Inbound Marketing x Outbound Marketing: entenda a diferença entre eles e sua importância para os negócios

Inbound Marketing x Outbound Marketing diferença e importância para os negócios
  • Save

Você sabe qual é a diferença entre Inbound Marketing x Outbound Marketing e qual sua real importância? Nesse post vamos mostrar porquê você deve saber mais sobre o tema.

Claro, você deve saber que o marketing digital tem sido muito utilizado por todas as empresas para se destacarem e conquistarem novos clientes.

E para a eficácia de um planejamento assim, são utilizadas inúmeras estratégias existentes. 

É exatamente esse aspecto  que vamos falar neste texto.

Você vai aprender a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing e como ambas são importantes para os negócios. 

Continue conosco, você vai gostar.

Inbound Marketing é o Marketing de Atração. Essa estratégia consiste em despertar o interesse do cliente para que ele venha até a empresa e se interesse pelo o que ela tem a oferecer. 

Presente também no marketing digital, aqui a ideia é atrair o público e, para isso, é necessário ter um entendimento de quem são essas pessoas, quais seus interesses e necessidades, para que assim se possa oferecer conteúdos atrativos por meio da estratégia de lead magnet.

 O marketing de conteúdo é usado como uma estratégia de apoio, pois com ela os conteúdos são de qualidade e conseguem se  comunicar com o público certo. 

Portanto, usando conteúdos atrativos você aumenta o tráfego da sua página e, assim, a taxa de conversão dos visitantes em clientes também aumenta. 

Além de ter conteúdos relevantes e atrativos, é preciso estar preparado para a alta taxa de visitantes em leads. Para isso, é necessário ter estratégias de conversão, como um formulário. 

Veja o exemplo, ao final desse post, e aproveite para se inscrever em nossa newsletter.

A ideia é que desde o começo, com a atração por meio dos conteúdos, seu público seja nutrido pelo funil de vendas até chegar ao fundo e virar um cliente. 

Outra vantagem é o custo-benefício, pois o investimento tem um valor baixo e seus resultados são excelentes, como por exemplo melhorar o rankeamento nos buscadores. 

Com o Inbound Marketing, uma empresa se torna útil aos seus clientes com um trabalho de qualidade e bem direcionado, que, por fim, atinge o resultado desejado, as vendas. 

Outbound Marketing é o Marketing Tradicional. Essa estratégia consiste em oferecer produtos e serviços ao seu público, ou seja, a empresa vai atrás de seus clientes ativamente.

Mais usado por mídias tradicionais offline como propagandas de TV, rádio, outdoors, o outbound também foi inserido na mídia online com os canais digitais. 

Essa estratégia desenvolve campanhas de propaganda, seja na rede social ou na TV, para oferecer algo ao seu público. 

Nesse caso, o investimento é maior, já que as mídias usadas são mais caras. 

Diferentemente do marketing digital ou o marketing na internet, onde os custos podem ser significativamente menores. De novo um exemplo de plano de marketing que cabe no bolso de qualquer um, esse é o que oferecemos aqui no Blog do Convidar.

O Inbound Marketing consiste em despertar o interesse do cliente com conteúdo, já o Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Ou seja, no primeiro, o público é quem procura a sua empresa por se sentir atraído por seus conteúdos, enquanto que no segundo é a empresa que busca pelo cliente, é ela quem vai atrás através de campanhas offline e online.

E ainda, caso a empresa passe por alguns cortes em relação a gastos, com o outbound ela sumirá totalmente da mídia, já com o inbound seus conteúdos continuam publicados e podem ser acessados a qualquer momento. 

Acompanhe a seguir mais algumas diferenças entre as duas estratégias.

  • Comunicação

No Inbound Marketing a comunicação é feita através da informação de seus conteúdos, na maneira de educar o consumidor e, posteriormente, no momento certo de oferecer o produto ou serviço.

Já no Outbound Marketing é ofertado logo no primeiro contato de uma comunicação com o público. 

  • A procura 

O outbound busca por seus clientes indo atrás deles. No inbound, o consumidor que dá o primeiro passo, ele é atraído para a empresa sem que a mesma o procure diretamente. 

  • ROI

Os custos de ambas são diferentes pelo fato de que o inbound é uma estratégia orgânica, ou seja, não exige custos para a página ser patrocinada, ao passo que o outbound utiliza estratégias pagas.

Por esse motivo o ROI da empresa também apresenta uma diferença.

  • A entrega dos conteúdos

No Inbound Marketing sua principal estratégia é a entrega de conteúdo, então é claro que uma das suas principais prioridades é a entrega de conteúdos de qualidade que agregam valor ao consumidor. 

Já o Outbound Marketing tem como foco apenas as vendas, o conteúdo criado nem sempre agrega um valor claro. 

É muito normal adotar as duas metodologias em uma empresa, pois uma não anula a outra. 

Ambas são estratégias eficazes e, quando juntas, podem se complementar para alavancar ainda mais os resultados dos negócios. Mas para mesclar as duas é preciso analisar alguns pontos:

  • Persona;
  • Jornada de compra;
  • Ticket médio da empresa;
  • Considerar o ROI;
  • Gestão da empresa;
  • União dos departamentos marketing e vendas. 

Analisar todos esses pontos antes e identificar qual caminho seguir é o caminho para que o planejamento e suas estratégias sejam eficazes.

Usar tanto o Inbound Marketing quanto o Outbound Marketing trazem resultados excelentes para os negócios, as taxas de visitações às páginas aumentam, a probabilidade de conversão dos leads em clientes também são maiores e, é claro, o objetivo final, que são as vendas, é alcançado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing online alavancando vendas através das redes sociais
  • Save

Marketing online alavancando vendas

A utilização do Marketing online focado nas redes sociais segue uma tendência sem volta, devido a propagação rápida das informações e alto índice de retorno de marketing. O trabalho com vendas sempre pede um algo…

Ler mais
Inbound Marketing x Outbound Marketing: entenda a diferença entre eles e sua importância para os negócios via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link