Você sabe o que é IGTV? O aplicativo de vídeo que inovou o Instagram!

IGTV

IGTV é um aplicativo que pertence ao Instagram e permite que os usuários criem vídeos longos, de até 60 minutos de duração e pode ser acessado diretamente pelo aplicativo principal da rede social.

IGTV

Ao longo dos anos, o Instagram tem inovado suas funcionalidades e elas lembram outros recursos trazidos pelas demais redes sociais. Os stories, por exemplo, são muito similares ao Snapchat, assim como o reels foi uma resposta ao TikTok.

Em 2018, surgiu uma ferramenta que possibilita a publicação de vídeos longos, da mesma forma como é possível fazer no YouTube.

O Instagram criou essa funcionalidade por conta do crescimento do consumo de vídeos no celular, e de acordo com a própria plataforma, boa parte do tráfego de dados móveis é de responsabilidade dos vídeos.

Os conteúdos em vídeo são muito importantes, porque cada vez mais as pessoas preferem esse tipo de material, do que os textos, imagens e áudios. São mais didáticos e interativos, capazes de mostrar um pouco mais sobre as soluções e as empresas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é IGTV, a importância de investir nesse recurso e falar um pouco sobre seu funcionamento.

O que é IGTV?

O IGTV é uma ferramenta dedicada a vídeos longos e imersivos, e funciona por meio de um aplicativo independente ou uma funcionalidade dentro do Instagram. Os materiais podem ter 60 minutos de duração, ao contrário dos limites impostos no feed de notícias.

Pelo fato de seu foco ser celulares, os vídeos ocupam a tela inteira e os usuários podem interagir com os conteúdos dos perfis que seguem, além de ser possível descobrir materiais novos de outros usuários.

Uma empresa de piso elevado de aço pode publicar vídeos de 60 minutos se tiver uma conta verificada e os usuários comuns podem publicar materiais de até 15 minutos.

O upload só acontece se o arquivo tiver 650 MB, enquanto no desktop é possível enviar vídeos maiores de até 3,6 GB.

Devido ao foco nos smartphones, os conteúdos são mostrados na vertical em tela cheia e são reproduzidos assim que o aplicativo é aberto, sem a necessidade de pesquisar por um canal e dar o play, como acontece no YouTube.

Importância do IGTV para as empresas

O IGTV traz muitas vantagens para as marcas que utilizam esse recurso, tendo em vista que é uma ferramenta que transmite conteúdos em vídeo mais longos e valiosos para o público.

Tendo em vista que cada vez mais pessoas estão conectadas no Instagram, ele representa uma oportunidade para que a marca se destaque naturalmente e tenha contato com as pessoas. Dentre suas vantagens estão:

  • Público mais engajado;
  • Vídeos mais longos e detalhados;
  • Melhora no planejamento;
  • Integração com o perfil do Instagram.

Se um fabricante de persiana vertical com blecaute adotar o IGTV, terá acesso a uma plataforma completa para compartilhar seus conteúdos de vídeo e garantir um espaço a mais para melhorar sua visibilidade.

Este território ainda é pouco explorado pelas empresas brasileiras, o que aumenta ainda mais as chances de o seu negócio ser visto, sem precisar disputar tanto espaço com os concorrentes.

Diferentemente do que acontece com os vídeos enviados para o Instagram, tudo o que você publica no IGTV tem uma duração maior, podendo chegar até 60 minutos.

Por conta disso, é possível criar vídeos mais longos e detalhados para contar histórias, fazer tutoriais, explicar um pouco mais sobre um produto ou serviço, entre outras possibilidades.

O Instagram possui alguns recursos, com os stories, que são mais indicados para transmissões ao vivo e improvisadas, porém, quando se trata do IGTV, tudo precisa ser mais bem pensado e planejado.

É papel da empresa conhecer o seu público e identificar o que as pessoas querem ver, por quais assuntos elas se interessam e de que maneira pode ajudá-las.

Uma empresa de plotagem em carros também pode publicar visualizações de até um minuto de seus vídeos mais longos diretamente no feed de notícias e isso faz com que a audiência aumente consideravelmente.

Toda vez que houver um novo vídeo, os seguidores podem tocar no feed para assisti-lo por completo, o que ajuda bastante a aumentar o nível de engajamento dos seus seguidores.

Mas é importante lembrar que os vídeos publicados no IGTV não são automaticamente enviados para o Instagram, mas se você deseja que eles apareçam no feed, precisa clicar em “postar visualização” para que ele se torne um post.

Como o IGTV funciona

O IGTV pode ser considerado como o YouTube do Instagram e a primeira coisa que a organização precisa fazer é baixar o aplicativo para usar a ferramenta. A interface dele e do Instagram é praticamente a mesma.

Logo na página inicial, é possível acessar sugestões de conteúdos produzidos por pessoas que o usuário segue e de materiais audiovisuais elaborados por perfis populares na plataforma.

Os conteúdos criados por uma empresa de faxina residencial e todos os outros usuários são divididos em 4 abas, que são “para você”, “seguindo”, “populares” e “continuar assistindo”.

Com a última aba é possível encontrar materiais que o usuário começou a assistir, mas por alguma razão precisou parar.

No canto direito, ao lado da barra de pesquisa, você pode visualizar seu próprio perfil e assim visualizar o que foi publicado ou carregar vídeos.

 

Como usar do jeito certo

Agora que você já sabe o que é e como funciona o IGTV, vamos conhecer algumas maneiras de utilizá-lo do jeito certo. Algumas dicas para isso são:

Promover os vídeos em canais diferentes

Se um fabricante de vitrais para capela começar a usar um novo canal, precisa promover em outras plataformas para que todos os seguidores conheçam a novidade.

A ferramenta oferece maneiras de fazer isso, como publicar um preview do vídeo nos stories ou, até mesmo, compartilhar 1 minuto do vídeo no feed de notícias.

Se quiser, pode compartilhar o link do vídeo em outras redes sociais e, até mesmo, enviá-lo por e-mail para os clientes.

Usar hashtag na descrição

É muito importante criar um título e uma descrição interessantes para os vídeos, e esses 2 elementos podem ser otimizados por meio das hashtags.

Com isso, os conteúdos serão encontrados por pessoas que ainda não seguem a marca, o que ajuda a potencializar as vendas.

Inserir a identidade visual da empresa

Embora a marca esteja utilizando um recurso diferente, para que eles sejam integrados, é fundamental utilizar cores e fontes presentes em outras redes sociais.

Por exemplo, ao publicar o vídeo sobre construção de campo society com grama sintética, a empresa deve manter sua identidade visual inserindo uma marca d’água. Isso vai fazer com que os conteúdos do IGTV se encaixem no feed.

Saber chamar a atenção no primeiro minuto

A introdução de um texto deve atrair o leitor para que ele realmente continue consumindo o material, da mesma forma, os primeiros minutos de um vídeo são decisivos para que a pessoa permaneça ou não assistindo.

Nesse contexto, aproveite os segundos iniciais para chamar a atenção das pessoas que estão assistindo e evitar que ela procure o próximo vídeo.

Por exemplo, uma imobiliária pode deixar claro que seu vídeo reúne algumas dicas de aluguel de chácara para casamento e os motivos para continuar assistindo. Mostre quais são os tópicos que serão abordados e para quem o material se direciona.

Desenvolver materiais específicos para o IGTV

Outro ponto muito importante é desenvolver um conteúdo específico para essa plataforma, levando em conta que ela foi criada para exibir vídeos mais longos.

Assim sendo, tome muito cuidado ao reaproveitar coisas que foram publicadas em outros formatos, pois talvez elas não se encaixem muito bem às especificidades do IGTV. Para não errar, é melhor criar vídeos exclusivos para ele.

Variar os tipos de conteúdo

Por fim, mas não menos importante, procure variar os tipos de conteúdo publicados nessa plataforma. Por exemplo, um fabricante de cobertura de policarbonato retrátil pode criar tutoriais sobre o negócio, explicando como instalar a cobertura.

Também é interessante criar vídeos respondendo às dúvidas da audiência, divulgando uma caixa de perguntas nos stories e selecionando as mais importantes para responder.

Para humanizar a marca e se aproximar ainda mais do público, outra dica é criar vídeos dos bastidores, pois eles também trazem mais transparência e mostram como é o dia a dia da sua equipe.

Faça entrevistas com os colaboradores, clientes e parceiros, e se tiver a oportunidade, invista na cobertura de eventos que o seu negócio participa.

Considerações finais

O IGTV é um recurso muito importante para as marcas que querem se aproximar mais de sua audiência e gerar boas oportunidades.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como ele funciona e de que maneira utilizá-lo do jeito certo para o seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: