Marketing de Conteúdo, 3 Dicas Para Aplicar no Ramo de Saúde

marketing de conteúdo content marketing

O marketing de conteúdo é cada vez mais usado em diversos segmentos para atrair, engajar e converter leads em clientes. No ramo da saúde não é diferente, muitos estabelecimentos já optam em investir na divulgação de textos, vídeos, e-books e posts nas redes sociais.

Mas qual a melhor maneira  de usá-lo? Como despertar o interesse de novos pacientes somente com conteúdos online?

Aprenda agora mesmo a importância do marketing de conteúdo e 3 dicas para aplicar no seu negócio!

Nesse post você vai ver:

  • O que é marketing de conteúdo;
  • Por que investir na área da saúde;
  • Como utilizar o markeing de maneira assertiva.
Marketing de conteúdo, uma tendência irreversível

O que é marketing de conteúdo

Antes de explicarmos o contexto e significado de marketing de conteúdo, é importante lembrar que cada empresa deve desenvolver a estratégia que melhor a atende naquele momento.

Cada empresa conversa de forma única com seus clientes, buscando entender quais são as suas dúvidas e como podem solucioná-las.

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais utilizadas no marketing digital. Para ela, deve-se utilizar conteúdos relevantes, com técnicas de produção de SEO (Search Engine Optimization).

É uma estratégia voltada para engajar o público com a marca, atraindo potenciais clientes através de conteúdos relevantes, que atendem aquele público naquele determinado momento.

Ao utilizar essa metosologia, a partir da criação de conteúdo, é possível atrair e gerar valor para o público em questão, criando uma visão positiva da marca e ganhando relevância no mercado, despertando o interesse em potenciais clientes.

Continua depois da listagem de posts

Porque investir na área da saúde

A área da saúde vem ganhando bastante visibilidade nos meios digitais e, com isso, são diversos os meios que os pacientes buscam para obter informações ou até mesmo atendimento.

Por esse motivo, o marketing na área da saúde vem aumentando. Cada dia mais as empresas estão investindo no marketing de conteúdo com o intuito de atrair novos pacientes.

Dependendo da solução para o problema que a pessoa busca, dificilmente ela vai até o consultório do médico para obter informações.

Isso porque primeiro recorremos a internet para entender um pouco melhor o que está ocasionado aquele problema.

Desse modo, estar no ramo digital é muito importante para conseguir obter destaque diante da concorrência.

Como utilizar de maneira assertiva

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1.   Tenha um site ágil e responsivo

Quando falamos em usar uma estratégia de marketing digital ou de inbound marketing, no qual o foco principal é atrair os potenciais clientes com conteúdos de qualidade e mostrar que naquele momento podemos resolver o problema da melhor forma, precisamos de um site que se adapte a qualquer dispositivo, trazendo conforto visual para quem estiver lendo.

Por exemplo:

Se um consultório odontológico faz um conteúdo sobre prótese sobre implante dentario, ele precisa que esse conteúdo se adapte em vários modelos de dispositivos.

Isso porque, caso contrário pode prejudicar a estratégia, fazendo com que o paciente que se interessou e clicou no artigo saia rapidamente da página, afetando o tráfego e o ranqueamento.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

2.   Produza conteúdos de qualidade

Desenvolver conteúdos de qualidade é primordial para qualquer setor e estratégia, mas na área da saúde a responsabilidade é ainda maior.

Na produção de qualquer conteúdo, seja texto ou vídeo, ele precisa ser bem direcionado para o futuro paciente.

Uma dica é deixar a linguagem técnica de lado e priorizar proporcionar o conhecimento de forma mais simples, já que os pacientes não têm a mesma formação e conhecimento técnico que você.

A criação de um blog ou um canal no youtube também costumam funcionar muito bem para especialistas na área da saúde.

Por exemplo, um especialista de ortodontia pode fazer vídeos com curiosidades sobre aparelho ortodontico transparente com o intuito de despertar a curiosidade no paciente que está em busca desse tipo de tratamento.

3.   Identifique o seu público ideal

O passo mais importante da sua estratégia de marketing de conteúdo é a definição do seu público ideal. Afinal, é preciso identificar com quem quer se comunicar.

Pense em qual perfil de paciente você tem ou qual perfil deseja atrair.

Se a sua especialidade é em tratamentos estéticos odontológicos, por exemplo, deve pensar em atrair pacientes que estão em busca de conquistar esses atributos por meio de tratamentos como lente de contato de dente.

Uma pesquisa de público ou um mapa de empatia pode ajudar muito nesse processo.

4.   Automatize as atividades de marketing

A automação de marketing ajuda no seu trabalho de atração, conversão e comunicação com a base de clientes.

Atualmente existem inúmeras ferramentas e modalidades possíveis para ajudar na sua automação de marketing.

Podemos dizer que, basicamente, será necessário uma pagina de captura ou uma landing page, além de uma ferramenta de email marketing para organizar todas as informações necessárias.

Usando essa automação de marketing conseguimos trazer os leads (potenciais clientes) a se tornarem clientes.

Pense em um consultório que tem uma grande busca na sua página sobre quanto custa um implante dentário.

Dentro dessa página é possível ter uma ferramenta de automação, que vai coletar informações sobre o visitante. Dentre os dados coletados podem estar: Nome, e-mail, telefone,  se (e em qual canal) vai permitir que a equipe responsável entre em contato. Tudo isso para transformar esse lead em uma venda.

Resumo

Você pôde conferir nesse post como o marketing de conteúdo deixa de ser apenas o apoio na sua estratégia de marketing para se tornar peça fundamental na captação de público para o seu site, para o seu negócio.

A exemplo do site sorrisoonline.com.br de propriedade da Vuo Odonto onde os excelentes serviços disponibilizados exigem páginas informativas, é preciso um pouco mais.

A informação pode e deve ser distribuída em todos os canais possíveis.

Desde o site institucional, com suas páginas construídas de acordo com as estratégias de SEO, ao conteúdo de alta qualidade.

Uma boa dica para o marketing de conteúdo, é criar perfis da sua marca nas redes sociais, e também em outros sites como os classificados, por exemplo.

Perfis, são páginas informativas, que levam os dados principais do seu consultório, como um cartão de visita online virtual (Clique aqui e veja como funciona).

E por falar em perfis nos sites de classificados, porquê não aproveitar e postar anúncios de ofertas?

É mais que provado, quando você anuncia ofertas, tem sempre alguém que se interessa.

E o lado positivo de anunciar classificados é a publicidade indireta da marca.

Nossa dica, nesse caso, vai para os Classificados do Convidar.Net.

Dedique alguns minutos a criar anúncios na internet dos seus produtos e serviços, depois confira os resultados.

Se tiver dúvidas de como escrever, leia nosso post sobre como escrever um anúncio de venda

Ainda existem diversas outras estratégias e ações que podem atrair pacientes, mas listamos aqui algumas que irão facilitar seu ingresso no marketing digital.

Com a internet tão presente nas nossas vidas, nada melhor do que investir nas ferramentas online para obter sucesso e sair na frente da concorrência, garantindo a evolução do seu negócio presencialmente e no meio digital.

Conteúdo produzido por Karina Oliveira, assessora e redatora na empresa Vue Odonto


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

25 Profissões em Expansão na Crise

Conheça 25 Profissões em Expansão na Crise

Nesse post, tratamos sobre as profissões em expansão na crise, mesmo diante das dificuldades de manutenção do emprego de milhões de pessoas. A profissão de algumas pessoas tem sofrido mudanças nesse momento de pandemia. Um exemplo…
Leia mais
Confiança e Reputação Online

Confiança e Reputação Online

Índice Confiança e Reputação Online – Como ConquistarPorquê a sua presença e a reputação online, é tão importante?Maneiras eficientes para aumentar confiança e reputação onlineComo aumentar a confiança e reputação onlineConfiança e reputação online na era…
Leia mais