Instagram: Saiba Como Aumentar o Engajamento em 4 passos Simples

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no mundo e uma das mais usadas pelas pessoas, principalmente no Brasil. Para se ter uma ideia, os brasileiros estão em segundo lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 84% dos usuários acessam o Instagram pelo menos uma vez por dia, além disso, 82% seguem marcas e empresas.

Porém, não basta apenas criar um perfil para o seu negócio publicar algumas imagens e esperar que os resultados apareçam. Para fazer um bom uso do Instagram, é muito importante investir em estratégias que aumentam o engajamento dos seguidores.

As pessoas que seguem seu negócio nessa rede social precisam se interessar pelas publicações, comentar, compartilhar e interagir de alguma forma. De nada adianta ter milhares de seguidores se eles não se engajam com os conteúdos.

O engajamento é importante por diversas razões, inclusive para aumentar as vendas, e existem várias maneiras que ajudam a alcançar esse objetivo.

Neste artigo, será abordado o conceito de engajamento no Instagram, como aumentá-lo em seu perfil e qual é a importância de fazer isso.

Definição de engajamento no Instagram

Engajamento nada mais é do que uma métrica que mostra o nível de interação dos seguidores com a página de uma empresa. É assim que o negócio descobre os tipos de conteúdo que atraem o público e como se comunicar com as pessoas.

As ações do seguidor em relação a uma publicação são as interações e, dentre os comportamentos mais comuns nesse sentido, estão:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos.

Um fabricante de cavalete de apoio pode medir o nível de engajamento na plataforma por meio do Instagram insights.

Trata-se de uma ferramenta oferecida pela própria rede social e que mostra diferentes métricas para calcular o engajamento.

Como aumentar o engajamento no Instagram

Criar uma conta no Instagram se tornou uma estratégia básica de marketing digital para promover a marca, seus produtos e serviços, e ainda se aproximar dos consumidores e estabelecer um bom relacionamento com eles.

No entanto, é um erro achar que basta criar o perfil, descrever a empresa na bio e postar algumas imagens aleatórias para ter resultado. Fazendo isso, o negócio não chegará a lugar algum, pois é necessário atrair a atenção dos seguidores no Instagram.

Quando as pessoas prestam atenção no que a marca está publicando nas redes sociais, elas reagem de alguma forma e aqui surge o engajamento.

Para aumentar o engajamento de seus seguidores no Instagram, algumas dicas valiosas são:

Conhecer o público

A primeira coisa que uma gráfica de encadernação de apostilas precisa fazer é conhecer seu público e descobrir o que as pessoas querem ver.

Uma maneira de fazer isso é ir à aba do perfil e clicar em “menu” e, logo em seguida, em “informações”.

Nessa opção, é possível ver informações sobre os seguidores, tais como: gênero, faixa etária, localização, entre outros.

Essas informações são muito importantes, mas elas não respondem exatamente o tipo de assunto que as pessoas querem ver na plataforma.

Nesse sentido, faça algumas pesquisas para saber o tipo de conteúdo que engaja.

Por se tratar de uma rede social e se estiver de acordo com o seu perfil de público, vale a pena investir em publicações de humor, dicas relacionadas ao mercado, entre outras possibilidades.

Encontre o tipo de postagem que gera mais interação e crie conteúdos desse tipo.

Agindo desse modo, a marca vai conseguir agradar seus seguidores e melhorar consideravelmente o nível de engajamento.

 

Garantir a qualidade dos conteúdos

O Instagram é uma rede social voltada para conteúdos visuais e que, de alguma forma, despertam os sentimentos dos usuários. Tendo isso em vista, para melhorar o nível de engajamento, utilize imagens compatíveis com os interesses de seus seguidores.

Entretanto, tudo deve ser feito com muita qualidade, por isso, ao fotografar, por exemplo, cesto aramado empilhavel, trabalhe bem as cores, de acordo com a identidade visual da marca e certifique-se de que a foto transmite o que você quer dizer.

Usar os stories

Os stories são uma ferramenta que desperta a curiosidade dos seguidores, tendo em vista que a publicação fica disponível apenas por 24 horas.

Dentro das estratégias de marketing, esse tipo de postagem transmite sensação de urgência e de que algo imperdível está sendo compartilhado pela marca.

Se tiver alguma dúvida na hora de usar o recurso, observe de que maneira outras marcas e até mesmo os influenciadores digitais fazem suas postagens.

Essa ferramenta deve fazer parte do planejamento de marketing digital no Instagram porque deixa o relacionamento com os seguidores mais próximo e pessoal.

Além de postar fotos, um fabricante de caixa papelão duro pode fazer enquetes para estimular ainda mais a interação. Peça para que seus seguidores façam perguntas e reposte publicações envolvendo sua marca.

Editar as imagens

As imagens que as empresas compartilham no Instagram precisam ter nitidez e cores vivas. Nesse sentido, utilize softwares de edição de imagens para aumentar a qualidade das fotos.

Normalmente, algumas plataformas pagas oferecem um plugin conhecido como Camera Raw, que oferece diversos recursos para retocar as imagens e melhorar o engajamento.

Se for publicar fotos de pessoas, pode usar a ferramenta que retira manchas da pele automaticamente.

Se no momento a empresa não puder investir em um programa de computador, vale a pena usar aplicativos para edição disponíveis para celular.

Independentemente do recurso usado pela empresa, é fundamental editar as imagens antes de publicar, pois os usuários gostam de ver fotos bem trabalhadas e que mostram detalhes dos produtos e serviços.

Importância do engajamento no Instagram

Quando o posicionamento da empresa não reverbera com outras pessoas, acaba sendo esquecido. Consequentemente, a companhia vai falar sozinha e não vai atingir seus objetivos.

Um fabricante de direção eletro hidráulica astra deve buscar engajamento para que seu posicionamento seja assimilado, e isso envolve estratégias como postagens em blogs, vídeos e imagens nas redes sociais.

Também é uma questão voltada para o uso dos produtos e serviços e a participação dos colaboradores em ações internas e externas.

Porém, isso não significa que a organização deve correr atrás de comentários e curtidas a qualquer custo. Na verdade, a melhor forma de construir engajamento é se envolver em uma comunidade de pessoas interessadas na marca.

As pessoas só vão se engajar com o seu perfil no Instagram, ou em qualquer outra plataforma, se estiverem interessadas em seu conteúdo. Por isso, não basta apenas publicar uma foto, é necessário que ela seja relevante para o público.

Uma imagem também é uma forma de uma empresa de locação de gerador se comunicar com as pessoas. Contudo, é importante lembrar que os usuários, em sua maioria, procuram distração e entretenimento nas redes sociais.

É um erro postar apenas propagandas sobre os produtos e serviços e tentar vendê-los de imediato.

Não é necessário oferecer um material para baixar ou se referir a uma solução.

A empresa só precisa criar um conteúdo interessante para os seguidores e até mesmo que favoreça sua saúde mental. Pense em materiais que geram conversas porque elas estimulam o engajamento.

As estratégias de marketing digital estão cada vez mais humanizadas porque o público exige marcas humanizadas. Os algoritmos do Instagram sabem quando a postagem de uma empresa de estrutura metálica parafusada é relevante.

Ao notar a relevância do material, passa a distribuí-lo para mais pessoas, inclusive em indivíduos que nem mesmo seguem o perfil da marca.

Mas isso não acontece apenas no Instagram, outras redes sociais, como Twitter e Facebook, também priorizam a relevância do que está sendo postado, caso contrário, poucos seguidores vão visualizar.

É importante dizer que as redes sociais priorizam publicações de amigos dos usuários em detrimento do que outras páginas publicam. Em linhas gerais, a disputa por espaço é grande e o negócio precisa ter uma boa estratégia para conseguir aparecer.

Uma agência especializada em press kit moda deve pensar em primeiro lugar naquilo que interessa e importa para seus seguidores, ao fazer isso, conquistar o engajamento se torna uma consequência de suas ações.

Não se esquecendo de que um público engajado faz a marca crescer no ambiente digital, algo que faz toda a diferença para os resultados e para os investimentos na estratégia.

Considerações finais

Os conteúdos visuais atraem a atenção das pessoas, então, nada mais correto do que estar presente na rede social mais focada nesse tipo de publicação: o Instagram.

Essa plataforma é muito poderosa e ajuda as marcas a se conectarem com seus clientes por meio de formatos de materiais que eles mais gostam.

Saber trabalhar com ela é indispensável para construir a presença da empresa na internet e obter engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: