5 dicas para desenvolver um e-mail marketing eficiente e virar o jogo

5 dicas para desenvolver um e mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais usadas e importantes da atualidade. Hoje você confere algumas dicas que vão te ajudar muito na sua estratégia.

Na verdade, a estratégia de e-mails vem sendo usada há bastante tempo, mas passou por várias mudanças ao longo dos anos.

A comunicação entre uma marca e os consumidores é muito importante para que ela exponha suas soluções e conquiste a confiança das pessoas.

A internet inseriu a humanidade na era da informação e mudou muito o comportamento do consumidor moderno. 

Frente a tantas oportunidades para comprar o mesmo produto ou serviço, ele precisa confiar na empresa para comprar com ela.

Mas, se você fizer uma rápida pesquisa na internet sobre qualquer assunto, vai obter uma vasta lista de links de diferentes organizações. 

Sendo assim, surge a dúvida de como falar com o cliente em meio à tanta concorrência e de forma direta.

Além disso, a jornada de compra exige que o lead esteja preparado para a abordagem de vendas, e o e-mail marketing entra como uma ferramenta essencial nesse processo de nutrição.

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar o conceito de e-mail marketing, como essa estratégia deve ser trabalhada e quais são as suas vantagens.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing ou, publicidade por correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, com respeito as normas e procedimentos pré-definidos, com análise do retorno gerado através de relatórios e análises gráficas possibilitando gerar campanhas cada vez mais otimizadas.

Quase um terço da população, mais precisamente 2,9 bilhões de pessoas, são usuárias de e-mail.

Portanto, é praticamente impossível que o seu público-alvo não esteja entre elas.

O e-mail marketing surgiu no final da década de 1970, quando Gary Thuerk enviou 400 e-mails para promover os computadores da empresa em que trabalhava, e obteve 13 milhões de dólares de retorno.

Entretanto, foi apenas na década de 1990 que outras empresas, como um fabricante de display de mesa em acrílico, começaram a usar essa estratégia.

Surgiu, então, uma nova forma de comunicação entre marcas e consumidores, mas junto dela vieram os spams, que logo desencadearam algumas regras para proteger os consumidores.

A partir dos anos 2000 foi que as empresas perceberam que não havia sentido (e nem era correto) enviar e-mails sem pensar no conteúdo ou no interesse dos destinatários.

Com isso, as companhias entenderam que para fazer uma boa campanha de e-mail marketing é necessário seguir boas práticas.

Ainda mais, com o surgimento de novas tecnologias, como os smartphones, além das redes sociais, que mudaram a forma como as pessoas se relacionam, e assim, o e-mail marketing sofreu várias alterações.

Mas, independentemente da tecnologia que existe hoje, o foco principal são os interesses e as necessidades dos usuários que recebem os e-mails.

Portanto, a comunicação em massa se tornou uma estratégia eficiente de relacionamento e comunicação com leads e clientes dos mais diversos tipos de empresa, como um fabricante de chopeira elétrica residencial.

Atualmente, as marcas podem contar com ferramentas de automação de e-mail marketing, que fazem segmentações avançadas e analisam as mensagens enviadas.

Dissemos tudo isso para que você entenda que e-mail marketing é toda e qualquer ação de comunicação estabelecida por e-mail entre uma empresa e seus clientes e potenciais clientes.

Por esses motivos, ele pode ser enviado para diversas finalidades, como:

  • Envio de newsletter;
  • E-mail promocional;
  • E-mail sazonal;
  • E-mail para clientes sem atividade recente;
  • E-mail de bem-vindo.

Mas, para que qualquer tipo de e-mail traga resultados, é necessário saber trabalhar essa estratégia, e vamos mostrar como fazer isso no próximo tópico. Acompanhe a leitura.

Artigos que podem te interessar

Backlinks Para Sites e Blogs de Graça Nosso Convite Número 1
Como Fazer Propaganda Grátis na Internet e Ganhar Dinheiro

Como trabalhar o e-mail marketing do seu negócio

O e-mail marketing é uma estratégia útil e que traz bons retornos para qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte ou segmento. 

Entretanto, para isso, é necessário lançar mão de algumas práticas, como:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1.    Conhecer o público-alvo

Conhecer bem o público-alvo é a base para qualquer estratégia de marketing. Você precisa saber quais são os interesses dessas pessoas, seus problemas, necessidades, faixa etária, dentre outras informações.

É assim que uma empresa de instalação de internet determina as pautas que vai abordar, a frequência de envio, a linguagem que vai usar, dentre outras características do e-mail.

2.    Determinar a frequência de envio

É importante criar um calendário de envio para que assim o seu negócio possa, de fato, se relacionar com o público.

É importante encontrar um ponto de equilíbrio, ou seja, não enviar muitos e-mails ou se ausentar por muito tempo da caixa de entrada dos seus contatos.

Se você enviar muitas mensagens, sua base vai se sentir saturada e as taxas de abertura vão diminuir. 

Por outro lado, se envia de menos, dificilmente seus contatos vão se engajar com os conteúdos. Portanto, determine uma frequência adequada.

3.    Oferecer conteúdo de qualidade

Não use essa estratégia apenas como um canal de vendas porque isso pode afundar seus investimentos e até a reputação do seu negócio.

Você pode vender qualquer tipo de produto ou serviço, como locação ônibus, mas, além dessa proposta, é necessário focar em informação.

Ofereça um conteúdo valioso para os seus contatos e soluções para que eles possam resolver seus problemas, sem necessariamente precisar comprar alguma coisa.

É dessa maneira que a sua marca prova que se importa com seus clientes e que deseja mais do que apenas lucrar.

É a chance de mostrar, também, que o seu negócio sabe o que as pessoas precisam.

Entretanto, além de oferecer um conteúdo de qualidade, você precisa garantir que os outros elementos sejam de qualidade também, como imagens e links.

4.    Personalizar os e-mails

É importante analisar e juntar os seus contatos, com base em características demográficas deles. Para isso, invista no uso de formulários de pesquisa ou cadastros.

Com isso, uma empresa de brinde para evento sabe qual tipo de linguagem e escrita deve usar para cada grupo de cliente.

Para que a mensagem seja ainda mais pessoal, chame o contato pelo nome no início do e-mail. 

Isso cria uma proximidade entre sua empresa e o lead e faz com que ele sinta que a mensagem foi elaborada especialmente para ele.

Outra forma de personalizar a mensagem é oferecendo produtos, de acordo com o interesse do cliente. 

Por isso, invista em variáveis para que os títulos sejam ainda mais atraentes e criativos.

5.    Monitorar o desempenho

É imprescindível acompanhar as estratégias de e-mail marketing para saber como está o desempenho delas.

Para isso, uma empresa de locação de andaime utiliza ferramentas como o Google Analytics.

Por meio dele, podemos saber quantas pessoas abriram a mensagem, quantas clicaram no link inserido, dentre outras informações que ajudam a melhorar as práticas.

Artigos que podem te interessar

Autêntico Marketing viral – Como criar e começar
3 Passos Para uma Campanha de Anúncios na Internet Bem Sucedida
Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas

Benefícios do e-mail marketing

Investir em e-mail marketing também é uma maneira de obter vantagens para o seu negócio. 

Dentre elas, as que mais se destacam são:

Aumenta as vendas

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para gerar compras por impulso. 

Para isso, basta destacar aqueles itens que são mais vendidos, produtos semelhantes ou complementares àqueles que a pessoa comprou, além de ofertas e descontos especiais.

Isso também é válido para os serviços, como locação de iluminação. Os clientes costumam agir por impulso quando recebem uma mensagem referente àquilo que compraram, desde que exista uma promoção relevante por trás.

Torna melhor o relacionamento com os clientes

O consumidor moderno gosta de estar por dentro de tudo o que acontece, mas é inviável entrar em contato com todos eles pessoalmente ou por telefone.

O e-mail marketing atende a esse desejo porque ajuda o seu negócio a se manter próximo dos leads e clientes, e a se comunicar com eles de maneira rápida e prática.

Além de manter as pessoas informadas, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para fazer pesquisas de satisfação e descobrir o quanto os seus contatos estão satisfeitos com a sua marca.

Aumenta o tráfego do site

Ao enviar uma newsletter para seus contatos, com um link para que eles possam conferir a última linha de notebook novo, uma loja de eletrônicos consegue aumentar o tráfego de seu site, de maneira orgânica.

Além disso, você pode incluir botões para que as pessoas acessem seus perfis nas redes sociais, assim, elas podem começar a te seguir e tornar a sua presença nestas plataformas ainda mais relevante.

Aumenta a credibilidade da marca

Por fim, quando uma empresa envia conteúdos compatíveis com o interesse de seu público, ela se torna mais relevante para eles.

Consequentemente, sua imagem perante essas pessoas melhora, e ela conquista mais credibilidade, algo essencial para conquistar clientes.

Serviços de e-mail marketing mais utilizados

Mailchimp

O Mailchimp é a plataforma de marketing completa e integrada ideal para pequenas empresas, para expandir seus negócios à sua maneira.

É uma plataforma americana de automação de marketing e serviço de e-mail marketing. É o nome comercial de seu operador, Rocket Science Group, uma empresa americana fundada em 2001 por Ben Chestnut e Mark Armstrong, com Dan Kurzius ingressando posteriormente.

MailChimp é um software popular usado por milhões de empresas que enviam e-mails diariamente.

Sendinblue

O mais completo conjunto de ferramentas para vendas e marketing com tudo que você precisa para crescer, vender e se desenvolver.

A Sendinblue é uma solução SaaS para marketing de relacionamento. A empresa foi fundada em 2007 por Armand Thiberge e Kapil Sharma, e oferece um pacote de software de comunicação de marketing baseado em nuvem.

E-goi

O E-goi é uma empresa especializada em Marketing Automation Omnicanal (Email Marketing, SMS, SmartSMS, IVR, Push app, Push Browser, Offline Intelligence via Wi Fi & Bluetooth, Loyalty).

Por definição, o E-goi é uma Plataforma de E-mail Marketing e Automação Multicanal – envio de newsletters.

GetResponse

A GetResponse é uma ferramenta de e-mail marketing que promete ter uma capacidade de entrega de 99% além de oferecer uma máquina de marketing completa. Este software dispõe de uma avaliação gratuita de 30 dias.

O serviço tem um editor de templates de arrastar e soltar, para ajudá-lo a projetar e personalizar newsletters, landing pages e vários elementos de marketing. A GetResponse fornece mais de 500 templates customizáveis pré-definidos. Além disso, possui uma galeria de 5.000 imagens licenciadas da Shutterstock.

Claro que estas, são apenas algumas das ferramentas de automação. Existem muitas outras e com várias utilidades para o dia a dia de quem precisa fazer da comunicação por e-mail, sua melhor estratégia.

Conclusão

Embora o e-mail marketing não seja uma estratégia nova, ele é ainda muito importante e necessário para o planejamento de marketing de qualquer negócio.

O segredo é saber trabalhá-lo do jeito certo.

Portanto, você conheceu suas melhores práticas, para que possa aproveitar todas as vantagens e melhorar os resultados da sua empresa na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Por falar em resultados na web, você precisa conhecer nosso plano de marketing.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!