CRO: O que você precisa saber? As 5 vantagens de adotar

CRO
  • Save

O Conversion Rate Optimization (CRO), ou Otimização da Taxa de Conversão, em tradução livre, é uma forma direta de trabalhar a melhoria da experiência do usuários na estrutura de um site, fazendo com que as ações induzidas e concretizadas sejam mais enfáticas.

Em outras palavras, podemos dizer que o CRO procura entender as melhores situações em que uma organização consegue influenciar um consumidor em uma plataforma online. Isso pode ser a partir de uma ação feita por ele, por meio de:

  • Uma compra;
  • Acompanhamento das redes sociais;
  • Download de um e-book;
  • Assinar uma newsletter.

Quando uma ou mais ações como estas são concretizadas em uma página, é possível saber em qual ponto uma empresa de conserto de compressor de ar acertou na estratégia, principalmente considerando os meios de comunicação online com o usuário.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre tudo o que envolve o CRO, desde a sua importância até alguns dos benefícios que traz a partir de sua aplicação em canais digitais. Acompanhe!

O que é o CRO?

O CRO é, sem dúvidas, uma das principais formas de auxiliar na performance de resultados positivos na estrutura de sites, em especial aqueles voltados para estratégias de empresas de plano de manutenção de ar condicionado, tendo focos e iniciativas variadas.

Por exemplo, uma loja de roupas trabalha vendendo seus produtos online, e todas as vezes que o usuário acessa a plataforma do e-commerce e faz uma compra, um objetivo é concretizado.

No entanto, ainda que não seja desejado, ocorre de muitas pessoas entrarem naquela plataforma e saírem sem nem ao menos reparar nas peças, passando então longe de fazer qualquer ação de compra, sendo este o propósito principal daquele negócio.

Assim, podemos entender que o Conversion Rate Optimization trabalha com o objetivo de entender toda a situação que faz aquele cliente comprar, visando aprimorar os elementos daquela plataforma.

Isso pode ocorrer de diferentes formas, afinal, dentro de um site, que é o objeto de trabalho dessa estratégia, ocorre trabalhos de diferentes tipos, que vão desde a estrutura do site, sua comunicação visual, textos que direcionam uma ação, dentre outros do tipo.

Dessa forma, o ideal para as empresas de bomba hidráulica de pistão é entender tudo o que acontece na estrutura do processo de escolha feita pelo usuário, a partir da realização de estudos.

O primeiro ponto nesse cenário acontece a partir de testes, que mostram versões de um site de uma empresa, como uma página de vendas, utilizando diferentes pontos de constituição em formas diferenciadas, como a comunicação ou até mesmo os títulos.

Dessa forma, a equipe responsável consegue alcançar a compreensão da taxa de otimização, a partir dos resultados que mostram qual a versão que melhor mostra eficácia.

Outra forma de chegar a concretização de entendimento é por meio de estudos do consumidor, sabendo onde ele se sente mais atraído ou engajado no site de uma loja de lava louça de bancada, e quais os principais gatilhos que o fazem comprar.

Também é possível alcançar um aprendizado a respeito da potência de um site por meio de entrevistas e acompanhamentos da experiência de um usuário enquanto ele navega no site.

Nestes casos, a empresa ou a equipe responsável em encontrar o CRO verificam em tempo real a utilização da plataforma por essa pessoa, desde o momento em que ela entra na página até o momento em que ela sai, entendendo o que chamou atenção em sua página.

Por meio de um levantamento de dados, análises, concretização de um formato perfeito de plataforma e a prática real desta, é possível encontrar a melhor versão de uma página.

Qual a sua importância?

Quando falamos da relevância do CRO, é de praxe entendermos que todo negócio, como uma loja de placa solar 320w, está tendo um tipo de expectativa com a sua página online, principalmente se estamos nos referindo a uma potencial venda a ser feita.

Ou seja, quando temos um propósito a ser alcançado, é preciso trabalharmos para que todo o ambiente seja adequado para isso, e que os resultados venham muito mais rápido.

Quanto mais olhamos para a potência desses resultados, entendendo as formas que direcionam para o máximo retorno possível, estamos ganhando tempo com as ações, investimentos e preocupações certas, não perdendo tempo com algo que não faz sentido.

É o caso de um comercio de ferros e acessórios para serralheiros, que foca na conquista de mais clientes até o final do ano por meio da atração online de clientes. Para que essa meta possa ser alcançada, é preciso focar no que realmente funciona.

Caso contrário, a empresa estará testando e trabalhando em conceitos de venda que não vão gerar nenhuma novidade, e só vão trazer custos.

A preocupação é dar ouvidos e olhos ao que gera alguma ação, e não descobrir uma estratégia nova ou melhorar antigas.

Vantagens que o CRO traz para as empresas

Quando existe o interesse em trabalhar bem cada uma das estratégias de conversão em uma empresa de lixeiras de inox, alguns objetivos conseguem ser alcançados, agregando melhorias e até mesmo a realização de metas já desejadas.

Abaixo, vamos entender alguns deles, podendo agregar maior motivação para que você comece, hoje mesmo, a trabalhar o seu CRO:

1. Aumenta as vendas

Com a conquista de uma melhor taxa de conversão, a marca passa a ter um maior contato com os resultados de vendas. Isso porque todas as ações que levam o cliente a isso começam a ser bem trabalhadas e determinadas na organização de uma plataforma.

Isso abre portas para que haja um investimento interessante, tanto em mecanismos que envolvam o bom funcionamento do site, quanto em formatos de anúncios e publicidades.

Em geral, essa é a principal motivação das empresas, e todo o trabalho feito de CRO acaba impulsionando esse resultado em específico, ainda mais em sites como e-commerces.

Conheça os 3 Passos Para uma Campanha de Anúncios na Internet Bem Sucedida

2. Melhora a autoridade

Um dos principais pontos que tornam a estratégia de CRO mais adequada é a maneira como o usuário, ao entrar em contato com um site acaba tendo experiências interessantes, o que melhora o seu tempo dentro da plataforma, além de sua fidelização.

Esses pontos têm uma influência potente na maneira como algumas páginas se tornam influentes na internet, principalmente em um viés de ranqueamento.

Nesse tipo de categorização, providenciada pelo Google, o site de uma empresa de pisos passa a ser visto nos lugares de resultados de pesquisas que são considerados privilegiados, tendo em vista que a autoridade aumenta, e logo, seu reconhecimento.

3. Implementa o ticket médio

Se uma empresa acaba entendendo de que modo chegar em seu cliente, de maneira que este possa ter a interação e a ação desejada, fica muito mais fácil oferecer melhores condições, aumentando os resultados e, principalmente, o ticket médio do negócio.

Por exemplo, em um e-commerce de eletrônicos, a partir da descoberta de como aumentar a taxa de conversão, é possível conquistar maiores ganhos, pelo cross selling (vendas cruzadas).

Nessa tática, a empresa consegue oferecer um produto tão bom quanto aquele que já foi escolhido pelo cliente, ampliando os ganhos da empresa por compra de cliente, aumentando a lucratividade e também trabalhando para a fidelização e retorno.

4. Soluciona oportunidades perdidas

Mais um ponto interessante, que agrega a máxima utilidade para a descoberta do CRO nas empresas, é a manutenção de problemas que geram oportunidades perdidas, como a comunicação visual de um site, que atrapalha a experiência do cliente .

Com o conceito desses pontos, que de fato influenciam negativamente, o negócio pode ter a oportunidade de trabalhar a favor de ações que são desejadas, além de ganhar a mais com um lucro ou um ganho que não era possível antes.

Em outras palavras, além de melhorar pontos que já eram bons, o CRO propõe um ganho em pontos que eram ruins, organizando ganhos cada vez maiores para os negócios.

5. Economiza dinheiro

A partir dos pontos que vimos anteriormente, fica fácil de entender que um dos principais benefícios de empresas que apostam no CRO são as economias financeiras. 

Afinal, com um site bem estruturado, pronto para retirar do cliente a ação desejada, evita-se o uso de anúncios, publicidades em redes sociais, cobertura de vendas que não foram feitas, dentre outros possíveis gastos que acontecem no sistema das companhias.

Considerações finais

Uma das principais preocupações do marketing digital é com a conversão, que representa a concretização de ações esperadas por uma empresa, como uma compra ou o engajamento na estrutura de uma página, como comentários em um blog.

De modo a encontrar os pontos que melhor levam à máxima eficiência dos investimentos e estratégias, o CRO apresenta pontos de melhora e também benefícios que agregam maior estrutura para negócios, por meio de valor, autoridade, vendas e economia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CRO: O que você precisa saber? As 5 vantagens de adotar via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link