Enquetes do Instagram: como usá-las para gerar mais vendas? [+19 dicas para aproveitar muito]
  • Save

Enquetes do Instagram: como usá-las para gerar mais vendas? [+19 dicas para aproveitar muito]


Para todo tipo de negócio, as enquetes do Instagram tornaram-se um recurso valioso para aumentar o engajamento dos seguidores de produtos, serviços e empresas, bem como uma ferramenta imprescindível para coletar informações importantes sobre eles.

As enquetes postadas no Instagram Stories surgiram em 2017 e, desde então, são as ferramentas mais populares do aplicativo. Atualmente, tornou-se impossível transitar pelos vários conteúdos postados sem deparar com algum influenciador.

Quando essas enquetes são realizadas, o interesse e os cliques para aula de tênis particular aumentam substancialmente, permitindo o engajamento dos usuários, fornecendo dados valiosos, usados como estratégia nos diversos conteúdos postados.

As enquetes ou pesquisas de opinião do Instagram são stickers, ou “adesivos” em português, utilizados para realizar perguntas para os seguidores, podendo ser incluídas até quatro tipos de respostas votadas entre os seguidores.

A empresa de motoboy expresso, por exemplo, dona do perfil, consegue acompanhar os resultados em tempo real, analisando os votos, podendo identificar qual usuário votou e qual foi a opção escolhida.

Tanto as votações quanto os resultados desaparecem depois de passadas 24 horas. Essa ferramenta foi atualizada em março de 2022 e as possibilidades de respostas passou de duas opções para quatro, podendo ainda customizar a cor do sticker utilizado.

Para essa nova atualização, é necessário atualizar o aplicativo também para que a versão mais recente possa ser acessada.

Por meio desse recurso, uma empresa que vende adesivo personalizado com logomarca, ao fazer enquetes no Instagram, consegue alavancar o engajamento na rede social e conhecer mais profundamente os interesses da sua audiência.

Ela consegue, inclusive, interagir com os usuários e aproximar-se deles, pedindo e recebendo feedbacks dos seus produtos e serviços.

Saiba porque é importante estar no Instagram

O Instagram é uma estratégia de marketing digital muito importante para as empresas, porque oferece um perfil adaptado a cada uma delas, fornecendo diversas métricas para gerir uma marca, possibilitando criar anúncios pagos pelo Instagram for Business.

Outro ponto importante é que essa estratégia tem ganhado cada vez mais força no mercado e essa ferramenta digital possibilita maneiras personalizadas e criativas para realizar a divulgação, por meio de celulares e smartphones.

Tente imaginar uma campanha de promoção de preços baixos em materiais de construção em Embu das Artes, foi o que fez o . Olha o perfil do #depositopatez no Instagram

A rede do Instagram abriga usuários assíduos e estar presente nesta plataforma moderniza a imagem da marca no mercado, criando um vínculo profundo com os clientes, com base em informações importantes trazidas por eles.

Com uma estratégia bem estruturada no Instagram, é possível obter excelentes oportunidades de fechamento de negócios, alavancando as vendas de vasos decorados e, consequentemente, aumentando a entrada financeira.

Outros motivos importantes para uma empresa ter um perfil no Instagram, constam na lista abaixo:

  • As imagens postadas geram conexão emocional com os seguidores;
  • Fotos e vídeos inspiram os usuários a tornarem-se seguidores;
  • Catálogos de produtos e serviços postados transmitem valores da empresa;
  • Expõe informações importantes para os consumidores em geral;
  • A empresa se posiciona acerca de questões sociais relevantes;
  • Auxilia na divulgação de produtos e serviços;
  • É uma plataforma gratuita;
  • É possível criar um catálogo virtual de produtos e serviços;
  • Possibilita a veiculação de vídeos para propagandas;
  • É uma rede social com alto poder de engajamento.

Essas razões mencionadas são apenas algumas que devem ser levadas em consideração no momento de pensar em criar um perfil na plataforma.

Leia também:

Como acompanhar os resultados de uma enquete?

Para acompanhar os resultados das pesquisas do Instagram, é suficiente abrir o story, por meio da página inicial, clicar na foto de perfil no canto superior esquerdo e, quando a imagem abrir, os percentuais dos resultados ficam visíveis.

Além da visualização das pessoas que viram o conteúdo, aparece quem votou e qual foi a opção escolhida. Ainda na mesma página inicial, o story com os resultados, por exemplo, pode ser compartilhado.

A criação das enquetes no Instagram é a parte mais fácil, porém as empresas devem estar sempre atualizando os conteúdos com novas informações.

Ser criativo é essencial para criar as pesquisas, e algumas dicas bastante simples devem ser adotadas pelas empresas.

Por exemplo, engajar os usuários com pesquisas do tipo “isso ou aquilo”, pois dessa forma as pessoas informam sobre o que gostam, favorecendo a intuição nos futuros lançamentos de produtos ou serviços;

Também conhecer as reais necessidades do público-alvo da empresa, por meio de perguntas como: “sobre qual produto existe a necessidade de mais informações?”, colocando duas ou mais opções de resposta;

Criar interesse dos usuários com perguntas de sim ou não, como: “há interesse no lançamento de bag violão flat na cor preta?”.

Além de fazer um quiz, que é um jogo de perguntas e respostas para obter informações de uma pessoa, a fim de aproximar os seguidores de uma determinada marca.

As enquetes no Instagram também ajudam a gerar tráfego para o site da empresa e o compartilhar casos de sucesso, com os respectivos depoimentos, conseguem atrair mais seguidores para o tecido de parede infantil, por exemplo.

Dicas para vender no Instagram

Utilizar o Instagram para vender produtos e serviços dá resultado e o retorno financeiro acontece. Porém, o perfil precisa ser preparado antecipadamente, e após a criação de um perfil comercial, as dicas para iniciar as vendas, de modo discreto, são:

  • Conhecer quem é o cliente;
  • Verificar o número de pessoas que visualizaram as publicações postadas;
  • Identificar quem manteve uma interação com a publicação;
  • Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
  • Contabilizar o número de cliques nas postagens e links;
  • Fazer anúncios para expor os produtos ou serviços;
  • Escrever uma biografia para descrever o negócio, contando sobre ele;
  • Destacar os diferenciais que o negócio oferece;
  • Fornecer canais de contato como WhatsApp ou um e-mail;
  • Fazer postagens sobre novas tendências do mercado;
  • Alternar as postagens direcionadas às vendas com postagens de conteúdo;
  • Caprichar nas postagens de vendas;
  • Fazer stories com frequência;
  • Interagir com as pessoas para conquistar clientes;
  • Vender os produtos certos para as pessoas certas e interessadas;
  • Postar informações em horários diferentes para atingir públicos diferentes;
  • Fazer parcerias com influenciadores;
  • Oferecer cupons ou descontos para os seguidores adquiridos;
  • Fornecer boas opções de pagamentos.

É válido ressaltar que, dependendo do ramo de atuação da empresa, algumas orientações podem se encaixar mais do que outras.

Tipos de abordagens usadas nas enquetes

Fazer enquetes no Instagram é uma maneira de interagir com o público e elas são ótimas ferramentas para engajar os usuários com o perfil da empresa, tanto por meio das publicações nos stories, como no feed de notícias.

Ao conhecer os seguidores, alguns tipos de abordagens podem ser utilizadas nas pesquisas.

Por exemplo, falar sobre as dúvidas das pessoas relacionadas com a empresa e seus produtos e serviços, abordar assuntos polêmicos, pois eles ajudam na interação com os seguidores e questionar quais são as preferências dos seguidores;

Além disso, fazer perguntas comparativas entre dois produtos, questionar se os conteúdos são importantes e indicar algum tema que possa ser colocado nos stories, pertinentes aos interesses dos seguidores.

Existem enquetes prontas, que quando colocadas no Instagram, fazem com que o púbico interaja mais, principalmente se ele já tiver conhecimento a respeito do assunto, como:

  • Qual o produto mais encontrado na minha loja?
  • Em qual produto existe mais interesse?
  • Que tipo de informações sobre a empresa é necessário postar?
  • Entre os modelos de roupa disponíveis, quais são os preferidos?
  • Qual o local para viajar é o mais adequado para as férias?

Uma vez que se sabe como relacionar o produto da sua empresa com o dia a dia do seu público, a interação e o engajamento por parte das pessoas tendem a aumentar gradativamente.

Considerações finais

As enquetes do Instagram são veículos de informações que são direcionadas para os usuários para que eles possam interagir com a empresa, tornando-se mais a frente, fiéis seguidores de uma marca, produto ou serviço.

É realmente muito importante estar presente no Instagram porque, além de ser uma ferramenta gratuita, ela permite a realização de muitas vendas, principalmente se as enquetes forem direcionadas aos reais interesse dos consumidores.

Desde de um perfil pessoal ou empresarial, o mais relevante é conseguir agradar os usuários, fazendo com que eles tenham confiança naquilo que vêem pelas imagens ou pelos textos postados.

As opções de perguntas são muito grandes e devem ser aplicadas depois de uma análise de quais são as pessoas que clicarem nos posts e se elas comentaram algo a respeito, favorecendo o conhecimento do perfil de cada uma delas.

É o tipo de trabalho que exige muito empenho, bem como conhecimento do mercado no qual a empresa atua, para que as informações estejam alinhadas com as novas tendências.

Em suma, utilizar as enquetes do Instagram é uma maneira de fazer propaganda gratuita, de todos os serviços e produtos que a empresa oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#instagram #enquetes #enquetesdoinstagram #pesquisasdoinstagram #Instagramstories #blogdoconvidar #dicasdoconvidar

Enquetes do Instagram: como usá-las para gerar mais vendas? [+19 dicas para aproveitar muito] via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link