Como Realizar a Automação de Marketing | As 5 vantagens de fazer bem feito

automação

Chamamos de automação de marketing o uso de ferramentas tecnológicas, com o objetivo de tornar os processos mais simples e eficientes.

Toda vez que ouvimos falar ou lemos alguma coisa a respeito do marketing digital, logo ouvimos falar sobre as ferramentas de automação.

Isso acontece porque existem diferentes estratégias e um público muito variado dentro da internet. Para atrair essas pessoas e levar a mensagem da marca até elas, é necessário investir em muitas estratégias de marketing ao mesmo tempo.

Só que, para garantir que todas elas tenham qualidade e eficiência, é necessário utilizar ferramentas que executem o trabalho. Caso contrário, o investimento e o planejamento podem ser desperdiçados.

A automação de marketing é uma estratégia que ajuda as marcas a executarem suas ações de marketing digital, de modo que elas consigam atingir potenciais clientes, sempre de maneira personalizada.

Se você está começando a investir em marketing digital agora, precisa saber um pouco mais sobre as ferramentas de automação. Portanto, não basta apenas conhecer as melhores práticas.

Neste artigo, vamos explicar o que é automação de marketing, como automatizar os processos pode ajudar as estratégias e quais são as suas vantagens. Confira!

Automação de marketing: entenda o conceito

A automação de marketing nada mais é do que o uso de tecnologias criadas para automatizar processos de marketing, tornando-os mais eficientes e escaláveis.

Ao mesmo tempo, todas as ações podem ser personalizadas.

Este trabalho pode estar relacionado a qualquer ação que possa ser automatizada, por meio de recursos tecnológicos.

No caso de uma empresa que desenvolve sistema para delivery de mercado, as ferramentas de automação podem ser usadas para agendar publicações nas redes sociais, enviar e-mails, dentre outras possibilidades.

Entretanto, é importante entender que, quando falamos sobre esse assunto, não nos referimos a ações pontuais.

O que queremos dizer é que todo o processo de marketing digital pode ser automatizado.

Com isso, a organização pode ativar a execução de uma tarefa depois da outra, sem que seja necessária uma intervenção humana.

No entanto, é muito mais comum vermos as ferramentas de automação serem utilizadas para as estratégias de inbound marketing.

Com isso, conseguimos automatizar a gestão de leads dentro do funil de vendas.

É dessa forma que esses potenciais clientes vão ser, até que estejam prontos para comprar. Tudo isso acontece sem que a empresa precise intervir muitas vezes.

De maneira resumida, a automação de marketing serve para gerar potenciais clientes, nutri-los dentro do funil de vendas até que eles sejam convertidos em novos clientes.

Só que essas tecnologias também podem ser utilizadas no pós-venda, com o objetivo de reter os clientes conquistados.

Como a automação ajuda as estratégias

Um fabricante de produtos em alumínio pode utilizar a automação de marketing para beneficiar muitas de suas estratégias.

Por exemplo, por meio do conteúdo dinâmico, é possível exibir diversas imagens, vídeos, textos e outros formatos de conteúdo, considerando as características do público-alvo, como:

  • Gênero;
  • Hábitos de consumo;
  • Localização;
  • Preferências.

Ou seja, são materiais adaptados ao comportamento do público e suas características, e podem ser veiculados por e-mail, nas redes sociais e em anúncios patrocinados.

A automação de marketing também ajuda as campanhas de nutrição, algo muito importante porque nem todos os visitantes que acessam o site de uma empresa estão, de fato, preparados para comprar.

É necessário nutrir aqueles que foram convertidos em leads, por meio de conteúdos que correspondam à etapa em que essas pessoas se encontram.

Por exemplo, nos primeiros materiais, usamos uma abordagem voltada para a apresentação da empresa; em seguida, apresentamos os produtos; e no final partimos para uma abordagem mais comercial.

Quando automatizamos esse processo, conseguimos nutrir os slides com conteúdos dinâmicos e campanhas adequadas à sua demanda. E além de nutrir os leads que você já tem, a tecnologia ajuda a captar novos contatos.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que por meio da automação de marketing, uma empresa de instalação de ar condicionado consegue manter total atenção e cuidado com o funil de vendas.

O processo de nutrição precisa respeitar a fase em que o lead se encontra, ou seja, uma pessoa que acabou de se inscrever no seu formulário, não pode receber materiais mais comerciais.

Primeiro, é preciso mapear suas necessidades, para depois oferecer uma solução a ela, e as ferramentas de automação ajudam durante todo esse processo de maneira assertiva.

Além de ajudar nas estratégias de marketing, as ferramentas de automação trazem muitas vantagens para os negócios, e vamos mostrar algumas delas a seguir.

Vantagens da automatizar as estratégias

O processo de automação não é nenhuma novidade para a maioria das empresas, como para as especializadas em laudo veicular.

Pelo contrário, de acordo com uma pesquisa da área, 68% das empresas concentradas na América Latina utilizam alguma ferramenta de automação, e a tendência é que essas tecnologias sejam cada vez mais implementadas nos negócios.

Isso se deve ao fato de que o mercado exige que as organizações sejam competitivas, ágeis e orientadas por resultados.

Por essa razão, as marcas se concentram em automatizar suas tarefas. No que diz respeito ao marketing, isso traz muitas vantagens, como:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Clientes mais satisfeitos

O processo de automação conscientiza os prospects a respeito de suas escolhas, por isso, ao realizarem uma compra, a tendência é que eles se sintam mais satisfeitos.

Isso acontece porque essas pessoas compreenderam o valor da solução que o seu negócio vende e de que maneira ela pode agregar em seu dia a dia.

No caso de uma empresa de uniformes personalizados, além de fechar vendas mais conscientes, seus novos clientes tendem a passar muito mais tempo com ela. Além disso, ela será recomendada por essas pessoas.

2 – Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)

O custo de aquisição de clientes indica o quanto uma empresa precisou investir para conquistar um cliente.

Por meio das ferramentas de automação, é possível reduzir esse custo, uma vez que você aplica a mesma estratégia com várias pessoas.

Se uma companhia gasta, em média, um valor X para conquistar um cliente, trabalhando com publicidade, salários, contratação de ferramentas, dentre outros, por meio de uma ferramenta de automação, ela gera novos clientes sem precisar investir tanto.

3 – Aumenta a produtividade

Seria difícil para qualquer negócio, como uma empresa de motoboy expresso, tem que monitorar manualmente as ações de cada um de seus leads para criar o e-mail que será enviado em cada etapa do funil.

Dentro daquelas companhias que possuem uma quantidade considerável de leads, a equipe precisaria dedicar muito mais tempo nessa tarefa, algo completamente inviável.

Mas, com a ajuda das ferramentas de automação, é possível realizar essa tarefa, sem prejudicar a produtividade dos responsáveis.

A equipe precisa se concentrar na criação de um e-mail, uma campanha ou conteúdo que será replicado para diferentes contatos.

Ao passo que essas ações são executadas, a equipe de marketing pode se dedicar a outras tarefas mais estratégicas.

4 – Crescimento da escalabilidade da empresa

Quando falamos em escalabilidade de negócio, nos referimos ao seu crescimento, algo que está relacionado ao aumento das vendas, ao número de clientes, dentre outros objetivos, sem que para isso seja necessário aumentar os custos.

Por meio das ferramentas de automação, também é possível investir em treinamentos e contratações, mas depois que essa estrutura se consolida, não é necessário fazer mais investimentos desse tipo.

Todos os processos de uma empresa de transporte de cargas serão automatizados em definitivo, possibilitando que ela replique suas ações para a quantidade de pessoas que quiser.

Em vista disso, podemos dizer que os investimentos em automação são uma engrenagem que ajuda a gerar um número cada vez maior de leads e vendas, sem que para isso seja necessário investimentos constantes.

5 – Ajuda a integrar as equipes

Com a ajuda de ferramentas de automação, todas as atividades são centralizadas em um único sistema, possibilitando que todos tenham acesso aos dados e ao histórico do que vem sendo realizado.

A partir dessa centralização, as equipes de vendas e marketing conseguem acompanhar juntas o andamento das atividades.

Dentro de uma empresa de terceirização de serviços, os membros da equipe também recebem alertas sobre suas tarefas, acompanham a nutrição e a evolução dos leads e ainda podem conduzir a performance da estratégia adotada.

Integrar esses dois times é muito importante porque um depende do outro na busca pelos objetivos estabelecidos.

Conclusão

Existem muitas estratégias de marketing que as empresas podem adotar, como e-mail, anúncios nas redes sociais, publicação nos blogs, criação de e-books, promoções, interação nas mídias sociais, dentre outras.

É muito difícil, para não dizer impossível, fazer tudo isso manualmente. Ou você atrasa as tarefas, ou elas acabam perdendo em qualidade.

No entanto, por meio das ferramentas de automação, é perfeitamente possível dar conta de todas as ações, de maneira personalizada e com bons retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!