Marketing de Serviços: Entenda porquê essa estratégia é tão importante

marketing de serviços - estratégia

Você sabe o que é o marketing de serviços e de que forma ele pode ajudar na sua estratégia de negócios?

Os negócios são muito importantes para o crescimento econômico e social, trazendo diversas oportunidades para a prestação de serviços diversos, bem como, opções para trabalho e consumo.

Para conseguir sucesso, os empreendedores podem apostar no marketing de serviços, estratégia que ajuda a ter excelentes resultados.

Neste artigo, você confere as diferenças, a importância e principalmente, as vantagens do marketing de serviços para as empresas.

Melhor de tudo, ao final você conhecerá as técnicas mais usuais que podem ser aplicadas para uma melhor divulgação dos seus serviços.

O papel do marketing de serviços nos negócios

O marketing de serviços consiste em várias técnicas que podem ser usadas para agregar valor aos projetos dos prestadores, buscando convencer o cliente a escolher uma empresa ou marca em específico. 

As estratégias ajudam a proporcionar o máximo de satisfação aos usuários e clientes, algo que faz toda a diferença e acarreta na fidelização.

O setor de serviços ajuda a movimentar a economia, por isso, os empreendedores devem investir em táticas para evidenciar o que há de melhor na sua empresa para chamar a atenção dos futuros clientes.

Independentemente dos serviços prestados, investir nos princípios do marketing é fundamental para se destacar no mercado e ter a popularidade e o faturamento desejado.

O marketing é um conceito muito utilizado para agregar valor aos produtos e serviços. 

No momento de definir, é preciso conceituar os benefícios e diferenciais do serviço, já que este pode ter várias utilidades conforme a necessidade do cliente.

Outras variáveis como concorrência e critérios de contratação podem gerar dúvidas nos clientes. 

Isto posto, o marketing de serviços é uma excelente solução para que as empresa de seguro para automóvel em Curitiba, por exemplo, alcancem seus clientes com mais rapidez e qualidade.

Conhecer melhor alguns detalhes do marketing de serviço é fundamental para uma aplicação mais efetiva e otimizada.

Exemplo disso é o conceito de 7 Ps: produto, preço, promoção, praça, pessoas, processo e palpabilidade. 

Estes termos são muito importantes e devem ser observados com muita atenção para o sucesso do planejamento de marketing, visto que determinam todas as demais campanhas.

Qual a diferença entre o marketing de produto e o de serviços?

Existem diferenças consideráveis entre os dois conceitos de marketing e características distintas que transformam a maneira de fidelizar e atrair os clientes. 

De modo geral, as principais diferenças é que os serviços são:

  1. Intangíveis

Diferente dos produtos que podem ser tocados, os serviços são bem abstratos. 

Um projeto de SPDA manutencao, por mais que envolva produtos, ou uma consulta médica, por exemplo, contam ainda com aspectos voltados à qualidade e segurança, além da mão de obra e especialização.

Estes são serviços que podem ser executados para os clientes, mas o valor ali presente é algo intangível, ou seja, não pode ser notado do mesmo modo que uma compra de produto.

  1. Variáveis

Durante a execução dos serviços podem ocorrer algumas variáveis, já que por melhores que sejam os profissionais e empresas, o serviço nunca será igual e imprevistos podem ocorrer.

Este e outros fatores podem tornar o marketing de serviços bem desafiador, já que é impossível prever qual será a reação do cliente e outros detalhes relevantes para o sucesso da empresa.

  1. Inseparáveis

É muito importante cuidar e tratar bem os clientes, pois é quase impossível fazer a separação de empresa e serviço. 

Investir na contratação de profissionais qualificados é uma maneira de ter uma equipe de atendimento de alto nível e ter sucesso no marketing de serviços, visto que eles serão o rosto da marca.

Assim, figuram entre as principais características do marketing de serviços: 

  • Variabilidade;
  • Inseparabilidade;
  • Intangibilidade;
  • Perecibilidade.

Como vender o seu serviço no universo online

O primeiro passo para conseguir bons resultados é conhecer bem o perfil do público-alvo. 

Para ter uma boa base de clientes é necessário apostar no uso de estratégias de SEO, funil de vendas, ter um blog e perfis nas redes sociais.

Nas postagens dos conteúdos, por exemplo, de uma empresas de usinagem de campo, os profissionais podem criar um formulário de contato no qual os usuários podem deixar seu nome, e-mail, telefone e outros dados necessários para um novo contato.

Para a empresa, este recurso é muito interessante para conhecer melhor o público-alvo, determinando os interesses e preferências do público, adequando os serviços e segmentando conteúdos e serviços que podem ser apresentados posteriormente.

Ter um site responsivo e fácil de navegar é outro detalhe que pode gerar resultados positivos.

Um espaço para o “quem somos” e outras informações importantes para conhecer o serviço é o diferencial que pode chamar a atenção das pessoas e humanizar mais a atividade realizada, trazendo mais confiabilidade.

Processos importantes para aplicar no marketing de serviços

Apesar de cada serviço ter um desenvolvimento e objetivos distintos, algumas etapas do marketing se padronizam, devendo ser apenas adequadas para as necessidades específicas do segmento. 

Assim, é importante conhecer as técnicas mais usuais que podem ser aplicadas para uma melhor divulgação dos serviços. São os principais passos:

  1. Conheça melhor o público-alvo

Entender o perfil dos usuários é muito importante para saber as suas necessidades,  desejos, suas dores e o que valorizam em um serviço.

Do mesmo modo, ter essa definição mais clara possibilita criar campanhas mais claras para esses usuários e adotar uma linguagem mais efetiva.

  1. Estabeleça um diferencial e a missão

Pensar diferente da concorrência é essencial para chamar a atenção das pessoas. 

Assim, definir a missão e os diferenciais é fundamental para conseguir pensar nas estratégias e se destacar da concorrência.

  1. Planejamento das ações

Ter um plano para a comunicação conforme os objetivos e metas são modos de criar uma relação interessante com o público, estipulando as diferentes etapas e melhorias necessárias, o que contribui para tomadas de decisão mais acertadas.

  1. Capacitação da equipe

Contar com funcionários bem treinados é essencial para que uma empresa de limpeza predial terceirizada, bem como de quaisquer outras áreas, possam oferecer o melhor atendimento ao cliente, conforme a identidade da marca, e prestar um serviço qualificado, o que impacta diretamente na fidelização.

  1. Seja presente na vida dos clientes

Após a prestação de serviço, executar um pós-venda eficiente e apostar no envio de mensagens e conteúdos específicos são formas de mostrar ao cliente que ele é importante para a empresa e manter a marca no imaginário.

Mensagens com promoções, conteúdos personalizados em datas comemorativas e outras ações podem ajudar muito no marketing de serviços e na retenção desse cliente.

  1. Aposte no marketing de conteúdo

Conteúdos relevantes e que ajudam a solucionar as dúvidas possibilitam destacar o negócio no segmento de serviços e ter ganhos positivos.

Empresas que prestam serviços de contabilidade preços, por exemplo, podem criar textos informativos sobre dicas da área contábil ou mesmo dúvidas de processos fiscais mais comuns, algo que pode atrair uma gama de clientes interessados neste tema.

  1. Simplifique e otimize processos

Por mais complexo e técnico que os serviços da empresa sejam, buscar a simplificação pode ser o segredo para ser compreendido por diferentes perfis de consumidores e, assim, aumentar a credibilidade do negócio.

  1. Ofereça ferramentas de autosserviços

Disponibilizar no site da empresa algumas ferramentas que permitem aos usuários solucionar problemas e tirar dúvidas sem a ajuda de funcionários é algo que pode ser interessante para primeiros contatos e questões mais técnicas, podendo ser feito por meio de conteúdos, bots, e até páginas de loja.

  1. Utilize as métricas para avaliar resultados

Verificar o desempenho é muito importante para saber o que está dando certo na estratégia traçada, identificando o que precisa ser melhorado e o que não deve ser repetido. 

Assim, com alguns indicadores e métricas, os empreendedores/empresários podem ver se as estratégias escolhidas estão rendendo.

O marketing de serviços tem um papel muito importante para as empresas, pois ajuda a criar um diferencial competitivo, permite destacar lançamentos e inovações que o empresário quer mostrar ao público-alvo, além de aumentar as chances de se tornar uma referência para o cliente e segmento.

Vantagens do marketing de serviços para as empresas

O marketing de serviços é muito interessante para aumentar as oportunidades de sucesso da empresa de fabricação de rack e de outros segmentos, melhorando a comunicação com os clientes, além de gerar valor aos serviços que a companhia oferece.

Há vários pontos positivos em apostar nas estratégias deste conceito de marketing, sendo os principais:

  1. Diferencia a empresa no mercado empresarial

Com o surgimento de novas empresas, os empresários precisam ter um diferencial, ou seja, com o marketing de serviço é possível se comunicar bem com os clientes e ganhar um destaque positivo.

  1. Implica em custos mais estratégicos

O marketing de serviços gera custos, isto é um fato. Contudo, são gastos estratégicos para o crescimento da empresa e podem atrair novos investidores e parcerias.

Ao destinar capital para o marketing, o empresário está cuidando do seu negócio, aumentando as possibilidades de novos clientes e lucros.

Assim, ele deve ser entendido como investimento, inclusive, sendo muito mais versátil quando realizado no formato online.

  1. Traz mais credibilidade

Ter crédito com o público-alvo é algo importante, seja para uma empresa de restauração de fachadas ou de outros segmentos. A credibilidade pode ser obtida com a implementação das estratégias de marketing, um bom posicionamento e comunicação clara.

Se importar com o cliente, mostrar o que a empresa tem de melhor, apresentar soluções eficientes são alguns exemplos de ações simples que podem fazer a diferença na maneira como as pessoas enxergam o seu negócio.

  1. Fideliza os clientes

Algumas empresas se preocupam muito com a captação de novos clientes e se esquecem que garantir o relacionamento com aqueles que já preferem os serviços é fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Apostar na fidelização do cliente é uma maneira de ter uma propaganda orgânica, sem custo e feita pela satisfação do cliente direto a outros possíveis interessados.

Assim, os clientes fiéis podem divulgar os serviços do negócio para pessoas próximas e, naturalmente, a empresa ganha um novo público. 

Além disso, o cliente satisfeito tende a retornar quando precisa de um serviço, podendo requisitar outras atividades e pacotes ofertados, aumentando a receita para o gerenciador de estacionamento, por exemplo.

Portanto, investir no marketing de serviços é uma maneira de aumentar a credibilidade da empresa, conquistar respeito dos clientes, novas oportunidades de parcerias e projetos, além da lucratividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas…
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço