Como garantir que o usuário tenha a melhor experiência no seu site?

site

O site é uma plataforma importante para qualquer empresa, pois se trata do endereço oficial da marca da internet. Não ter uma página na web pode até mesmo levantar dúvidas e desconfianças sobre a procedência do negócio.

site

Ele serve como base para as estratégias de marketing digital e relacionamento com o cliente. Mas não basta criar um portal e esperar que as coisas aconteçam, sendo necessário otimizá-lo para oferecer a melhor experiência ao visitante.

Otimizar um site significa aplicar práticas que melhoram a navegação por parte do visitante para que ele encontre tudo o que deseja, esclareça as suas dúvidas e se sinta satisfeito com a visita.

Pensar na experiência do usuário é garantir que a empresa transmita uma imagem positiva e de confiança, desde o primeiro contato entre ela e o consumidor.

Plataformas que não oferecem uma boa experiência de navegação acabam prejudicando a imagem da corporação, e ainda provocam desistências nos usuários.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para melhorar a experiência do visitante, explicar por que apostar nessas ferramentas e quais são as vantagens de um site otimizado. Confira!

Como melhorar a experiência do usuário?

Existem várias formas de melhorar a experiência do usuário, mas tudo parte de transformações estruturais e algumas técnicas. Alguns exemplos são:

1 – Plataforma responsiva

O tráfego móvel está crescendo continuamente. Para se ter uma ideia, estima-se que o volume de dados aumente 46% todos os anos, o que significa que diferentes tipos de dispositivos serão capazes de acessar a internet.

Assim, uma escola de curso de segurança de hospital deve investir em design responsivo para que a página e todos os seus elementos se adaptem ao tamanho da tela.

Quando o site consegue se ajustar a diferentes tipos de dispositivos, faz com que o público tenha uma experiência mais consistente e dentro daquilo que a organização espera.

2 – Melhorar a estrutura do layout

O design de uma plataforma é muito importante porque transmite a identidade visual da marca e consegue fortalecê-la perante o público. Só que além de cuidar da aparência, é necessário cuidar da estrutura dos elementos.

É assim que o site será intuitivo, rápido para carregar e funcional para as demandas dos usuários. Para isso, utiliza-se uma estrutura com ferramentas de construção que evita que o visitante precise de recursos especiais para visualizar as informações.

Quanto à divisão, precisa ser one page ou possuir várias páginas, mas sempre considerando a realidade e as necessidades do negócio.

Recomenda-se também inserir alguns espaços em branco, pois eles aliviam os elementos textuais e visuais e trazem mais compreensão para a página.

 

3 – Usar CTA

CTA é uma sigla para Call to Action, que em português pode ser traduzido como “chamada para ação”. Trata-se de um botão que incentiva o usuário a tomar uma ação que a companhia espera.

Por meio dele, uma empresa de lavagem de tapetes persas direciona a visita e faz com que ela aproveite melhor o site. No entanto, para melhorar a experiência, é fundamental definir os botões das suas características.

Para funcionar, deve-se destacar e chamar a atenção do visitante para que ele não tenha dúvidas em clicar. Uma forma de fazer isso é investir no contraste de elementos, como conjuntos de cores e vários tamanhos.

Ademais, para ter certeza de que a opção vai funcionar, faça testes A/B para analisar variáveis e encontrar aquela que traz os melhores resultados.

Por que investir em um site otimizado?

Investir nessas ferramentas é a melhor forma de melhorar a experiência do usuário e isso é importante para potencializar os resultados.

Se uma empresa garante uma boa experiência em seu site, consegue aumentar as oportunidades de vendas e se aproximar mais do público. Entretanto, um fabricante de bateria 60 amp também tem acesso a outras vantagens, como:

  • Crescimento das conversões;
  • Aumento do tempo de visita;
  • Redução da taxa de rejeição;
  • Melhora do retorno sobre os investimentos.

Quando o site oferece algo concreto para o usuário e faz uma oferta, como baixar um e-book, mais pessoas vão se interessar e maiores serão as chances de conversão.

As plataformas e-commerce precisam se atentar ainda mais a essa questão porque, quanto melhor for a experiência do visitante, maiores serão as oportunidades.

Pense, por exemplo, em um usuário que está navegando no site do seu negócio e que consegue se informar sobre ofertas e promoções com apenas alguns toques.

Essa facilidade estimula o visitante a comprar, pois diante da rapidez da plataforma ele pode até mesmo fazer compras por impulso, o que aumenta as taxas de conversão.

Mas, para haver conversões, uma empresa de frete fiorino para mudança precisa aumentar o tempo que as pessoas permanecem em suas páginas. Isso requer boa formatação, design responsivo e boa navegabilidade.

O visitante terá facilidade para acessar os conteúdos e encontrar aquilo que precisa, por isso, vai passar mais tempo dentro do site, o que pode fazer com que se interesse por outros itens.

Quanto mais tempo as pessoas navegam dentro do site, menor será a taxa de rejeição, uma métrica que deve ser avaliada constantemente. Quando ela está muito alta, é sinal de que o usuário está insatisfeito.

Além disso, as ferramentas que melhoram a experiência do usuário garantem uma navegação mais agradável e o cliente sempre vai recorrer ao portal quando tiver alguma dúvida ou necessidade.

Por fim, pessoas que passam mais tempo no site se interessam pelos produtos e serviços e acabam adquirindo uma solução, o que faz com que o retorno sobre os investimentos seja muito melhor para os negócios.

Vantagens de um site otimizado

De maneira geral, a grande vantagem de otimizar o site para melhorar a experiência do usuário é que seus clientes vão se sentir mais felizes, e os consumidores vão se encantar com a marca.

Nesse sentido, todo negócio, como um fabricante de caneca personalizada de alumínio, também pode aproveitar outros benefícios de investir nessa prática.

Um deles é o aumento do número de conversões de vendas, e isso acontece porque quando as pessoas têm uma boa experiência antes de se decidir pela compra, se mostram muito mais fáceis de serem convertidas.

A companhia também conquista clientes fiéis e que vão indicá-la para outras pessoas, mas a fidelidade só pode ser alcançada quando o consumidor sentir necessidade de fazer uma compra.

Quando acontece isso, um cliente fiel pensa automaticamente na sua empresa ao precisar de um produto ou serviço, porque boas lembranças permaneceram na mente dele e as experiências positivas fizeram com que ele voltasse para comprar novamente.

As experiências positivas aconteceram em vários momentos antes da decisão da compra, como no primeiro contato com a empresa, ao conversar com um vendedor, ao consumir os conteúdos e no próprio fechamento de negócio.

Se uma empresa de lavagem de cortinas com blecaute oferecer uma experiência positiva em diferentes etapas, vai conquistar um defensor da marca e que também vai indicá-la para amigos e familiares.

Outra vantagem é a economia de recursos, afinal, uma vez que a empresa analisa a experiência do usuário, consegue planejar melhor o que precisa ser feito para que ele tenha uma boa navegabilidade.

O planejamento é importante porque reduz o retrabalho e toda a melhoria realizada nas páginas é mais assertiva, sem a necessidade de corrigir vários pontos.

Consequentemente, a corporação consegue diminuir os custos, pois se uma empresa de limpeza predial decidir fazer algumas melhorias em suas páginas, precisa investir financeiramente também.

Isso acontece porque ela precisa envolver profissionais e tempo, mas se os visitantes têm uma experiência positiva com o portal, e todas as mudanças são planejadas, não é necessário refazer o trabalho e ter mais custos com isso.

Ademais, quando o visitante tem uma experiência positiva no site da empresa, também percebe o valor de seus produtos e serviços.

O cliente precisa sair da página com a sensação de que valeu muito a pena fazer a compra, não apenas por causa do produto em si, mas também pela facilidade, rapidez e segurança do processo.

Supondo que uma pessoa precisa contratar serviços de gráfica rápida e consegue fazer isso com facilidade no site da empresa, vai se sentir mais tranquila e satisfeita com essa escolha.

Portanto, utilizar a experiência do usuário é a oportunidade de superar expectativas e aumentar o valor agregado dos produtos e serviços.

Considerações finais

O site é o canal oficial do negócio na internet, mas ele precisa muito mais do que reunir algumas páginas e transmitir algumas informações. Na verdade, deve ser um ambiente digital agradável e prático para os visitantes.

As ferramentas que melhoram a experiência do usuário trazem benefícios para o público e o negócio, uma vez que atende aos objetivos de ambos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: