4 motivos para adotar um social media

4 motivos para adotar um social media

O social media é um profissional considerado importante nos dias de hoje, uma vez que passamos cada vez mais tempo na internet, principalmente nas redes sociais, onde temos acesso a um grande volume de informações.

As empresas perceberam que precisam se adequar a essa nova realidade, marcando presença nos espaços digitais. Por conta disso, vemos marcas trabalhando constantemente no relacionamento com os clientes e em estratégias de marketing digital.

Além de se adequarem ao comportamento das pessoas, essa prática ajuda a aumentar a visibilidade e a credibilidade do negócio. Devido ao aumento do uso dessas plataformas, esse profissional entra em cena.

Social media é uma profissão relativamente nova no mercado brasileiro e, por conta disso, alguns indivíduos ainda não conhecem esse termo e muito menos quais são suas funções.

No entanto, a presença dele tem se tornado cada vez mais necessária à medida em que cresce a importância de construir uma presença positiva nos canais digitais.

Existem muitas plataformas em que as organizações podem usar para estarem presentes na web, mas administrar todas elas demanda tempo, esforço e conhecimento.

Pensando nisso, neste artigo, acompanhe o que é e quais as funções de um social media, por que ele é importante e quais são as vantagens de contratar esse profissional para sua equipe de marketing.

Entendendo o que é social media

As mídias sociais são os canais na internet onde as marcas se comunicam, compartilham seus conteúdos e interagem com as pessoas, como as redes sociais, sites e blogs.

Só que não basta estar presente nessas plataformas, sendo necessário atualizar seu conteúdo, para que assim as marcas possam se promover, bem como as suas soluções.

O profissional que uma empresa de aluguel de sala coworking contrata para administrar esses canais é conhecido como social media.

Ele é o responsável por planejar, criar, postar, interagir e analisar esses canais, sendo fundamental para ligar uma marca às pessoas.

Trata-se de uma profissão relativamente nova e, por conta disso, alguns gestores e empreendedores podem não estar por dentro sobre qual é o papel do social media. Entretanto, dentre suas funções estão:

  • Atualizar as plataformas;
  • Monitorar os resultados;
  • Gerar conteúdos;
  • Interagir com o público;
  • Elaborar estratégias.

Ou seja, são especialistas que precisam estar sempre conectados com as novas tendências do mercado e todas as novidades que surgem dentro das redes sociais.

Para o social media, estar sempre atualizado é importante para que possa produzir conteúdos relevantes, abordando assuntos de interesse do público, com o objetivo de gerar engajamento.

Ele desenvolve um planejamento estratégico, além de análise de resultados, para que a construção da presença digital da marca seja produtiva e positiva.

Sua importância para os negócios

Toda empresa, como fabricante de vinho tinto doce, precisa estar presente nas mídias sociais, para que possa divulgar sua marca e crescer no mercado.

Essas plataformas permitem uma rápida expansão por meio de investimentos pequenos, quando comparados às mídias tradicionais, como o rádio e a TV.

As redes sociais, por exemplo, reúnem uma grande quantidade de usuários, e as empresas que não acompanham essa tendência, acabam perdendo oportunidades valiosas de negócios.

O social media é o profissional que vai tomar a frente de seus canais, e ele é capaz de fazer isso porque está preparado para trabalhar em cima da divulgação do negócio, de maneira qualificada.

Também é ele quem vai acompanhar e responder os seus clientes por meio desses canais, mantendo o foco na conversão por meio do engajamento e interação, além de gerar autoridade em cada plataforma.

Seu trabalho é fundamental porque desenvolve estratégias de vendas, engajamento, interação, entre outras que são necessárias para qualquer negócio que queira crescer.

O social media também é relevante porque além de fazer o acompanhamento diário nas redes sociais, é capaz de direcionar os conteúdos com base em análises, desenvolvendo assim maneiras de interagir com o público.

Para uma empresa de inspeção termográfica em sistemas elétricos, um trabalho nesse sentido ajuda a construir uma relação com as pessoas, para que futuramente elas se tornem clientes.

Logo, os negócios contam com um profissional comprometido, que estuda e enxerga padrões das mídias sociais, o que permite que ele planeje as estratégias de conversão.

Mas isso só acontece uma vez que ele é capaz de criar um relacionamento entre sua marca e audiência, utilizando-se de estratégias que conquistam e engajam o público.

Agora que você já sabe qual é a importância do social media para os negócios, no próximo tópico, trazemos as vantagens de contar com a ajuda desse profissional.

Benefícios de contar com um social media

Ao longo deste texto, já pudemos começar a entender quais são as vantagens de contratar um social media para o seu negócio. 

Para que elas fiquem ainda mais claras, vamos falar um pouco sobre cada uma. São elas:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1. Aumento das vendas e do retorno sobre investimento

Pense em como uma confecção de uniforme hospitalar feminino utiliza o funil de vendas para influenciar as decisões de compra dos clientes. Para isso, ela cria um blog, artigos relevantes, lança promoções e responde às dúvidas de seus clientes.

Ao contar com os serviços de um social media, essa mesma companhia terá uma estratégia bem definida em seus canais digitais. Por isso, quando alguém fizer pesquisas relacionadas aos produtos que essa confecção vende, vai chegar até ela.

A criação de conteúdos relevantes torna a marca uma autoridade naquilo que faz, o que ajuda a captar contatos qualificados, que são pessoas mais propensas a comprar determinado produto ou serviço.

2. Você vai entender a sua audiência

Algumas plataformas de mídia social, como as próprias redes sociais, se tornaram ferramentas de marketing muito eficientes, pois estabelecem uma interação direta entre a marca e seu público.

O social media de um fabricante de junta de vedação vai acompanhar os materiais que os usuários consomem da sua marca e, com isso, obter informações relacionadas aos seus hábitos, preferências e comportamentos.

Esses dados são importantes para o marketing, afinal, uma vez que a organização compreende a sua audiência, se torna capaz de investir em estratégias assertivas.

Todos os seus canais melhoram, como no caso do site, que recebe mais tráfego. Ademais, as companhias conseguem identificar problemas em relação às suas estratégias, tornando-as cada vez melhores e aumentando as suas conversões.

Isso também acontece porque o social media é capaz de fazer com que o usuário se sinta especial, por meio de interações e respostas aos comentários e mensagens.

Com isso, uma clínica veterinária 24h cria uma conexão com seu público, o que estabelece uma relação de confiança que traz muitos benefícios.

3. Seu negócio torna-se competitivo

O social media é um especialista que traz mais competitividade para o seu negócio, fazendo com que ele esteja sempre à frente da concorrência.

Praticamente todas as empresas que existem no mundo estão presentes na internet, por meio de algum canal, independentemente de seu segmento ou porte.

Só que você não deve estar apenas presente na internet, é necessário construir uma presença forte, e o social media é capaz de garantir isso.

Dentro de um fabricante de boné personalizado bordado, é esse profissional que vai estabelecer uma frequência adequada de publicações, criar um tom de voz adequado, equilibrar o tipo de publicação e oferecer respostas para os usuários.

Do mesmo modo, é ele quem vai promover o envolvimento entre a sua organização e os seus seguidores, impactar a vida deles de maneira positiva, além de criar estratégias para cativá-los.

Esse profissional trabalha corretamente todos os canais de mídia do seu negócio, construindo uma base forte, que dificilmente a concorrência consegue superar.

4. O alcance da marca cresce

É por meio dos seus canais na internet que você vai captar leads, e em um país tão conectado quanto o Brasil, é indispensável que você saiba trabalhar os seus canais digitais.

O social media vai criar estratégias adequadas para cada uma de suas plataformas, para que a sua marca consiga atingir o público certo e no momento mais oportuno.

Por exemplo, ao criar anúncios para um desenvolvedor de software de gestão para pequenas empresas, o social media fará isso de maneira segmentada com o intuito de impactar o público-alvo da companhia.

Essa personalização leva em conta as necessidades e interesses do seu negócio, o que abre um leque de possibilidades em atingir as pessoas que realmente possam se interessar pelas suas soluções.

Pelo fato dos seus canais estarem sempre atualizados, os conteúdos serão consumidos por uma quantidade maior de pessoas, justamente porque essa atualização tem um poder de alcance orgânico maior.

Conclusão

É sabido que todo negócio, independentemente do porte, precisa estar na internet. No entanto, o que faz a diferença, é o modo como essa presença é construída.

O social media é um profissional experiente no assunto e que saberá construir a sua imagem na web, de maneira positiva, por meio dos principais canais.

Seu trabalho irá permitir que você e sua equipe se concentrem nos processos internos e, assim, melhorarem o desempenho e a qualidade das soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!