usuário) e outros campos, como os stories, que são mais dinâmicos.

O poder da segmentação

Quem já fez anúncios de vendas e propagandas antes da existência da internet ou da popularização da tecnologia ADS, vai se lembrar de que a assertividade não era o foco ou ponto forte.

Por exemplo, ao distribuir panfletos, uma empresa podia cair na mão de centenas ou milhares de pessoas que não necessariamente tinham sinergia com seu negócio.

Já com o ADS, é possível segmentar cada ação, atingindo apenas as pessoas com perfil do consumidor ideal.

Assim, um anúncio de barraca para evento não vai aparecer para adolescentes em idade de estudo, que nem sequer têm uma empresa para poder fazer um evento desses.

Além disso, a marca pode customizar cada traço da campanha, escolhendo quanto investir em termos de orçamento, para quais regiões do país aparecer, em que horário, e daí em diante.

Isso, sem contar com as facilidades do remarketing.

Afinal, o que é remarketing?

Quem navega diariamente, com certeza já teve a experiência de pesquisar uma palavra-chave e depois começar a ver banners por todo site oferecendo produtos da área.

Ou, ainda, tentou comprar um item, como algo da área de fisioterapia ou aparelho surdez, mas acabou abandonando o carrinho, e aconteceu o mesmo.

Isso se chama remarketing e é uma das maiores vantagens do mundo digital, ou seja, da tecnologia ADS.

Com isso ela consegue captar visitantes, leads e clientes no momento de compra, sendo a situação mais indicada para fazer propostas a uma pessoa.

Considerações finais

Falar em tecnologia ADS e crescimento acelerado no universo digital equivale a tratar de um dos assuntos mais importantes da atualidade, que pode mudar a história de uma empresa.

Para isso, é preciso compreender melhor os conceitos tratados acima, bem como as dicas práticas que vão desde modalidades de anúncio e segmentação até o papel do remarketing.

Assim, com os conceitos básicos e os conselhos práticos que trouxemos, ficará bem mais fácil e até mais seguro dar os primeiros passos na direção certa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas…
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço